Katia Born: “Julio, sorriso largo, coragem de índio e coração de mãe”


Alexandre Câmara

31/05/2016 10h57

 

Em um de seus discursos mais lúcidos e emocionados Katia Born reforça a pré-candidatura a prefeito de Palmeira dos Índios, do vereador e jornalista Julio Cezar Silva ao fazer palestra sobre os reflexos amargos da corrupção nos municípios e o novo momento da política brasileira, no seminário Agenda 40, em Palmeira dos Índios, ontem (30). “Nesta campanha, vamos sofrer porque Julio é um fortíssimo pré-candidato e tem a admiração popular. Vá em frente Julio, com esse sorriso largo no rosto, essa coragem de índio, e esse coração de mãe que você tem para atender as necessidades do povo na saúde, na educação e no social”

 

Os termômetros indicavam, ontem, que a viagem para Palmeira dos Índios seria embaixo de chuva. Mas nada impediria que a cúpula do PSB de Alagoas e de Maceió pegasse a estrada, cedinho. Para representar o pré candidato do PSB a prefeito por Maceió, JHC, chegou logo cedo no evento o seu assessor especial Kassiano Andrade. É que às 9h o pré-candidato a prefeito da cidade, o jornalista Julio Cezar Silva, estaria iniciando, na Câmara de Vereadores, os trabalhos de discussão da Agenda 40, um seminário que arregimentou políticos de mandato, pré-candidatos às próximas eleições, lideranças políticas de Palmeira e cidades vizinhas, como a vereadora por Arapiraca, Aurélia Fernandes, militantes dos segmentos de mulheres e jovens do partido, no Agreste e no Sertão, e representantes da sociedade civil organizada. A ideia era dar respaldo jurídico aos pré-candidatos através de palestras com orientações e informações sobre as mudanças na legislação. O dia, que parecia vir a ser longo, ainda contava com a inauguração da nova sede do PSB no centrão da cidade, no coração de Palmeira.

 

Katia Born, presidenta estadual do partido, confeccionou e entregou uma cartilha com todas as informações necessárias sobre as mudanças na reforma política, alertando sobre o que o candidato pode e o que não pode fazer para não colocar em risco seu possível mandato, nem ficar inelegível. “Estamos colocando em prática a Agenda 40, alinhando o discurso nacional do partido, através de seminários que estamos realizando em toda Alagoas. Esta cartilha é uma das linhas de trabalho que norteia nossas atividades com candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores”, afirma, empolgada com as reuniões. Os próximos seminários acontecem em municípios como Colônia de Leopoldina, Arapiraca e Maceió.

 

A abertura do seminário, que iria contar com palestras sobre direito e contabilidade eleitoral, socialismo e desenvolvimento, e o novo momento político, iniciou com a apresentação cultural marcante do povo Xucuru-Cariri, da Aldeia da Cafua. Logo após teve início o painel sobre Contabilidade Eleitoral, apresentado pela especialista no assunto, Roseane Nogueira. Após a participação dos pré-candidatos tirando as suas dúvidas, foi a vez das informações sobre Direito Eleitoral e Publicidade, com Augusto Bonfim. A advogada Jamile Coelho, também ministrou palestra sobre 'o que pode e o que não pode' em publicidade para o direito Eleitoral.
O historiador e presidente da Fundação João Mangabeiras, Geraldo de Majella, realizou a palestra Socialismo e Desenvolvimento. Na ocasião ele afirmou que era fundamental a luta por uma sociedade mais justa, sobretudo mais democrática e livre.

 

Katia abriu seu discurso sobre o novo momento político no Brasil, afirmando que toda ação, seja ela boa ou má, executada em Brasília, reflete nos municípios. Falou que o PSB encontrou um rombo financeiro no Ministério das Minas e Energia, deixado por Dilma. E disse que o partido não vai apoiar o governo Temer se tirar o direito à Saúde do povo brasileiro. “Mais de 80% da população depende do SUS e não tem dinheiro para pagar plano de saúde. Esta é a nossa realidade”.

 

Born afirmou que está na hora dos candidatos repensarem a forma de fazer política. “Fazer acordos com empresas e leiloar os municípios são estratégias que precisam mudar. Mudar o conceito de gerir as campanhas e as cidades. O que a gente não pode é fazer a mesma coisa que os outros fizeram”, disse.
O anfitrião Julio disse que, se eleito, vai fazer a cidade chegar onde nunca chegou. “Investir na indústria, investir na Saúde e organizar os serviços. Hoje a Saúde, absurdamente, é usada de forma política; até para liberar uma cirurgia”, afirmou.

 

Depois de tudo, já perto das 15h, Katia abonou a filiação de jovens, mulheres, representantes dos Índios, na inauguração da nova sede do PSB em Palmeira dos Índios, que tem como presidente municipal o pré-candidato a prefeito Julio Cezar Silva. “A melhor coisa é você vir com uma sensação positiva para um encontro rico em informações, em troca de experiências, em interação dos pré-candidatos com os diretórios, novos filiados e comunidade, e voltar mais feliz ainda”, assim fechou o evento de inauguração da sede a presidenta estadual do PSB, Katia Born, com o alto astral que lhe é peculiar.



Compartilhe
comentários