A opção da classe média


Flávio Gomes

04/08/2017 13h08

Do cineasta Cacá Diegues, em “O Globo”: “Li, em algum lugar, alguém dizer que uma das origens de nossa crise está na perplexidade e consequente insegurança de nossa classe média ao se dar conta de que, depois dos dois mandatos de Lula, os pobres às suas costas se aproximavam dela, enquanto os ricos à sua frente se afastavam cada vez mais. E ela se assustou. É sintomático que ninguém, nenhum lado esteja indo maciçamente às ruas, num momento em que mais se agrava a situação política que, consequentemente, mais pede uma intervenção. Por outro lado, as redes sociais na internet nunca estiveram tão animadas, nesses seus poucos anos de existência. Na rua, representamos sempre um grupo, somos parte de um partido ou de qualquer outra entidade, no seio da qual nos tornamos anônimos. Na internet, é a nossa própria voz individual que se manifesta livremente (ela só não é livre, se não quisermos), sem compromisso com o que os outros pensam e dizem (mesmo que ali repitamos, tantas vezes, as falas de quem admiramos). A internet é um campo de ação política singular, que só pertence a nós mesmos. Tenho a impressão de que é nela (ou é sobretudo nela) que essa nova classe média vai se manifestar politicamente, daqui pra frente. E, quem sabe, o resto da população talvez a siga, por falta de alternativa.”

 

Mensagem

Luciano Barbosa, vice-governador e secretário estadual da Educação, sobre sua relação com o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo: “Não preciso do fracasso dos outros para ter sucesso na vida. Torço, sinceramente, para que através do diálogo entre os professores e a prefeitura se encontre uma solução para o problema. “

Planejamento

Rogério Teófilo pretende em setembro, no máximo outubro, desencadear ações efetivas do seu projeto para a Prefeitura de Arapiraca. No primeiro semestre se dedicou a tomar decisões de “arrumação de casa”. O maior problema foi administrar a dificuldade de caixa, principalmente pendência com os servidores.

Respaldo

Advogado Adriano Soares, sobre a situação de Arapiraca: “Rogério Teófilo fez o percurso mais difícil para quem deseja atuar seriamente: auditou contratos, reduziu custos, moralizou as compras, está reestruturando a TI, corrigindo o informalismo que existia e o descontrole de serem as secretarias mini-prefeituras autônomas”.

Anfitrião

Coluna “Labafero”, do site Cada Minuto: “Renan Calheiros disponibilizará toda a sua estrutura em Alagoas para a visita do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, nos dias 20 e 21 de agosto. Lula passará por Penedo, deve fazer um ‘comicío’ em Maceió ainda no dia 20 a noite, e segue para Arapiraca e Sertão alagoano durante o dia 21.”

Ano da graça
O ano de 2017 está, definitivamente, marcado na vida de Rogério Teófilo. Além de ter tomado posse como prefeito de Arapiraca, ganhou o primeiro neto, completou 60 anos de idade e vê, agora, o filho mais novo aprovado em Medicina. E em dois de outubro festejará com a família os 90 anos do pai, professor Moacir Teófilo.

Aperto

As duas principais prefeituras do Estado, Maceió e Arapiraca, diminuíram os valores da contribuição à Associação dos Municípios Alagoanos, presidida por Hugo Wanderley, do PMDB. Ambas administradas por filiados ao PSDB e com a mesma justificativa: crise financeira. Mas garantem que é apenas mera coincidência.

“Fico”

Rui Palmeira, prefeito de Maceió, refuta as informações, bastante difundidas, de que pode trocar o PSDB por outra legenda. “Nunca pensei em sair do PSDB”, disse ele de público, em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar. Rui alega que não tem nenhum motivo para sair do partido, aonde se sente muito bem.

Mesmo mal

O prefeito Rui Palmeira tem sido cobrado pela quantidade de buracos nas vias públicas de Maceió, resultado das fortes chuvas que caem há cerca de dois meses. As chuvas que atrapalham a prefeitura são as mesmas que prejudicam o governo Renan Filho, a exemplo do retardo das obras de duplicação da AL 101 Norte.

Exclusão

De Gustavo Pessoa, do PSOL/Alagoas, ao jornalista Lula Vilar: “As chances de aliança eleitoral entre PSOL e PT em Alagoas são reduzidíssimas, uma vez que o PSOL pretende apresentar uma alternativa aos projetos tucano e calheirista. E o PT parece que ensaia uma reaproximação com o grupo do senador Renan Calheiros.”

O possível

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) reconhece ser insustentável a situação de Michel Temer. Mas diz que é demagogia falar em eleição direta para sucedê-lo: “Não há tempo, pois em outubro de 2018 haverá eleição”. O melhor, entende Lessa, é o Congresso escolher o sucessor, como manda a Constituição.

Na mesma

A julgar pelas pesquisas que têm sido divulgadas a imagem negativa do senador Renan Calheiros, em nível nacional, não o prejudica, politicamente, em Alagoas. O nível de rejeição por aqui se mostra praticamente o mesmo, há muitos anos. Apesar disso, Renan ainda se mantém competitivo, na luta pela reeleição

 

*O Governo de Alagoas lançou os editais para os concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Há mil vagas para soldado combatente da PM, 10 vagas para oficial combatente do CBM/AL e 140 vagas para soldado combatente do CBM/AL.

*O Sesc Alagoas abriu inscrições para selecionar grupos e artistas de teatro, circo, dança, performance e intervenção, sediados em Alagoas. Os selecionados irão compor a programação da Aldeia Arapiraca – Mostra de Arte e Cultura do Sesc, em setembro.

* Foi reinaugurado na Praia de Pajuçara o Centro de Atendimento ao Turista, da Secretaria de Turismo de Maceió. Além de servir de ponto apoio e informações aos turistas o box também é utilizado pela SMTT para orientar e fiscalizar os jangadeiros.

*Estão abertas as inscrições para mais um processo seletivo de novos alunos para as Casas de Cultura da Ufal. Há 880 vagas, para Inglês, Espanhol, Francês, Português e Libras. As aulas se iniciam em 9 de agosto, são gratuitas e abertas à população.

*Nova edição da “Middô Forever”, original festa que promove uma viagem musical aos tempos das discotecas, vai acontecer na 6ª feira, 11 de agosto, na Boite Middô, em Ponta Verde. Música por conta dos Dj´s Roberto e Junior Barros. Contato: 99981.4018.

*O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) está com inscrições abertas para o 8º Congresso Brasileiro de Direito Material e Processual do Trabalho, marcado para 14 e 15 de setembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, Maceió.

* O estacionamento do Arapiraca Garden Shopping será palco no sábado, 29 de outubro, da “Farra Chique 2017”, evento bastante aguardado pela juventude. As atrações deste ano: Wesley Safadão, Léo Santana, Walla Arrais e Gil Mendes.

 



Compartilhe
comentários