Alagoas

Othoniel Pinheiro Neto; “sempre defendi e continuarei defendendo as pessoas que mais precisam”


Carlo Bandeira
Fonte: Redação com Tribuna Independente

07/04/2018 07h40

Surge uma grata novidade no cenário político alagoano, Defensor Público de carreira, e mais ainda, de coração e alma. Othoniel Pinheiro Neto, professor universitário, mestre e doutor em direito, não passa de um alagoano comum que percebeu as desigualdades sociais, ainda nos tempos de colégio.

Filho de advogado, Nilo Sérgio Pinheiro, e da, funcionária pública, Zenaide Cavalcante(falecida), uma família de classe média, Othoniel, sempre externou a sua vontade de defender as pessoas, mesmo com seus 12 anos de idade. Ele assegura que de tanto perceber as desigualdades como o maior problema social que havia e há, ainda hoje, desde então passou a ter visão crítica em relação ao dia a dia das pessoas que lhe cercavam. Seu pai, militante do PDT, deu-lhe uma oportunidade natural da construção do seu discernimento político, desde muito jovem.

Em Maceió, participava de movimentos populares e de campanhas políticas, já aos nove anos de idade, pois sempre tivera a convicção que é na política que se muda as coisas para melhor, e participou efetivamente das eleições de 1986, período que se  instalou a Assembleia Nacional Constituinte. Fato que o marcou e deu norte ao seu futuro.

2003, forma-se em Direito, e logo faz carreira na Defensoria Pública, mudando-se para Arapiraca, onde se destaca e recebe o Título de Cidadão daquela cidade. Exerceu, também, a função de  Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado de Alagoas, em Maceió.

Othoniel Pinheiro, ainda arruma tempo para lecionar. Como Professor de Direito Constitucional, exerce uma função que lhe realiza, o estudo da nossa lei maior. Faz parte do corpo docente de várias instituições de nível superior.

Também é escritor, com livros que abordam o Direito Constitucional, entre outros temas jurídicos.

Mesmo antes de se formar, já sabia o que queria; ser Defensor Público. Pois, assim, poderia fazer  a defesa das pessoas que precisavam da assistência da justiça e não tinham condições de pagar um advogado; “não só a defesa de uma pessoa, mas a defesa, também, de causas coletivas, a exemplo de uma Ação Civil Pública, movida por mim, que isenta pessoas carentes e sem condições financeiras de pagar inscrições em concursos públicos, o que hoje é realidade”, declara  Othoniel Pinheiro.

Nas políticas públicas, o Professor Othoniel, participa tanto na sua construção como na sua implementação, como integrante da Defensoria Pública, instituição do Poder Judiciário.

“Tenho a consciência de onde se encontra o poder da mudança para melhorar a vida de todos; nas casas legislativas, onde se discutem, apresentam e aprovam as leis que contemplem as transformações que assegure cidadania de verdade para as pessoas, principalmente àquelas que mais necessitam da atenção do Estado”, continua o Professor Othoniel Pinheiro.

Ele afirma que, em toda a sua vida, buscou equilíbrio e segurança para poder trilhar pela vida política. Com uma situação financeira estabilizada, a experiência adquirida durante esses anos de trabalho em defesa das pessoas, e as aulas que dá nas faculdades em que leciona, são estes alguns dos pilares  que sempre buscou para o ingresso, agora, no Poder Legislativo.

A família que constituiu, esposa e dois filhos,  é o outro grande pilar do seu equilíbrio emocional e força.

Meu tempo é todo medido entre as faculdades onde leciono, a Defensoria Pública, a vida partidária, e a minha família, que é o bem mais precioso da minha vida.

“Faço questão de levar e buscar minhas crianças na escola, todos os dias. A mesma questão faço em acompanhar o dia a dia delas. Participar do desenvolvimento dos meus filhos só é possível graças ao meu anjo da guarda, Dalila, a minha esposa e grande companheira nessa tarefa de criar os nossos filhos e cuidar da família. A ela, rendo todo o meu respeito, amor e admiração pela pessoa que ela é. Pela mulher e grande companheira  que tenho, consigo o equilíbrio necessário, para com segurança, ingressar no Poder legislativo, colocando o meu nome à disposição do Partido para que possamos enfrentar essa crise política com a política do bem, comprometida no combate à corrupção, e que promova o desenvolvimento de uma sociedade sem as desigualdades  em que estão submetidas a nossa população menos favorecidas”, comenta Pinheiro.

“Por isso, sinto-me à vontade e seguro, à disposição da democracia, sobretudo, à disposição de uma causa que diminua as sérias distorções sociais e administrativas que há em Alagoas”, finalizou o pré candidato a Deputado Estadual, pelo PT, o Doutor e Professor Othoniel Pinheiro Neto.

Othoniel Pinheiro
Othoniel Pinheiro
Othoniel Pinheiro


Compartilhe