Sindicalismo de proveta


Flávio Gomes

24/03/2017 10h51

Do jornalista Gaudêncio Torquato: “... Na era petista o mundo das relações de trabalho foi praticamente governado por organizações que, a título de proteger os trabalhadores, abarrotaram os próprios cofres, defendendo imposto sindical, construindo imensos prédios(até parecendo grandes imobiliárias), promovendo shows com artistas, ocupando estruturas governamentais ligadas ao trabalho( Ministério do Trabalho) e elevando a bandeira do Estado paquidérmico. Defendem uma máquina locupletada de funcionários públicos, empresas privadas entupidas de quadros, sob rígido controle de uma legislação arcaica e um Ministério Público do Trabalho com a caneta cheia de tinta para multar a produção. O desafio da competitividade não entra na agenda dessas redes de interesses que atendem pelo nome de Centrais Sindicais, cuja meta se volta para a conquista de sindicalizados com vistas ao aumento de receitas. Daí ganharem a pecha de ‘sindicalismo de proveta’. Mudanças na fisionomia do trabalho são combatidas por elas a ferro e fogo.  Seus militantes formam corredores poloneses nas casas congressuais, fazendo pressão para congressistas não mexerem em sua toca.”
PlanejamentoRogério Teófilo estabeleceu como prioridade no início de gestão na Prefeitura de Arapiraca o pagamento do funcionalismo, incluindo as pendências deixadas por sua antecessora, Célia Rocha. “Não iria deixar de pagar salário para fazer obra”, alega. A partir de maio ele inicia a segunda etapa do que classifica “arrumação da casa”.Novo plano
O governador Renan Filho foi citado na Operação Lava Jato como beneficiário de doação ilegal e precisa de fatos novos positivos em seu favor para preservar a imagem. Até porque pensa na reeleição. Pode até antecipar anúncio do reajuste dos servidores, algo em torno de 6%, já em abril, para vigorar em maio.
Centenário
O governo de Alagoas e a Prefeitura de Delmiro Gouveia fizeram um parceria para perpetuar a memória de Delmiro Gouveia, nos 100 anos da sua morte. O governador Renan Filho assinou ordem de serviço para edificação de memorial em homenagem ao industrial. E será construída uma estátua dele em tamanho real.
Mais umRenan Filho marca outro tento importante, em termos de obras, com a abertura de licitação para construção de um viaduto no trevo da antiga sede da Polícia Rodoviária Federal, na entrada de Maceió. Mérito compartilhado com Maurício Quintella, ministro dos Transportes, que conseguiu a liberação dos recursos.DecididoPessoas próximas ao deputado federal Marx Beltrão dizem que o atual ministro do Turismo não se interessa em ser vice, seja de Renan Filho ou qualquer outro candidato a governador. Sua pretensão, para 2018, é concorrer a uma das duas vagas que serão disputadas ao Senado. Se pelo PMDB ou não, é só um detalhe.Jogo duroA propósito da disputa em Alagoas pelo Senado, no próximo ano, nunca a concorrência esteve tão forte. São duas vagas para vários nomes com força política. De todos os citados, o único do tipo “cara nova” é Marx Beltrão. Que, apesar de ainda jovem, foi duas vezes prefeito de Coruripe e é deputado federal bem votado.Trauma
Em 2010, Renan Calheiros disputava com Heloísa Helena, nas pesquisas, quem seria mais votado na disputa pelas duas vagas ao Senado. Abertas as urnas, nem um nem outro: deu o improvável Benedito de Lira, então deputado federal. Heloísa perdeu e Renan foi eleito na segunda vaga – e não digeriu isso até os dias de hoje.
Barca furadaO presidente Michel Temer vai aos poucos perdendo apoios no Congresso para aprovar a sua tresloucada proposta de reforma da Previdência. Da bancada de Alagoas alguns já se manifestam contra, a exemplo dos deputados Ronaldo Lessa e Givaldo Carimbão. Mas outros também são contra. Estão calados por conveniência.Honraria
Informa Bernardino Souto Maior, em seu blog, que a advogada Mannuela Nonô, concursada do quadro jurídico da Câmara dos Deputados, recebeu, em Brasília, a Medalha Myrtes Gomes de Campos. Manuella é filha de José Thomaz Nonô, atual secretário da Saúde de Maceió, e da advogada Lúcia Nonô, já falecida.
Braskem
O Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho foi lançado, dia 14, na Bodega do Sertão, em Maceió. O evento abre o ciclo 2017 das premiações da parceria Braskem/Sindicato dos Jornalistas. As matérias devem ter sido veiculadas entre 1º de abril de 2016 e 09 de abril de 2017. Inscrições até 9 de abril.
SocorroO Ministério da Integração reconheceu situação de emergência em 81 municípios, nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Nos oito estados, regiões foram atingidas por desastres naturais diversos, como seca e estiagem, chuvas intensas, alagamentos e deslizamento de solo. * Em setembro próximo Arapiraca será palco, pela primeira vez, de um dos maiores eventos de negócios do Nordeste: a Feira de Supermercados do Estado de Alagoas, para um público estimado de 10 mil pessoas, incluindo micro e pequenos comerciantes, produtores, além dos setores de padaria, hotel, restaurantes, entre outros.* Um convênio de cooperação técnica assinado entre a Arsal e a Prefeitura de Marechal Deodoro visa melhorar o sistema de transporte rodoviário intermunicipal. O documento foi assinado pelo presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos, e o prefeito Cláudio Filho.
* Até esta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, participando da Semana Interna para a Prevenção de Acidente de Trabalho  promovida pelo Grupo Vieira, uma das maiores empresas do ramo distribuidor.* A Galeria Gamma receberá durante um mês, pela primeira vez de forma itinerante, a exposição “Menu Degustação”,  com telas e esculturas de 10 artistas de São Paulo. Hoje, às 19 horas, acontece a abertura, na Avenida Luiz Ramalho de Castro, Jatiúca.*As professoras Miran Abs e Débora Borges criaram a Orquestra Pedagógica da Ufal, no modelo do projeto de extensão Orquestra Jovem da Escola Técnica de Artes. A proposta surge como um espaço de formação musical instrumental coletiva.* Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para o “Vetkids: Veterinários por um dia”, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. O evento será em 1º de abril, no Parque Municipal de Maceió, para 30 crianças entre 7 e 12 anos.
*O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região abriu inscrições para a 3ª Corrida e Caminhada TRT/AL Trabalho Seguro. A prova acontecerá em 7 de outubro, 16 horas, com largada no Memorial à República. Inscrições em www.contimeassessoria.com.br.



Compartilhe
comentários