Prefeitura de São Miguel realiza recadastramento de servidores ativos e inativos a partir do dia 23


Alexandre Câmara

18/01/2017 08h12

 A Prefeitura de São Miguel dos Campos realiza o Recadastramento Geral dos Servidores públicos ativos, inativos, licenciados e pensionistas concursados, da administração direta e indireta, de 23 a 30 de janeiro. A informação está no  decreto de N° 14.463, de 02 de janeiro de 2017, assinado pelo prefeito Pedoca Jatobá.

Os servidores da Educação, Saúde e Assistência Social devem procurar as sedes das referidas secretarias para fazerem o cadastramento. Os demais funcionários fazem o recadastramento no auditório da sede da prefeitura, situada na Av. Dep. Diney Torres, s/n, Bairro Geraldo Sampaio, de 08h às 12h e de 14h às 17h. Todos devem estar munidos de documentos.

“É necessário atualizar as informações pessoais dos servidores da administração direta e indireta, além de suas lotações e funções”, afirmou o diretor do departamento de pessoal da Prefeitura, Edvanildo Leite de Lima.

Documentação

Para se recadastrar o servidor deve estar munido de cópia autenticada ou cópia acompanhada de original da carteira de identidade; CPF; título de eleitor; último contracheque ou demonstrativo de trabalho; carteira de habilitação; foto 3x4; certidão de casamento, óbito ou averbação, conforme o caso.

Também se faz necessária a certidão de nascimento dos filhos e/ou dependentes; comprovante de escolaridade e/ou titulação que fundamente ascensão ou progressão na carreira; registro profissional; declaração de exercício efetivo do cargo emitida pelo responsável legal da Secretaria na qual se encontra lotado o servidor e declaração de acumulação de cargos.

Não será permitido fazer o recadastramento por terceiros. O servidor inativo e o pensionista, declarados incapazes em processo judicial, serão recadastrados por seu representante legal.  Para maiores informações, o servidor deve procurar o setor aonde será recadastrado.



Compartilhe
comentários

PREFEITO PEDOCA SE REÚNE COM MINISTROS PARA GARANTIR INVESTIMENTOS EM SÃO MIGUEL


Alexandre Câmara

12/10/2016 06h32

 

O prefeito eleito de São Miguel dos Campos, Pedoca Jatobá, que não tem tempo a perder, mostrou hoje que sabe o caminho das pedras. Está entre os primeiros prefeitos eleitos do Brasil a levar as demandas de sua cidade para Brasília.

Agenda cheia, teve audiência nesta terça (11), com o ministro alagoano do Turismo, Marx Beltrão, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, que é do seu partido, o Democratas. O deputado Federal alagoano Pedro Vilela acompanhou Pedoca nas visitas aos ministros da Educação e das Cidades.

O ministro Marx Beltrão garantiu a Pedoca na audiência, parcerias efetivas para o desenvolvimento do turismo em São Miguel.

Cumprindo promessas de campanha, e mesmo antes de tomar posse, Pedoca já está discutindo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a importância de se garantir investimentos para o saneamento e o calçamento do Loteamento Helio Jatobá - uma reivindicação antiga da população daquela localidade.

Além disso, Pedoca também solicitou ao ministro Bruno, parceria para a construção de residenciais do Minha Casa Minha Vida que visam sanar o déficit habitacional existente na cidade.

Já a visita ao ministro da Educação, o Mendonça Filho, teve como tema principal a retomada das obras do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). É, pelo jeito, com Pedoca São Miguel vai entrar em ritmo de mudança.



Compartilhe
comentários

Equipe de marketing experiente elege Rogério Teófilo e mais outros três prefeitos


Alexandre Câmara

02/10/2016 23h51

 

Assessoria

 

Uma vitória e tanto para a equipe de marketing de Rui França e João Ulisses Guimarães. Com um grupo enxuto, que teve à frente o jornalista Alexandre Câmara, eles conseguiram eleger prefeitos o Rogério Teófilo, em Arapiraca; Julio Cezar, em Palmeira dos Índios, Pedoca Jatobá, em São Miguel dos Campos,além do Cacau, em Marechal Deodoro. Todos de oposição às atuais administrações.

A disputa mais difícil parecia ser a de RogérioTeófilo contra o deputado estadual Ricardo Nezinho. Rogério venceu  com uma diferença de 259 votos apenas, desbancando de uma só vez o candidato de Célia Rocha, Renan Filho e Renan Calheiros. "Venceu a sociedade que queria mudança. Começa um novo momento político. Ganha Arapiraca e Alagoas", disse Rogério nesta noite do dia 02.

A equipe de marketing pegou Rogério com apenas 8% das intenções de votos, que chegou  a  38,04% dos votos válidos, porcentagem que lhe deu a vitória.

Em Palmeira, Júlio enfrentou um grupo que se perpetuava há décadas no poder. Uma das campanhas mais tensas desta eleição, porque mesmo antes de começar, Júlio já despontava como preferido. Com o programa no ar, Julio conseguiu crescer e ter mais que o dobro das intenções de voto do eleitor palmeirense, o que se refletiu no resultado final da votação do eleitor: 26,99% para a médica Verônica contra os  64,62% dos votos válidos de Júlio.

Uma campanha que caiu no gosto popular foi a do Pedoca Jatobá, que tinha como personagens um garoto e um idoso, sempre conversando com Pedoca sobre o que ele iria fazer como prefeito. Mesmo sem o apoio de Nivaldo Jatobá, seu tio e ícone da política na região, Pedoca teve 14.158 votos, o que equivale a 47.22% dos votos válidos contra 12.427, de Jó Clemente,  que teve 41.45% dos votos válidos.

E numa disputa histórica, Cacau vence Júnior Dâmaso por apenas 8 votos em Marechal Deodoro. Foram 13.536 votos contra 13.528. Os percentuais foram os impressionantes  50.01% contra 49,99%.

Quatro campanhas não fáceis de ganhar, num momento político em que o eleitor está dividido e quer mudanças. Fazer vencer oposições, é um feito a ser comemorado, eis que os opositores não contam com o apoio das administrações. Venceram contra os poderosos. Na raça.  

 

 



Compartilhe
comentários

HELOISA DIZ EM PALMEIRA: CONFIO EM JÚLIO CEZAR E MÁRCIO HENRIQUE


Alexandre Câmara

29/09/2016 09h29

Assessoria

Na manhã desta quarta-feira, 28, o Centro de Palmeira dos Índios parou. As pessoas que passavam, os comerciantes, os vendedores, os ambulantes, os feirantes, a população em geral, pararam para aplaudir e escutar a voz rasgada e inconfundível da palmeirense e ex-senadora Heloisa Helena. Ela chegou logo cedo na cidade, tomou café da manhã com os candidatos à prefeito e vice, Júlio Cezar e Dr. Márcio Henrique na casa do médico e seu irmão, Hélio Moraes, e em seguida subiram em um pequeno caminhão e saíram pelas ruas centrais da cidade.

Em discurso forte, como é de costume, a pequena notável estava com a metralhadora carregada. Falou do momento terrível que vive a política em sua cidade natal, da administração temerosa dos gestores da prefeitura e do seu apoio à candidatura de Júlio Cezar e Márcio Henrique, que conta com a simpatia e a adesão da maioria dos patrões e empregados do comércio de palmeira dos Índios.

“Não vim aqui para falar mal de ninguém. Mas não podia deixar de vir na minha cidade e não registrar em público o meu repúdio à violência, à falta de propostas, à maneira sorrateira de fazer política e a falta de vergonha na cara desses míseros políticos que surrupiam esta empobrecida cidade há 30 anos. Eu vim aqui para falar que espero muito de Júlio e Márcio. Não vamos acreditar no terrorismo que o atual governo anda espalhando contra esses dois. Isso é uma falta de responsabilidade, é crime e vamos dar a resposta para eles no próximo domingo, dia 2, votando no 40, votando em Júlio Cezar e Márcio Henrique”, desabafou a ex-senadora.

Ela tinha outros compromissos e encerrou sua passagem por Palmeira fazendo um apelo aos palmeirenses, “quero fazer aqui um apelo. Quero que vocês me deem esta alegria. Não sei se no dia 2 eu vou estar aqui ou em Maceió, mas eu quero ouvir num radinho ou ver numa TV que Palmeira dos Índios elegeu Júlio Cezar e Marcinho. Eu já tive uma conversa e eles não vão trabalhar como mercadores de ilusões e nem com perseguição política. Podem acreditar”.

Visivelmente emocionada, Heloisa pediu para que as pessoas votassem com amor e consciência, “votem pela mudança. As pessoas têm que votar em quem tem vergonha na cara e amor no coração. Temos que eleger quem se preocupa com educação e saúde de qualidade, para que nossos filhos fiquem em casa e não se entreguem à marginalidade. Votem contra ao bandidismo político e contra a corrupção. Elejam quem tem compromisso com o comercio e a agricultura local. Espero que Palmeira diga em alto e bom som, agora somos mulheres e homens livres. Avante Júlio e Marcinho, porque vocês são a nossa esperança. ”, finalizou emocionada.



Compartilhe
comentários

Prefeito James Ribeiro, de Palmeira dos Índios, protagoniza cena de agressão em carreata da candidata Verônica


Alexandre Câmara

11/09/2016 20h25

 

Assessoria

No final da tarde deste domingo (11) o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, protagonizou uma cena de violência durante uma carreata da sua candidata à prefeitura de Palmeira, Verônica Medeiros,  no bairro Edval Gaia, contra o vereador Agenor Leôncio, da coligação do candidato de oposição a James, Júlio Cezar, que concorre ao cargo de prefeito.

De acordo com testemunhas que não querem se identificar por medo de represália, Agenor fazia críticas à sua administração. James desceu do carro, foi tirar satisfação, e, como ele (James) mesmo diz em boletim de ocorrência feito na 64º DP de Palmeira dos Índios, após a confusão, foram às vias de fato. Mas o empurrão, ou o murro, não se sabe ao certo, partiu de James.

Uma moradora do Edval Gaia, que trabalha com o Agenor, informa que o vereador estava falando que James havia abandonando a cidade, que se encontrava no escuro, e que Palmeira precisava de um prefeito como Júlio Cezar.

“Neste momento James ia passando desceu do carro e agrediu o meu vereador Agenor. Caíram os dois. Meu deus, sexta na caminhada dele, ele (James) estava dando dedo ao povo, que o pessoal tem foto e tudo...”.

Até a polícia esteve presente no local do ocorrido nesta tarde de domingo. No boletim de ocorrência James diz que atiraram uma pedra no veículo em que estava a sua esposa, a qual foi atingida no braço.

Já um integrante da coordenação da campanha de Júlio Cezar informa que “depois de hoje, pairou um ar de insegurança na cidade”. Pelo que se vê, Palmeira está sob o domínio do medo, como já se confirmavam as previsões, e o processo eleitoral ainda está só no meio....

 

 



Compartilhe
comentários

"Chegou o momento de mudar", diz Rogério Teófilo em entrevista à TV Pajuçara


Alexandre Câmara

05/09/2016 13h51

Por assessoria
O candidato a prefeito de Arapiraca pelo PSDB concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (5) no programa Balança Geral, na TV Pajuçara e apontou algumas das mudanças necessárias em Arapiraca. Rogério falou sobre diversos assuntos pertinentes à administração pública e apontou os principais problemas negligenciados pela atual gestão. Saúde, educação, habitação, esporte e agricultura foram alguns dos temas pautados pelo jornalista Jefferson Moraes.
Uma das principais críticas de Rogério Teófilo é para a atual situação da saúde municipal em Arapiraca. "A saúde é um caos em Arapiraca. Vivemos um momento onde faltam médicos, remédios, tudo. Temos propostas adequadas para a área, como a reativação de postos de saúde, a humanização do atendimento e não vamos fazer política com saúde", disse. Rogério finalizou sua participação convidando o povo arapiraquense para mudar a situação de Arapiraca no próximo dia dois de outubro.
Caminhadas
O final de semana foi de bastante trabalho para a caravana do 45. No sábado, Rogério Teófilo e sua vice, Fabiana Pessoa, participaram de uma caminhada no povoado Cangandu, onde ouviram os anseios do povo que mora na zona rural de Arapiraca. No domingo, as caminhadas aconteceram no bairro Primavera e no Conjunto Habitacional Brisa do Lago, localizado no bairro Olho D'Água dos Cazuzinhas.
E a semana já começa movimentada. No final da tarde desta segunda-feira (5), a caravana do 45 visita as ruas do bairro São Luiz II, um dos que mais sofre com a negligência da atual gestão administrativa.




Compartilhe
comentários

PSB quer investigação sobre uso político na liberação de exames e cirurgias em Palmeira


Alexandre Câmara

11/08/2016 10h35

 

Abuso do poder político ou econômico poderá cassar registro e diploma dos candidatos favorecidos


Assessoria


O diretório municipal do PSB prepara representação pedindo que seja instaurada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) junto ao Ministério Público Eleitoral para investigar denúncias chegadas ao conhecimento do partido da prática de abuso de poder político e econômico que estaria ocorrendo na liberação de cirurgias e exames no Posto Vida em Palmeira dos Índios. A regulação funciona por meio de bilhetinhos, enquanto a população enfrenta filas nos postos em busca de exame ou cirurgia.


O uso político na liberação de exames de média e alta complexidade, inclusive cirurgias eletivas pode ser uma tentativa desesperada de favorecer aliados políticos do governo municipal que estão de alguma forma querendo tirar vantagem ou proveito eleitoral a partir desta prática criminosa, absurda e condenável.  


As sanções nestes casos vão desde a decretação de inelegibilidade por oito anos até a cassação dos direitos políticos dos envolvidos e beneficiados. Logo, quem quiser contribuir com essa denúncia poderá encaminhar vídeos, gravações ou fotos para o email: psb.palmeira@gmail.com que o partido garante a identidade e o sigilo da fonte. Flagrantes sobre compra de votos, entre outros crimes eleitorais, também podem ser encaminhadas.   


“A ação de investigação judicial eleitoral tem por objetivo impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleição nos casos de abuso do poder econômico, abuso do poder político, penalizando com a declaração de inelegibilidade quantos hajam contribuído para a prática do ato” alertou a assessoria jurídica do PSB.   




Compartilhe
comentários

PEDOCA É CANDIDATO EM SÃO MIGUEL E DIZ QUE GEORGE ‘NÃO HONRA A CALÇA QUE VESTE’


Alexandre Câmara

07/08/2016 18h46

PMDB entrou na disputa fortalecendo a coligação, e confirmou o médico Geraldo Lessa como vice de Pedoca

 “Pronto, motivado e com força. É a vontade do povo que está clamando por mudança”. Com essas palavras o vice-prefeito de São Miguel dos Campos, o Pedoca, foi confirmado candidato a prefeito na convenção do Democratas que aconteceu na última sexta-feira(05). Após horas de negociações, o PMDB entrou na disputa ao lado de Pedoca, colocando Geraldo Lessa como vice. Compõem a coligação denominada 'Compromisso Levado a Sério' os partidos DEM, PMDB, PSD, PMB,PTN e PTdoB. “Credibilidade é fundamental, e você tem que honrar a calça que veste, o que não acontece nesta gestão do George. Fui enganado como todos os miguelenses”.

Em seu discurso Pedoca também afirmou que a sociedade votou em 2012 pelas propostas e compromissos que George tinha com o povo, o que, segundo ele, não foram cumpridos. "Por isso que eu saí dessa gestão. Ele não cumpriu com o Plano de Governo que foi passado para a população”. Pedoca, sobrinho de Nivaldo Jatobá, que não será candidato a prefeito neste ano, analisa que os votos do maior líder da região migram para ele, naturalmente.

LARANJA         

O deputado estadual Marcelo Vitor, presente na convenção, disse que George quer deixar em seu lugar um laranja na prefeitura. “Não podemos abandonar as convicções políticas e a amizade em prol do poder, onde o prefeito sai e quer deixar de laranja na prefeitura seu sobrinho, o Jó Clemente, para administrar. Ele quer fazer um projeto de poder pessoal, como se a prefeitura fosse dele. A prefeitura é do povo e a candidatura de Pedoca reflete o anseio da população”.



O ex-deputado Gervasio Raimundo também apoia a candidatura de Pedoca. “Não é que seja a vez do Pedoca; é a vez do povo de São Miguel. Vai ser o prefeito do trabalho, da consideração e um homem que não vai enganar a ninguém”, concluiu.



Compartilhe
comentários

PRÉ-CANDIDATURAS DE JULIO CEZAR E DR. MÁRCIO EM PALMEIRA PODEM ACABAR COM PODERIO DE FAMÍLIAS QUE SE REVEZAM NO PODER HÁ DÉCADAS


Alexandre Câmara

31/07/2016 11h56

 

A Convenção do Partido Socialista Brasileiro de Palmeira dos Índios, que confirmou ontem (30) as pré-candidaturas do jornalista e radialista Júlio Cezar para prefeito, e do médico Márcio Henrique para vice, além de mais de 20 pré-candidaturas a vereadores, parece ter sido mais que uma simples convenção. Teve todas as características de um momento histórico. O anseio por mudança política deu a tônica de praticamente todos discursos em um palanque recheado de personalidades.

Estavam lá o deputado Federal Max Beltrão, que garantiu ajudar com recursos federais a gestão de Julio, e o deputado estadual Isnaldo Bulhões, ambos do PMDB, partido que está na oposição a Julio; o ex deputado Gervásio Raimundo, o deputado estadual Severino Pessoa, além do vereador por Maceió, Galba Neto. A presidente estadual do PSB, Katia Born, prestigiou a convenção, além de todos os representantes dos outros partidos que compõem a coligação formada pelo Partido Progressista (PP), Rede Sustentabilidade, Partido Trabalhista Nacional (PTN), Partido Social Cristão (PSC), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Social Democrata Cristão (PSDC),e Partido Social Democrático (PSD).

Em Palmeira, como diz o poeta, "algo se quebrou, está se quebrando". Uma chapa que disputa o executivo de Palmeira formada por um ex- candidato a governador de Alagoas nas eleições de 2014, e que teve mais de 100 mil votos, e por um vice que é oposição ferrenha ao governo atual, e o principal nome da oposição, parece deixar claro que esse é o momento histórico da mudança e que não se pode deixar passar a oportunidade de mudança para não se perder o trem da história. Esse era o sentimento de centenas de pessoas que lotaram o Colégio Estadual Humberto Mendes, no bairro de São Francisco.

Júlio e Dr. Marcio são pré-candidatos carismáticos, populares, com credibilidade e queridos na cidade. Some-se a isso a aparente letargia de um poder vigente que parece ter perdido a capacidade de se indignar, perdido o gosto pela governança. Que se reveza no executivo há décadas apenas para garantir o poder que possui mas não atende mais aos anseios básicos da população. A crise de gestão, ao que tudo indica, já se tornou tão entranhada que a sensação que ficou nos que estiveram na convenção, é que o anseio por mudança política pode, finalmente, se tornar realidade, porque é isso que o povo quer.

Júlio é um orador "de mão cheia". Entre os momentos mais vigorosos de seu discurso está a afirmação que o dinheiro do povo tem que ser revertido em benefícios para o povo e não para os que estão no poder, se locupletando, irregularmente, de um dinheiro que não é seu; quando se posicionou contra a corrupção e, de mãos abertas para a plateia, afirmou que ele e Dr. Márcio são candidatos Ficha Limpa e que eles não possuem as mãos manchadas de sangue.

Com um Programa de Governo pronto, de dar inveja, Júlio citou alguns dos programas e projetos que pretende, ao lado de Dr. Márcio, colocar em prática. Para tanto tem feito contatos importantíssimos com setores como o Sebrae e a Casa da Indústria. Gerar emprego, cuidar da Educação e da Saúde de quem mais precisa. Dr. Márcio também não fica atrás. Com um discurso vigoroso bem conhecido dos palmeirenses na Câmara de Vereadores, pretende corrigir tudo o que lhe parece erro de gestão da atual administração.

Quem bem definiu essa eleição em Palmeira foi Katia Born. "Os olhos de Alagoas e do PSB Nacional estão voltados para Palmeira dos Índios. As pessoas estão atentas e torcendo para que não existam falcatruas nem compra de votos e que prevaleça a vontade do povo". Há uma frase de Caetano Veloso que diz: "É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer". Uma frase semelhante permeou muitos dos discursos desta convenção: "Quando o povo quer, não importa o poder".



Compartilhe
comentários

Prefeita de Flexeiras e vereador André da Teo discutem com Banco do Brasil instalação de caixa eletrônico na cidade


Alexandre Câmara

27/07/2016 17h32

Hoje (27) pela manhã, o vereador por Flexeiras André da Teo, se reuniu com a prefeita Silvana Cavalcante  e representantes do Banco o Brasil (BB) na sede da prefeitura. É que há um ano e quatro meses a cidade encontra-se sem caixa eletrônico do BB porque os que existiam foram assaltados e inutilizados por duas vezes. A ideia do banco era ouvir quais as estratégias da prefeitura para garantir a integridade física do novo equipamento. “Nós já nos reunimos anteriormente com a Superintendência Geral do banco para discutir este assunto, e eles acenaram positivamente à implantação do novo caixa. A logística será garantida”, afirmou o vereador.

Nesta quarta-feira o banco encaminhou à Flexeiras o gerente de Administração da Superintendência do  BB em Alagoas, Ronaldo Paranhos, e o assessor de Logística, Helton Andrey, para fazerem uma avaliação do espaço, saber o que a prefeitura propõe para proteger o equipamento, bem como para sugerir as condições necessárias à implantação de um outro terminal.

O espaço destinado ao caixa, por ora vazio, localiza-se dentro da prefeitura, numa sala que compõe a parte externa do prédio. O que garantia a segurança do local era  uma porta de vidro, e havia uma câmera sobre a porta, mas que não foram suficientes para conter a avidez dos ladrões.

 “A prefeitura se compromete a mudar o acesso para dentro da prefeitura, seguindo a sugestão de vocês, e vamos colocar um ponto de circuito fechado de TV. Mas estamos há quase um ano e meio sem caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade. É preciso resolver esse problema o mais rápido possível”, afirmou Silvana.

Na ocasião o vereador André da Teo lembrou que 800 servidores públicos,  citando apenas eles, que recebem pelo Banco do Brasil, hoje têm que se deslocar para Joaquim Gomes ou São Luiz do Quitunde ou para Maceió para receber seus salários. “Isso promove a diminuição de circulação financeira na cidade já que eles terminam consumindo onde recebem; sem contar o risco de fazer viagens intermunicipais com o salário no bolso”, avalia André.

O gerente administrativo do banco, Ronaldo Paranhos, viu a predisposição tanto do vereador em resolver o problema quanto da  prefeita em fazer o necessário para a instalação de um outro terminal, de forma mais segura, que afirmou ser a favor da implantação de um outro caixa na localidade.

Logo após a reunião o vereador André da Teo seguiu com os funcionários do BB para que eles conhecessem as instalações de segurança do município. Agora é guardar a avaliação do setor de segurança do banco acerca do relatório feito hoje pelos técnicos do banco para concluir o andamento do processo. 



Compartilhe
comentários

Os ônibus da linha Pontal Rodoviária agora param em frente à Vila dos Pescadores na Assis Chateaubriand.


Alexandre Câmara

16/07/2016 11h44

 

A reunião com os moradores da Vila dos Pescadores, organizada pelo vereador Guilherme Soares e pelo Instituto Vila dos Pescadores foi na última segunda feira (11), com a presença de representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e de representantes do Instituto Vila dos Pescadores (IVP) para explicar o funcionamento da implantação da linha de ônibus que já está passando em frente ao condomínio, que vem beneficiar, principalmente, estudantes e pescadores, mas também toda a comunidade do Trapiche.

Neste sábado os ônibus que fazem o trajeto Pontal-Rodoviária estão circulando normalmente. Um ponto de ônibus foi colocado do lado da praia do Sobral e outro será colocado em frente ao condomínio. O trajeto é o seguinte: o ônibus vem do Pontal e para em frente ao Vila dos Pescadores, do lado da praia; faz o retorno de quadra e se dirige para o terminal do Trapiche. Lá, o usuário pode seguir trajeto no ônibus ou fazer uso de mais seis linhas usando o Cartão Legal. Na volta, pela praia, direção doTrapiche,  o ônibus para em frente ao condomínio.

Neste sábado (16), a Coordenadora de Programação de Linhas da SMTT, Paula Izanele Correia de Araújo informou que os passageiros podem seguir na linha Pontal-Rodoviaria ou trocar de ônibus no terminal do Trapiche. Lá, través do Cartão Legal, os usuários vão ter acesso a outras seis linhas, pagando apenas uma passagem. São elas: Circular I Circular II, Pontal-Iguatemi, Pontal-Ufal, Trapiche-Usineiro e Cruz das Almas -Trapiche.

O outro benefício é que a SIMA recuperou nesta semana o sistema elétrico da quadra de esportes da localidade e colocou novos refletores. As duas solicitações foram feitas pelo Instituto Vila dos Pescadores (IVP) ao vereador Guilherme Soares, que agilizou a viabilização dos serviços.

As ações foram comemoradas hoje pela presidente do Instituto da Vila dos Pescadores, Maria José Martins e pela vice presidente, Marta Maria Tavares

 



Compartilhe
comentários

Vila dos Pescadores no Trapiche ganha linha de ônibus e reforma da quadra de esportes


Alexandre Câmara

13/07/2016 16h43

 

A comunidade da Vila dos Pescadores está recebendo duas ações da prefeitura de Maceió, via Câmara de Vereadores. A primeira é a implantação, nos próximos dias, da linha de ônibus Pontal-Rodoviária, a única que vai passar pela Assis Chateaubriand, para atender a cerca de dois mil moradores da Vila e evitar que eles se dirijam até à Siqueira Campos para pegar ônibus para ter acesso ao trabalho e à escola. E através do cartão Legal vão ter acesso à gratuidade em outras seis linhas de ônibus.

O outro benefício é que a SIMA recuperou nesta semana o sistema elétrico da quadra de esportes da localidade e colocou novos refletores. As duas solicitações foram feitas pelo Instituto Vila dos Pescadores (IVP) ao vereador Guilherme Soares, que agilizou a viabilização dos serviços. O evento contou com a participação efetiva da presidente do Instituto Vila dos Pescadores, Maria José Martins e a vice presidente, Marta Maria Tavares.

Na segunda-feira (11) passada o vereador esteve reunido durante toda a tarde com dezenas de moradores para explicar o funcionamento da linha de ônibus e o sistema de gratuidade. Estiveram presentes o engenheiro da SMTT, Roberto Barreiros e a Coordenadora de Programação de Linhas, Paula Izanele Correia de Araújo.

A linha que vai passar pela Assis Chateaubriand é a Pontal-Rodoviária. Através do Cartão Legal a população da área vai ter acesso a outras seis linhas, pagando apenas uma passagem. São elas: Circular I Circular II, Pontal-Iguatemi, Pontal-Ufal, Trapiche-Usineiro e Cruz das Almas -Trapiche. Os passageiros podem seguir na linha Pontal-Rodoviaria ou trocar de ônibus no terminal do Trapiche.



Compartilhe
comentários

Vereador Guilherme Soares apresenta indicação que aumenta gratificação de diretores das escolas públicas.


Alexandre Câmara

24/06/2016 14h47

O vereador Guilherme Soares protocolou ontem(22), na Câmara de Vereadores indicação para que sejam corrigidas distorções nas gratificações de diretores e vice-diretores das escolas públicas de Maceió. Ao anexar no processo `a minuta do Projeto de Lei, o vereador também encaminhou um estudo de impacto financeiro realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O Projeto de Lei quer atualizar e disciplinar o recebimento de gratificação em virtude da matrícula registrada no Educacenso do ano anterior. Por exemplo: a escola que tiver até 200 alunos, o diretor passa a receber R$ 1 mil de gratificação e vice-diretor, R$ 800,00. Mas esses valores podem chegar até a R$ 2,5 mil para diretores, e R$ 2,3 para vice-diretores das escolas com maior número de alunos matriculados. Hoje há escolas em que a gratificação de diretor é R$ 850 e vice-diretor, R$ 562.

De acordo com Guilherme Soares, os valores das gratificações serão reajustados anualmente, de maneira linear, utilizando como base de cálculo a mesma porcentagem para calcular o Piso Salarial dos profissionais da educação. “Tenho certeza que o prefeito irá mandar analisar e referendar a minuta do projeto para essa Câmara aprovar e corrigir essas distorções”, avaliou.

Assessoria

988157016



Compartilhe
comentários

Encontro nacional de mulheres pré-candidatas a prefeitas pelo PSB conta com palestra de Katia Born sobre ações na área de Saúde


Alexandre Câmara

20/06/2016 19h36

 

 

A presidente estadual do PSB de Alagoas, Katia Born Ribeiro,  participou  do III Encontro Nacional de Mulheres Pré-Candidatas a Prefeitas 2016, com o tema Gestão Feminina Socialista - Uma Nova Forma de Governar. O seminário aconteceu em São Paulo, nos dias 17 e  18 de junho e foi promovido pela Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do PSB, em parceria com a Fundação João Mangabeira (FJM). O objetivo foi incentivar e fortalecer as candidaturas femininas socialistas. O encontro recebeu cerca de 200 pré-candidatas socialistas. Na ocasião foi feita uma homenagem aos 100 anos de Miguel Arraes. 

No painel “Experiências exitosas de Gênero em Município” Katia, que foi prefeita de Maceió por oito anos, falou sobre Ações em Saúde em sua gestão. Atuou como coordenadora do Painel, Sandra Gomes, do PSB de Alagoas, e 1ª Secretária da Executiva Nacional de Mulheres Socialistas do PSB. Alagoas também marcou presença com a participação de Maria de Jesus Matos, Secretária Nacional do Movimento Socialista.

Além de palestras sobre as eleições 2016, foram abordados temas como a participação da mulher na política, contas públicas, corrupção e transparência, políticas públicas e plataforma de gênero, legislação eleitoral, financiamento e prestação de contas de campanha e uso das mídias sociais.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e do vice-governador de São Paulo, Márcio França. Também estiveram  presentes o presidente nacional da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, a coordenadora de Relações Internacionais da SNM e secretária especial da Executiva Nacional do PSB, Mari Trindade, e a senadora Lídice da Mata (PSB/BA).



Compartilhe
comentários

Júlio Cézar quer apoio da Fecomércio para capacitar e qualificar trabalhadores


Alexandre Câmara

15/06/2016 17h32

 

 

Divulgação

 

Apostando em estratégias inovadoras para vencer a estagnação econômica, fortalecer, incentivar o comércio, a indústria e os serviços o pré-candidato a prefeito, Júlio Cezar (PSB) iniciou esta semana uma série de visitas oficiais a parceiros potenciais neste desafio. A maratona de conversas contemplam a Federação Comercial, Associação Comercial, Federação das Indústrias, Sebrae, entre outras instituições.

 

No começo da semana, Júlio foi recebido pelo presidente da Fecomércio, Wilton Malta, vice-presidente, José Gilton e o diretor do SESC, Willys Albuquerque. Na pauta do encontro, a formalização de futuras parcerias com a instituição para resgatar a economia, gerar empregos, qualificação profissional e atração de novos investimentos.

 

Durante quase duas horas os dirigentes da Fecomércio, ouviram os apelos, propostas e argumentos apresentados pelo pré-candidato, visando superar a paralisia que acomete a cidade há duas décadas. Na ocasião, Júlio também conheceu a unidade de saúde do Sesc, a biblioteca e o consultório integrado de odontologia do Sesc. 

 

"Estamos abertos na formalização de parcerias com os municípios interessados em nossos serviços, principalmente na qualificação profissional com foco nos jovens e adultos que sonham com o seu primeiro emprego e a oportunidade de trabalho. A iniciativa do Júlio Cezar que procurou nos ouvir deve ser considerada muito importante porque demonstra sua determinação para reunir esforços e retomar o desenvolvimento de Palmeira” comentou, Wilton Malta.


Na avaliação do pré-candidato, Júlio Cezar “o município carece muito do apoio de todos para superar suas dificuldades e finalmente retomar o seu crescimento, gerando emprego e renda para o nosso povo. A cada semana vou pessoalmente procurar essas instituições, ouvir suas orientações e buscar o apoio que precisamos para destravar o nosso crescimento” antecipou.        


“Uma vez por semana iremos direcionar nossa agenda para uma conversa com esses potenciais parceiros. Eles serão fundamentais no resgate econômico municipal que lamentavelmente não recebeu a devida prioridade nestes últimos anos. Asseguro que determinação e força de vontade não faltarão de nossa parte” garantiu, Júlio.   



Compartilhe
comentários

Sem agência do Banco do Brasil ou caixa eletrônico, população de Flexeiras retira dinheiro em outros municípios.


Alexandre Câmara

03/06/2016 14h31

 

O vereador por Flexeiras, André da Teo, solicitou nesta semana ao Banco do Brasil um novo caixa eletrônico para a cidade, eis que o anterior foi explodido por ladrões há um ano e dois meses e, detalhe, a cidade não possui agências do BB.

A dificuldade de ter acesso ao próprio dinheiro me lembrou um fato ocorrido recentemente. Voltava do sertão alagoano para Maceió quando o ônibus em que estava parou numa cidadezinha, para uma visita ao museu. Dei uma escapada e fui no Banco do Brasil, tirar algum dinheiro. Então o segurança me avisou que o BB daquela cidade não trabalhava com dinheiro.

Foi a primeira vez que eu ouvi isso, no mundo. Como assim? Teria que ir nos Correios ou na lotérica sacar dinheiro. Os dois, lotados e os caixas eletrônicos do banco, vazios, literalmente. Com horário limitado, viajei liso.

Com a falta de policiamento adequado nas cidades do interior, onde os ladrões encontram mais facilidade para explodir caixas eletrônicos, sair ilesos, e de bolsos cheios, essa é uma das estratégias.

Mas o que dizer de municípios como Flexeiras, que nem agência do Banco do Brasil, tem? Um município com 12 mil habitantes, que está há um ano e dois meses sem caixa eletrônico, tendo a população que se deslocar para outros municípios para receber dinheiro ou mesmo fazer saques corriqueiros, sanar pequenos imprevistos de última hora... É um transtorno, né? Os funcionários públicos, por exemplo, em sua maioria, recebem pelo Banco do Brasil.

Foi por motivos como este que o vereador André da Teo, encaminhou ofício ao superintendente do Banco do Brasil, Irone Sidney Fiamoncine, requisitando a instalação de um outro caixa eletrônico em Flexeiras.

O vereador explica no ofício que os moradores que recebem pelo Banco do Brasil estão sem local na cidade para realizar as mais simples transações em suas contas bancárias, tais como saques, emissão de extratos e pagamento de contas.

“A maioria da população ganha pouco e essas viagens oneram seu orçamento. Ao deslocarem-se, as pessoas também ficam vulneráveis às abordagens de assaltantes que eventualmente acontecem nos transportes complementares. Além disso, onde eles recebem, compram. Perde o comércio, isso proporciona inadimplência e quebradeira, já que o dinheiro não circula na cidade”, analisa o vereador.

Agora é aguardar os desdobramentos da solicitação. Quanto ao fim da minha viagem, só fui mesmo ver dinheiro quando cheguei em Maceió, onde tive acesso a um caixa eletrônico. Peguei meu dinheiro, um taxi e fui para casa. Vida que segue, e não estanca.



Compartilhe
comentários

Katia Born: “Julio, sorriso largo, coragem de índio e coração de mãe”


Alexandre Câmara

31/05/2016 10h57

 

Em um de seus discursos mais lúcidos e emocionados Katia Born reforça a pré-candidatura a prefeito de Palmeira dos Índios, do vereador e jornalista Julio Cezar Silva ao fazer palestra sobre os reflexos amargos da corrupção nos municípios e o novo momento da política brasileira, no seminário Agenda 40, em Palmeira dos Índios, ontem (30). “Nesta campanha, vamos sofrer porque Julio é um fortíssimo pré-candidato e tem a admiração popular. Vá em frente Julio, com esse sorriso largo no rosto, essa coragem de índio, e esse coração de mãe que você tem para atender as necessidades do povo na saúde, na educação e no social”

 

Os termômetros indicavam, ontem, que a viagem para Palmeira dos Índios seria embaixo de chuva. Mas nada impediria que a cúpula do PSB de Alagoas e de Maceió pegasse a estrada, cedinho. Para representar o pré candidato do PSB a prefeito por Maceió, JHC, chegou logo cedo no evento o seu assessor especial Kassiano Andrade. É que às 9h o pré-candidato a prefeito da cidade, o jornalista Julio Cezar Silva, estaria iniciando, na Câmara de Vereadores, os trabalhos de discussão da Agenda 40, um seminário que arregimentou políticos de mandato, pré-candidatos às próximas eleições, lideranças políticas de Palmeira e cidades vizinhas, como a vereadora por Arapiraca, Aurélia Fernandes, militantes dos segmentos de mulheres e jovens do partido, no Agreste e no Sertão, e representantes da sociedade civil organizada. A ideia era dar respaldo jurídico aos pré-candidatos através de palestras com orientações e informações sobre as mudanças na legislação. O dia, que parecia vir a ser longo, ainda contava com a inauguração da nova sede do PSB no centrão da cidade, no coração de Palmeira.

 

Katia Born, presidenta estadual do partido, confeccionou e entregou uma cartilha com todas as informações necessárias sobre as mudanças na reforma política, alertando sobre o que o candidato pode e o que não pode fazer para não colocar em risco seu possível mandato, nem ficar inelegível. “Estamos colocando em prática a Agenda 40, alinhando o discurso nacional do partido, através de seminários que estamos realizando em toda Alagoas. Esta cartilha é uma das linhas de trabalho que norteia nossas atividades com candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores”, afirma, empolgada com as reuniões. Os próximos seminários acontecem em municípios como Colônia de Leopoldina, Arapiraca e Maceió.

 

A abertura do seminário, que iria contar com palestras sobre direito e contabilidade eleitoral, socialismo e desenvolvimento, e o novo momento político, iniciou com a apresentação cultural marcante do povo Xucuru-Cariri, da Aldeia da Cafua. Logo após teve início o painel sobre Contabilidade Eleitoral, apresentado pela especialista no assunto, Roseane Nogueira. Após a participação dos pré-candidatos tirando as suas dúvidas, foi a vez das informações sobre Direito Eleitoral e Publicidade, com Augusto Bonfim. A advogada Jamile Coelho, também ministrou palestra sobre 'o que pode e o que não pode' em publicidade para o direito Eleitoral.
O historiador e presidente da Fundação João Mangabeiras, Geraldo de Majella, realizou a palestra Socialismo e Desenvolvimento. Na ocasião ele afirmou que era fundamental a luta por uma sociedade mais justa, sobretudo mais democrática e livre.

 

Katia abriu seu discurso sobre o novo momento político no Brasil, afirmando que toda ação, seja ela boa ou má, executada em Brasília, reflete nos municípios. Falou que o PSB encontrou um rombo financeiro no Ministério das Minas e Energia, deixado por Dilma. E disse que o partido não vai apoiar o governo Temer se tirar o direito à Saúde do povo brasileiro. “Mais de 80% da população depende do SUS e não tem dinheiro para pagar plano de saúde. Esta é a nossa realidade”.

 

Born afirmou que está na hora dos candidatos repensarem a forma de fazer política. “Fazer acordos com empresas e leiloar os municípios são estratégias que precisam mudar. Mudar o conceito de gerir as campanhas e as cidades. O que a gente não pode é fazer a mesma coisa que os outros fizeram”, disse.
O anfitrião Julio disse que, se eleito, vai fazer a cidade chegar onde nunca chegou. “Investir na indústria, investir na Saúde e organizar os serviços. Hoje a Saúde, absurdamente, é usada de forma política; até para liberar uma cirurgia”, afirmou.

 

Depois de tudo, já perto das 15h, Katia abonou a filiação de jovens, mulheres, representantes dos Índios, na inauguração da nova sede do PSB em Palmeira dos Índios, que tem como presidente municipal o pré-candidato a prefeito Julio Cezar Silva. “A melhor coisa é você vir com uma sensação positiva para um encontro rico em informações, em troca de experiências, em interação dos pré-candidatos com os diretórios, novos filiados e comunidade, e voltar mais feliz ainda”, assim fechou o evento de inauguração da sede a presidenta estadual do PSB, Katia Born, com o alto astral que lhe é peculiar.



Compartilhe
comentários

Palmeira sediará Seminário Regional do PSB na segunda-feira


Alexandre Câmara

26/05/2016 12h18

 

Divulgação


O Diretório Municipal do PSB em Palmeira dos Índios e a Fundação João Mangabeiras promovem na próxima segunda-feira (30), a partir das 8h30, na Câmara Municipal, Centro, o Seminário Preparatório/Agenda 40, visando capacitar os pré-candidatos a prefeito e vereador nas eleições deste ano em diversos municípios alagoanos.

O evento deverá reunir ainda vários diretórios da região, inclusive Arapiraca, Maribondo, Igaci, Estrela, Minador, entre outros. Após a abertura, serão iniciadas as apresentações dos painéis temáticos, debates e perguntas dos participantes aos palestrantes. Também haverá a posse da nova direção municipal do PSB e inauguração da nova sede do partido.    

Prestação de Contas com a especialista em contabilidade eleitoral, Roseane Nogueira; Direito Eleitoral e Publicidade com o especialista Augusto Bonfim; Socialismo e Desenvolvimento com o Presidente da Fundação João Mangabeiras, Geraldo Magella e o  Novo Momento Político do Brasil com a ex-prefeita de Maceió e Presidente da Executiva Estadual do PSB, Kátia Born.

“O PSB busca se fortalecer e crescer a cada eleição com a adesão de novas lideranças. Com estes seminários queremos difundir o conceito atual do partido de uma nova política e de um novo compromisso com o Brasil e especialmente com a nossa cidade. Porém, é fundamental que capacitemos nossas lideranças para que estejam preparadas para os desafios que terão pela frente” avaliou o presidente municipal do PSB Palmeira dos Índios, Júlio Cezar.

“Será uma grande alegria para os palmeirenses receber a visita de tantos companheiros e lideranças de outras cidades que estarão participando deste Seminário de Preparatório. Destaco o apoio que temos recebido da Executiva Estadual e da Fundação João Mangabeiras que escolheram Palmeira dos Índios para sediar esse evento regional” finalizou Júlio Cezar.

O credenciamento do evento será iniciado a partir das 8h da manhã.




Compartilhe
comentários

PSB sai com candidatura própria em Arapiraca. Partido se define até dia 10 entre Aurélia e Barreto.


Alexandre Câmara

24/05/2016 07h38

 

 Em reunião na sede do PSB, na tarde de ontem (23) para discutir a "Agenda 40", de pré- candidatura do deputado Federal JHC a prefeito de Maceió, contra Rui Palmeira, a presidente do PSB de Alagoas, Katia Born, anuncia que, em Arapiraca, o partido sai com candidatura própria. Até dia 10 de junho, Katia anuncia quem é a bola da vez; se é o empresário Ricardo Barreto ou a vereadora Aurélia Fernandes.

Na ocasião o PSB também informou que começará uma série de seminários para discutir as eleições, no interior. O primeiro deles acontece agora dia 30, em Palmeira dos Índios.

O que não faltou em Arapiraca neste início de ano foram discussões sobre como iria marchar a oposição. Em recentes reuniões articuladas, principalmente, pelo empresário Adoniran Guerra, para aglutinar toda a oposição numa chapa só, participaram legendas como PSDB, DEM e o próprio PSB.

Só o PSB apresentou seus dois nomes de peso para concorrer à prefeitura. O empresário Ricardo Barreto, que foi vice de Rogério Teófilo na eleição passada -e que quase ganharam- e a vereadora Aurélia Fernandes, que abandonou o PMDB e aportou com gosto de gás no PSB.

O anúncio de que o partido sai com candidato próprio desvela, a princípio, a busca de novos caminhos. Aurélia e Ricardo vieram a Maceió para reunião com Katia, principalmente com o objetivo de discutir estratégias de viabilização da majoritária para a capital do agreste.

No auditório do partido, além de representantes da executiva estadual, como Geraldo Majella e Nelson Tenório, e da executiva municipal de Maceió, da qual JHC é presidente, encontravam-se também com representantes dos movimentos negro, de mulheres, da juventude, de mobilização popular;entre outros, e todos reunidos com JHC para definir estratégias de pré-campanha, identificação de prioridades, formas de viabilização das atividades, que vão integrar o programa de governo de JHC, que já está sendo construído.

É, este ano o PSB tem muito trabalho pela frente.



Compartilhe
comentários

Partido da Mulher Brasileira, em Alagoas, recebe a sua presidente, Suêd Haidar


Alexandre Câmara

12/05/2016 22h39

Muita gente que assistiu recentemente ao horário político gratuito, na TV, do Partido da Mulher Brasileira (PMB), teve a oportunidade de travar contato, pela primeira vez, com a sua presidente, a maranhense Suêd Haidar, que fala com desenvoltura sobre a estatura de seu partido no Brasil. Hoje (12) ela estava em Maceió, para conversar com o diretório estadual, os presidentes dos diretórios municipais, que já são 30, com os vereadores do partido, que já são 11, com parceiros políticos, como os partidos Partido Ecológico Nacional (PEN), o Partido Social Liberal (PSL) e com a militância. Na pauta,o fortalecimento da legenda e as próximas eleições.

De acordo com o presidente da executiva de Maceió, Maurício Alves, um dos objetivos do encontro foi fazer uma explanação da estrutura e do tamanho do partido no Brasil e estimular o crescimento dos diretórios estaduais e municipais. Para Suêd Haidar, o trabalho que vem sendo realizado nos estados, é fundamental para culminar com o surgimento de mandatos de deputados federais e senadores. “Precisamos fortalecer as bases para crescermos politicamente em Brasília. Nós não pensamos pequeno. Nós não somos um partido pequeno”, avaliou.

O presidente estadual do PMB em Alagoas, André Monteiro, avaliou o rápido crescimento do partido. “Em menos de dois meses trabalhando para desenvolver a legenda em todo o Estado, conseguimos estruturar 30 diretórios e arregimentar 11 vereadores de mandato”, afirmou.

Para Haidar, não basta ser grande, tem que ter discurso. Não ter “rabo preso” com ninguém, para a presidente, é a possibilidade de poder adotar uma postura livre e crítica. “Construir um partido sem ter nenhum grande empresário ou representantes do legislativo ou executivo por trás da gente é maravilhoso”, disse. “É por isso que podemos falar livremente. Queremos construir uma história nova”, afirmou a presidente do partido, num discurso empolgante que contagiou os presentes.

Entre os presidentes de diretórios municipais presentes ao evento, pode-se citar o de São Miguel dos Campos, João Ulisses Guimarães,que vem ajudando na condução do crescimento do partido. O evento foi conduzido pelo advogado e secretário Geral do partido em Alagoas, Henrique Vasconcelos, que tem trabalhado com o mesmo objetivo.

 



Compartilhe
comentários