Ganhar, eis a questão


Flávio Gomes

14/03/2016 15h14

Está embolado o jogo político da eleição para a Prefeitura de Arapiraca. Pelo que se ouve e se apura, o deputado estadual Tarcizo Freire continua à frente das intenções de voto dos eleitores. Mas, apesar disso, não teve sua pré-candidatura respaldada pelos partidos que fazem oposição ao governo municipal, que preferiram se manifestar em apoio ao ex-deputado Rogério Teófilo, do PSDB. Rodrigo Cunha, deputado estadual do PSDB e também citado como provável candidato, disse que apoia Teófilo. Do lado governista, aumentam os rumores de que a prefeita Célia Rocha (PMDB) não teria interesse em concorrer à reeleição. Tanto que abriu espaço para o vice, Yale Fernandes, para um autêntico teste de popularidade. Se se sair bem como prefeito interino, Yale poderá ser uma opção do PMDB. Se não, o partido poderá lançar o deputado estadual Ricardo Nezinho. Ou, em último caso, se render à popularidade de Tarcizo Freire e lhe dar apoio na disputa pela prefeitura. É questão de honra impedir a vitória de Rogério Teófilo, que por muito pouco não derrotou Célia Rocha em 2012.

Aprovado

A proposta de Luciano Barbosa, vice-governador e secretário estadual da Educação, de o governo redistribuir 10% do ICMS aos municípios com melhor índice de qualidade na educação para incentivar as prefeituras a melhorar o nível de ensino foi bem aceita pelos prefeitos. O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão considera importante essa valorização do ensino porque “as respostas e saídas estão dentro do município e de sua rede, incluindo magistério, alunos e família com ideias e projetos”.


Luz no túnel

Do senador Fernando Collor Mello (PTB/AL), ao discursar reafirmando a necessidade da implantação do parlamentarismo: “O governo já não dispõe de base de apoio político para aprovar as verdadeiras medidas necessárias. O Executivo já não é mais capaz de executar a contento o que é preciso. O governo já não governa. O Brasil está à deriva, em todos os sentidos. Politicamente, vivemos o fenômeno da não governabilidade”.


Renovação

O deputado federal Marx Beltrão reafirmou ontem no programa “Conjuntura”, da TV Mar, que será mesmo candidato a senador, em 2018. E diz não se intimidar em disputar uma as duas vagas com Renan Calheiros, Benedito de Lira, Téo Vilela e, talvez, Heloísa Helena. “Represento uma proposta de renovação na política”, argumenta.

Reconhecimento

O senador Benedito de Lira elogiou a “vontade política do governador Renan Filho” de apoiar a construção da sede da Embrapa em Alagoas. A sede da Embrapa é uma luta pioneira do senador Benedito de Lira. As tratativas avançaram desde que a Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas se comprometeu a doar um terreno em Marechal Deodoro para que a Embrapa se instale em Alagoas.


Saúde

O Ministério da Saúde liberou R$ 408 mil para construção e reforma de duas Unidades Básicas de Saúde em Alagoas: construção do Posto de Saúde Novo Juriti, em São José da Laje, e reforma da Unidade Saúde da Família Dra. Lívia Pedrosa Alves, em Major Isidoro, que receberão recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde. Em Alagoas há atualmente 578 Unidades Básicas de Saúde - 245 concluídas, 277 em obras e 56 em ação preparatória.


Investimento

As contratações realizadas com o Banco do Nordeste, em Alagoas, para a atividade de produção de grãos, destinadas ao custeio, investimento para agricultores familiares do Semiárido e para mini e pequenos agricultores mais que dobraram no ano passado, em comparação a 2014. Foram R$ 14 milhões distribuídos em 2.644 operações de crédito.

Fulni-ô

Uma palestra no ensino médio, em Águas Belas, agreste pernambucano, marcou o início de uma trajetória acadêmica dedicada a estudar, valorizar e preservar o Yaathe, língua indígena brasileira do povo Fulni-ô, ainda muito usada na convivência entre filhos, pais e avós que pertencem à etnia. A professora Januacele da Costa, da Faculdade de Letras da Ufal, falou aos jovens e entre eles estava Fábia Pereira da Silva ou Fábia Fulni-ô, como se identifica em citações bibliográficas, que agora é docente do Campus do Sertão e, em 23 de fevereiro, tornou-se a segunda índia a obter o título de doutora pela Ufal.


Fim de linha?


Do jornalista Jorge Oliveira, no semanário “Extra”: “Ao deixar o governo, Lula pensou que seria imortalizado como o pai dos pobres, como a imprensa serviu e submissa chegou a rotulá-lo. Que a popularidade seria perpétua. Que o jargão ‘nunca na história desse país’ fosse alimentar para sempre o imaginário dos seus eleitores do Bolsa Família, homens e mulheres miseráveis transformados em eleitores de currais.”

* O prefeito em exercício de Arapiraca,Yale Fernandes, ouviu do secretário de Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça, que é uma determinação do governador Renan Filho e do vice Luciano Barbosa continuar intensificando as ações contra a violência, no município e em outras cidades do Agreste.


* Para chamar a atenção sobre a violência contra a mulher a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realiza, até 20 de março, a campanha “Mais que flores, toda mulher merece respeito!”.


* Como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e direção do Planetário Municipal e Casa da Ciência, vai realizar a Semana Valentina, a partir de 4 de março.


* A Ufal realizará programação especial pela Semana da Mulher, de 8 a 10 de março, no auditório da Reitoria e no Restaurante Universitário, no Campus A.C. Simões, em Maceió e, também, no Hospital Universitário. Tema: “Mulheres, Universidade e Diversidade: Violência Contra as Mulheres em Alagoas”.


* AMA apoia um curso de Marketing Político com o Carlos Manhanelli, consultor político, Mestre em Comunicação Social e presidente da Associacao Brasileira dos Consultores Políticos. Dias 18 e 19 de maio, no Centro de Convenções de Maceió.



Compartilhe
comentários