Alagoas

Grupos de amigos em Feira Grande se mobilizam para ajudar amigo com leucemia


Carlo Bandeira
Fonte: Notícias da Sua Cidade

05/12/2017 08h40

José Francisco Soares Silva, 41 anos, é natural de Feira Grande, município no Agreste de Alagoas, e foi diagnosticado, no dia 16 de janeiro de 2015, com Leucemia Linfoblástica Aguda – um tipo de câncer do sangue e da medula óssea que afeta os glóbulos brancos. Após três recaídas, hoje Francisco está internado na unidade Rodrigo Ramalho, da Santa Casa, em Maceió, onde aguarda uma medicação que, segundo a família, é de extrema importância para a sua sobrevivência.

Afastado da secretaria de Finanças do município de Feira Grande, onde trabalhava, Francisco utilizou, por três vezes, o protocolo de quimioterapia do Sistema Único de Saúde, quantidade máxima disponibilizada pelo SUS para cada usuário. A opção encontrada pelos médicos é o uso da medicação Blicynto, também conhecida como Blinatumanab, comercializada a pouco tempo no Brasil.

A esposa de Francisco, Vandilma Maurício, explicou que cada caixa da medicação – com 25 ampolas – corresponde a um ciclo de quimioterapia e a um custo de R$ 150 mil. “Nós entramos judicialmente pedindo cinco ciclos de quimioterapia, e por ter um custo muito alto para o Estado, o pedido foi negado pelo juiz”, lamentou. “Agora estamos recorrendo ao governo federal”.

Mas, enquanto isso não acontece, Vandilma explicou que, como essa é a única alternativa de cura para que ele possa ir para o transplante de médula óssea e conseguir, assim, 100% de cura, ela resolveu pedir a ajuda da população. Até o momento, a família conta com pouco mais de R$ 1 mil. “O remédio apresenta uma resposta muito significativa, o resultado foi 100% nas 58 pessoas que usaram”, informou.

Em contato com o 7 Segundos, a esposa contou que seu marido está internado há 22 dias, sente muitas dores ósseas e nas articulações, apresenta febre e não tem previsão de alta. “Os médicos estão utilizando uma dose mínima de medicação para tentar segurar e deixar Francisco confortável”, completou.

Quem pode ajudar Francisco em sua luta contra Leucemia depositar  qualquer  quantia nesta conta:

Banco do Brasil

Agência: 2059-1

Conta/ Corrente: 10.135-4 

TITULAR: VANDILMA M S S LINS B 



Compartilhe