Contribuições da Psicologia para o processo de aprendizagem de pessoas com deficiência


Psicóloga Valdenice Guimarães

29/11/2017 09h11

A Dr.ª Valdenice Guimarães, ministrou nesta manhã, uma palestra aos pais e profissionais da Associação Pestalozzi de Arapiraca tendo como tema as Contribuições da Psicologia no processo de Aprendizagem de pessoas com deficiência.

"Nós, da Análise do Comportamento, não enxergamos se a pessoa é deficiente ou não, mas enxergamos como os comportamentos são influenciados pelas condições ambientais às quais elas estão expostas, podendo assim modificá-los a fim de promover respostas mais adaptativas e funcionais para a sobrevivência. Todos são capazes de aprender, pois conseguem ler e interagir com o ambiente, mesmo que este apresente limitações, por isso é necessário modificá-las para ampliar as possibilidades de nossas crianças com estratégias para promover um desenvolvimento adequado." relata a Drª Valdenice Guimarães numa de suas falas durante o evento. 

Vanilza Freire, membro da Equipe Diretiva da Instituição, relatou que "a oportunidade de presenciar e ouvir a Drª Valdenice Guimarães foi muito produtiva e rica, com certeza nossos profissionais tiveram outro olhar sobre o comportamento humano, por isso, sempre que possível queremos que ela volte e nos ensine um pouco mais".

Com a busca de novos conhecimentos, a Associação Pestalozzi de Arapiraca demonstra eficiência e competência pelo anseio em fornecer capacitações continuadas aos seus profissionais, tendo como resultado atendimentos especializados e diferenciais em suas demandas. 

Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente.

B. F. Skinner 

 



Compartilhe
comentários