PROCESSO SELETIVO


Roberto Baia

16/01/2018 12h53

 

Com Live Comunicação – O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, que tem como provedor Geraldo Magela Pirauá, divulgou o edital do processo seletivo para o programa de residência médica, credenciado pelo Ministério da Educação.

 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 29 de janeiro a 08 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no endereço www.aremg.org.br, no link “Processo Seletivo”. Antes de iniciar a inscrição o candidato deverá providenciar cópia do documento de identificação com foto, digitalizada frente e verso a ser enviada via sistema.

Segunda a sexta

O HR disponibilizará um terminal de computador para os candidatos que queiram fazer suas inscrições, na sala da Coreme, de segunda a sexta, das 10h às 16h. A taxa de inscrição é de R$260, podendo ser paga com cartão de débito ou crédito. Já para pagamento via boleto haverá desconto de 5% com vencimento no dia subsequente.

Dois anos

Ao todo, duas especialidades médicas – Cirurgião Geral e Ginecologia e Obstetrícia – estão disponíveis para o preenchimento de quatro vagas (duas para cada). O curso tem duração de dois anos.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa uma prova geral de conhecimentos médicos com valor de 90 pontos (em 18 de fevereiro) e a segunda etapa composta por análise curricular padronizada com valor de 10 pontos. O resultado final será divulgado no dia 26 de fevereiro.

 

Expectativa

O provedor do Hospital Regional de Arapiraca, Magela Pirauá, explicou que a residência é uma conquista para a unidade e que se espera um bom número de participantes do processo seletivo.

“Esse é um importante momento para nossa instituição e, certamente, será para os aprovados. Vamos compartilhar conhecimento e melhorar o atendimento aos usuários, o que sempre nos deixa mais entusiasmados”, falou.

Exames gratuíto

Com a meta de ampliar os índices de cobertura em saúde, a prefeitura de Olho D´água Grande, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a primeira grande ação do setor em 2018. Durante dois dias, mais de 120 mulheres tiveram acesso gratuitamente ao exame de mamografia – a principal forma de detectar o câncer de mama.

Toda atenção

“O câncer de mama é um assunto que merece atenção durante todo o ano, por isso, mais que tratar a doença, temos trabalhado intensamente na prevenção. O mutirão ajuda na detecção da doença – que quanto antes for identificada, maiores as chances de cura”, afirmou a secretária, Maria Vieira. ASCOM.

Fora do Cauc

Com Luciana Araújo – Os dados são alarmantes e revelam o tamanho da crise financeira em que estão mergulhados os municípios brasileiros e alagoanos. De acordo com o último relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 73 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e São Paulo já decretarem Estado de Calamidade Financeira, e 84% dos municípios alagoanos e 89% das cidades brasileiras estão com o nome sujo no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o Cauc.

 

Liberação de recursos

A inclusão nessa lista inviabiliza a liberação de recursos do Governo Federal e poucas são as prefeituras que mantiveram os nomes limpos, com a Certidão Negativa de Débito e as obrigações em dia. Felizmente, Palmeira dos Índios se destaca por ter ficado fora da “lista negra” do Cauc.

Registros

O Cauc consiste em um sistema de registros de informações, disponíveis nos cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais, geridos pelo Governo Federal. É um instrumental facilitador às partes, no momento da formalização de convênios e do recebimento de recursos.

Manter em dia

Para estar apto a receber as transferências voluntárias, o município deve cumprir itens de averiguação, como manter-se em dia com as contribuições previdenciárias e o FGTS ou divulgar os relatórios financeiros dentro dos prazos legais (como a Demonstração de Contas Anuais e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, RREO) entre outros requisitos fiscais.

… Para deixar o nome longe do Cauc, o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar tomou algumas medidas austeras para manter o município com o nome limpo e apto para receber os recursos provenientes do Governo Federal.

… “Tomamos várias medias de austeridade, sem comprometer os nossos serviços, mantendo o pagamento em dia com os servidores e fornecedores, apesar da crise enfrentada pelos municípios”, disse.

… Segundo Júlio Cezar, com planejamento a gente chega lá e foi o que fizemos. Nos próximos dias iremos reunir toda a equipe de governo, durante dois dias, para planejar as ações de 2018. “Este é o segredo. Não se administra com sorte e nem com milagre, é com gestão”, completou.



Compartilhe
comentários

Transporte público


Roberto Baia

10/01/2018 14h37

 



Compartilhe
comentários

Foi preciso


Roberto Baia

27/12/2017 11h52

Com ASCOM – A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Procuradoria Geral do município, entrou com uma ação contra vandalismo e dano ao patrimônio público, cometidos nos últimos dias por um homem suspeito de danificar a ornamentação do Natal de Luz da cidade.

As câmeras de videomonitoramento, instaladas em cada ponto onde estão expostas as ornamentações do Natal de Luz . Elas detectaram o suspeito, que cortou a fiação elétrica e também os adornos que enfeitam a Praça do Skate, na tentativa de inviabilizar os festejos natalinos do local, onde se apresentam as principais atrações. O vídeo com a ação criminosa já circula nas redes sociais, pela internet.

O procurador-geral do município Marcondes Oliveira, disse que a Procuradoria registrou um Boletim de Ocorrência (B.O), na 5ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira (5ª DRP), onde o caso será apurado.

Vai apurar

“A prefeitura vai disponibilizar um vídeo para que a população possa identificar o suspeito. Esse procedimento foi tomado com base legal e todos os vídeos com as imagens também já foram entregues ao delegado. Ele já vai começar a apurar os fatos, investigar, chamar as pessoas envolvidas e as responsabilidades de danos ao município, tipificado como vandalismo nas ornamentações natalinas nas luzes e nos fios que foram cortados e arrancados, entre outros pontos”, explicou o procurador.

Câmeras de segurança

O relatório foi feito pela equipe técnica, que levantou as imagens através das câmeras de segurança instaladas em todos os pontos onde acontece o Natal de Luz. Dessa forma, quem cometer algum dano será identificado e punido pela Justiça. A prefeitura pede que ao reconhecer o suspeito no vídeo, que já circula pelas redes sociais, a população faça a denúncia à 5ª DRP, de forma anônima e sigilosa.

Momento de celebração

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, recebeu na manhã da última sexta-feira, 22, a apresentação de uma orquestra de violinos.

A Opus 1, que é composta de cinco musicistas, percorreu corredores e quartos levando boa musica para quem estava no local.

A ideia, segundo o Gerente Administrativo do HR, Sérgio Ferreira, foi oferecer aos usuários um momento de celebração natalina, aliada à contribuição terapêutica da música.

“Foi um grande dia para os nossos funcionários e nossos pacientes, principalmente nessa época de natal”, comentou.

Emocionante

A ação contou com a presença do provedor do Hospital, Magela Pirauá, do artista circense Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha) e do Monsenhor José Neto.

 “Esse sem dúvida é um dos momentos mais emocionantes para todos nós. Compartilharmos juntos o espírito do Natal é o verdadeiro sentido dessa festa”, comentou Magela Pirauá.

Penedo

O prefeito Marcius Beltrão (PDT) acompanhado da secretária de Educação Cíntya Alves, entregou nesta sexta-feira, 22, mais uma escola totalmente restaurada. A unidade contemplada nesta oportunidade foi a Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta (Extensão).

Para o chefe do Executivo, o maior legado que um administrador pode deixar para a população é o investimento em Educação.

Educação

 “Todos os gestores deveriam pensar mais na Educação e no futuro das crianças. Hoje entregamos mais uma escola totalmente recuperada. Vamos restaurar todos os estabelecimentos que necessitam de atenção. O investimento em educação é o maior legado que um administrador pode deixar pra sua gente. E no nosso Governo, nossas crianças e jovens são prioridade”, garantiu o prefeito.

Investimento

Foram investidos na recuperação da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta (Extensão) mais de R$ 180 mil. A unidade de ensino que atende as comunidades do Centro, Santa Cruz e Oiteiro, recebeu mobiliário novo, climatização de todas as salas, piso e revestimento. Além da recuperação da cobertura e pintura.

Municípios

Em sua fala, Marcius Beltrão finalizou comunicando que a próxima escola a receber as equipes de reforma da Secretaria de Educação será a EMB Santo Antônio, localizada no povoado Tabuleiro Negros.

Os municípios de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão ficaram com o abastecimento de água prejudicado nesta terça-feira (26). A situação se deve à falta de energia na captação do Bálsamo. A estação, que é parte do sistema coletivo que atende as duas cidades, fica localizada em Palmeira dos Índios.

 Eletrobras

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunicou o problema à Eletrobras Distribuição Alagoas. Segundo a assessoria da concessionária, uma equipe técnica foi encaminhada ao local para efetuar reparos e restabelecer o potencial elétrico. A previsão é de que isso ocorra ainda nesta terça, ocasião em que também o fornecimento de água será retomado.

 

… Problemas com energia também afetam o abastecimento de Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande e Pariconha. Oscilações na eletricidade estariam comprometendo as atividades da estação elevatória de água tratada 02, situada nesse último município.

… A Casal mobilizou equipe técnica e já trabalha para retomar as atividades da estação.

… Já Ibateguara, na Zona da Mata de Alagoas, está sem água devido a um problema mecânico na bomba da rede de distribuição da cidade. O equipamento passa por reparos e a previsão é de que seja reinstalado nas próximas 48 horas.



Compartilhe
comentários

Bronca na Canoa


Roberto Baia

22/12/2017 09h02

A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá do Dr. Lauro, está na bronca e com razão. Conseguiu por meio do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira a liberação de recursos na ordem de R$ 4,13 milhões, oriundos do Ministério da Integração, para o Denocs pavimentar 6,7 quilômetros da estrada que liga a área central da cidade ao populoso povoado de Mata Limpa.

 

Obra interditada

Um vereador da oposição, com aval do governador e do deputado Jairzinho Lira simplesmente entrou com Ação Popular e conseguiu na Justiça a interdição da obra, que deveria ter começado no mês de novembro último. A bronca da prefeita é porque Renan legou, em reunião, que queria cumprir uma promessa de campanha e impediu que o IMA desse o Licenciamento Ambiental para Denocs tocar a obra. Em resumo: Lagoa da Canoa pode perder os recursos federais e ficar sem a tão sonhada pavimentação da estrada de Mata Limpa.

“Pai da criança”

“Ele quer ser o pai da criança, mas como confiar se até agora não fez nada por Lagoa da Canoa. Além do mais o dinheiro já está disponível. Não trabalham e não querem que a gente trabalhe”, desabafou a prefeita.

 

Um crime premeditado

A explosão da agência do Banco do Brasil de Traipu , ocorrido na madrugada de quarta-feira, 20, levantou suspeita de que esse crime foi perpetrado com objetivo de desestabilizar a gestão do prefeito Eduardo Tavares por uma razão óbvia: a agência, que está para fechar as suas portas, estava sem dinheiro.

Objetivo claro

Indignado com a ação dos bandidos, Tavares foi claro ao afirmar que esse crime foi engendrado por bandidos travestidos de políticos, com a finalidade desestabilizar a gestão atual e consumar a saída do posto bancário.

Cidade segura

“Traipu é uma cidade segura”, disse o prefeito, ressaltando que, de janeiro para cá, nunca houve qualquer tipo de crime na localidade, graças à excelente atuação do aparato de segurança criado pelo coronel Marcos Pinheiro, atual secretário de Segurança Pública do município.

Célia sem Luciano…

Como será a política em 2018 com Célia Rocha sem Luciano Barbosa e Luciano Barbosa sem Célia Rocha? A pergunta procede, já que os dois políticos jamais estiveram em palanques diferentes. Hoje, no entanto, a realidade é outra: Já não possuem mais um vínculo pessoal e tampouco político. Estão de fato em lados opostos.

Luciano sem Célia…

Pelo jeito, Luciano tem folego de sobra pra encarar 2018. No cargo de vice-governador tem opções de escolha, já que o PMDB pode usar o seu cargo para fazer alianças políticas. Nesse caso, como está bem abonado, resta-lhe disputar uma cadeira na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.

Nem pra tomar cafezinho

Quanto a Célia, que já superou problemas de saúde, deve mesmo ser candidata à deputada estadual longe, mais bem longe do convívio político de Barbosa. Dizem às boas línguas que os dois não sentam em uma mesma mesa nem pra tomar um simples cafezinho ou rezar um Pai Nosso.

É. Os tempos mudam. E como mudam.

 

Obra embargada

Com ASCOM MPF – Os órgãos ministeriais demonstraram a necessidade da concessão da liminar, alegando ser evidente o dano irreparável ou de difícil reparação ao meio ambiente, por meio de provas e relatórios produzidos no inquérito civil n 1.11.000.001045/2016-38, que tramita no MPF e instaurado para apurar irregularidades na construção de empreendimento imobiliário à beira-mar de Marceneiro, no município de Passo do Camaragibe, denominado Vila dos Pescadores, que a obra causa impactos ambientais à Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Decisão favorável

 O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas obteve decisão favorável da Justiça Federal de Alagoas que concedeu liminar a fim de embargar a obra do Conjunto Habitacional Vila dos Pescadores Empreendimento Imobiliário SPE Ltda. até o julgamento definitivo da ação civil pública (ACP) proposta pelo MPF, juntamente com a Promotoria de Justiça de Passo do Camaragibe, contra o empreendimento e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

… De autoria da procuradora da República Raquel Teixeira e do promotor de Justiça Thiago Chacon, a ação apresenta parecer do ICMBio alertando para a ausência de planejamento do empreendimento quanto aos impactos que sua instalação trará à região, notadamente quanto ao abastecimento de água e o esgotamento sanitário.

…A perícia técnica do MPF concluiu que o Relatório de Avaliação Ambiental apresenta omissões significativas quanto à avaliação de impactos ambientais.

… E mais, causou estranheza para os representantes do Ministério Público a rapidez com que o IMA concluiu o processo de licenciamento do Conjunto Habitacional.

 



Compartilhe
comentários

Recursos para Traipu


Roberto Baia

21/12/2017 15h31

O Prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, esteve ontem com diretores da Caixa Econômica Federal, assinando contrato com vistas a reforma e revitalização de praças e logradouros, através do programa de apoio à infra-estrutura turística do Governo Federal. Presentes ao ato o Coordenador do Gigove da Caixa, Kleber Xavier e o Diretor Municipal de Contratos, Rodrigo Moreira.

 

Apoio do ministro

 A União investe neste contrato R$ 780.000,00 (Setecentos e Oitenta Mil Reais), recursos destinados através do reconhecido esforço do ministro Marx Beltrão, sendo a contra-partida do município de 20.000,00 (Vinte Mil Reais). É a segunda vez, em um mês, que Eduardo Tavares assina contrato com a Caixa. O primeiro contrato tem como finalidade a construção da futura Casa da Cultura e os recursos foram aportados por meio de emendas do Deputado Federal JHC (Quinhentos Mil) e do Senador Renan Calheiros.

 

Explosão do banco

Por falar em Traipu, Eduardo Tavares disse, ontem, lamentar o triste episódio acontecido em sua cidade, Traipu, quando bandidos explodiram o posto avançado do Banco do Brasil.

 “Traipu é uma cidade segura”, disse o prefeito, ressaltando que, de janeiro para cá, nunca houve qualquer tipo de crime na localidade, graças à excelente atuação do aparato de segurança criado pelo coronel Marcos Pinheiro, atual secretário de Segurança Pública do município.

Não tinha dinheiro

“O que nos chama a atenção é o fato do Banco não ter dinheiro algum, na oportunidade, o que impele a  acreditar que tudo foi engendrado por bandidos travestidos de políticos, com a finalidade desestabilizar a gestão atual e consumar a saída do posto bancário. Estamos apurando e vamos fazer de tudo para colocar esses facínoras na cadeia”, finalizou Eduardo Tavares.

Penedo Avança

Buscando ampliar a oferta de serviços à população, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), acompanhado de secretários, lançou na quarta-feira, 20, o Programa Penedo Avança. A oficialização ocorreu na extensão da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta, Santa Cruz, durante a primeira edição.

 

Serviços prestados

O programa busca facilitar o acesso do povo aos serviços prestados pelo poder público. As Secretarias bimestralmente levarão seus serviços de forma gratuita aos munícipes, ampliando ainda o projeto para a zona rural.

 

Está bem

“O nome foi escolhido diante do momento que Penedo passa. Sabemos que é um momento ímpar se comparado aos demais municípios. Logo, se estamos bem, quer dizer que Penedo Avança. Esse projeto vai levar atendimento aos moradores dos bairros e zona rural. Vamos aproximar mais o poder público de sua gente, das pessoas que necessitam de algum serviço ofertado pela Prefeitura de Penedo”, explicou Marcius Beltrão.

Educação

Dirigentes do núcleo regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e representantes da Prefeitura de Arapiraca voltaram a se reunir para tratar de assuntos relacionados à pasta.

O encontro realizado na noite de terça-feira (19) no Centro Administrativo Municipal serviu para atualizar dados oficiais sobre pessoal e recursos.

Natal no HRA

Com Live Comunicação – Às vésperas da noite de Natal, pacientes do Hospital Regional de Arapiraca serão contemplados com uma apresentação especial. Na sexta-feira, 22, uma orquestra de violinos irá percorrer os corredores e quartos levando a boa música para quem estiver no local.

 

Primeira vez

A ideia, segundo o Gerente Administrativo do HR, Sérgio Ferreira, é oferecer aos usuários um momento de celebração natalina, aliada à contribuição terapêutica da música.

“Será a primeira vez que esse grupo se apresenta em nosso Hospital. Mas temos certeza que os resultados serão sentidos de imediato”, comentou.

 

Importante

Para o provedor do Hospital, Magela Pirauá, levar a orquestra no período natalino é muito importante. “Celebrar o nascimento de Jesus é uma alegria, e poder compartilhar esse momento com boa música é, sem duvidas, um presente para todos”, comentou.

… A Opus 1 é composto de cinco musicistas: três violinistas, um saxofonista e um violinista. O grupo, que trabalha de forma voluntária, já está junto há cerca de quatro anos se apresentando em casamentos, formaturas e eventos corporativos.

… A estreia no Hospital Regional, tocando para pacientes e funcionários, deixou a orquestra entusiasmada. “Era um sonho que tínhamos – levar música para ajudar a recuperação das pessoas. Estamos muito confiantes”, comentou Rodrigo Araújo, um dos integrantes.

… Fazem ainda parte do grupo Mohab, Luan Marques, Flávio e Pedro.

 


Compartilhe
comentários

Casos de diarreia


Roberto Baia

12/12/2017 11h41

Com Igor Castro: Após as chuvas que caíram em outubro, aumentando os atendimentos ambulatoriais em casos de diarreia, o Hospital Regional, que tem como provedor Geraldo Magela Pirauá, recomenda à população cuidados para o período de dezembro e início de janeiro.

Comparado ao mês anterior, novembro apresentou queda no número de casos, mas segundo a coordenadora de Epidemiologia da instituição, Nelva Rubia, a vigilância tem que ser permanente.

Água não tratada

“Infelizmente a população ainda bebe água não tratada e que vem diretamente de cacimbas. Isso tudo acarreta em doenças”, argumentou.

No Hospital Regional de Arapiraca, que atende a diversos municípios da região, é comum pacientes chegarem com sintomas de diarreia, vômitos e dores abdominais decorrentes de ingestão de água contaminada.

Médico orienta

Para o médico Adailton Leão, a prevenção é simples: acesso à água tratada, filtrada e/ou fervida para evitar os problemas. “Água é um líquido precioso e vital para a vida, mas ela também traz doenças quando não é limpa”, falou.

Preocupante

Este ano, 88 pacientes já foram internados, precisando de medicação venosa, entre outros procedimentos. Ainda segundo a coordenadora do Regional, as secretarias municipais são avisadas quando há aumento nos casos, afim de que possam tomar as medidas necessárias, como uso de hipoclorito de sódio nas caixas de água das residências.

“Esse é um trabalho fundamental que os agentes de saúde fazem e que tem grande importância para a redução dos problemas”, acrescentou.

Geraldo Magela

Para o Provedor Geraldo Magela, a divulgação dos dados é necessária para que a população tenha conhecimento do trabalho realizado no Hospital, mas sobretudo, para que as pessoas tomem suas precauções.

“Beber água parece ser um ato tão simples e necessário aos seres vivos. Mas todos têm que ter cuidados adicionais para que, matar a sede, não traga riscos à saúde”, comentou.

No período das chuvas, que compreende os meses de maio a junho, o Regional chegou a ultrapassar os três mil atendimentos.

Salário e 13º

O prefeito Júlio Cezar anunciou ontem (11), a liberação do pagamento do servidor público efetivo de Palmeira dos Índios, referente ao 13º salário. Com isso, o governo encerra o compromisso com essa parcela do salário do funcionário da prefeitura. Júlio Cezar também falou que o salário unificado, referente a dezembro, também será feito dentro do mês trabalhado para todos os efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas.

Não é fácil

Para Júlio Cezar, administrar um município como Palmeira não é fácil. Mas com vontade e gestão é possível manter os compromissos em dia e, principalmente, o salário do servidor.

“O primeiro ano da nossa gestão não foi fácil. Se conseguimos atravessar este ano, apesar das dificuldades, chegaremos em 2018 com um pouco mais de fôlego. Conseguimos tirar o município do Cauc, que é a lista dos municípios devedores, trabalhando dentro das metas fiscais. Este ano, o pai de família não vai dizer que não vai fazer a ceia de Natal ou de Ano Novo porque o salário não saiu”, afirmou o prefeito.

Meta audaciosa

E continuou. “O governo lançou a meta fiscal, que é liquidar o ano e zerar as contas, com salários e décimo terceiro em dia. É uma meta audaciosa em tempos de crise, mas se conseguirmos ser eficientes, do ponto de vista técnico, graças à nossa equipe, que tem trabalhado muito para que isso acontecesse. Com planejamento, colocando as despesas dentro da receita, mesmo em tempos de crise, é possível a gente fazer muito mais”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

São Miguel

O trabalho do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) na defesa dos recursos naturais resultou numa importante conquista: a criação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), tipo de unidade de conservação criada em propriedade privada, de acordo com a vontade do seu dono, e que tem crescido bastante em números aqui no estado graças à intervenção do MPE/AL. A mais nova reserva está

localizada no município de São Miguel dos Campos e fará parte do Mosaico de RPPNs do Litoral Sul.

Compensação ambiental

Foi por meio de um termo de ajustamento de conduta para compensação ambiental que a RPPN do Grupo Luiz Jatobá foi idealizada, após sugestão da 5ª Promotoria de Justiça da Capital, que possui atribuições judiciais e extrajudiciais de defesa dos recursos hídricos e das bacias hidrográficas do Estado de Alagoas. Ela integrará o Mosaico de RPPNs do Litoral Sul, que será formado ainda por outras sete reservas, passando pelos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos, numa extensão de 971 hectares.

… Todas essas unidades de conservação de domínio privado ficam em territórios pertencentes à Usina Roçadinho (Grupo Mendo Sampaio, detentor de quatro RPPNs), Usina Sumaúma (Grupo Toledo, detentor de duas RPPNs), Usina Caeté (Grupo Carlos Lyra, detentor de uma RPPN) e Grupo Luiz Jatobá, detentor de uma RPPN.

… De acordo com a promotora de justiça Lavínia Fragoso, da 5ª Promotoria de Justiça, as RPPNs têm funções muito importantes na natureza, a exemplo da proteção de rios, riachos e nascentes, a recomposição da mata ciliar desses recursos hídricos, a criação de corredores ecológicos para os animais e, ainda, a disseminação de sementes, o que acaba por incentivar a perpetuação da fauna e da flora existentes naquela região.

… “Outra iniciativa importante dessa mesma RPPN foi à criação do Centro de Educação Ambiental Luiz Jatobá Filho, um espaço que vai receber alunos das escolas dos municípios daquele entorno. Isso é um processo inovador e será muito bom para que a comunidade escolar possa se aproximar da natureza e entenda a sua importância para um meio ambiente ecologicamente correto, equilibrado”, explicou Lavínia Fragoso.



Compartilhe
comentários

Mercado Público


Roberto Baia

08/12/2017 11h07

 

Com Elaine Rafaella – Visando garantir melhorias para a população de Maceió, a deputada estadual Thaise Guedes (PMDB), apresentou duas indicações que aguardam votação na Assembleia Legislativa. A primeira requer que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, promova a reestruturação do mercado público, localizado no bairro da Levada.

Demanda antiga

“A reforma do Mercado Público é uma demanda antiga dos permissionários que além de terem os seus locais de trabalho mais adequados, limpos e organizados, disponibilizarão mais qualidade nos produtos ofertados aos seus clientes. Com a reestruturação, o mercado – que é de imensurável valor para a capital maceioense, será um atrativo ainda maior para a clientela, impulsionando a economia e o aumento nas vendas”, destacou a deputada.

Outra indicação

Em outra indicação, a parlamentar solicitou a construção de um Terminal Rodoviário na Praça São Vicente, (conhecida como Praça da Cadeia), localizada no centro da capital, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. “É evidente o crescimento do município nos últimos anos, o que tem demandado o surgimento de novas estruturas para atender as necessidades básicas da população, que na grande maioria das vezes, fica exposta ao sol ou chuva. A construção possibilitará um local digno e apropriado para o embarque e desembarque destes passageiros”, justificou Thaise Guedes.

Com tema “We Will Rock You”, single da lendária banda britânica Queen, aconteceu nesse ultimo sábado, a 50ª edição do Prêmio Colunistas Norte-Nordeste. O evento foi realizado no Red Lounge Buffet, no Recife (PE).

Agência um

O destaque da noite foi a Agência UM, que em sua primeira participação no Colunistas Norte-Nordeste foi a mais premiada e também eleita a Agência do Ano.

Entre as conquistas da Agência UM, o Grande Prêmio de Técnica, com o filme “Eu tenho um sonho”, criado para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAC-PE) e o GP de Profissional de Propaganda do Ano para o diretor de Criação, Lenilson Lima.

Anunciante do ano

O título de Anunciante do Ano também foi celebrado pela Agência UM. O prêmio foi entregue para o cliente UNINASSAU. Em Alagoas a agência trabalha com o Grupo Ser Educacional em formato consolidado, além da conta da Prefeitura de Maceió, participa diretamente da transformação do mercado alagoano, priorizando a criação como pilar do sucesso para divulgação de uma marca. A Agência Um, busca trabalhar com as melhores marcas nordestinas, para isso apresenta ao mercado alagoano o melhor Time de Criação do Brasil, além de uma estratégia exclusiva para cada atendimento. O CEO da Agência UM, o publicitário Luiz Augusto de Araújo Filho, brinda com os seus colaboradores em todo o Brasil, em Maceió, comemora o melhor resultado dos últimos 5 anos, enfrentando a crise com ideias criativas e atendimento próximo que busca soluções contínuas.

Festejos natalinos

Com Igor Castro – Na noite de terça-feira, 05, a chegada do Papai Noel em Arapiraca marcou o início dos festejos natalinos, que este ano é coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e a Prefeitura Municipal.

O “bom velhinho” chegou ao Bosque das Arapiracas após circular pela cidade em uma viatura do Corpo de Bombeiros. Ele ficará em sua casa, montada no local, e recepcionará as crianças e os adultos, todos os dias, das 17h às 20h.

Campanha

A campanha, intitulada “Natal em Família”, promete agitar Arapiraca até o final do mês, com atrações culturais e uma grande iluminação, montada em 50 postes do local e na árvore de natal, que tem mais de 20 metros de altura.

Além do Bosque, o Parque Ceci Cunha, o Centro da cidade e os trevos do Coringa e da polícia receberão iluminação de natal ainda esta semana.

Coral empolgou

Durante a abertura dos festejos, um coral empolgou o público, que acompanhou atento e emocionado. Quem também marcou presença no local foi a presidente da CDL, Tânia Núbia, que estava acompanhada pelo prefeito Rogério Teófilo e por diversas autoridades.

“Essa decoração, essa iluminação e a programação chamarão atenção não apenas para as famílias, mas para o nosso comércio, que enfrenta dificuldades com a crise e que vê nessa época do ano uma boa oportunidade de melhorar as vendas”, explicou Tania.

Penedo 1

Uma missão chinesa formada por empresários está visitando Alagoas, conhecendo suas potencialidades e discutindo possíveis parcerias público-privadas (PPPs). Os investidores estiveram nesta quarta-feira (06), em Penedo. Na ocasião, foram recebidos pelo prefeito Marcius Beltrão (PDT), secretários e vereadores.

Penedo 2

“Hoje foi um dia muito importante para Penedo. Mostramos aos empresários o Centro Histórico, o Centro de Convenções, o Theatro Sete de Setembro e a infraestrutura urbana. Além de apresentarmos um projeto inovador, para tornar Penedo uma cidade voltada ao segmento turístico e de entretenimento. Também discutimos a possibilidade da implantação de indústrias no Distrito Industrial”, explicou o chefe do Executivo o motivo da visita por parte dos investidores.

… Em uma solenidade prestigiada por secretários, servidores municipais e representantes da população, o prefeito Zé Adelson, acompanhado do deputado estadual, Antônio Albuquerque, entregou, na manhã de quarta-feira (06) à Secretaria de Saúde, duas novas ambulâncias.

… Fruto de uma emenda do parlamentar, os veículos contribuirão para a agilidade e eficácia nos atendimentos à população. “Nossos usuários precisam ser conduzidos com segurança e agilidade, e a entrega destes veículos possibilitará a melhoria na prestação dos serviços”, defendeu o prefeito, que na oportunidade, agradeceu o empenho das autoridades em ajudar o povo de Olho D´água Grande.

… “Foram meses de ajustes e de muita luta, mas estamos chegando ao fim do ano com a sensação de que estamos no caminho certo para que o nosso município se desenvolva e

garanta melhorias nas mais diversas aéreas. Agradeço a parceria de sempre do deputado estadual, Antônio Albuquerque, do deputado federal, Nivaldo Albuquerque e do governador, Renan Filho. Também preciso agradecer em especial, a secretária Maria Vieira e a todos que compõem a secretaria de saúde pela garra, determinação e profissionalismo com o qual conduzem os serviços prestados à nossa população”, destacou.



Compartilhe
comentários

Posse do novo bispo


Roberto Baia

05/12/2017 11h10

Com assessoria: O prefeito Júlio Cezar levou uma caravana, no sábado (2), para o estado da Paraíba. Eles foram prestigiar a posse do novo bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A solenidade de posse contou com mais de 150 padres e 21 bispos da Região Nordeste 2, formada pelos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A posse aconteceu durante uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Dom Dulcênio chegou à cidade por volta das 15h30 e participou de uma carreata até a Praça da Bandeira, no Centro, de onde seguiu caminhando até a Catedral.

Foi aplaudido

Em um discurso bastante aplaudido, Júlio Cezar deixou uma mensagem de agradecimento e fé ao povo paraibano. “Alagoanos e paraibanos estão unidos pela fé e pelos valores da nossa igreja, que nos conduziram até aqui. Por onze anos da vida de Dom Dulcênio, Palmeira dos Índios, pode conhecer o sacerdote de fato e de direito, um conselheiro, um pai. Andamos desde às 5h da manhã e chegamos felizes, porque sabíamos que vocês iriam promover uma recepção calorosa a este grande Bispo. Hoje viemos aqui, com homens, mulheres e crianças, católicos, para dizer muito obrigado Campina Grande. A gente está deixando entre vocês o escolhido por Deus para ser o Bispo desta cidade. Iremos agora regressar às nossas casas sabendo que aquele que por onze anos foi o nosso pai, agora também será o pai de vocês, irmãos paraibanos”, finalizou o prefeito, meio a aplausos de todos presentes.

A primeira celebração religiosa a ser presidida pelo Bispo Dom Dulcênio aconteceu no domingo (3), às 10h também na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Irregularidades na Barra

Com Ascom - A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas negou o recurso interposto por Reginaldo José de Andrade, ex-prefeito da Barra de São Miguel, contra o recebimento de uma ação de improbidade administrativa.

Com o acórdão, proferido em sessão no dia 23 de novembro, o processo seguirá com a apuração de supostas irregularidades em licitações realizadas pela Prefeitura, na época em que Reginaldo estava à frente do Município.

“Não há dúvida”

A defesa pediu a anulação do recebimento da ação pela 1ª Vara Cível de São Miguel dos Campos, alegando que a citação do réu não foi feita pessoalmente ao ex-prefeito. A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, relatora do recurso, considerou que não há dúvidas de que o réu tomou ciência da demanda.

Lei de improbidade

“A Lei de Improbidade Administrativa (regramento especial) estabeleceu que a primeira comunicação processual chamada de notificação, e posteriormente a citação, e aquivale a pena observar que apesar de nomear o ato de citação, o réu já tinha sido cientificado desde a notificação acerca da demanda”, afirmou a desembargadora, na decisão.

Liberou salários

A Prefeitura de Olho D´água Grande, através da secretaria de finanças, anunciou, na manhã desta sexta-feira (01), a liberação da folha salarial dos servidores municipais, referente ao mês de novembro.

O prefeito Zé Adelson destaca que, mesmo em meio à crise que assola os municípios, sua gestão se mantém focada em iniciativas que garantam o equilíbrio econômico e financeiro, sempre priorizando o pagamento em dia do funcionalismo público. “Mesmo num momento de intensa crise nacional, onde diversas prefeituras estão com folha de pagamento atrasadas ou até mesmo demitindo, mais uma vez, cumprimos com nossas obrigações junto aos servidores. O salário em dia, além de aquecer a economia local, é uma demonstração de valorização, onde os funcionários podem usufruir da compensação de seu trabalho com tranquilidade, sabendo que tem dia certo pra receber", disse.

Prioridade

O secretário de Finanças, Geraldo Melo, explica que não existe fórmula mágica para que a administração atue na contramão da crise, mas através de ajustes e um severo planejamento, tem sido possível manter o município equilibrado. "O prefeito Zé Adelson não tem poupado esforços para honrar com todos os compromissos, sendo o pagamento dos proventos dos colaboradores municipais, uma das prioridades”, afirmou.

Eterna agonia

Moradores das cidades de Craíbas, Igaci, Coité do Nóia e de dezenas de bairros de Arapiraca, a ‘capital’ do Agreste alagoano, precisam se preparar para 72 horas de falta de água em suas casas.

O prazo de suspensão do serviço começa na manhã desta terça-feira (05) e deverá ser concluído na noite quinta-feira (07), véspera de feriado que celebra Nossa Senhora da Conceição.

Nova adutora

A interrupção do abastecimento foi informada pela assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

De acordo com informações, a suspensão será necessária para a realização de obras de engenharia na anova adutora do Agreste, serviços que devem melhorar o abastecimento, principalmente para os municípios de Craíbas e Igaci.

... A suspensão de 72 horas afetará bairros situados na parte alta de Arapiraca, divisão feita pela Casal que compreende Planalto, Arnon de Melo, Santa Esmeralda, Santa Edwirges, Senador Nilo Coelho, Baixa Grande, Jardim Esperança, Bom Sucesso, Capiatã, Caititus e Eldorado.

... Por erro da redação, informamos anteriormente que as comunidades afetadas pela parsalisação seriam os que ficam na parte baixa de Arapiraca, entre elas centro da cidade, Boa Vista, Baixão, Brasília, Cacimbas, Canafístula, Guaribas, Itapuã, Jardim Tropical, Manoel Teles, Nova Esperança, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Ouro Preto, Primavera, São Luiz 1 e 2, Verdes Campos, Brisa do Lago e Zélia Barbosa.

... Sobre a falta de água em parte dos bairros de Arapiraca e também nos municípios de São Brás, Olho d’Água Grande, Campo Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Feira Grande, a Casal divulgou que o problema foi causado por “defeito mecânico na estação de captação do Morro do Gaia”, estrutura do chamado Sistema Antigo do Agreste

 



Compartilhe
comentários

Fim de uma era


Roberto Baia

27/11/2017 08h23

 

Difícil à situação do prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino, do PRB. Ele simplesmente foi preso em flagrante ontem, sexta-feira (24), suspeito de receber propina.

De acordo com o MP, a prisão foi em flagrante, quando Lessa estava recebendo em casa dinheiro de uma empresa que vende mercadoria para a prefeitura da cidade. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 500 mil, mas MP ainda não sabe o total dos recursos desviados até o momento.

A prisão

“Fizemos a filmagem e no momento da recepção do dinheiro foi efetivado o flagrante em sua residência. Ele estava adquirindo nota fria em troca de um percentual a empresários. Um colaborador filmou toda a ação”, disse Alfredo Gaspar, procurador-geral de Justiça.

A prova

Nas imagens divulgadas pelo MP, um interlocutor chega com comprovantes bancários e R$ 1.871. Ele explica que ainda falta uma parte do dinheiro, e entrega as cédulas para o prefeito conferir. O pagamento seria referente ao percentual da propina acertada anteriormente.

Corrupção

Arnaldo Higino deve responder por corrupção passiva e por outras denúncias de fatos paralelos, segundo o procurador. Ele foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito antes de ser encaminhado ao presídio.

Justiça 1

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS) do Fórum da Capital realizou 1.668 audiências de mediação e conciliação nos meses de setembro e outubro deste ano. Na Semana Nacional da Conciliação, que tem início na próxima segunda-feira (27), os trabalhos em Alagoas continuam, com cerca de 320 audiências marcadas

Justiça 2

Entre os diversos tipos de processos que podem ser conciliados estão aqueles referentes à pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, por exemplo. Os casos de crimes contra a vida e situações que envolvem a Lei Maria da Penha não podem ser resolvidos com conciliação.

 

Improbidade 1

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas anulou, em sessão na quarta-feira (22), a sentença que extinguia processo de improbidade administrativa contra Márcio José da Fonseca Lyra, ex-prefeito de São José da Laje. O Tribunal determinou o prosseguimento da ação e a inclusão do Ministério Público Estadual (MP) como parte no feito.

Improbidade 2

O juízo de primeiro grau extinguiu o processo após pedido de desistência formulado pelo Município de São José da Laje, que havia ingressado com a ação. No entanto, não foi dada oportunidade de pronunciamento ao Ministério Público.

Para o desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, relator, quando o Ministério Público não figura como o autor da ação de improbidade, deve atuar como fiscal da lei.

 

Prematuridade

O Mês da Prematuridade – comemorado em novembro – está com intensa programação no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. As atividades estão sendo coordenadas pela equipe do Complexo que inclui a UTI Neonatal e Maternidade.

Bebês prematuros

Bebês prematuros, segundo o Coordenador Médico da UTI Neonatal, o pediatra Cleildo Torres, são aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. “Sem completar os nove meses as crianças precisam de cuidados especiais”, comentou.

Entre os cuidados relacionados pelo especialista estão, desde a assistência na sala de parto (como a manutenção da temperatura adequada), até o atendimento feito nas horas que se seguem ao nascimento.

…  “Nossa equipe está preparada para casos muito complexos até aos mais simples. Sem dúvidas, o Regional está em um grau de atendimento excelente, pois além dos equipamentos, contamos com recursos humanos e total apoio da Direção”, acrescentou Cleildo Torres.

… Para o provedor do HR, Geraldo Magela Pirauá, dentre as prioridades do hospital, a vida dos bebês prematuros é uma das maiores.

… “Temos casos de crianças que não sobreviveriam sem o atendimento humanizado e qualificado da nossa equipe. Cada vida salva é motivo de muita alegria”, falou.



Compartilhe
comentários

Deputado independente


Roberto Baia

15/11/2017 13h14

O trabalho social desenvolvido pelo deputado estadual Tarcizo Freire (PP), ao longo dos últimos 10 anos em Arapiraca e região Agreste, através das ações do Complexo de Equoterapia, são as garantias para o seu retorno a Casa de Tavares Bastos em 2018. O parlamentar segue independente, sem apoio de grupos políticos tradicionais na sua missão de servir, fazendo sua parte.

Está tranquilo

Sua reeleição em 2018,  no cenário politico da cidade mais importante do interior do Estado, não será prejudicada pelos demais postulantes a Assembleia Legislativa Estadual. Tanto para quem disputa a reeleição e os novos pré-candidatos. A preocupação de Freire no momento, é aumentar o raio de ação da instituição que idealizou fundou o Complexo Multidiciplinar que leva o seu nome.

Trabalho continua

Por falar em Tarcizo Freire,  está em fase de construção uma unidade em Olho D’água das Flores, no Sertão, e já em funcionamento um anexo no bairro Brasília. No próximo ano, mais um anexo no bairro Primavera, ambos em Arapiraca. Com a experiência de cinco legislaturas na Câmara Municipal de Arapiraca e com um trabalho sempre direcionado as classes trabalhadoras, Tarcizo Freire tem convicção que conta com o reconhecimento do povo para continuar na Casa de Tavares Bastos. Essa é a opinião de um experiente analista político.

Inspeção do Procon

O Procon Municipal de Arapiraca divulgou, ontem, terça, 14, o resultado de mais uma pesquisa de inspeção de qualidade e volumetria realizada em postos de combustíveis da cidade.

Qualidade do produto

Esse tipo de pesquisa vem sendo divulgado quinzenalmente pelo Procon Arapiraca, como forma de garantir e informar à população sobre a qualidade do produto adquirido.

Pesquisados

Nesta semana, foram pesquisados mais oito postos de combustíveis em diversas áreas da cidade. Todos foram aprovados nos testes de qualidade e volumetria, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Upa em Arapiraca

Nesta segunda-feira, o prefeito Rogério Teófilo, acompanhado do senador da República, Benedito de Lira, e dos deputados federal e estadual, Arthur Lira e Tarcizo Freire, realizou uma visita técnica às obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, localizada no bairro Baixa Grande.

Confecção de Uniformes

A Prefeitura municipal de Palmeira dos Índios está realizando o Curso de Confecção de Uniformes para Costureiras.  As inscrições estão sendo feitas na sede do Sine, localizado no São Bernardo Hotel, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Centro da cidade.

UBS em Palmeira

A Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios informa que as Unidades Básicas de Saúde do Centro e Oásis II estarão mudando de endereço na próxima semana. As duas  unidades estarão fechadas até esta terça-feira, devido à mudança.

--- O PSF Centro irá funcionar na Avenida Graciliano Ramos, 221, próximo ao Colégio Logos. Já o PSF Oásis II irá funcionar à Rua Manoel Gomes da Silva, 307, próximo ao Centro de Treinamento Pio XII.

--- A Associação dos Municípios Alagoanos convoca os prefeitos para participarem da campanha promovida pela Confederação Nacional de Municípios intitulada ‘Não deixem os Municípios afundarem’.

---  O movimento municipalista se organiza para uma grande mobilização no dia 22 deste mês.

--- A campanha foi criada para chamar a atenção das autoridades ao colapso das finanças locais. Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, é preciso unir forças e lutar pelo direito dos municípios.

 



Compartilhe
comentários

Modernização do Estádio do ASA


Roberto Baia

13/11/2017 08h35

Em breve, a torcida do ASA terá novas acomodações para torcer pelo Fantasma das Alagoas, nas competições em que o time disputar. O prefeito Rogério Teófilo assinou, junto à Caixa Econômica Federal, os contratos para a reforma e modernização do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão.

 

Investimento

De acordo com Teófilo, para as obras que devem acontecer já no início de 2018 serão destinados cerca de R$3,5 milhões para a construção das novas arquibancadas do setor Oeste, as antigas metálicas, a criação dos camarotes do Setor Norte, no lugar das charmosinhas, e das cabines de transmissão radiofônica.

 

Acomodação da torcida

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura de Arapiraca a partir de agora abrirá processo licitatório para a contratação da empresa que ficará responsável pelos trabalhos que transformará o Estádio Municipal em um local totalmente acomodável para os torcedores do Gigante Arapiraquense e para os visitantes.

 

Circuito Sesi – Maceió

Corredores de todo o País já podem fazer suas inscrições para a quinta edição do Circuito de Corrida SESI – Etapa Maceió, que acontece em 18 de novembro, na capital alagoana.  O evento vai distribuir R$ 35 mil em prêmios e deve reunir três mil atletas, profissionais e amadores, divididos em dois percursos: 10 km e 5 km e nas categorias geral e industriários. Repetindo o sucesso dos últimos anos, a organização reservará 2.000 vagas para os trabalhadores da indústria que poderão participar gratuitamente.

 

Patrocínio do Sesi

As provas de 10 km e 5 km têm largada marcada para às 7h, no Estacionamento de Jaraguá, ao lado da Praça Marcílio Dias. O Circuito de Corrida SESI é uma realização da Federação de Atletismo de Alagoas e tem patrocínio do SESI.

 

Inscrições pelo Correio

As inscrições para não industriários custam R$ 55,00 e podem ser feitas pelo corre10.com.br/site2016/inscricoes/passo1.php. Os participantes da categoria industriário também podem se inscrever com o representante do evento nas indústrias. Será obrigatória a apresentação do crachá funcional para retirada do kit.

 

Equilíbrio fiscal em Traipu

O prefeito Eduardo Tavares ressaltou a importância do gestor público da atualidade administrar com práticas voltadas ao necessário equilíbrio fiscal.  “Não se pode, em nenhuma hipótese, gastar mais do que se arrecada”, frisou. Para ele, a participação desse ente federativo no bolo orçamentário é muito pequena, já que a União abocanha 70% e os estados 25% de tudo que o Brasil Arrecada.

 

 

Recursos míseros

“Os municípios ficam com míseros 5% dessa receita”, ressaltou o prefeito de Traipu,  acrescentando que só existem duas formas da municipalidade se desenvolver: cortando nas despesas ou aumentando a arrecadação, ou ambas as medidas.

 

Arrecadação por impostos

Como os municípios só podem arrecadar por meio de impostos, como IPTU, ITBI  e ISSS,  a situação fica difícil, sobretudo para os municípios mais pobres, que constituem a esmagadora maioria no País.

 

Em busca de soluções

O prefeito defendeu, também, o aumento no percentual de gasto com pessoal de 54 para 70%. “É preciso buscar soluções e se encontrar a verdadeira vocação econômica de cada município. Em Traipu, sabemos que o futuro está no turismo. Temos que agir com ética e de acordo com o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, pugnando por uma administração fulcrada nos princípios do equilíbrio fiscal, da exatidão das contas, da transparência, dentre outros. Minha luta é para transformar Traipu em um município viável”, frisou.

 

 

Congresso da Uneal

 

O Congresso de Contábeis, Administração e Direito do Agreste Alagoano, organizado por estudantes do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Alagoas, sob a coordenação da professora Nadja Peixoto, será realizado, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Arapiraca. Nesta edição, o tema central será “Os Limites entre o Público e o Privado”.

 

Temas convergentes

Na programação, serão abordados temas de diferentes áreas convergentes, como direito tributário; controle e administração patrimonial; a proteção do interesse público e dos princípios da administração pública; e, a performance profissional do gestor, contando com a participação de pesquisadores e profissionais de renome.

 

... O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário Segurança Pública em exercício, Manoel Acácio Júnior, fazem a entrega de novas viaturas à Polícia Militar (PM) e ao Corpo de Bombeiros Militar (CB).

 

... O evento acontece nesta quinta-feira, 09, às 10h, na Praça Multieventos, orla da Pajuçara.

 

... A PM receberá cinco viaturas para o Regimento de Policiamento Montado, sendo três para Maceió e duas para o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), situado em Arapiraca.

 

... O Corpo de Bombeiros terá mais 10 novas viaturas de resgate em sua frota que serão distribuídas em praticamente todos os quartéis da capital e interior do Estado.



Compartilhe
comentários

Campanha de Prevenção e Combate à Surdez inicia em Arapiraca nesta segunda-feira


Roberto Baia

06/11/2017 09h59

O ser humano cuida basicamente de todas as partes do corpo, mas se esquece dos ouvidos. E eles têm ligação direta com a nossa comunicação e o nosso entendimento com o mundo aqui fora. Por isso, é preciso falar – e ouvir – sobre a importância que existe por trás dos cuidados com a saúde auditiva.

Nesta perspectiva, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a partir desta segunda-feira (6) uma série de ações educativas pela cidade, dentro da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

 

Palestras

 

As equipes técnicas do Cerest farão palestras em empresas (sobretudo, marmorarias, marcenarias e indústrias), entrevistas nas rádios locais falando sobre o tema e ainda um teste auditivo rápido e de forma gratuita, em estande montado no rol do Arapiraca Garden Shopping, bairro de Santa Edwiges.

A campanha segue até a próxima sexta (10), que é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Perda Auditiva, convidando sempre a população para ouvir e prestar atenção no que está sendo difundido a fim de não haver reveses futuros.



Compartilhe
comentários

Duplicação em ritmo intenso


Roberto Baia

06/11/2017 09h56

O superintendente de operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL), Iran Menezes, avisa que a duplicação Maceió-Arapiraca ganhou ritmo intenso nos últimos meses com a redução das chuvas no Estado. O primeiro trecho da obra, que vai da Barra de São Miguel até a BR-101 em São Miguel dos Campos, teve a drenagem concluída e avança com o serviço de terraplanagem.

 

18 km da AL 220

Os serviços acontecem simultaneamente nos 18 quilômetros da Rodovia AL-220 que estão sendo duplicados nesta etapa. Nessa extensão, 25% da terraplanagem foram concluídos e, assim que os seis primeiros quilômetros do serviço forem terminados, a equipe inicia a pavimentação, o que deve acontecer já no início deste mês.

 

Nova pavimentação

Além de contemplar a extensão duplicada, o asfalto da pista antiga também será retirado para dar lugar a uma nova cobertura de pavimento. Ainda nesta fase, serão instaladas as barreiras New Jersey, que dividem o centro da pista, e vão garantir mais segurança aos usuários ao evitar que os veículos possam invadir o lado oposto do fluxo.

 

Coqueiro Seco

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, assinaram, ontem, sexta-feira, 3, a ordem de serviço para execução das obras do Programa Pró-Estrada em Coqueiro Seco, Região Metropolitana de Maceió. Serão pavimentados em asfalto 4,6 km de vias urbanas, além do acesso à cidade. A inauguração dos serviços está prevista para o dia 15 de novembro.

 

Hospitais regionais

O Governo publicou, na edição desta sexta-feira, 3, do Diário Oficial do Estado, os avisos de licitação para elaboração dos projetos executivos para construção dos hospitais regionais de União dos Palmares, na Zona da Mata, e Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

 

Governador otimista

“Esses dois hospitais se somam aos outros dois que já estão em construção em Maceió: o Metropolitano e o da Mulher, além do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Vai ficar faltando, apenas, a publicação do edital de licitação para a construção do Hospital do Câncer de Arapiraca”, ressaltou o governador Renan Filho 

 

Na mira da Justiça

Na edição de sexta-feira, dia 3, do Diário da Justiça, foram publicadas sete sentenças condenatórias por ato de improbidade administrativa contra os ex-prefeitos de Rio Largo, Vânia Oiticica Guedes de Paiva e Antônio Lins de Souza Filho. Os ex-gestores além de pagar multas tiveram a suspensão dos direitos políticos e ficaram proibidos de contratação com o Poder Público.

 

Rombo de R$ 6 milhões

Segundo o juiz Alexandre Machado de Oliveira, titular da 2ª Vara de Rio Largo, nas irregularidades foi identificada a participação de servidores públicos e de empresas. Em um dos processos, Vânia Paiva foi condenada por contratar irregularmente empresas para a execução dos serviços de limpeza e coleta de lixo da cidade, nos anos de 2005 e 2006. As contratações somaram, segundo o Ministério Público de Alagoas, R$ 6.047.013,80.

 

Usina Guaxuma

A usina Guaxuma é considerada um verdadeiro “filé” no setor sucroalcooleiro de Alagoas. Tem um parque industrial de ponta e cerca de 12 mil hectares terras de excelente qualidade. A indústria parou de moer em 2013, em função da falência da Laginha Agroindustrial S/A. Desde então já foram realizadas diversas tentativas para reabrir a indústria, num esforço que envolveu o governador Renan Filho, o desembargador Tutmés Airan, credores, massa falida, cooperativas e empresas.

 

Homenagem a Frei Damião

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Associação Frei Damião iniciaram na sexta-feira (3), um mutirão com os preparativos para recepcionar os fiéis de todo o Nordeste que irão visitar Canafístula, no domingo (5), durante a missa festiva em homenagem ao Frei Damião. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas participem do evento religioso. Pio Giannotti , o Frei Damião, nasceu em Bozzano, na Itália, no dia 5 de novembro de 1898  e faleceu quase um século depois em Recife,  no dia 31 de maio de 1997.

 

Apoio total

O prefeito Júlio Cezar disponibilizou homens da Secretaria de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU) para fazer a limpeza e pintura na comunidade, poda de árvores, reforço na iluminação pública e nas estradas que dão acesso ao Povoado. Para o dia da festa religiosa, servidores da Smtt, Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu e dos serviços de saúde estarão reforçando a segurança, o trânsito, além de assistência médica, se houver necessidade.

 

... O ex-deputado estadual e presidente da Associação, Antônio Ferreira, disse que esta foi a primeira vez que a Prefeitura de Palmeira desloca uma grande equipe de trabalho para ajudar na realização da festa.

 

... “Estou muito feliz porque a prefeitura veio aqui nos ajudar como nunca mais tínhamos visto. É uma data importante para todos nós e merece ser lembrada com muita festa por tudo que o Frei Damião representa para cada um de nós”, explicou.

 

... Com Jânio Barbosa – 7segundos.com.br - Moradores de Arapiraca e outros municípios da região Agreste de Alagoas sentem, no dia a dia, as consequências da redução da vazão no Rio São Francisco.

 

... Com o nível cada vez mais baixo, a captação de água tem sido interrompida, com maior frequência, por conta da quebra de equipamentos nas estações de São Brás e de Traipu, conforme informa a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).



Compartilhe
comentários

Palmeira dos Índios iniciará campanha de cirurgias eletivas neste sábado


Roberto Baia

04/11/2017 09h58

O prefeito Júlio Cezar, a secretária de saúde Katia Born e representantes do Hospital Santa Rita, Clínica Pró-Visão, Instituto Hope e dos laboratórios de Palmeira dos Índios assinaram na última quarta-feira (01) o contrato com os prestadores de serviços para o mutirão de cirurgias eletivas e também de exames laboratoriais. A partir de agora, o paciente que tiver incluído na lista de demanda reprimida do Sistema Único de Saúde (SUS) e precisar de procedimentos cirúrgicos como cataratas, cirurgia vascular e vesícula, já será beneficiado a partir deste sábado (04).

 

Arapiraca terá ponto facultativo na próxima sexta-feira

 Prefeitura de Arapiraca determinou ponto facultativo em suas repartições nesta sexta-feira, dia 3 de novembro. O ato levou em conta a decisão da   presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que transferiu o feriado do Dia do Servidor, comemorado no sábado, dia 28/10, para a sexta-feira. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), que segue o calendário do Supremo, também fez a alteração. Em Alagoas, diversas prefeituras estão adotando a mesma determinação.

 



Compartilhe
comentários

Mais prisões


Roberto Baia

04/11/2017 09h56

Com assessoria - O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) desencadeou, na manhã de quarta-feira (01), a quarta fase da Operação

Sepse, que tem o objetivo de desbaratar um esquema de suposta compra de medicamentos por meio de notas fiscais fraudulentas.

O objetivo foi cumprir dois mandados de prisão contra o atual secretário de saúde de Mata Grande, Gabriel Brandão Gomes, e em desfavor de Carlos Rodrigo de Barros Barboza Leão.

Dentre os presos, está o ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio, filho do ex-prefeito  daquela cidade José Aurélio, conhecido como “Zé da Água” .

 

Quadrilha

Gabriel, que é primo de Jacob Brandão, não foi localizado e já é considerado foragido da justiça. Além disso, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, dois de sequestros de bens e cinco de quebra de sigilo bancário, inclusive do ex-prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão. Todos foram expedidos pela 17a Vara Criminal da Capital.

 

Investigações

De acordo com as investigações do Ministério Público, que começaram no último mês de março, os dois acusados participavam ativamente do esquema criminoso e mesmo depois de deflagrada a Operação Sepse, que culminou nas prisões de outros envolvidos, Carlos Rodrigo e Gabriel Brandão continuaram operando o esquema de desvio de verbas públicas. Inclusive, Gabriel tinha mais facilidade para isso em função de estar no comando da Secretaria Municipal de Saúde daquele município.

 

A RR Distribuidora

Segundo os promotores de justiça do Gecoc, o acusado Carlos Rodrigo Leão é proprietário de algumas empresas de fachada que atuavam vendendo notas fiscais falsas para agentes públicos. E foi justamente por uma dessas empresas, a R.R Distribuidora LTDA, que os operadores do esquema conseguiram desviar R$ 1,5 milhão da Prefeitura de Mata Grande. Para se ter uma ideia da participação de Leão, ele se apropriava de cerca de 8% do total dos valores desviados.

 

Outro lado

Após o episódio que levou a deputada estadual Thaíse Guedes (PMDB) ser indiciada pela Polícia Federal (PF), a parlamentar virou alvo de ofensas e críticas que não possuem relação ao que está sendo investigada sobre o desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

 Parece-me que, só o fato da parlamentar ter ido até a sede da PF, espontaneamente, e sem qualquer intimação, além de dispensar o uso da sua prerrogativa parlamentar que possibilitava ser ouvida em data, local e hora a ser definido, diferencia a mesma dos demais investigados, mostrando um trato diferente às instituições, transparecendo ser uma tentativa de esclarecer tais referidas acusações.

 

Inocência

Neste caso, vale lembrar ainda que no nosso do Estado de Direito é a presunção de inocência que permanece. Pelo que se revela, as investigações começaram recentemente, ou seja, segundo Vladimir Aras, “Não significa nada dizer que alguém foi indiciado”. Ao menos agora!

A despeitos dos graves fatos investigados e que devem ser clareados, o que se lê, são comentários negativos - contra a deputada - dissociados do caso, em um ato desumano (ou humano) por conta de sua deficiência física. É lastimável!

 

Comentários

Os comentários chegam a ser considerados inapropriados pelos próprios internautas, visto que alguns aproveitam-se de um erro médico praticada ainda na infância para atacar a parlamentar.

Pelo que se sabe, as investigações iniciaram há alguns meses e vinham sendo conduzidam com discrição, o que trazia tranquilidade para buscar provas para os crimes apontados, sem criar palanques.

 

Mais trabalho

Porém, com as entrevistas recentes, certamente, o delegado que, de fato preside o inquérito, terá mais trabalho, visto que, se algum parlamentar, tinha o interesse em prestar esclarecimentos espontaneamente, isso, não mais acontecerá

 

Convocados

Aliás, no último dia 30, os deputados Val Gaia (PSDB) e Severino Pessoa (PSC) foram convocados para depor e não compareceram à PF. O resultado do indiciamento da PF - ação de reunir indícios sobre certa pessoa suspeita de um crime – poderá ser enviado ao Ministério Público Estadual (MPE-AL) que oferecerá ou não a denúncia.

 

 

... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai interditar o trânsito em frente e nas imediações do Cemitério Pio XII, nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, das 6h às 18h. Na sexta-feira (3), agentes da SMTT trabalham normalmente no trânsito da cidade.

 

... Com apoio de 21 agentes de autoridade de trânsito, a SMTT irá interditar o trecho da Rua Expedicionários Brasileiros, em frente ao cemitério, que vai da Rua Manoel Ferreira de Brito à Rua Júlio Paixão da Silva.

 

... Os agentes de trânsito da SMTT vão utilizar barreiras e terão apoio de viaturas entre motos e carros (Águias e VTRs), para auxiliar no monitoramento do trânsito e no disciplinamento de veículos e pedestres.

 

... O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, ressaltou que a interdição é necessária para que a população possa visitar os túmulos de seus entes queridos com segurança.

 



Compartilhe
comentários

Envolvidos na Surugate


Roberto Baia

01/11/2017 14h37

Os deputados Severino Pessoa e Val Gaia poderão ser conduzidos coercitivamente para a sede da Polícia Federal, para prestarem depoimento na Operação Surugate, segundo adiantou o superintendente da PF em Alagoas, Bernardo Gonçalves, que irá intimá-los novamente. Na última segunda-feira, 30, os dois parlamentares não comparecerem espontaneamente para darem informações sobre as investigações onde são acusados em esquema milionário na folha de pagamento.

 

Mais de R$ 15 milhões

Segundo a CGU informou à PF, os beneficiários do Bolsa Família recebiam os valores simultaneamente aos salários da Assembleia Legislativa do Estado. Levantamentos apontam que os pagamentos realizados pela

 

Assembleia a indivíduos cadastrados em programas sociais do governo federal, somente entre 2010 e 2013, ultrapassaram o montante de R$ 15 milhões.

 

Compromisso

Mais de 500 famílias de pequenos produtores rurais serão beneficiadas pelo termo de compromisso assinado nesta segunda-feira, 30, em Arapiraca, pelo governador em exercício Luciano Barbosa. O acordo firmado entre o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação prevê a destinação de R$ 6 milhões para compra, junto a agricultores familiares, de 30% da merenda escolar servida nas escolas da rede pública estadual.

 

Escoamento da produção

A assinatura integrou a programação dos 93 anos de emancipação política de Arapiraca, festejada neste dia 30. Na avaliação de Luciano Barbosa, a garantia de aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda consolida o compromisso do Governo de Alagoas com os pequenos produtores, favorecendo o escoamento da produção e destinando alimentos de qualidade para os alunos da rede estadual.

 

Fim dos lixões

O presidente do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça, anunciou, nesta segunda-feira, 30, o novo prazo e propor parceria entre o Ministério e as prefeituras com o apoio do Governo do Estado para cumprimento da lei que extingue os lixões à céu  aberto.

 

Planos intermunicipais

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, os municípios formaram consórcios, assinaram os planos intermunicipais de Resíduos Sólidos e buscaram aterros privados compartilhados.

 

Mais quatro meses

Alfredo Gaspar afirmou que entende as dificuldades financeiras das gestões municipais e por esse motivo, com autorização do Conselho Nacional do MP, deu novo prazo de quatro meses para que prefeitos encerrem os lixões com a garantia de suspensão das ações penais para os gestores que manifestarem o interesse em cumprir o acordo.

 

Moradia Legal

Com a previsão de crescimento no número de prefeitos que está aderindo ao programa Moradia Legal, o número de famílias beneficiadas pode chegar a 20 mil até o primeiro semestre de 2018. Nas duas últimas edições, 17.200 famílias foram atendidas com a regularização dos imóveis.

Para estimular as adesões em um programa considerado importante para os municípios, foi definida a data de 13 de novembro para a assinatura coletiva dos termos de convênio com o Tribunal de Justiça.

 

Terceira Edição

A terceira edição Moradia Legal já tem adesão de 25% dos municípios alagoanos. Fazem parte as cidades de Anadia, Branquinha, Belo Monte, Cacimbinhas, Campo Alegre, Carneiros, Delmiro Gouveia, Igaci, Inhapi, Jaramataia, Japaratinga, Jacuípe, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Pilar, Porto de Pedras, Pariconha, Rio Largo, Roteiro e São Miguel do Campos.

 

Assistência Judiciária

A Prefeitura de Delmiro Gouveia disponibiliza para a população delmirense os serviços da Assistência Judiciária Municipal de forma Gratuita, que disponibiliza atendimentos jurídicos para pessoas de baixa renda do município, que não têm condições de arcar com os honorários advocatícios, além de causas relacionadas ao Direito Civil.

 

--- Foram lançados, nesta segunda, dia 30, os novos selos comemorativos dos Correios, reverenciando os 93 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

 

--- Um dos selos homenageia o servidor da Prefeitura, José Rodrigues da Silva, e o outro, o mestre Nelson Rosa, um dos maiores incentivadores do coco de roda do Brasil.

 

--- Foram apresentadas as peças filatélicas com o rosto dos dois, na presença de um público repleto de autoridades e familiares dos homenageados.

 

--- População de São José da Laje continua apavorada com os altíssimos valores cobrados pela iluminação pública do município, seguramente as taxas mais altas de todo o Estado.



Compartilhe
comentários

Vagas para a Educação


Roberto Baia

01/11/2017 14h25

O governador em exercício, Luciano Barbosa, anunciou, nesta segunda-feira, 30, concurso com 850 vagas para a composição do corpo docente em escolas da rede pública estadual. Os aprovados serão distribuídos entre as 13 Gerências Regionais de Ensino, que atendem a todo o Estado de Alagoas.

De acordo com a superintendência de Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, as vagas são para as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Ciências, Matemática, História, Geografia, Inglês, Biologia, Química, Física, Filosofia e Sociologia.

 

Oferta de empregos

Luciano Barbosa informou sobre a oferta de vagas. “Os candidatos vão concorrer à vaga para carga horária de 30 horas-aulas semanais. Estamos atualmente com 850 vagas”, disse.

“Foi feito todo um processo de identificação da quantidade de vagas e quais seriam as disciplinas que necessitam destas vagas. O processo já passou pelas mãos da Procuradoria [Geral do Estado] e agora está na Seplag [Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio]”, complementou.

 

Em Cantos de Alagoas

Começou, nesta segunda-feira, 30, o II Festival Em Cantos de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e que está se realizando no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, em Maceió.

Ao todo, serão 60 audições técnicas divididas nos três primeiros dias de eliminatórias do Festival. A partir das 19h, e com entrada gratuita, o público poderá conferir uma programação equilibrada e bem atraente aos amantes da música popular.

 

Dia de Campo

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura promove, nesta terça-feira, 31, em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, Sebrae/AL, Federação da Agricultura e Comissão de Grãos de Alagoas, um ‘Dia de Campo’, para apresentar a produtores alagoanos os resultados preliminares da introdução e avaliação de genótipos de soja para os Tabuleiros Costeiros e Agreste nordestinos.

O evento acontece das 9h às 12h, na Fazenda Surubana, em Porto Calvo, município da Zona da Mata de Alagoas. São esperados cerca de 60 participantes, entre produtores rurais, empresários do setor sucroenergético e técnicos do setor público.

 

Antecipação dos salários

A Prefeitura de Palmeira dos Índios deu início, nesta segunda-feira, 30, ao pagamento dos servidores públicos municipais. O alinhamento para garantir o salário em dia e antecipado foi feito na última sexta-feira, entre o prefeito Júlio Cezar e o secretário de Fazenda, Onofre Raimundo. Todos os servidores estão recebendo os salários de forma unificada, inclusive os aposentados e pensionistas.  

 

Visita de ministros

Ainda em Palmeira, o prefeito Júlio Cezar recebe, nesta terça-feira, a visita oficial de dois ministros: o dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e o do Turismo, Marx Beltrão, ambos deputados federais por Alagoas.

 

Revitalização da BR 316

Quintella vai inaugurar a revitalização da BR-316, do trecho Carié/Palmeira, e anunciar o “Programa BR Mais”, que garante a duplicação do acesso a Palmeira dos Índios.

 

 

 

R$ 12 milhões

De acordo com o Ministério dos Transportes, a estimativa é de que a duplicação da BR-316 em Palmeira tenha investimentos de R$ 12 milhões de reais. “É uma obra que beneficia toda a região, porque elimina um trecho crítico da BR-316, onde vários acidentes já foram registrados”.

 

Assalto no Sertão

Depois de Mata Grande, agora foi a vez da agência do Bradesco de Dois Riachos ser assaltada. Na madrugada desta segunda-feira, 30, a agência, localizada na Praça da Independência, no centro, foi alvo de dez bandidos, que chegaram fortemente armados. Os criminosos estavam em dois veículos: uma Hilux de cor prata e outro cujo modelo ainda não foi identificado.

 

Foram para Águas Belas

Pouco antes das 04h da madrugada, alguns deles dispararam vários, tiros em pontos estratégicos da cidade, enquanto outros explodiam a agência bancária, ainda fazendo algumas pessoas de reféns. Os bandidos fugiram em direção à cidade de Águas Belas.

 

--- A comparação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre número de mortes violentas intencionais registradas no Brasil em 2016 mostra que Alagoas é o terceiro Estado maios violento do Nordeste.

 

-- Em todo o Brasil, o crescimento no número de mortes teve um aumento de 3,8 por cento em relação ao ano passado.

 

-- Os números foram divulgados nesta segunda-feira, anunciando uma taxa de 29,9 assassinatos por 100 mil habitantes.

 

--- Em todo o Nordeste, Sergipe, Rio Grande Norte e Alagoas tiveram as três maiores taxas com 64%, 56,9% e 55,9%, respectivamente.




Compartilhe
comentários

Após três dias de festa cultural, Semana Graciliano e 1ª FliPalmeira chegam ao fim


Roberto Baia

31/10/2017 12h20

 A festa começou quarta-feira (25) e terminou na noite de ontem, sábado (28). Teve homenagens aos participantes do evento e apresentações culturais, como o Côco de Roda Nega da Costa, de Quebrangulo; o Ballet Transart, do professor Rogers Ayres, e Os Caboclos, do professor Cosme Rogério. Os grupos encantaram o público presente.

O prefeito Júlio Cezar encerrou a Semana Graciliano e a 1ª Festa Literária de Palmeira dos Índios, a FliPalmeira, dizendo que o município precisava resgatar a sua tradição cultural e a sua história. “Os governos que passaram não priorizaram a cultura. Mas agora nós estamos resgatando as festas da cultura palmeirense. Ano que vem o evento será maior ainda. Vamos discutir com a sociedade o que devemos melhorar para coroar a Semana Graciliano e a FliPalmeira de 2018”. 

 Júlio também informou que o próximo desafio será resgatar o Natal da cidade. “Agora já pensamos nas festas de final de ano. Estamos preparando o Natal de Luz de Palmeira dos Índios. Vamos envolver a cultura e a religiosidade do nosso povo. Aguardem”, finalizou o prefeito.

 

Prefeitura de Palmeira dos Índios antecipa salário dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Palmeira dos Índios iniciará nesta segunda-feira (30) o pagamento dos servidores públicos municipais. O alinhamento para garantir o salário em dia e antecipado foi feito na última sexta-feira (27) entre o prefeito Júlio Cezar e o secretário de Fazenda Onofre Raimundo. Todos os servidores receberão os salários de forma unificada, inclusive os aposentados e pensionistas, após a união de esforços entre a prefeitura, PalmeiraPrev e os bancos parceiros que tem tornado isso possível a cada mês. A  partir das 13h, os servidores já podem fazer o saque nas agências bancárias.



Compartilhe
comentários

Palmeira dos Índios faz adesão ao Conisul


Roberto Baia

26/10/2017 09h22

O prefeito Júlio Cezar assinou hoje (23), em Palmeira dos Índios, o termo de adesão ao Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). O município aderiu ao Consórcio por entender que esta é uma forma muito rápida e também econômica de comprar medicamentos e correlatos que vão atender a demanda das zonas rural e urbana de Palmeira. De acordo com o prefeito Júlio Cezar, a população que precisa de medicamentos da rede pública de saúde será a grande beneficiada com a adesão do município ao Consórcio.

Estiveram presentes à assinatura de adesão ao Consórcio, a presidente do Conisul e prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, a secretária de Saúde de Palmeira Kátia Born, o procurador-geral de Palmeira dos Índios Marcondes Oliveira, o controlador-geral do município Klenaldo Oliveira, e outros representantes do Conisul.

 

Comunicado para alunos e ex-alunos da rede pública que irão fazer o Enem:

Informamos que a partir desta terça-feira, 24 de outubro, até sábado, 4 de novembro, a Prefeitura de Palmeira dos Índios realizará o Preparatório Enem, com Aulões Intensivos para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino que irão fazer o Exame. As inscrições estão sendo realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Educação. As aulas acontecerão  no Colégio Estadual Humberto Mendes, das 19 às 22h. Quem já terminou o segundo grau também pode se inscrever no Preparatório Enem.



Compartilhe
comentários

Prova Brasil


Roberto Baia

26/10/2017 07h28

O governador em exercício, Luciano Barbosa, destacou, em suas redes sociais, a importância da mobilização de gestores, servidores, alunos, professores da rede pública de ensino para a realização da Prova Brasil, que começou nesta segunda-feira, 23, e se estende até o dia 3 de novembro.

 

Avaliação do rendimento

A Prova Brasil é realizada a cada dois anos e avalia o rendimento dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática de todas as escolas públicas, com alunos matriculados no 5º ou 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio no País. Este ano, cerca de 110 mil estudantes alagoanos deverão passar pela avaliação.

 

Água em Piaçabuçu

A Casal está investindo mais de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios, na melhoria do abastecimento de água de Piaçabuçu, região do Baixo São Francisco. Os recursos estão sendo aplicados na instalação de uma nova estação de captação de água bruta, que será feita por meio de flutuantes, e na interligação de seis quilômetros de adutora – obra que já está em andamento.

 

Vazão do São Francisco

A medida foi necessária em virtude das constantes reduções de vazão do Rio São Francisco e do avanço da cunha salina, que prejudicaram a captação e o tratamento da água. Com a nova captação, distante seis quilômetros da atual, espera-se reduzir o efeito da cunha salina.

 

Cisternas na zona rural

Trinta e três escolas e creches da zona rural de Arapiraca serão beneficiadas com a construção de cisternas de segunda água, que tanto atende o consumo próprio quanto à pequena agricultura e a criação de animais, até o final deste ano. Cada cisterna terá uma capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água.

 

Água Para Todos

Este é o segundo momento do programa federal Água Para Todos, através do Instituto Terra Viva, em Alagoas. Em uma outra oportunidade, 199 cisternas foram construídas em comunidades rurais da capital do Agreste.

 

Téo em Arapiraca

O prefeito Rogério Teófilo recebeu, no fim de semana, no Centro Administrativo, a visita do ex-governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. A visita, de caráter meramente administrativo, teve como objetivo discutir as ações que estão sendo tomadas pela gestão de Teófilo à frente da Prefeitura de Arapiraca. Entre elas, o trabalho em torno do ajuste fiscal para enfrentar a crise financeira que atravessa o País.

 

Aulões em Palmeira

A partir desta terça-feira, 24, e até sábado, 4 de novembro, a Prefeitura de Palmeira dos Índios estará realizando o Preparatório Enem, com Aulões Intensivos para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino que irão fazer o Exame.

 

Inscrições gratuitas

As inscrições estão sendo realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Educação. As aulas acontecerão no Colégio Estadual Humberto Mendes, das 19 às 22h.

 

Alevinos em Cajueiro

A prefeitura de Cajueiro em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura realiza a entrega gratuita de 15mil alevinos a assentados e produtores locais. A iniciativa tem como objetivo oferecer a comunidade e as famílias dos agricultores uma renda extra no futuro próximo.

 

Alternativas para economia

“Estamos sempre buscando alternativas para que a economia em Cajueiro receba um impulso significativo, e essa tem sido a meta da gestão prefeito Palmery Neto”, disse o secretário municipal de Agricultura, Otávio Neto.

 

 

PSS em Estrela

A Prefeitura de Estrela de Alagoas informa que, de 30 de outubro a 1º de novembro, estarão abertas as inscrições de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para vários cargos na área da educação, com salários até R$ 1.436,75.

 

Profissionais contratados

Serão contratados quase 100 profissionais, entre professores de Educação Infantil; Pré-escolar; Educação Física; Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; Língua Inglesa; Educação de Jovens e Adultos (EJA); professor Sala de Recursos Multifuncionais, além de assistente administrativo educacional; auxiliar de serviços, motorista, merendeira e vigilante.

 

 

 

 

 

... Um dos maiores patrimônios da educação alagoana, a Escola Estadual Bom Conselho, de Arapiraca, completa 140 anos de existência nesta semana.

 

 

... Com uma programação especial, as atividades começaram nesta segunda-feira, com a inauguração de uma galeria em homenagem a ex-alunos.

 

... A programação comemorativa prossegue até a próxima sexta-feira, na sede da escola, na avenida Major Cícero de Góes Monteiro, uma das principais vias de Bebedouro.

 

...O ministro do Turismo, o deputado federal alagoano, Marx Beltrão (PMDB), recebeu, nesta segunda-feira, 23, a Comenda Governador Afrânio Lages.



Compartilhe
comentários