Notícia boa


Agricultura

14/08/2017 09h25

O vice-governador de Alagoas e secretário de Educação, Luciano Barbosa, informou, ontem, que o concurso da rede pública estadual de ensino vai ofertar cerca de 800 vagas para professores. O governador Renan Filho (PMDB) também já garantiu a realização do certame que está nos últimos trâmites na Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag). Não há, porém, previsão para que o edital seja publicado. 

 

Ensino integral

Luciano Barbosa afirmou também que as vagas a serem ofertadas serão destinadas ao cargo de professor de ensino integral. Os aprovados devem ser lotados nas escolas que adotam esse sistema de ensino. “Estamos concluindo os últimos detalhes do Termo de Referência para lançarmos o edital. O governador Renan Filho, em breve, deve fazer o anúncio oficial”, explicou. 

 

Palavra dada

Apesar de ainda não haver uma data para a realização do certame, o governador já havia afirmado, em outras ocasiões, que além dos concursos públicos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros - que estão em andamento -, também estão previstos para 2017 a disponibilização de vagas para três órgãos estaduais: a Controladoria Geral do Estado (CGE) e as secretarias da Fazenda e da Educação. 

 

Boas do ASA

Uma das boas notícias passadas pelo presidente da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), Nelson Filho, nesta semana foi a retomada do Clube Social do ASA. A situação, que se arrasta desde 2004, já foi revertida no Supremo Tribunal Federal (STF). O que resta agora é o trâmite burocrático na Justiça que deve ser finalizada até o final do ano, ou antes.

 

Recuperação jurídica

“Brasília já enviou, ou vai enviar, a documentação para Recife que vai convocar o ASA para a reintegração de posse. Juridicamente já recuperamos em última instância. Agora só tem os trâmites legais. O prazo máximo, segundo nossos advogados, é de seis meses e já se passaram dois”, afirmou o presidente.

 

Decisão difícil

Nelson Filho explicou que a direção e o Conselho Deliberativo da agremiação irá se reunir, em breve, para decidirem qual o destino a ser dado ao local. “Avaliaremos se o clube será reativado ou iremos fazer algum negócio para dar sequência às obras do Centro de Treinamento”, finalizou.

 

Obras paradas

O Centro de Treinamento do ASA é localizado entre os povoados Piauí e Bananeiras, na Zona Rural de Arapiraca. Com mais de 80% das obras concluídas, o espaço ainda necessita de recursos para o término das obras. Na segunda-feira passada, a Prefeitura também se comprometeu em colaborar com a colocação do gramado num dos campos de futebol, por exemplo. O montante dos recursos ainda não foi informado pelo Município.

 

 

Restauração de ferrovia

O senador Benedito de Lira (PP-AL) anunciou nesta sexta-feira (11), que vai apoiar o projeto “Caminhos de Graciliano Ramos”, uma iniciativa conjunta dos prefeitos Julio Cezar, de Palmeira dos Índios, e Marcelo Lima, de Quebrangulo. A iniciativa consiste em restaurar um trecho ferroviário de 22 quilômetros e a aquisição de comboio ferroviário, formado por locomotiva do tipo Maria Fumaça e vagões.

 

Apoio à iniciativa

“Na verdade, os prefeitos das duas cidades já deram início ao projeto. A estação de passageiros de Palmeira dos Índios já está sendo reformada e a estação de Quebrangulo se encontra totalmente restaurada, com espaço para cine/teatro, escola de música, museu e restaurante”, explicou o senador, conclamando toda a bancada alagoana a apoiar a iniciativa.

 

Reunião para acerto

Na última quinta-feira, no gabinete do senador Benedito de Lira, em Brasília, foi realizada uma reunião de trabalho, onde os prefeitos das duas cidades tiveram uma primeira conversa com o presidente nacional da CBTU, José Marques. Em princípio, ficou acertado que a CBTU poderá disponibilizar a locomotiva e os vagões ferroviários.

 

... A música alagoana agora é acessível para surdos. A iniciativa é do campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

 

... Lá, a chegada da primeira estudante surda, em 2017, tem estimulado debates e atividades sobre acessibilidade.

 

... A escola aproveitou o Dia do Estudante para lançar um clipe gravado com alunos e servidores interpretando uma música em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

 

... A canção escolhida foi Fortalece Aí e o clipe tem a participação especial do cantor Wado, que também precisou aprender um pouco dos sinais para as gravações.

 

... O cantor achou a ideia sagaz e classificou os estudantes como talentosos.

 



Compartilhe
comentários