Guia de exposições “Aqui Acolá” estreia com cinco indicações


Iranei Barreto

01/04/2016 17h17

O Aqui Acolá preparou um roteiro com dicas de exposições imperdíveis que seguem em cartaz na capital. Entre desenhos, pinturas e fotografias, o alagoano tem boas opções para conhecer como anda o mercado das artes e prestigiar nossos artistas locais, além de conferir trabalhos inéditos no Brasil do desenhista Scimon, que está expondo pela primeira vez em Maceió, na Galeria Gamma. Confira abaixo e monte você também seu roteiro de visitações.

CIRCUITO II | Galeria Gamma

Em cartaz até 21 de abril, a exposição “Circuito II”, da Galeria Gamma, apresenta ao público obras do seu acervo e também trabalhos de artistas de galerias parceiras. Da Luís Maluf Gallery, de São Paulo, é possível conferir trabalhos de Alexandre Orion, Caligrapixo e Luís Maluf; da Itália, trabalhos inéditos do desenhista Scimon e da alagoana, radicada em Milão, Geovana Cléa. Também na mostra obras dos alagoanos: Rogério Gomes, Eva Le Campion, Daniela Aguilar, Martha Araújo, Vera Gamma, Vânia Lima; e dos fotógrafos Reinaldo Gama Júnior e Luísa Patury. A visitação poderá ser feita das 14 às 19 horas, de segunda a sexta; e aos sábados, das 09h às 13 horas. Mais informações pelo telefone: 3377 3979.

COLETIVAMENTE  |  Centro Cultural Arte Pajuçara

Em cartaz no Centro Cultural Arte Pajuçara, a exposição “ColetivaMente” propõe diálogo entre diversas linguagens e olhares dos artistas Adriana Jardim, Chico Viveiros, Frédérique Groutars, Ives Lins, Levy Paz, Lilian Barbosa, Marcos Aurélio, Mário Alencar, Myrian Almeida, Persivaldo Figueiroa e Teresa Lima. A coletiva tem curadoria de Viviani Duarte.  O Centro Cultural fica na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 1.144, na Pajuçara. A entrada é gratuita.

SIGNO MIMÉTICOS- POETICOS | IPHAN Alagoas

A individual “Signos Miméticos-Poéticos”, do artista alagoano Robertson Dorta, está aberta ao público até 22 de abril, na Casa do Patrimônio do Iphan de Alagoas. As séries de experimentos apresentadas nesta exposição compõem uma seleção de 150 desenhos executado pelo artista em 1996. Dorta utilizou a técnica do grafite sobre papel para compor sua poesia visual. A curadoria é de Alice Barros. A Casa do Patrimônio está localizada na Rua Sá e Albuquerque, 157, no bairro de Jaraguá, e as visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 09h às 17h, inclusive feriados. Entrada franca.

HUMOR GRÁFICO EM ALAGOAS | Galeria do Cesmac


“Humor Gráfico em Alagoas” é o nome da exposição que homenageia Hércules Mendes. A coletiva, que tem curadoria da professora Carol Gusmão, prossegue em cartaz na galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes até 29 de abril. Participam da homenagem: Enio Lins, Adnael, Adelmo Cândido, Cristina Gomes, João Sampaio, Jorge Félix, Léo Villanova, Manoel Viana, Nelson Braga, Spinassé e Billo. A Galeria fica localizada na Rua Cônego Machado, no bairro do Farol, aberta para de segunda a quinta, das 13h às 17; e sexta, das 13 às 16h. Entrada gratuita.


A PRAIA É NOSSA | Complexo Cultural


Resultado do I Concurso de Fotografia Ambiental do IMA, realizados com fotógrafos amadores e profissionais em praias de Alagoas, a exposição “A Praia é Nossa”, poderá ser conferida até 07 de abril, na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A mostra pode ser visitada nas segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 18h. Nas quartas-feiras, a visitação pode ser feita das 8h às 20h. A entrada é franca. O complexo fica na Rua Barão de Maceió, 375 – Centro de Maceió. Mais informações: pelo telefone: 3315-5665.


ALFARRÁBIO  | Quando a Arte é Genial


Para quem tem interesse em saber por que algumas obras de arte se destacam bem mais do que as outras, o livro “Quando a arte é genial “ é uma ótima opção de leitura! A publicação de Andy Pankhurst e Lucinda Hawksley reúne uma seleção de 80 pinturas e esculturas extraordinárias do mundo todo e de várias épocas, analisando exatamente o que as torna tão especiais.


VITROLA | Zeca Baleiro – Chão de Giz


A nossa Vitrola está de furar o disco “Zeca Baleiro Canta Zé Ramalho”. Lançado recentemente, o CD apresenta releitura da obra Zé Ramalho, que dispensa comentários. O mais recente trabalho de Zeca Baleiro traz 17 faixas mais 4 faixas extras que refletem toda musicalidade do cantor que reinterpreta composições atemporais como “Taxi Lunar”, “Admirável Gado Novo” e “Chão de Giz”, revivendo, através delas, a personalidade marcante de Zé Ramalho.


Espia | João Facchinetti em preto e branco


Nossa sessão “Espia” estreia com uma imagem capturada pelas lentes do médico-fotografo João Facchinetti.  Sua fotografia é predominantemente em preto e branco. O motivo, segundo ele, é bastante pessoal e particular. “Você tem que desenvolver um olhar para o preto e branco, abstrair-se um pouco das cores para conseguir organizar o espaço fotográfico dentro dessa percepção”.



Compartilhe
comentários