Aqui Acolá com nova identidade visual


Iranei Barreto

20/03/2016 11h51

Para comemorar o primeiro ano de atuação do blog Aqui Acolá, nossa marca foi repaginada pelo publicitário Joenne Mesquita e a inspiração veio da escritora Muniz. E não para por aí, a partir de abril, data em que comemoramos nosso aniversário, teremos a cada mês a intervenção de um artista na nossa logo. O artista plástico Persivaldo Figueirôa será o primeiro a imprimir o seu trabalho no nosso logotipo. Já estão confirmados também Lenny Lima, Pedro Cabral, Lula Nogueira, Sergio Vasco, Levy Paz, o pernambucano Clovis Teodorico, e o estreante Fernando Mendonça.O Blog Aqui Acolá surgiu em abril de 2015, com a proposta de abordar temáticas relacionadas ao universo cultural e criativo daqui e de acolá. Inicialmente a equipe era composta por mim, Iranei Barreto, com a colaboração do jornalista Isaac Neves (fotografia e vídeo). Este ano, ganhamos novos colaboradores! Agora contamos também com os textos de Nicollas Serafim, e ao logo do ano promoveremos algumas ações e discussões com o apoio dos RPs Audrey Trevas e Rose Damas; e nossas redes sociais ganharão layout do publicitário Joenne Mesquita.Além do blog, que poderá ser conferido no endereço eletrônico: http://aquiacola.net,  também estamos na internet com perfis no Facebook, Instagram, Flickr, Youtube e Twiter; e assinamos esta coluna no Jornal de Arapiraca.

Sessão Pipoca  |  Maceió e seus EnCantos

Nossa Sessão Pipoca desta semana é um achado da internet, e veio do universo acadêmico, trata-se do projeto de extensão “Maceió e seus EnCantos”, voltado à divulgação e a manutenção da história do tradicional bairro de Jaraguá, destacando seus aspectos culturais, políticos, econômicos e artísticos. O perfil no Youtube traz depoimentos do cineasta Pedro da Rocha, do atual presidente da FEMAC, Vinicius Palmeira; do jornalista Luís Vilar, do ex-secretário e também jornalista Guilherme Lamenha, dentre outros.

Artes Visuais |Hipátia de Alexandria e a Mulher das Alagoas

O Parque Shopping recebe até 31 de março a exposição “Hipátia de Alexandria e a Mulher das Alagoas”, do fotógrafo Jorge Fernando Vieira, com 18 retratos de mulheres de grande atuação nas mais diversas áreas. Entres as homenageadas estão à psicóloga Fátima Calegari, a museóloga Carmem Lúcia Dantas, a jornalista Nide Lins, a artesã Dona Irineia, dentre outras. A homenagem é inspirada na história da filósofa e matemática grega Hipátia de Alexandria, nascida no Egito e morta por fanáticos cristãos no ano 415 D.C.

#ficaadica | Pinacoteca Universitária

Nosso #FicaaDica desta semana vai para os perfis do Instagram e Facebook da Pinacoteca Universitária da Ufal.  Dinâmicos, trazem informações atualizadas sobre a exposição em cartaz; semanalmente postam frases de grandes nomes da nossa literatura, além da série “Voltando no Tempo”, recordando mostras que já estiveram em cartaz. O que também chama a atenção é a identidade visual.

Sessão Vitrola | Criolo “Convoque seu Buda”

Nossa Vitrola desta semana reflete sobre o trabalho de Criolo, com destaque para o terceiro álbum de sua carreira “Convoque seu Buda”. O disco conta com 10 faixas produzidas pelo duo Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral. Criolo surpreende pela originalidade, o bairro Grajaú, eternizado em suas canções, e o caos da grande São Paulo são combustíveis para suas letras. O Álbum está disponível para download no site do artista:  http://www.criolo.net.

Alfarrábio | Grandes Mestres

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre história da arte, a coleção “Grandes Mestres da Pintura” é uma ótima oportunidade. Lançados em 2007, pela Folha, a coleção conta a evolução da pintura dos últimos 500 anos, através dos pintores mais representativos deste período. Os livros são divididos em cinco partes: Abertura; O Pintor e Sua Época; Biografia; Galeria; Informação Prática. A Coleção traz livros sobre Van Gogh, Cézanne, Leonardo da Vinci, Monet, Goya, Picasso, Velázquez, Matisse, Michelangelo, Gauguin, Miró, Caravaggio, Dalí, Delacroix, Munch, Renoir, Rembrandt, Kandinsky, Degas, Klimt. As obras podem ser adquiridas em sebos e livrarias.



Compartilhe
comentários