Plano de turismo para a APA Marituba do Peixe


Flávio Gomes

18/03/2016 12h04

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, também conhecida como “Pantanal Alagoano”, deve ser contemplada com um plano de desenvolvimento turístico. O documento está sendo elaborado por instituições que compõem o Conselho Gestor da APA - Codevasf, Sebrae/AL e Governo de Alagoas. A previsão é de que o plano seja executado por dez meses e contribua para tornar a região da várzea – situada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, todos em Alagoas – um importante polo de turismo gastronômico, científico e ecológico.

A proposta prevê a implantação e a melhoria de serviços e equipamentos turísticos, como restaurantes, bares e roteiros de atividades. Também está sendo discutida a criação de indicadores de resultados para monitoramento das ações. Um caminho a ser seguido pelo plano é o de valorização das tradições culturais locais, que incluem as casas de farinha e os produtos típicos da culinária regional, como a famosa macazada e o pirão de galinha velha.

Só se...

O fato de a prefeita Célia Rocha reassumir a Prefeitura de Arapiraca, após licença, não significa, necessariamente, que irá disputar a reeleição. Será preciso um incentivo muito grande para que ela tente o seu quarto mandato executivo. Lideranças políticas do seu grupo já trabalham com outras possibilidades, fora da parceria PTB/PMDB. Célia só irá concorrer este ano se não encontrarem ninguém com um mínimo de chance.

Decidido

 Apesar de o grupo de oposição em Arapiraca ter praticamente fechado com Rogério Teófilo, não falta quem provoque o deputado Rodrigo Cunha, também do PSDB, a ser o candidato para enfrentar a situação. Rodrigo confirma que mantém o título de eleitor no município, mas descarta toda e qualquer movimentação para ser ele o candidato. E tem reafirmado o seu apoio a Rogério Teófilo.

Faixa própria

 Quem corre em faixa própria, como via alternativa à polarização situação-oposição em Arapiraca, é o deputado estadual Tarcizo Freire, sempre liderando pesquisas de intenção de votos na disputa pela prefeitura este ano. Desprezado pelo grupo de oposição, não será difícil ser opção do grupo governista, caso Célia Rocha desista mesmo da reeleição.

Memória

Simpatizantes do PT reagem às manifestações contra o governo da mesma forma que no caso de denúncias contra a tropa palaciana: desqualificando os opositores. No caso dos atos públicos, vale dizer que foi a classe média quem foi às ruas pela Constituinte, Anistia, pelas “Diretas Já” e pelo impeachment de Fernando Collor. E ganhou todas.

Crise braba

Revelações de um empresário de médio porte da construção civil em Alagoas sobre o atual quadro econômico do Brasil: “A situação só melhora dois anos depois que a atual crise acabar. O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ seria uma saída, mas seu público-alvo é o que mais sofre com a alta do desemprego e com a inflação crescente”.

Perfil

A posição da Associação do Ministério Público de Alagoas, sugerindo que Alfredo Gaspar de Mendonça Neto se candidate a um cargo político, poderá mudar o quadro eleitoral. O Promotor de Justiça se revelou sério, determinado e eficiente na Secretaria de Segurança. Tudo o que o povo anda a exigir de um bom gestor público.

Apoio

Membro da Comissão de Saúde da Câmara, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) festejou a aprovação do projeto que autoriza a utilização e a produção da chamada “pílula do câncer”: “Esse novo medicamento pode ser uma revolução. E é barato, custa menos de R$ 0,50 um comprimido. Todos podem ter acesso a ele.”
 
Tecnologia

Com foco no setor de Tecnologia da Informação (TI), o cônsul comercial para a província de Ontário, no Canadá, Todd Barret, proferiu palestra na terça-feira, 15, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió, sobre as oportunidades de negócios com a Região de Toronto. Ontário é o segundo maior polo de TI da América do Norte, atrás somente da Califórnia, nos Estados Unidos. O setor emprega mais de 270 mil pessoas somente na região.

 

* Já estão sendo recebidas as doações para o 2º Bazar da Solidariedade, que acontece no dia 2 de abril, das 8 às 12 horas, no Sesc Poço. O evento tem o objetivo de ajudar os jornalistas Carlos Miranda e Olívia de Cássia. As doações, de qualquer produto, devem ser entregues na Fecomércio, Sesc, Senac, AMA ou Sindicato dos Jornalistas.


* O Programa de Extensão Ufal Debate Grandes Temas realiza no dia 21 de março, às 9 horas, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, mais uma edição com o tema “Água: dinamismo econômico, qualidade de vida”, em celebração ao Dia Mundial da Águas declarado pela ONU na data de 22 de março.


* No próximo dia 22 haverá em Arapiraca novo mutirão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Segundo a coordenadora da Promoção da Saúde da SMS, Fátima Ramalho, grandes mutirões já foram realizados mobilizando, em cada um deles, 5 mil pessoas que orientam os moradores de Arapiraca a cuidarem de seus quintais para que o mosquito não nasça.


* Visando integrar a criança ao conhecimento pela leitura, o Sesc Arapiraca promove, dias 18 e 19 de março, das 9 às 17 horas, atividades pela Semana do Livro Infantil. A programação contará com ações culturais e educativas, como contação de histórias, cinema, oficinas artísticas, visita à biblioteca, sarau literário e piquenique literário.


* As potencialidades de Arapiraca na economia turística elevaram a cidade à “categoria B” no Mapa Brasileiro do Turismo. Todas as capitais da federação estão na “A”. Arapiraca e Maragogi foram as únicas cidades alagoanas listadas na “categoria B” O estudo foi feito com 3.345 municípios, que entraram no Mapa do Turismo Brasileiro.


* Termina na sexta-feira, 18, o prazo para inscrições no Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura. As entidades devem apresentar suas propostas à Comissão Estadual de Sementes da Seagri, na Rua Cincinato Pinto, 348, Centro de Maceió.



Compartilhe
comentários