TODOS JUNTOS


Roberto Baia

17/05/2018 11h33

Do jornalista palmeirense Henrique Romeiro: O prefeito Júlio Cezar conseguiu juntar vários nomes da política alagoana em um único evento na cidade de Palmeira dos Índios. Senador Benedito de Lira, deputados federais Marx Beltrão e Arthur Lira, deputados estaduais Edval Gaia e Severino Pessoa, o vice-prefeito Márcio Henrique, além de Ângela Garrote, Maykon Beltrão, João Catunda, todos os vereadores,  inclusive Júnior Miranda e Agenor Leôncio, que trocaram olhares, abraços e aperto de mão. Juntou? ”Júlio juntou, tá juntado”, respondeu Adelaide França, ainda dizendo, “Não ÇEI de nada”.

 

São João em Palmeira

Programação do São João de Palmeira dos Índios:  Dia 12 de junho, Dona Flor e Luan Estilizado; dia 16, Sintonia do Forró e Petrúcio Amorim; dia 23, Danielzinho Aprovados e Forró Maior; dia 28, Geração Nordestina e Amazan; dia 29, Forrozão Supapo e Kátia Cilene; dia 30, Alex Souza e Jorge de Altinho. O homenageado deste ano é Lula Demó, ex-sanfoneiro do forrozeiro Mano Walter.

 

O homenageado

Lula morreu em 2015, aos 37 anos, devido às complicações de saúde provocadas por problemas de diabetes. A festa toda irá acontecer na Estação Ferroviária. Artistas locais, quadrilhas e outras apresentações culturais também estão na programação do São João do Povo 2018, na “Estação do Forró”.

 

 Anjos da Paz

Moradores de Igreja Nova foram beneficiados com ações de prevenção às drogas promovidas pelos Anjos da Paz, vinculados à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), dentro da programação do Dia D do Governo Presente, nesta terça-feira, 15.

 

Violência

Durante encontro, com a comissão de inquérito que investiga o desaparecimento da jovem Roberta Dias, na terça-feira, 15, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, determinou um prazo de 15 dias para que as investigações sejam concluídas e o inquérito seja enviado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

 

Compra de apoios

O senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira ganharam destaque na Revista Isto É desta semana: a compra de apoios para suas reeleições com o dinheiro do Ministério da Saúde.

 

Compra de apoios 02

Segundo a denúncia, o Partido Progressista (PP) montou uma operação com o uso de dinheiro público para cooptar novos parlamentares. O esquema foi montado pelo presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), pelo então ministro da Saúde, deputado Ricardo Barros (PR), e pelo deputado Arthur Lira (Al), ex-presidente da Comissão do Orçamento.

 

Firmino em alta

O atacante alagoano Roberto Firmino, do Liverpool – ING, está entre os 23 jogadores convocados pelo técnico Tite para o Mundial da Rússia, que começa no dia 14 de junho. Ao todo, 20 jogadores da lista do Brasil para o mundial jogam no exterior. Apenas Cássio (Corinthians), Fagner (Corinthians) e Pedro Geromel (Grêmio) jogam no futebol brasileiro.

 

Cidadania

Ontem, 16,  foi mais um dia de falar sobre cidadania e discutir prevenção à violência. Nesta quarta-feira (16), aconteceu mais uma edição do projeto “Direitos Humanos em Pauta”, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizada, desde o ano passado, em escolas, universidade e centros comunitários. O evento, que aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora do Livramento, na cidade de Cajueiro, contou com rodas de conversas, palestras educativas e apresentações culturais e reuniu alunos, pais, professores e conselheiros tutelares.

 

Atividades

As atividades foram comandadas pelos promotores de justiça Marluce Falcão – coordenadora do projeto, Maria Luísa Maia – titular da Promotoria de Cajueiro, e Marllison Andrade, promotor do município de Maribondo. Também participaram do encontro à chefia de prevenção às drogas da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria Estadual de Secreta

 

 

… O edital para o novo concurso público da Polícia Militar de Alagoas deve ser lançado no dia 31 de maio.

 

… A informação é do governador Renan Filho que, em suas redes sociais, deu detalhes sobre a realização do certame.

 

… A prova deve ocorrer na última semana de agosto, 90 dias após a publicação.

 

… O Governo estuda, ainda, o quantitativo para o Corpo de Bombeiros Militar.



Compartilhe
comentários

PT NAS ELEIÇÕES EM AL


Roberto Baia

08/05/2018 09h42

Em nota distribuída pelo PT de Alagoas, foram anunciadas as diretrizes para as eleições deste ano. Foram apresentadas propostas de várias correntes internas, todas lideradas pelo deputado federal Paulão, defendendo uma frente ampla com alinhamento ao governador Renan Filho (PMDB).

 

Em conversas

 

O presidente estadual da legenda em Alagoas, Ricardo Barbosa, disse que o PT quer articular um palanque amplo de apoio ao ex-presidente Lula, como também viabilizar a eleição de dois deputados estaduais, além da reeleição de Paulão para a Câmara Federal. Foi montada uma chapa proporcional com mais de 35 pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Na nota, o partido informa que está ‘conversando’ com o PCdoB.

 

À disposição

 

Paulo Bonfim e Gino Cesar colocaram os nomes à disposição do partido para candidatura ao Senado Federal. A definição sobre candidaturas ao Senado será conversada no próximo Encontro Estadual do PT, que acontece no mês de junho.

 

Reajuste salarial

 

O governador Renan Filho (MDB) envia esta semana à Assembleia Legislativa projeto de lei que propõe reajuste salarial para o funcionalismo público, tomando como base o IPCA de 2017. A reposição deve ficar em torno de 2,95%. A data base do funcionalismo estadual é o mês de maio.

 

O empate do ASA

 

Jogando no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o ASA empatou em 3 gols com o Central (PE), neste domingo, pela terceira rodada da Série D. Este foi o terceiro empate em casa.

 

Demanda de leitos

 

Levantamento feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo mostra que 1.780 novos leitos de hotéis serão criados em cidades de Alagoas nos próximos dois anos, para dar conta da demanda existente. Esta expansão se dá devido à construção, ampliação e prospecção de novos hotéis nas regiões Norte, Sul, Agreste e Sertão de Alagoas. Nessas localidades, estão em construção oito hotéis, três em ampliação e um em processo avançado de prospecção.

 

Cadastro carcerário

 

Com uma população de 4.600 apenados em regime fechado, Alagoas tem até o dia 30 para concluir o cadastro da população carcerária no Banco Nacional de Mandados de Prisão, exigência do Conselho Nacional de Justiça, que objetiva organizar números que viabilizem um planejamento do sistema carcerário no Brasil.

 

Salão Arapiraca de Artes

 

Um grupo de fazedores culturais se juntou e criou o Salão Arapiraca das Artes e, deste movimento, a vontade de colocar em evidência o que vem sendo feito pela antiga e nova gerações. A abertura da exposição de 14 artistas envolvidos acontecerá nesta terça-feira, 08, na da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, no Centro, a partir das 19h30.

 

LDO em Palmeira

 

A Prefeitura de Palmeira dos Índios convida a população palmeirense para participar da Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, que acontece nesta quarta-feira, 09, na Câmara de Vereadores. O palmeirense terá a oportunidade de indicar quais ações devem ser prioridade na comunidade e que podem fazer parte do Orçamento do próximo ano.

 

Participação da população

 

A audiência da LDO 2019 segue até o dia 11. A população participa com indicações de ações e, depois de eleitas pela Audiência Pública, serão analisadas por técnicos da prefeitura. Aquelas que forem priorizadas passarão a compor o anexo de prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, que será encaminhada à Câmara Municipal.

 

Sem fugas

 

Com 13 Unidades de Internação e 238 socioeducandos, o Sistema Socioeducativo de Alagoas está há oito meses sem registrar nenhuma fuga. Este resultado é fruto do trabalho de gestão, aprimorado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, que vem priorizando ações pedagógicas, de cultura, lazer, esporte e de segurança.

 

Mais humanizado

 

Desde então, as medidas socioeducativas no Estado foram reestruturadas e passaram a ter um olhar mais humanizado e de educação. Priorizamos os aspectos pedagógicos, para proporcionar uma educação para estes adolescentes que, por algum motivo, se envolveram com fatores de violência. A missão é recolocá-los na sociedade com um novo pensamento e um novo futuro”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

 

Inscrições do Enem

 

]Tiveram início, nesta segunda-feira, 07, a inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Para participar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://goo.gl/1mZd8k. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no site enem.inep.gov.br.

As inscrições prosseguem até o dia 18.

 

 

… As crianças de Pão de Açúcar receberam atenção especial na área da saúde.

 

… De quinta-feira até sábado, todos os postos de saúde da cidade se dedicaram a atender crianças de até sete anos, com vários tipos de consultas nutricionais.

 

… Pão de Açúcar compõe o Programa Primeira Infância, lançado em julho de 2016, em Murici.

 

… O programa prevê o cuidado integral para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, fase considerada a mais importante do desenvolvimento humano.

 

Com Cínara Correa



Compartilhe
comentários

BALANÇO DO CARNAVAL


Roberto Baia

11/04/2018 15h58

O Carnaval do Povo 2018, em Palmeira dos Índios, aconteceu de forma pacífica, sem nenhum incidente grave. A prefeitura do município, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Vigilância Sanitária (Visa) e a Polícia Militar divulgaram nesta quinta-feira (15) o balanço da festa que, de acordo com os órgãos, teve um saldo positivo.

No sábado (17), às 18h, segundo informou o prefeito Júlio Cezar, a ressaca carnavalesca acontecerá em Palmeira de Fora com o mesmo esquema de segurança feito para o Carnaval. A folia será animada por Alex Souza, Jullinho Porradão & Trio, além do desfile do tradicional bloco Os Tabaqueiros.

 

 Sempre atento

A Secretaria de Saúde distribuiu, durante o período carnavalesco, 30 mil preservativos (camisinhas) para os foliões. A Vigilância Sanitária (Visa) realizou 213 inspeções sem nenhuma apreensão, auto de infração ou notificação. De acordo com o órgão, os ambulantes colaboraram para que o trabalho da Visa fosse realizado de maneira correta. O Samu realizou 22 atendimentos entre pacientes vítimas de traumatismos e também prestação de socorro clínico.

 

Carnaval seguro

De acordo com balanço do 10º Batalhão de Polícia Miliar de Palmeira dos Índios (10º BPM), entre os dias 10 e 13 deste mês, foram registrados 5 ocorrências: uma por uso de drogas, duas de violência doméstica, uma por porte ilegal de arma de fogo, uma por lesão corporal e um acidente de trânsito com vítima fatal. Nenhuma dessas no QG da Folia. O Corpo de Bombeiros também não registrou ocorrência no QG da folia. Na área atendida pelo posto de Palmeira, que abrange 16 municípios, foram realizados 12 atendimentos de origens diversas.

 

Assassinato em Batalha

Com 7segundos – Acabou na quarta-feira (14) o prazo prorrogado para a investigação do assassinato de Tony Carlos Silva de Medeiros, conhecido como “Tony Pretinho” (PR), vereador da cidade de Batalha até o momento de sua morte.

 

Investigação

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Alagoas, e comandado pelo delegado João Marcelo de Almeida. O assassinato ocorreu dia 15 de dezembro de 2017, e, em 15 de janeiro de 2018, a PC pediu a prorrogação de mais 30 dias para a investigação. O novo prazo se encerrou nesta quarta, 14 de fevereiro.

Até o momento, a única informação passada é a de que suspeitos já foram identificados. A Polícia Civil não informou ainda sobre o andamento das investigações.

 

O caso

Tony Carlos Silva de Medeiros, o Tony Pretinho, foi morto a tiros na noite de 15 de dezembro de 2017. De acordo com testemunhas, ele foi surpreendido por criminosos na porta de sua residência e foi atingido por vários disparos na cabeça.

Violência em Pilar

A morte do servidor público da cidade de Pilar, Cleones Silva de Oliveira, de 34 anos, tem duas linhas de investigação. Segundo o delegado José Carlos, em entrevista ao CadaMinuto, uma das linhas é uma possível “vingança”, visto que, Cleones teria armado a morte de um empresário da cidade.

 

O crime

Cleones foi assassinado no dia 05 deste mês com três tiros. Segundo o delegado, a primeira hipótese levantada é uma suposta vingança contra a vítima que teria sido acusada no dia 22 de janeiro de 2018 de planejar a morte de outro empresário da região.

 

Testemunhas

De acordo com informações de testemunhas, Cleones teria armado o assassinato deste outro empresário em decorrência de uma dívida de R$ 8 mil. No entanto, o plano teria sido descoberto pela polícia, através de áudios no Whatsapp, antes de ser colocado em prática.

 

Investigação

A segunda linha de investigação discorre sobre a hipótese de outras inimizades da vítima terem se aproveitado do momento para desviar o foco das investigações.

“O empresário também possuía outras inimizades na região, e segundo algumas informações colhidas pela polícia essas pessoas podem ter se aproveitado do momento que era propício para uma suposta vingança para eliminar a vítima e desviar as investigações” explicou o delegado.

 

O crime

 

Cleones Silva de Oliveira estava dentro de um veículo modelo Gol, de cor branca, quando foi abordado pelos criminosos que efetuaram os disparos. Ele foi atingido na região da cabeça, braço esquerdo e tórax, e morreu algumas horas depois no Hospital Geral do Estado (HGE).

 

 

… Na próxima segunda (19) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios irá iniciar o recadastramento de pacientes em tratamento de glaucoma.

 

… As medidas adotadas entre os 12 municípios atendidos, o Conselho Estadual de Saúde (Cosems) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) visam garantir o atendimento aos pacientes que estão em tratamento de glaucoma.  Será realizado o recadastramento e, posteriormente, reavaliação médica.

 

… De acordo com o setor de Controle e Avaliação da SMS, o município assiste pacientes de 12 regiões, totalizando 2.215 glaucomatosos, onde 1.411 são de Palmeira. As regiões atendidas são: Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Maribondo, Minador do Negrão, Olivença, Quebrangulo e Tanque D’Arca.



Compartilhe
comentários

NOVO REITOR


Roberto Baia

10/04/2018 12h06

O reitor da Uneal, Clebio Correia de Araújo, que assumiu a reitoria, na última sexta, após o pedido de exoneração do professor Jairo Campos, que vai disputar o pleito eleitoral deste ano teve vários compromissos na segunda (9), em Maceió.

O primeiro encontro é com o presidente da Fapeal, Fabio Guedes, para tratar dos financiamentos de pesquisa para 2018. Em seguida, o reitor e integrantes do SindUneal, terão uma reunião com o  vice-governador, Luciano Barbosa, para discutir a incorporação da bolsa-auxilio no salário dos servidores. O último compromisso do reitor na capital foi na ALE para discutir com o líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros, a consolidação do PCCs do servidores da Uneal.

 

Homenagem em Arapiraca

Visando difundir uma programação cultural e artística para a valorização da leitura, o Sesc promove a Semana Livro homenageando o cartunista Mauricio de Souza. O evento irá acontecer no período de 16 a 20 de abril, de 9h às 11h, e das 14h às 16h, na Unidade do Sesc Arapiraca.

 

Programação

Na programação as crianças irão ter contato direto por meio de um bate-papo com escritores alagoanos compartilhando tudo sobre suas obras publicadas na Imprensa Oficial Graciliano Ramos, além de narração de história, cinema, visitação à biblioteca, piquenique literário, oficina de ilustração e literária, e muitas palestras.

 

Coco de Roda

O evento contará com a participação da Coleção Coco de Roda, Narração de Histórias com a Mônica Meireles (Trupe Gogó da Ema), Joesile Cordeiro (Coletivo Hetéaçã), e com a Tia Bolinha, além da jornalista e escritora Fabiana Freitas, do autor Luiz Antonio Caldas Filho, tendo como mediador Guilherme Ramos, analista em literatura do Sesc e também escritor.

 

Autor homenageado

Maurício de Sousa, cartunista e empresário brasileiro, nascido no dia 27 de outubro de 1935, na pequena cidade de Santa Isabel, no estado de São Paulo. Filho do poeta Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos, pai da “Turma da Mônica” e de vários outros personagens.

 

Saúde para todos

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no último sábado (7), data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Arapiraca preparou uma programação especial oferecida gratuitamente  à população, na praça Luiz Pereira Lima, Centro, na manhã de segunda-feira (9).

 

Serviços                             

Com o tema “Saúde para todos”, uma série de serviços foram apresentados,  simultaneamente, em tendas espalhadas pela praça. O objetivo da ação foi de conscientizar a população sobre a importância da promoção e prevenção à saúde e, ao mesmo tempo,  dispor  serviços já prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros Especializados do município.

 

Unidades de Saúde

 

“Hoje trouxemos para a praça uma amostra dos serviços que estão disponíveis para  a população, nas unidades de saúde de Arapiraca. Além disso, também contamos com a parceria de outras secretarias, a exemplo da Agricultura, órgãos municipais, estaduais e empresas privadas. O que representa a credibilidade no trabalho desenvolvido pelo município”, destacou Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

 

Orientações

Exame de rastreamento de câncer bucal, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV / Sífilis, glicemia,  Índice de Massa Corporal (IMC) e aplicação de vacinas, estavam na lista de serviços ofertados à população. Além disso, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis,  primeiros socorros e outros diversos temas da saúde.

 

Parceiros

De acordo com Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção à Saúde, a ação contou com a parceria da Secretaria de Agricultura, CCZ, CTA, Cerest, SMTT, as coordenações de Saúde da Mulher e da Criança, Doenças Crônicas, DANTs, Saúde Bucal, Tabagismo, PSE, Caps AD, Ceproal, Escola Santa Bárbara, Sesc, Detran,  5ª GERE e Samu.

 

Agradeceu

Em nota oficial, a Prefeitura dePalmeira dos Índios agradece honrosamente os serviços prestados por Luciano Monteiro, ex-secretário municipal de Irrigação e Desenvolvimento Sustentável, durante os meses em que ocupou a pasta em destacada atuação. Ele prestou relevantes serviços em defesa do município, sempre com a visão de fortalecer a economia e o desenvolvimento de Palmeira.

 

… Desta forma, o Governo Municipal deseja ao ex-secretário Luciano Monteiro, que neste momento se desincompatibiliza da titularidade da pasta, pleno êxito na nova jornada.

 

… Segundo a mídia local, Luciano deixa a Secretaria para concorrer ao pleito de 2018 a uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas.

 

… “Agradecemos ao secretário Luciano Monteiro por toda a luta durante os meses em que permaneceu no nosso governo, principalmente pelo trabalho prestado ao nosso povo. A ele, os nossos agradecimentos, com sinceros desejos de vitória no novo caminho que percorrerá”, disse o prefeito Júlio Cezar.



Compartilhe
comentários

SALÁRIO EM DIA


Roberto Baia

29/03/2018 07h45

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, atendendo determinação do prefeito Júlio Cezar, começou a pagar na quarta-feira (28) o salário dos servidores lotados nas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Na quinta-feira (29), será a vez dos funcionários que fazem parte do quadro da área de Administração municipal. De acordo com informações da assessoria de comunicação, o pagamento foi dividido em duas etapas para não causar tumulto nas agências bancárias, devido ao feriado prolongado de Páscoa.

Compromisso

O pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado é um compromisso do Governo Júlio Cezar, que fez ajustes fiscais, mas sem comprometer o salário do trabalhador. “Diante da crise que estamos vivendo, temos conseguido pagar o servidor dentro do mês trabalhado, retiramos o nome da prefeitura do Cauc e temos mantido os nossos compromissos. É importante a gente ter o servidor como parceiro, pois ele nos ajuda muito nessa tarefa difícil, mas não impossível, de reerguer a cidade. Além do servidor público, o comércio também ganha muito com isso. E tudo graças ao empenho do secretário de Fazenda Municipal Onofre Raimundo, de nossa equipe e dos ajustes fiscais que temos feito. Isso não é milagre, é gestão”, afirmou o prefeito Júlio.

 

Feriadão

A Prefeitura de Arapiraca informa à população que os serviços essenciais disponibilizados no município funcionarão normalmente durante o feriadão da Semana Santa.

Com exceção do Mercado Público Empresário José Alexandre, que fechará nesta sexta-feira (30), todas as feiras livres de Arapiraca seguirão com as suas atividades de acordo com o calendário programado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

 

Limpeza das feiras

A coleta domiciliar e a limpeza das feiras também funcionarão de forma normal, no entanto, os serviços diversos – coleta de entulhos e capinação – deixarão de funcionar a partir da sexta-feira, voltando a sua normalidade apenas na segunda-feira (2).

 

Unidades de Saúde

Os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município serão paralisadas durante o feriado da Semana Santa, mas o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam se preocupar, pois o Pronto Atendimento, que funciona no 5° Centro Doutor Ubiratan Pedrosa, na região central de Arapiraca, estará de prontidão para atendê-los.

 

Horário integral

A Secretaria Municipal de saúde (SMS) informa que os serviços acontecerão no horário integral, dando início às 7h, e finalizando os trabalhos às 18h.

 

PSS da Educação

Dando continuidade às etapas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Educação, a Prefeitura divulgou o calendário de lotação dos aprovados no certame, que já entregaram a documentação exigida.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte informa que esta é a primeira parte de lotação e que os candidatos serão convocados aos poucos, já que algumas escolas ainda estão com o ano letivo 201 em aberto.

 

Convocação

Os servidores convocados devem comparecer no Centro de Belas Artes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, centro de Arapiraca (Ao lado da Casa da Cultura), das 8h às 14h.

 

Paravôlei

A equipe de Paravôlei do Complexo Tarcizo Freire venceu a primeira etapa do Campeonato Alagoano de Paravôlei 2018, realizada no último domingo (25), no ginásio da Escola Monsenhor Hildebrando, na cidade de Campo Alegre.

O evento teve início às 9h, se estendendo até às 19h, e reuniu um público expressivo. Foi a primeira vez que um evento como esse aconteceu no município.

 

Próximas fases

Depois da primeira etapa sediada em Campo Alegre, a equipe da entidade agora intensificará sua preparação para buscar mais resultados positivos nas próximas fases. Dividido em quatro etapas, a segunda está prevista para maio, na cidade de Arapiraca, a terceira será em julho, em São Miguel dos Campos, a quarta e última etapa acontece em setembro em Maceió. No final, a equipe que conquistar mais títulos, será a campeã alagoana.

 

… Para o treinador e educador físico Ivis Pereira, esse tipo de campeonato é de grande relevância, pois os esforços dos atletas vão muito além do esporte.

 

… Traduz o conceito de inclusão social no sentido mais amplo, o que possibilita uma rica troca de experiências entre as equipes, vivendo outras realidades.

 

… Segundo ele, participar dos campeonatos é mais oportunidade para os esportistas mostrarem seus talentos, e que são capazes de representar não apenas sua instituição ou clube, mas também, sair como campeões.



Compartilhe
comentários

AMA E A PARCERIA PARA SEGURANÇA


Roberto Baia

27/03/2018 07h32

Os prefeitos alagoanos se reuniram na manhã desta segunda-feira com representantes dos órgãos estaduais de trânsito para firmar uma parceria, no sentido de garantir a segurança dos alunos que precisam se locomover para estudar.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, disse que, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, onde é preciso usar recursos próprios municípios para que o transporte escolar funcione, os prefeitos têm todo interesse em resolver essa questão.

 

Ronda em Arapiraca

O deputado estadual Jairzinho Lira (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa de Alagoas indicação para implantar o Programa Ronda em Arapiraca, com o objetivo de assegurar maior tranquilidade aos moradores.

Segundo o deputado, a solicitação foi necessária devido à insegurança dos cidadãos arapiraquenses, com ações de bandidos.

O Programa Ronda no Bairro foi implantado em Maceió, na orla o e no Jacintinho, onde os moradores já apoiam a medida que concede maior segurança.

 

Unidade de Saúde em Cajueiro

O prefeito Palmery Neto, de Cajueiro, homologou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reconstrução da nova Unidade Mista de Saúde Dr. Augusto Dias Cardoso.

O projeto desenvolvido pela equipe técnica da prefeitura, foi ganhando forma graças ao apoio integral do governador Renan Filho e o acompanhamento do deputado Ronaldo Medeiros. Parceiros que viabilizaram essa obra.

 

Fecoep investindo em AL

A agricultura familiar vai receber um reforço para suas atividades no campo. O Governo de Alagoas, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vai destinar 148 tratores com implementos agrícolas às prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos.

 

Investimento

Para esta ação, o Estado investiu R$ 14,6 milhões, recursos provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o que demonstra um apoio significativo aos agricultores familiares, buscando a melhoria da produção, aumento na produtividade e na qualidade final do produto a ser fornecido para o consumo.

 

Biu em Palmeira

O senador Benedito de Lira esteve em Palmeira dos Índios, nesta segunda-feira, onde, ao lado do prefeito  Júlio Cezar. O senador e o prefeito visitaram os conjuntos Brivaldo Medeiros e Antônio Ribeiro, localizados às margens da AL-115.

 

Biu em Palmeira 02

Eles verificaram perto o andamento das obras nos dois conjuntos, iniciadas em 2014, mas que não foram concluídas pela gestão passada. Em dezembro de 2017, Benedito de Lira e Júlio Cezar assinaram a Ordem de Serviço que deu início à retomada dos serviços que vão garantir bem-estar à comunidade.

 

Melhorias nas escolas

Ainda em Palmeira, a Prefeitura inaugurou obras de melhorias na Escola Municipal Douglas Apratto Tenório, no conjunto Pedro Suruagy, em Palmeira de Fora. Esta foi a primeira unidade escolar a ser inaugurada por meio do Programa Municipal Melhoria das Escolas e Creches.  Nos próximos dias, outras comunidades também receberão escolas totalmente recuperadas.

 

Fecomar em Arapiraca

Com a presença de oito dos 17 vereadores, representados pela presidente, professora Graça, Gilvania Barros, Sinielza Pessoa, dr. Fábio, Sergio do Sindicato, Willomaks da Saúde, Léo Saturnino e Fábio Henrique, do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) e cerca de 100 presidentes de associações de moradores, a Federação das Associação de Moradores de Arapiraca (Facomar), realizou nesta segunda-feira, uma reunião extraordinária para pedir o apoio das entidades aos projetos pendentes.

 

Apoio dos vereadores

A professora Graça disse que o Poder Legislativo está à disposição, tanto da Facomar, como entidade responsável pelas associações, como para os próprios presidentes, que terão todo o apoio dos 17 vereadores.

Nezinho e a Conagreste

Dando sequência aos encontros que tem com lideranças políticas da região do Agreste, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), atendendo a mais um convite do prefeito de Craíbas e presidente do Consócio de Resíduos Sólidos do Agreste – Conagreste, Ediel Leite, destacou, em Craíbas, a construção da rodovia que interliga a cidade ao Distrito Folha Miúda e a revitalização da rodovia AL 486, do centro da cidade até o trevo da Tabela na AL 115.

…Olivença recebeu a 31ª edição do Dia D Governo Presente. Evento realizado pelo Governo do Estado em parceria com o município.

 

… Os oliventinos tiveram acesso a serviços importantes para a população.

 

…Foram ofertados gratuitamente serviços de emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e a entrega de cestas nutricionais para as grávidas e nutrizes.



Compartilhe
comentários

AGORA É COM MPF


Roberto Baia

21/03/2018 09h19

Com o jornalista Carlo Bandeira – “O caso do assassinato do vereador de Batalha, Neguinho Boiadeiro, segue, agora, nas mãos do Ministério Público Federal.

Segundo informações, O MPF de Arapiraca recebeu um inquérito da PF sobre a morte do vereador e os desdobramentos do seu assassinato”.

 Santana do Mundaú

Pela primeira vez no município de Santana do Mundaú, na Zona da Mata alagoana, será promovida a Feira da Agricultura Familiar Quilombola e do Crédito Fundiário, nos dias 22 e 23 de março. A atividade é organizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com a prefeitura municipal e o Instituto Irmãos Quilombolas.

 

Organização

As barracas serão instaladas na Rua Silvestre Péricles, em frente à Câmara de Vereadores, e os feirantes comercializarão seus produtos na quinta-feira, das 6 da manhã até às 20 horas, e na sexta-feira das 6 às 14h.

 

Um sonho

“Nós do Instituto Irmãos Quilombolas estamos sonhando com a realização dessa feira há muito tempo e agora queremos colocar em prática. Essa feira trará a valorização dos agricultores da terra e eu estou muito feliz”, ressaltou Silvana França, integrante da diretoria.

 

Agricultura familiar

Segundo o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a parceria com as instituições municipais são essenciais para o crescimento do projeto. “A presença do Iteral só fortalece a organização, contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar e, ainda, cria um clima de festa na cidade. Outros municípios estão nos procurando para realizar as feiras agrárias do Crédito Fundiário, e já temos outras duas articuladas, em Craíbas e Delmiro Gouveia”, afirmou.

 

Palmeira 1

Em um momento histórico para a agricultura familiar de Palmeira dos Índios, o prefeito Júlio Cezar assinou hoje (19), no Centro de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar do município, os contratos com 49 agricultores inseridos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que venderão para o município os produtos que serão introduzidos na alimentação escolar da rede municipal de ensino público. Esta foi a maior aquisição feita pela prefeitura de alimentos para a área da educação do município, com um montante de R$ 1.155.71, 50.

 

Palmeira 2

Segundo a secretária municipal de Educação Alcineide Nascimento, conquistar o recurso para fazer a compra dos alimentos dos agricultores locais foi um trabalho difícil de ser executado.

“Não fácil quando abrimos o sistema da merenda escolar e não encontramos nenhum programa que contemplasse a nossa merenda escolar a partir dos nossos produtores locais. Este governo acredita no agricultor local e não precisamos mais comprar produtos fora”, disse Alcineide Nascimento, apoiada pela secretária municipal de Agricultura Manuella Barbosa que reforçou que o município terá o ano inteiro para investir na galinha caipira, na manga, na pinha e nos produtos locais. “Quem pensou que não conseguiríamos estava enganado”, afirmou Manuella Barbosa.

  

Projeto Ação 21

Nesta quarta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação Pestalozzi de Arapiraca, em parceira com empresas da cidade, realiza o projeto Ação 21.

O evento, realizado no Arapiraca Garden Shopping, acontece das 10h às 16h. A abertura será feita pelo gastrônomo Felipe Martins, um  jovem empreendedor de Maceió, com Síndrome de Down e conhecido por seu famoso cachorro quente, o Hot Dog Gourmet do Lipe.

 

Programação

A programação ainda reserva oficinas e atividades de conscientização. Na parte da tarde tem início à oficina de brigadeiros para usuários da Associação Pestalozzi, orientada pela renomada Mari Medeiros e com apoio da Polishop.

 

Uma bela contribuição

A arte de transformar matérias-primas, como palha, cerâmica, fios, renda, entre outros, em produtos de valor comercial, tem contribuído para geração de emprego e renda de diversos artesãos residentes na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Cultura local

No Baixo São Francisco, por exemplo, com seu trabalho manual, eles têm contribuído para valorização e preservação da cultura local. Esses profissionais – homenageados nesta segunda-feira (19), no Dia do Artesão – têm recebido apoio da Codevasf e gerado emprego e renda para muitas famílias nos estados de Sergipe e Alagoas.

… Em Aracaju (SE), uma vez por ano dezenas de artesãos de vários municípios sergipanos se reúnem durante três dias para expor seus trabalhos e comercializar suas peças na sede da Codevasf.

… Esse encontro ocorre no Feirão de Artesanato e Produtos Regionais, ação idealizada pela Companhia para incentivar o artesanato no estado e que desde a sua criação, em 2003, tem contribuído para fortalecer a atividade e os negócios de pequenos produtores no estado.

… Em Santana do São Francisco, localidade antigamente conhecida como Carrapicho e considerada a capital sergipana da cerâmica em barro, dezenas de artesãos participam todos os anos do evento comercializando itens dos mais diversos, como peças de decoração, vasos e utensílios domésticos.



Compartilhe
comentários

PRÓXIMO “ÁLVARO”?


Roberto Baia

07/03/2018 09h17

Quem matou Neguinho Boiadeiro? Todo mundo sabe, por intermédio da polícia. Quem matou o vereador Tony Pretinho? A polícia aponta Baixinho Boiadeiro, filho de Neguinho.

E quem quer matar Baixinho????

Bom, tá nas mãos da polícia.

Alguém duvida?

 

 O tampa

Menos o título, essa saiu na Coluna Labafero: “O prefeito David Pedrosa (PMDB) de Porto Calvo, desabafou em um áudio divulgado em grupo de aliados sobre a quantidade de pedidos de emprego que os secretários e “amigos” andam pedindo na prefeitura”.

“O prefeito avisa quem pedir emprego sairá da prefeitura. Diz ainda que o “curral está cheio”, se referindo a Prefeitura”.

 

Collor já foi!!!

 

Conforme a pesquisa Barômetro Político Estadão-Ipsos, o presidente da República Michel Temer e os ex-presidentes Fernando Collor (PTC) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) lideram os índices de desaprovação popular no ranking das figuras públicas.

Temer encabeça a lista com desaprovação de 93% dos entrevistados. Collor aparece em seguida, com 81% e FHC, com 77% de desaprovação.

Ainda conforme a pesquisa, apenas 5% dos entrevistados aprovam a atuação de Collor e outros 14% disseram não saber avaliar.

 

Finalmente

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Cacimbinhas, conseguiu localizar o acusado de mandar matar o cabo Márcio André Paes Benjoino, crime ocorrido na cidade de Dois Riachos, em 2015.

 

Autor intelectual

O promotor de Justiça, Ivaldo da Silva, após levantamentos, repassou as informações ao Serviço de Inteligência da Polícia Militar de São Paulo que efetuou a prisão do autor intelectual Jairo Vieira Cardeal, na cidade de Piracicaba. A prisão preventiva foi determinada pelo juiz da Comarca, Kleber Borba Rocha, e ainda na segunda-feira (5) o promotor ofereceu um aditamento da denúncia.

 

Foi encontrado

Até a prisão de Jairo Cardeal, o promotor de Justiça, Ivaldo Silva, manteve contato permanente com os policiais militares de Piracicaba repassando dados do processo e também cópia do mandado de prisão. Por cerca de dez horas foram trocaram informações precisas e o criminoso, foragido por dois anos, encontrado.

 

Invasão

Com 7segundos: Mais um caso de insegurança assustou os moradores de um condomínio de luxo, em Arapiraca. Na tarde de segunda-feira (05), uma casa do Residencial Ouro Verde foi invadida e teve diversos pertences furtados.

 

Empresário

A casa é propriedade de um empresário arapiraquense, que se encontrava fora do local no momento do crime. Dentre os pertences subtraídos, foram levados relógios, joias, óculos, cartões de crédito e dinheiro. Chegando ao local, um parente da vítima afirma ter encontrado a casa totalmente revirada.

O caso foi registrado na Delegacia Regional de Arapiraca através de Boletim de Ocorrência.

 

“Repeteco”

Há cerca de um mês um caso semelhante ocorreu naquela região. O proprietário de uma casa do mesmo condomínio encontrou a casa revirada após voltar de viagem, percebendo a falta de um televisor e de uma quantia em dólares.

 

Homenagem

Nesta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Arapiraca irá ganhar a primeira policlínica especializada no atendimento aos idosos do interior de Alagoas.

O local, que irá funcionar na Avenida Ceci Cunha (esquina com a Rua Minervina da Conceição), oferece salas para atendimento médico em diversas áreas, como psicologia e odontologia; além de serviços de reabilitação, atividades recreativas, de esporte, lazer e grupos terapêuticos.

 

… A iniciativa é da fisioterapeuta Cristine Rocha, com mais de vinte anos de experiência na área de saúde, e que agora resolveu, ao lado da irmã, Thereza Lyra, investir na iniciativa privada.

 

… “Sentimos essa necessidade de um lugar para acolher pessoas de mais idade, que reunisse os serviços, num espaço alegre, seguro, arejado e com profissionais qualificados”, comentou.

 

… A proposta da equipe é a valorização da vida em todas as suas etapas, com a preservação do envelhecimento gradativo e esperado pelo ser humano. Todo o trabalho tem como intenção prevenir a senilidade (que é o envelhecer ligado às patologias) através de práticas de saúde e sociais.

 


Compartilhe
comentários

AUDIÊNCIA PÚBLICA


Roberto Baia

27/02/2018 07h24

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca , Professora Graça (PDT), participou na manhã de ontem (26), ao lado dos vereadores Fabiano Leão, Melquisedec de Oliveira, Sinielza Pessoa, Edvanio do Zé Baixinho e Willomaks da Saúde, da Audiência Pública para elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministério  Público.

 

Estavam presentes

O evento aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, em Arapiraca. Fizeram parte da mesa de abertura o promotor de justiça, Napoleão Amaral, O diretor do Centro de Apoio Operacional – as Promotorias de Justiça (CAOP), José Antônio Malta Marques, procurador de justiça Geraldo Magela, promotora Stela Valeria Soares de Farias Cavalcante, representando Diocese de Penedo, Pe. Antenor Montenegro, além de outras autoridades.

 

Palavras do prefeito

A audiência pública foi aberta pelo prefeito Rogério Teófilo. “Precisamos parabenizar o Ministério Público por esta iniciativa. Quero dizer que a Prefeitura de Arapiraca reconhece a necessidade dessa iniciativa e aproveito a ocasião para dizer que o MP está bem representado aqui na cidade, com membros capazes e atuantes. Temos vários representantes do município aqui, prontos para colaborar e receber as orientações devidas. Vamos, em parceria, trabalhar para garantir liberdade e democracia ao povo, assim, chegaremos a uma sociedade mais justa”, declarou o chefe do Poder Executivo.

 

Temas importantes

Ao fazer o uso da palavra, a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, agradeceu em nome do Poder Legislativo , o convite para participar de um evento de fundamental importância, onde os temas principais foram voltados para os anseios da sociedade.

 

Elencou temas

Professora Graça elencou alguns dos temas abordados no encontro, como Direitos Humanos, Combate ao Crime, Infância e Juventude, Educação, Saúde, Idoso, Meio Ambiente, Pessoa com Deficiência, Consumidor e Patrimônio Público.

Ela disse que é preciso que se tenha consciência, de que a resolução dos problemas da própria sociedade, são resolvidos por cada um de nós. (Com Claudio Roberto).

 

Doação de terreno

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria, assinou na segunda, 26, na Prefeitura de Penedo, o título de posse da área onde será construída as instalações da universidade na cidade. O ato ocorreu na presença do prefeito Marcius Beltrão (PDT), vereadores e professores da Unidade Penedo.

 

Liberação de recursos

Com a sinalização da liberação dos recursos, que ocorreu por intermédio do ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB), as obras devem iniciar ainda este ano. Devendo todos os trâmites e entrega de documentos ocorrer até o final de março.

 

Campus Penedo

“Este é um momento muito importante de termos efetivamente o nosso Campus Penedo, para o bom funcionamento dos cinco cursos. E a melhor notícia que tivemos semana passada foi com o ministro Marx Beltrão, que intermediou uma reunião com o ministro da Educação Mendonça Filho, que sinalizou positivamente para a liberação de R$ 7 milhões. Teremos uma estrutura adequada para os cursos de extensão e pesquisa”, garantiu a reitora Maria Valéria.

 

Interiorização

A interiorização da universidade em Penedo teve início em 2016, ainda na primeira gestão do prefeito Marcius Beltrão, junto ao então deputado federal Rogério Teófilo. Hoje, em seu terceiro mandato, mais passo para o ensino superior no município.

 

 

 

 

Parceria com BNB

Na manhã de sexta-feira (23) o prefeito Rogério Teófilo recebeu a visita do bancário José Paes, que acaba de assumir a gerência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Arapiraca. Na oportunidade, o gestor deu as boas vindas ao novo gerente, ao tempo em que assegurou a parceria da Prefeitura de Arapiraca com aquela instituição bancária, considerada a maior incentivadora da agricultura familiar no município e região.

 

 

… Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, José Paes reafirmou que somente no ano passado o BNB aplicou mais de 60 milhões em crédito produtivo na jurisdição, gerando impostos e fazendo o dinheiro circular na região.

 

… “O Banco do Nordeste é um dos maiores incentivadores da nossa agricultura. Nossa gestão não medirá esforços no sentido de manter essa parceria no sentido de promovermos o desenvolvimento de Arapiraca e de todo o Agreste”, frisou Teófilo.

 

… José Paes é sergipano e nos últimos quatro anos gerenciou a agência do BNB de Palmeira dos Índios. O encontro ainda contou com as presenças dos secretários Roberto Amaral (Agricultura e Meio Ambiente) e Antônio Fernando Lôbo (Fazenda), além de técnicos da instituição bancária.



Compartilhe
comentários

NÃO É VERDADE


Roberto Baia

20/02/2018 07h04

O vereador Rogério Nezinho desmentiu ontem notícia de que seu irmão, o deputado estadual Ricardo Nezinho, teria feito entendimento para apoiar a pré-candidatura do também deputado estadual Severino Pessoa para Câmara federal.

“Acredito que essa informação surgiu pelo fato deles terem se encontrado na residência do ex-vereador Roninho, que ofereceu um almoço para comemorar o seu aniversário. Na verdade, Roninho apoia politicamente o meu irmão e vai apoiar Severino para deputado Federal”, disse Rogério.

 

Daniel Barbosa

Ao ser indagado por este colunista se o deputado Ricardo Nezinho já tem um nome para deputado federal, o vereador arapiraquense afirmou que aguarda decisão de Daniel Barbosa, filho do vice-governador Luciano Barbosa. “Não tem nada definido ainda, mas posso assegura que não houve qualquer entendimento entre Ricardo e Severino Pessoa”, assegurou.

 

Todos por Marcelino

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e o Grupo Jornalistas Solidários realizam, dia 7 de abril próximo, das 8 às 12 horas, no Espaço Recreativo e Cultural do Sesc/Poço, em Maceió, um Bazar Solidário, com o intuito de contribuir para o tratamento do jornalista Marcelino Freitas Neto, filho do jornalista Freitas Neto e de Graça Freitas, falecidos há 20 anos, num desastre aéreo em Cuba.

 

Bazar Solidário

O Bazar Solidário integra a campanha “Todos (as) por Marcelino”, deflagrada quando o jornalista foi diagnosticado com uma doença degenerativa (ELA). Além do Sesc Alagoas, que disponibilizou o local e a infraestrutura para o bazar, também estão apoiando essa iniciativa, especificamente como postos de coleta das doações, a Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio) – sede/Farol , o Senac (Poço e Pinheiro), o Ministério Público de Alagoas (Poço), a Rubi Joias (Empresarial Barão de Penedo/Centro), Jornal Extra (Empresarial Wall Street/Poço) e o próprio Sindjornal (Casa da Comunicação/Prado).

 

Importante

Quem desejar contribuir para realização do evento já pode encaminhar suas doações (roupas, sapatos, acessórios, objetos de arte, livros e outras peças) aos postos de coleta acima referidos, no horário comercial. A Coordenação da Campanha solicita que os objetos doados estejam em bom estado, para gerar interesse nas pessoas que vão ajudar a campanha adquirindo esses produtos.

 

Ressaca 1

A chuva resolveu dar uma trégua justamente na hora da Ressaca do Carnaval do Povo de Palmeira dos Índios 2018.  A  festa aconteceu na noite de sábado (17), em Palmeira de Fora e só acabou nas primeiras horas deste domingo. Quem imaginou que o mau tempo atrapalharia a festa de despedida do Carnaval estava enganado. Milhares de foliões ganharam as ruas do bairro e caíram na folia com o tradicional desfile do bloco Os Tabaqueiros, puxado pela pernambucana Belinha Lisboa,  e também curtiram a ressaca do Carnaval do Povo 2018, com o show do cantor baiano Jullinho Porradão. A multidão brincou até às 2 da manhã, quando foi encerrada a folia de Momo na cidade.

Ressaca 2

Além dos anfitriões da festa, o prefeito Júlio Cezar e o vice-prefeito Márcio Henrique, estiveram presentes à folia o deputado estadual Severino Pessoa, secretários municipais de Palmeira, os vereadores Fabiano Gomes, Dindor, Adelaide França, o presidente da Câmara de Palmeira Júnior Miranda, a secretária de saúde da cidade de Estrela de Alagoas Angela Garrote, entre outras autoridades.

 

Portal da Transparência

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) por meio das Promotorias de Justiça de Maribondo e Penedo, estipulou o prazo de 60 dias para que as Câmaras de Vereadores atendam a todos os critérios exigidos e incremente o Portal de Transparência. No mapeamento das Câmaras municipais feito pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat), a nota de Penedo foi 7 e a de Maribondo 29, quando a tabela é de 1 a 100.

 

Cumprimento das leis

“O intuito é o de garantir o cumprimento das leis de acesso à informação e de responsabilidade fiscal. O portal tem de existir e ser abastecido diariamente com todas as movimentações da Câmara, deixando toda a população ciente do que ocorre e como se comportam seus representantes”, enfatiza o promotor de Justiça de Penedo, Ramon Formiga.

 

Fiscalização

A fiscalização em torno das Câmaras de Vereadores em todo estado tem sido permanente e o Ministério Público cobrará dos gestores compromisso e responsabilidade, para que ações e transtornos possam ser evitados.

 

… “É nosso dever cobrar transparência e fiscalizar o acesso à informação, conforme a lei. Os vereadores são os representantes legais dos munícipes e devem esclarecimento das suas ações à sociedade. O prazo foi dado e esperamos que seja cumprido”, ressalta o promotor de Justiça de Maribondo e Pindoba, Marlisson Andrade.

 

… O TAC se baseia nas leis que estabelecem o acesso à informação referente à despesa (salários, diárias etc), licitações, presença dos vereadores nas sessões, o que defendem, quais os projetos criados e apresentados. Ou seja, toda e qualquer movimentação existente da Câmara Municipal.

 

… Em Pindoba, o Ajustamento foi assinado no dia 6 de fevereiro, enquanto em Maribondo e Penedo no dia 8.



Compartilhe
comentários

Vytor Ferro prefeito?


Roberto Baia

15/02/2018 08h47

 



Nas redes sociais não se fala em outra coisa: pré-candidatura do apresentador Vytor Ferro para prefeito de Arapiraca . Nos grupos de whatsapp, principalmente, admiradores de Ferro asseguram que se for confirmada a sua pré-candidatura para as próximas eleições municipais, o atual prefeito Rogério Teófilo não terá a mínima chance, isso se tentar buscar a reeleição. 
Pois é. “Em se tratando de política, até boi voa”, assegura um ditado popular. Se tiver o apoio que precisa, deve mesmo fazer um estrago grande. Ninguém tem dúvida do seu dinamismo, coragem e determinação. É esperar pra ver. 
Com a palavra, o eleitor arapiraquense. 
Com o pé na estrada 
Após o período carnavalesco, políticos de cidades do Agreste, em especial de Arapiraca, já estão com o pé na estrada para garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa. O número de pré-candidatos a deputado estadual é considerado recorde. A briga promete ser bastante acirrada, visando às eleições de outubro próximo. Para se ter uma ideia, com apoio da administração municipal de Arapiraca  já estão na luta políticos como Moacir Teófilo, Fabiana Pessoa, Rodrigo Cunha e Breno Albuquerque. 

Fabiana Pessoa fará uma dobradinha político com o esposo, o atual deputado estadual Severino Pessoa, que disputara uma cadeira na Câmara Federal. 
Carnaval: Nota zero 
Sem carnaval, Arapiraca registrou um feriadão bastante tranquilo. Mas muita gente que curte a festança optou em passar a Folia de Momo nas praias alagoanas, principalmente do litoral sul. 
Bom, pelo menos em termos de carnaval, uma nota zero para a atual administração. 

Importante 

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) ajuizou uma ação civil pública (ACP) contra o Estado e o município de Maceió para que os dois entes públicos sejam obrigados a criar políticas que beneficiem crianças e adolescentes ameaçados de morte. Dentre as medidas pleiteadas, está a escolha de um local onde eles possam ficar de forma segura e a criação de uma equipe de referência para assisti-los. 

Estudos da Unicef 

Na ação, os promotores de justiça Alexandra Beurlen, Cintia Calumby, Maria Marluce Caldas, Ubirajara Ramos e Vinicius Calheiros relatam que estudos do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância aponta que o Brasil alcançou a marca dos 3,65 adolescentes entre 12 e 18 anos assassinados a cada grupo de mil jovens e que Alagoas alcançou o maior índice do país (8,18/1000), sendo Maceió a capital com o segundo maior número de óbitos (9,37/1000). 

Esporte 

Nada de folia. De folga da quinta rodada do Alagoano, e vendo  os concorrentes pularem a frente na tabela, os jogadores do Coruripe trabalharam intensamente no Carnaval. Em 5º lugar na tabela, o Coruripe enfrentará o ASA no próximo sábado, às 19h, no estádio Gerson Amaral (Com Claudio Barbosa).  
Jogo treino 

Na preparação, o Coruripe aproveitou para fazer um jogo treino contra o Confiança, equipe amadora de Arapiraca, e venceu por 3 x 0, com 2 gols de Palhinha e um de Bambam. O jovem Mateus saiu machucado no segundo tempo, mas não preocupa para o próximo jogo. Já o lateral esquerdo Nilton, que continua no DM, ainda é dúvida para enfrentar o ASA. 
Os comandados de Joécio Barbosa ainda treinam nesta terça-feira de carnaval, e seguem com o trabalho até a sexta-feira, quando o treinador fará o apronto final. 

MP de olho 
O Sindicato dos Professores de Alagoas (Simpro-AL) encaminhou para o Ministério do Trabalho e Emprego  (MTE) uma relação inicial de 90 estabelecimentos de ensino particular de Maceió e Arapiraca que depois da capital é a maior cidade com maior número de escolar da rede privada em um total de mais de 43 estabelecimentos espalhados em toda a cidade desde o centro até aos bairros mais populosos para serem fiscalizados (Com Roberto Gonçalves). 

Práticas ilegais 
Os estabelecimentos relacionados na listagem são acusados por reiteradas vezes de práticas ilegais prejudicando principalmente professores e

empregados nos estabelecimentos de ensino particular. O presidente da Simpro, Eduardo Vasconcelos, assegurou ao semanário Folha de Alagoas, que o trabalho de inspeção de auditores do Trabalho já foi iniciado em Maceió.  
“As demandas de fiscalização estão sendo realizadas em Maceió e Arapiraca, no entanto, outros municípios do Estado estão na mira do MTE, acrescentou. 
... Um acidente envolvendo um veículo de passeio e um caminhão deixou o trânsito lento em trecho da rodovia BR-101, na cidade de São Miguel dos Campos, na manhã de quarta-feira (14). Um casal ficou ferido, conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. 

... Um veículo modelo Nissan Sentra se chocou com um caminhão-baú no cruzamento entre a AL-220 e a BR-101, no trevo próximo à Usina Caeté.  
Com o impacto, o veículo acabou parando no canteiro lateral que há no local. 
... O Corpo de Bombeiros informou que enviou uma equipe ao local. O homem foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a mulher foi levada pelo helicóptero Falcão 5, da Secretaria de Estado da Saúde. 

 



Compartilhe
comentários

Inocentado por unanimidade


Roberto Baia

08/02/2018 11h33

Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) decidiram por unanimidade pela inocência do prefeito da cidade de Taquarana, Sebastião Antônio da Silva, o Bastinho Anacleto, e do vice-prefeito Davi Teófilo de Castro Amorim.

 

Não houve fraude

Os sete desembargadores proferiram a sentença na tarde de quarta-feira (7) durante sessão do pleno. De acordo com a decisão, não houve fraude eleitoral, a qual a oposição teria acusado os candidatos de abasteceram no dia da eleição veículos de eleitores.

Os juízes retiraram a acusação de cassação e o processo de inegibilidade após analisar os autos, confirmando a inocência do prefeito.

 

Bastinho confiante

 

“Tenho a consciência tranqüila e estava confiante que a justiça iria fazer o papel dela. Ganhamos nas urnas sem precisar comprar ou enganar pessoas, e agora vamos concluir nosso mandato respaldado pelo TRE. Vamos trabalhar ainda mais pelo povo de Taquarana”, disse o prefeito que acompanhou a sessão em Maceió, acompanhado dos advogados do escritório Bomfim Jatobá Lins e Lobo, do vice-prefeito Davi Teófilo e do seu coordenador de campanha Otávio Oliveira, e familiares.

 

 

Melhorias em Satuba

Na manhã de terça-feira (6), a vereadora Maria Aparecida (PRTB) fez uma visita de trabalho ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde apresentou diversas reivindicações da população satubense no sentido de garantir melhorias ao perímetro urbano da rodovia BR 316, que corta o município.

 

Duplicação da rodovia

Entre as reivindicações apresentadas pela vereadora Maria Aparecida estavam à duplicação do trecho urbano da rodovia, instalação de placas de advertência, sinalização horizontal, além da colocação dos chamados gelos baianos.

 

Compromisso do DNIT

Na sede do órgão, a vereadora foi recebida pelo superintendente do órgão, Fabrício Galvão, que reafirmou o compromisso do DNIT no sentido de executar serviços que tragam mais segurança aos moradores e motoristas que trafegam por aquele movimentado trecho da rodovia.

“Satuba é cortada por um dos trechos mais movimentados da BR 316. Muitos munícipes atravessam a rodovia várias vezes por dia e a quantidade de acidentes cresce a cada dia”, finalizou.

 

Vistoria na Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios recebeu no início da semana uma equipe do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), que tem realizado vistorias em unidades da 8ª Região de Saúde. Até agora foram vistoriados os municípios de Maribondo, Tanque D’Arca e Belém.

 

Atuação dos médicos

 

As vistorias visam conhecer a atuação dos médicos da rede, a qualidade dos serviços oferecidos, estrutura física e oferta de insumos e correlatos. Tudo está sendo registrado em um sistema do Conselho Federal de Medicina que, logo após o preenchimento dos dados coletados, emite um relatório que será enviado a cada Secretaria Municipal de Saúde. O relatório apontará sugestões de melhorias e os pontos positivos encontrados nas unidades.

 

Trabalho educativo

A fiscalização está sendo feita pelos médicos Joseane Granja e Gabriela Lopes, do Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremal. “Esse é um trabalho educativo que é feito em todo o Brasil. Nosso trabalho não é realizado por causa de denúncias, é um trabalho que vem sendo feito há muito tempo. Nós queremos saber como atuam os médicos, se o atendimento é satisfatório, se a Secretaria de Saúde tem suporte para prestar os serviços e outros pontos considerados relevantes. Posteriormente, traremos palestras com profissionais renomados para instruir os médicos da rede em assuntos pertinentes, como o correto preenchimento de um Serviço de Verificação de Óbito, o SVO, e a realização do pré-natal, por exemplo”, explicou Joseane Granja.

 

Abastecimento no interior

Atuando junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), através de uma parceria público-privada, para assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de água no interior do estado, a Agreste Saneamento é uma das nossas representantes no seleto grupo de empresas certificadas com o selo Great Place to Work Brasil (GPTW), que reconhece as práticas

de gestão de negócios e recursos humanos adotadas com o objetivo de promover a excelência no ambiente de trabalho.

 

 

 

... A empresa faz parte da Iguá Saneamento, uma companhia de saneamento básico, que opera em cinco estados (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo), por meio de concessões e de parcerias público-privadas.

 

... Em Alagoas, os serviços prestados pela companhia beneficiam 400 mil alagoanos, moradores de Arapiraca e outros nove municípios: Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Lagoa da Canoa, Olho D'água Grande e São Brás (Com Renata Pais).

 

... Nesta quinta-feira, 8, os alunos da Escola Alternativa participarão do grito de carnaval, em homenagem aos antigos ritmos. A festa, marcada para acontecer durante a manhã e tarde, resgatará tradições dos festejos momescos.

 

... A ideia, segundo o coordenador pedagógico José Clebson, é acionar entre os estudantes o clima de alegria do período, mas preservando também músicas e coreografias dos antigos carnavais.



Compartilhe
comentários

PROCESSO SELETIVO


Roberto Baia

16/01/2018 12h53

 

Com Live Comunicação – O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, que tem como provedor Geraldo Magela Pirauá, divulgou o edital do processo seletivo para o programa de residência médica, credenciado pelo Ministério da Educação.

 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 29 de janeiro a 08 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no endereço www.aremg.org.br, no link “Processo Seletivo”. Antes de iniciar a inscrição o candidato deverá providenciar cópia do documento de identificação com foto, digitalizada frente e verso a ser enviada via sistema.

Segunda a sexta

O HR disponibilizará um terminal de computador para os candidatos que queiram fazer suas inscrições, na sala da Coreme, de segunda a sexta, das 10h às 16h. A taxa de inscrição é de R$260, podendo ser paga com cartão de débito ou crédito. Já para pagamento via boleto haverá desconto de 5% com vencimento no dia subsequente.

Dois anos

Ao todo, duas especialidades médicas – Cirurgião Geral e Ginecologia e Obstetrícia – estão disponíveis para o preenchimento de quatro vagas (duas para cada). O curso tem duração de dois anos.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa uma prova geral de conhecimentos médicos com valor de 90 pontos (em 18 de fevereiro) e a segunda etapa composta por análise curricular padronizada com valor de 10 pontos. O resultado final será divulgado no dia 26 de fevereiro.

 

Expectativa

O provedor do Hospital Regional de Arapiraca, Magela Pirauá, explicou que a residência é uma conquista para a unidade e que se espera um bom número de participantes do processo seletivo.

“Esse é um importante momento para nossa instituição e, certamente, será para os aprovados. Vamos compartilhar conhecimento e melhorar o atendimento aos usuários, o que sempre nos deixa mais entusiasmados”, falou.

Exames gratuíto

Com a meta de ampliar os índices de cobertura em saúde, a prefeitura de Olho D´água Grande, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a primeira grande ação do setor em 2018. Durante dois dias, mais de 120 mulheres tiveram acesso gratuitamente ao exame de mamografia – a principal forma de detectar o câncer de mama.

Toda atenção

“O câncer de mama é um assunto que merece atenção durante todo o ano, por isso, mais que tratar a doença, temos trabalhado intensamente na prevenção. O mutirão ajuda na detecção da doença – que quanto antes for identificada, maiores as chances de cura”, afirmou a secretária, Maria Vieira. ASCOM.

Fora do Cauc

Com Luciana Araújo – Os dados são alarmantes e revelam o tamanho da crise financeira em que estão mergulhados os municípios brasileiros e alagoanos. De acordo com o último relatório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 73 municípios dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e São Paulo já decretarem Estado de Calamidade Financeira, e 84% dos municípios alagoanos e 89% das cidades brasileiras estão com o nome sujo no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o Cauc.

 

Liberação de recursos

A inclusão nessa lista inviabiliza a liberação de recursos do Governo Federal e poucas são as prefeituras que mantiveram os nomes limpos, com a Certidão Negativa de Débito e as obrigações em dia. Felizmente, Palmeira dos Índios se destaca por ter ficado fora da “lista negra” do Cauc.

Registros

O Cauc consiste em um sistema de registros de informações, disponíveis nos cadastros de adimplência ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais, geridos pelo Governo Federal. É um instrumental facilitador às partes, no momento da formalização de convênios e do recebimento de recursos.

Manter em dia

Para estar apto a receber as transferências voluntárias, o município deve cumprir itens de averiguação, como manter-se em dia com as contribuições previdenciárias e o FGTS ou divulgar os relatórios financeiros dentro dos prazos legais (como a Demonstração de Contas Anuais e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, RREO) entre outros requisitos fiscais.

… Para deixar o nome longe do Cauc, o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar tomou algumas medidas austeras para manter o município com o nome limpo e apto para receber os recursos provenientes do Governo Federal.

… “Tomamos várias medias de austeridade, sem comprometer os nossos serviços, mantendo o pagamento em dia com os servidores e fornecedores, apesar da crise enfrentada pelos municípios”, disse.

… Segundo Júlio Cezar, com planejamento a gente chega lá e foi o que fizemos. Nos próximos dias iremos reunir toda a equipe de governo, durante dois dias, para planejar as ações de 2018. “Este é o segredo. Não se administra com sorte e nem com milagre, é com gestão”, completou.



Compartilhe
comentários

Transporte público


Roberto Baia

10/01/2018 14h37

 



Compartilhe
comentários

Foi preciso


Roberto Baia

27/12/2017 11h52

Com ASCOM – A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Procuradoria Geral do município, entrou com uma ação contra vandalismo e dano ao patrimônio público, cometidos nos últimos dias por um homem suspeito de danificar a ornamentação do Natal de Luz da cidade.

As câmeras de videomonitoramento, instaladas em cada ponto onde estão expostas as ornamentações do Natal de Luz . Elas detectaram o suspeito, que cortou a fiação elétrica e também os adornos que enfeitam a Praça do Skate, na tentativa de inviabilizar os festejos natalinos do local, onde se apresentam as principais atrações. O vídeo com a ação criminosa já circula nas redes sociais, pela internet.

O procurador-geral do município Marcondes Oliveira, disse que a Procuradoria registrou um Boletim de Ocorrência (B.O), na 5ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira (5ª DRP), onde o caso será apurado.

Vai apurar

“A prefeitura vai disponibilizar um vídeo para que a população possa identificar o suspeito. Esse procedimento foi tomado com base legal e todos os vídeos com as imagens também já foram entregues ao delegado. Ele já vai começar a apurar os fatos, investigar, chamar as pessoas envolvidas e as responsabilidades de danos ao município, tipificado como vandalismo nas ornamentações natalinas nas luzes e nos fios que foram cortados e arrancados, entre outros pontos”, explicou o procurador.

Câmeras de segurança

O relatório foi feito pela equipe técnica, que levantou as imagens através das câmeras de segurança instaladas em todos os pontos onde acontece o Natal de Luz. Dessa forma, quem cometer algum dano será identificado e punido pela Justiça. A prefeitura pede que ao reconhecer o suspeito no vídeo, que já circula pelas redes sociais, a população faça a denúncia à 5ª DRP, de forma anônima e sigilosa.

Momento de celebração

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, recebeu na manhã da última sexta-feira, 22, a apresentação de uma orquestra de violinos.

A Opus 1, que é composta de cinco musicistas, percorreu corredores e quartos levando boa musica para quem estava no local.

A ideia, segundo o Gerente Administrativo do HR, Sérgio Ferreira, foi oferecer aos usuários um momento de celebração natalina, aliada à contribuição terapêutica da música.

“Foi um grande dia para os nossos funcionários e nossos pacientes, principalmente nessa época de natal”, comentou.

Emocionante

A ação contou com a presença do provedor do Hospital, Magela Pirauá, do artista circense Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha) e do Monsenhor José Neto.

 “Esse sem dúvida é um dos momentos mais emocionantes para todos nós. Compartilharmos juntos o espírito do Natal é o verdadeiro sentido dessa festa”, comentou Magela Pirauá.

Penedo

O prefeito Marcius Beltrão (PDT) acompanhado da secretária de Educação Cíntya Alves, entregou nesta sexta-feira, 22, mais uma escola totalmente restaurada. A unidade contemplada nesta oportunidade foi a Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta (Extensão).

Para o chefe do Executivo, o maior legado que um administrador pode deixar para a população é o investimento em Educação.

Educação

 “Todos os gestores deveriam pensar mais na Educação e no futuro das crianças. Hoje entregamos mais uma escola totalmente recuperada. Vamos restaurar todos os estabelecimentos que necessitam de atenção. O investimento em educação é o maior legado que um administrador pode deixar pra sua gente. E no nosso Governo, nossas crianças e jovens são prioridade”, garantiu o prefeito.

Investimento

Foram investidos na recuperação da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta (Extensão) mais de R$ 180 mil. A unidade de ensino que atende as comunidades do Centro, Santa Cruz e Oiteiro, recebeu mobiliário novo, climatização de todas as salas, piso e revestimento. Além da recuperação da cobertura e pintura.

Municípios

Em sua fala, Marcius Beltrão finalizou comunicando que a próxima escola a receber as equipes de reforma da Secretaria de Educação será a EMB Santo Antônio, localizada no povoado Tabuleiro Negros.

Os municípios de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão ficaram com o abastecimento de água prejudicado nesta terça-feira (26). A situação se deve à falta de energia na captação do Bálsamo. A estação, que é parte do sistema coletivo que atende as duas cidades, fica localizada em Palmeira dos Índios.

 Eletrobras

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) comunicou o problema à Eletrobras Distribuição Alagoas. Segundo a assessoria da concessionária, uma equipe técnica foi encaminhada ao local para efetuar reparos e restabelecer o potencial elétrico. A previsão é de que isso ocorra ainda nesta terça, ocasião em que também o fornecimento de água será retomado.

 

… Problemas com energia também afetam o abastecimento de Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande e Pariconha. Oscilações na eletricidade estariam comprometendo as atividades da estação elevatória de água tratada 02, situada nesse último município.

… A Casal mobilizou equipe técnica e já trabalha para retomar as atividades da estação.

… Já Ibateguara, na Zona da Mata de Alagoas, está sem água devido a um problema mecânico na bomba da rede de distribuição da cidade. O equipamento passa por reparos e a previsão é de que seja reinstalado nas próximas 48 horas.



Compartilhe
comentários

Bronca na Canoa


Roberto Baia

22/12/2017 09h02

A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá do Dr. Lauro, está na bronca e com razão. Conseguiu por meio do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira a liberação de recursos na ordem de R$ 4,13 milhões, oriundos do Ministério da Integração, para o Denocs pavimentar 6,7 quilômetros da estrada que liga a área central da cidade ao populoso povoado de Mata Limpa.

 

Obra interditada

Um vereador da oposição, com aval do governador e do deputado Jairzinho Lira simplesmente entrou com Ação Popular e conseguiu na Justiça a interdição da obra, que deveria ter começado no mês de novembro último. A bronca da prefeita é porque Renan legou, em reunião, que queria cumprir uma promessa de campanha e impediu que o IMA desse o Licenciamento Ambiental para Denocs tocar a obra. Em resumo: Lagoa da Canoa pode perder os recursos federais e ficar sem a tão sonhada pavimentação da estrada de Mata Limpa.

“Pai da criança”

“Ele quer ser o pai da criança, mas como confiar se até agora não fez nada por Lagoa da Canoa. Além do mais o dinheiro já está disponível. Não trabalham e não querem que a gente trabalhe”, desabafou a prefeita.

 

Um crime premeditado

A explosão da agência do Banco do Brasil de Traipu , ocorrido na madrugada de quarta-feira, 20, levantou suspeita de que esse crime foi perpetrado com objetivo de desestabilizar a gestão do prefeito Eduardo Tavares por uma razão óbvia: a agência, que está para fechar as suas portas, estava sem dinheiro.

Objetivo claro

Indignado com a ação dos bandidos, Tavares foi claro ao afirmar que esse crime foi engendrado por bandidos travestidos de políticos, com a finalidade desestabilizar a gestão atual e consumar a saída do posto bancário.

Cidade segura

“Traipu é uma cidade segura”, disse o prefeito, ressaltando que, de janeiro para cá, nunca houve qualquer tipo de crime na localidade, graças à excelente atuação do aparato de segurança criado pelo coronel Marcos Pinheiro, atual secretário de Segurança Pública do município.

Célia sem Luciano…

Como será a política em 2018 com Célia Rocha sem Luciano Barbosa e Luciano Barbosa sem Célia Rocha? A pergunta procede, já que os dois políticos jamais estiveram em palanques diferentes. Hoje, no entanto, a realidade é outra: Já não possuem mais um vínculo pessoal e tampouco político. Estão de fato em lados opostos.

Luciano sem Célia…

Pelo jeito, Luciano tem folego de sobra pra encarar 2018. No cargo de vice-governador tem opções de escolha, já que o PMDB pode usar o seu cargo para fazer alianças políticas. Nesse caso, como está bem abonado, resta-lhe disputar uma cadeira na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.

Nem pra tomar cafezinho

Quanto a Célia, que já superou problemas de saúde, deve mesmo ser candidata à deputada estadual longe, mais bem longe do convívio político de Barbosa. Dizem às boas línguas que os dois não sentam em uma mesma mesa nem pra tomar um simples cafezinho ou rezar um Pai Nosso.

É. Os tempos mudam. E como mudam.

 

Obra embargada

Com ASCOM MPF – Os órgãos ministeriais demonstraram a necessidade da concessão da liminar, alegando ser evidente o dano irreparável ou de difícil reparação ao meio ambiente, por meio de provas e relatórios produzidos no inquérito civil n 1.11.000.001045/2016-38, que tramita no MPF e instaurado para apurar irregularidades na construção de empreendimento imobiliário à beira-mar de Marceneiro, no município de Passo do Camaragibe, denominado Vila dos Pescadores, que a obra causa impactos ambientais à Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Decisão favorável

 O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas obteve decisão favorável da Justiça Federal de Alagoas que concedeu liminar a fim de embargar a obra do Conjunto Habitacional Vila dos Pescadores Empreendimento Imobiliário SPE Ltda. até o julgamento definitivo da ação civil pública (ACP) proposta pelo MPF, juntamente com a Promotoria de Justiça de Passo do Camaragibe, contra o empreendimento e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

… De autoria da procuradora da República Raquel Teixeira e do promotor de Justiça Thiago Chacon, a ação apresenta parecer do ICMBio alertando para a ausência de planejamento do empreendimento quanto aos impactos que sua instalação trará à região, notadamente quanto ao abastecimento de água e o esgotamento sanitário.

…A perícia técnica do MPF concluiu que o Relatório de Avaliação Ambiental apresenta omissões significativas quanto à avaliação de impactos ambientais.

… E mais, causou estranheza para os representantes do Ministério Público a rapidez com que o IMA concluiu o processo de licenciamento do Conjunto Habitacional.

 



Compartilhe
comentários

Recursos para Traipu


Roberto Baia

21/12/2017 15h31

O Prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, esteve ontem com diretores da Caixa Econômica Federal, assinando contrato com vistas a reforma e revitalização de praças e logradouros, através do programa de apoio à infra-estrutura turística do Governo Federal. Presentes ao ato o Coordenador do Gigove da Caixa, Kleber Xavier e o Diretor Municipal de Contratos, Rodrigo Moreira.

 

Apoio do ministro

 A União investe neste contrato R$ 780.000,00 (Setecentos e Oitenta Mil Reais), recursos destinados através do reconhecido esforço do ministro Marx Beltrão, sendo a contra-partida do município de 20.000,00 (Vinte Mil Reais). É a segunda vez, em um mês, que Eduardo Tavares assina contrato com a Caixa. O primeiro contrato tem como finalidade a construção da futura Casa da Cultura e os recursos foram aportados por meio de emendas do Deputado Federal JHC (Quinhentos Mil) e do Senador Renan Calheiros.

 

Explosão do banco

Por falar em Traipu, Eduardo Tavares disse, ontem, lamentar o triste episódio acontecido em sua cidade, Traipu, quando bandidos explodiram o posto avançado do Banco do Brasil.

 “Traipu é uma cidade segura”, disse o prefeito, ressaltando que, de janeiro para cá, nunca houve qualquer tipo de crime na localidade, graças à excelente atuação do aparato de segurança criado pelo coronel Marcos Pinheiro, atual secretário de Segurança Pública do município.

Não tinha dinheiro

“O que nos chama a atenção é o fato do Banco não ter dinheiro algum, na oportunidade, o que impele a  acreditar que tudo foi engendrado por bandidos travestidos de políticos, com a finalidade desestabilizar a gestão atual e consumar a saída do posto bancário. Estamos apurando e vamos fazer de tudo para colocar esses facínoras na cadeia”, finalizou Eduardo Tavares.

Penedo Avança

Buscando ampliar a oferta de serviços à população, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), acompanhado de secretários, lançou na quarta-feira, 20, o Programa Penedo Avança. A oficialização ocorreu na extensão da Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta, Santa Cruz, durante a primeira edição.

 

Serviços prestados

O programa busca facilitar o acesso do povo aos serviços prestados pelo poder público. As Secretarias bimestralmente levarão seus serviços de forma gratuita aos munícipes, ampliando ainda o projeto para a zona rural.

 

Está bem

“O nome foi escolhido diante do momento que Penedo passa. Sabemos que é um momento ímpar se comparado aos demais municípios. Logo, se estamos bem, quer dizer que Penedo Avança. Esse projeto vai levar atendimento aos moradores dos bairros e zona rural. Vamos aproximar mais o poder público de sua gente, das pessoas que necessitam de algum serviço ofertado pela Prefeitura de Penedo”, explicou Marcius Beltrão.

Educação

Dirigentes do núcleo regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e representantes da Prefeitura de Arapiraca voltaram a se reunir para tratar de assuntos relacionados à pasta.

O encontro realizado na noite de terça-feira (19) no Centro Administrativo Municipal serviu para atualizar dados oficiais sobre pessoal e recursos.

Natal no HRA

Com Live Comunicação – Às vésperas da noite de Natal, pacientes do Hospital Regional de Arapiraca serão contemplados com uma apresentação especial. Na sexta-feira, 22, uma orquestra de violinos irá percorrer os corredores e quartos levando a boa música para quem estiver no local.

 

Primeira vez

A ideia, segundo o Gerente Administrativo do HR, Sérgio Ferreira, é oferecer aos usuários um momento de celebração natalina, aliada à contribuição terapêutica da música.

“Será a primeira vez que esse grupo se apresenta em nosso Hospital. Mas temos certeza que os resultados serão sentidos de imediato”, comentou.

 

Importante

Para o provedor do Hospital, Magela Pirauá, levar a orquestra no período natalino é muito importante. “Celebrar o nascimento de Jesus é uma alegria, e poder compartilhar esse momento com boa música é, sem duvidas, um presente para todos”, comentou.

… A Opus 1 é composto de cinco musicistas: três violinistas, um saxofonista e um violinista. O grupo, que trabalha de forma voluntária, já está junto há cerca de quatro anos se apresentando em casamentos, formaturas e eventos corporativos.

… A estreia no Hospital Regional, tocando para pacientes e funcionários, deixou a orquestra entusiasmada. “Era um sonho que tínhamos – levar música para ajudar a recuperação das pessoas. Estamos muito confiantes”, comentou Rodrigo Araújo, um dos integrantes.

… Fazem ainda parte do grupo Mohab, Luan Marques, Flávio e Pedro.

 


Compartilhe
comentários

Casos de diarreia


Roberto Baia

12/12/2017 11h41

Com Igor Castro: Após as chuvas que caíram em outubro, aumentando os atendimentos ambulatoriais em casos de diarreia, o Hospital Regional, que tem como provedor Geraldo Magela Pirauá, recomenda à população cuidados para o período de dezembro e início de janeiro.

Comparado ao mês anterior, novembro apresentou queda no número de casos, mas segundo a coordenadora de Epidemiologia da instituição, Nelva Rubia, a vigilância tem que ser permanente.

Água não tratada

“Infelizmente a população ainda bebe água não tratada e que vem diretamente de cacimbas. Isso tudo acarreta em doenças”, argumentou.

No Hospital Regional de Arapiraca, que atende a diversos municípios da região, é comum pacientes chegarem com sintomas de diarreia, vômitos e dores abdominais decorrentes de ingestão de água contaminada.

Médico orienta

Para o médico Adailton Leão, a prevenção é simples: acesso à água tratada, filtrada e/ou fervida para evitar os problemas. “Água é um líquido precioso e vital para a vida, mas ela também traz doenças quando não é limpa”, falou.

Preocupante

Este ano, 88 pacientes já foram internados, precisando de medicação venosa, entre outros procedimentos. Ainda segundo a coordenadora do Regional, as secretarias municipais são avisadas quando há aumento nos casos, afim de que possam tomar as medidas necessárias, como uso de hipoclorito de sódio nas caixas de água das residências.

“Esse é um trabalho fundamental que os agentes de saúde fazem e que tem grande importância para a redução dos problemas”, acrescentou.

Geraldo Magela

Para o Provedor Geraldo Magela, a divulgação dos dados é necessária para que a população tenha conhecimento do trabalho realizado no Hospital, mas sobretudo, para que as pessoas tomem suas precauções.

“Beber água parece ser um ato tão simples e necessário aos seres vivos. Mas todos têm que ter cuidados adicionais para que, matar a sede, não traga riscos à saúde”, comentou.

No período das chuvas, que compreende os meses de maio a junho, o Regional chegou a ultrapassar os três mil atendimentos.

Salário e 13º

O prefeito Júlio Cezar anunciou ontem (11), a liberação do pagamento do servidor público efetivo de Palmeira dos Índios, referente ao 13º salário. Com isso, o governo encerra o compromisso com essa parcela do salário do funcionário da prefeitura. Júlio Cezar também falou que o salário unificado, referente a dezembro, também será feito dentro do mês trabalhado para todos os efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas.

Não é fácil

Para Júlio Cezar, administrar um município como Palmeira não é fácil. Mas com vontade e gestão é possível manter os compromissos em dia e, principalmente, o salário do servidor.

“O primeiro ano da nossa gestão não foi fácil. Se conseguimos atravessar este ano, apesar das dificuldades, chegaremos em 2018 com um pouco mais de fôlego. Conseguimos tirar o município do Cauc, que é a lista dos municípios devedores, trabalhando dentro das metas fiscais. Este ano, o pai de família não vai dizer que não vai fazer a ceia de Natal ou de Ano Novo porque o salário não saiu”, afirmou o prefeito.

Meta audaciosa

E continuou. “O governo lançou a meta fiscal, que é liquidar o ano e zerar as contas, com salários e décimo terceiro em dia. É uma meta audaciosa em tempos de crise, mas se conseguirmos ser eficientes, do ponto de vista técnico, graças à nossa equipe, que tem trabalhado muito para que isso acontecesse. Com planejamento, colocando as despesas dentro da receita, mesmo em tempos de crise, é possível a gente fazer muito mais”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.

São Miguel

O trabalho do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) na defesa dos recursos naturais resultou numa importante conquista: a criação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), tipo de unidade de conservação criada em propriedade privada, de acordo com a vontade do seu dono, e que tem crescido bastante em números aqui no estado graças à intervenção do MPE/AL. A mais nova reserva está

localizada no município de São Miguel dos Campos e fará parte do Mosaico de RPPNs do Litoral Sul.

Compensação ambiental

Foi por meio de um termo de ajustamento de conduta para compensação ambiental que a RPPN do Grupo Luiz Jatobá foi idealizada, após sugestão da 5ª Promotoria de Justiça da Capital, que possui atribuições judiciais e extrajudiciais de defesa dos recursos hídricos e das bacias hidrográficas do Estado de Alagoas. Ela integrará o Mosaico de RPPNs do Litoral Sul, que será formado ainda por outras sete reservas, passando pelos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos, numa extensão de 971 hectares.

… Todas essas unidades de conservação de domínio privado ficam em territórios pertencentes à Usina Roçadinho (Grupo Mendo Sampaio, detentor de quatro RPPNs), Usina Sumaúma (Grupo Toledo, detentor de duas RPPNs), Usina Caeté (Grupo Carlos Lyra, detentor de uma RPPN) e Grupo Luiz Jatobá, detentor de uma RPPN.

… De acordo com a promotora de justiça Lavínia Fragoso, da 5ª Promotoria de Justiça, as RPPNs têm funções muito importantes na natureza, a exemplo da proteção de rios, riachos e nascentes, a recomposição da mata ciliar desses recursos hídricos, a criação de corredores ecológicos para os animais e, ainda, a disseminação de sementes, o que acaba por incentivar a perpetuação da fauna e da flora existentes naquela região.

… “Outra iniciativa importante dessa mesma RPPN foi à criação do Centro de Educação Ambiental Luiz Jatobá Filho, um espaço que vai receber alunos das escolas dos municípios daquele entorno. Isso é um processo inovador e será muito bom para que a comunidade escolar possa se aproximar da natureza e entenda a sua importância para um meio ambiente ecologicamente correto, equilibrado”, explicou Lavínia Fragoso.



Compartilhe
comentários

Mercado Público


Roberto Baia

08/12/2017 11h07

 

Com Elaine Rafaella – Visando garantir melhorias para a população de Maceió, a deputada estadual Thaise Guedes (PMDB), apresentou duas indicações que aguardam votação na Assembleia Legislativa. A primeira requer que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, promova a reestruturação do mercado público, localizado no bairro da Levada.

Demanda antiga

“A reforma do Mercado Público é uma demanda antiga dos permissionários que além de terem os seus locais de trabalho mais adequados, limpos e organizados, disponibilizarão mais qualidade nos produtos ofertados aos seus clientes. Com a reestruturação, o mercado – que é de imensurável valor para a capital maceioense, será um atrativo ainda maior para a clientela, impulsionando a economia e o aumento nas vendas”, destacou a deputada.

Outra indicação

Em outra indicação, a parlamentar solicitou a construção de um Terminal Rodoviário na Praça São Vicente, (conhecida como Praça da Cadeia), localizada no centro da capital, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. “É evidente o crescimento do município nos últimos anos, o que tem demandado o surgimento de novas estruturas para atender as necessidades básicas da população, que na grande maioria das vezes, fica exposta ao sol ou chuva. A construção possibilitará um local digno e apropriado para o embarque e desembarque destes passageiros”, justificou Thaise Guedes.

Com tema “We Will Rock You”, single da lendária banda britânica Queen, aconteceu nesse ultimo sábado, a 50ª edição do Prêmio Colunistas Norte-Nordeste. O evento foi realizado no Red Lounge Buffet, no Recife (PE).

Agência um

O destaque da noite foi a Agência UM, que em sua primeira participação no Colunistas Norte-Nordeste foi a mais premiada e também eleita a Agência do Ano.

Entre as conquistas da Agência UM, o Grande Prêmio de Técnica, com o filme “Eu tenho um sonho”, criado para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAC-PE) e o GP de Profissional de Propaganda do Ano para o diretor de Criação, Lenilson Lima.

Anunciante do ano

O título de Anunciante do Ano também foi celebrado pela Agência UM. O prêmio foi entregue para o cliente UNINASSAU. Em Alagoas a agência trabalha com o Grupo Ser Educacional em formato consolidado, além da conta da Prefeitura de Maceió, participa diretamente da transformação do mercado alagoano, priorizando a criação como pilar do sucesso para divulgação de uma marca. A Agência Um, busca trabalhar com as melhores marcas nordestinas, para isso apresenta ao mercado alagoano o melhor Time de Criação do Brasil, além de uma estratégia exclusiva para cada atendimento. O CEO da Agência UM, o publicitário Luiz Augusto de Araújo Filho, brinda com os seus colaboradores em todo o Brasil, em Maceió, comemora o melhor resultado dos últimos 5 anos, enfrentando a crise com ideias criativas e atendimento próximo que busca soluções contínuas.

Festejos natalinos

Com Igor Castro – Na noite de terça-feira, 05, a chegada do Papai Noel em Arapiraca marcou o início dos festejos natalinos, que este ano é coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas e a Prefeitura Municipal.

O “bom velhinho” chegou ao Bosque das Arapiracas após circular pela cidade em uma viatura do Corpo de Bombeiros. Ele ficará em sua casa, montada no local, e recepcionará as crianças e os adultos, todos os dias, das 17h às 20h.

Campanha

A campanha, intitulada “Natal em Família”, promete agitar Arapiraca até o final do mês, com atrações culturais e uma grande iluminação, montada em 50 postes do local e na árvore de natal, que tem mais de 20 metros de altura.

Além do Bosque, o Parque Ceci Cunha, o Centro da cidade e os trevos do Coringa e da polícia receberão iluminação de natal ainda esta semana.

Coral empolgou

Durante a abertura dos festejos, um coral empolgou o público, que acompanhou atento e emocionado. Quem também marcou presença no local foi a presidente da CDL, Tânia Núbia, que estava acompanhada pelo prefeito Rogério Teófilo e por diversas autoridades.

“Essa decoração, essa iluminação e a programação chamarão atenção não apenas para as famílias, mas para o nosso comércio, que enfrenta dificuldades com a crise e que vê nessa época do ano uma boa oportunidade de melhorar as vendas”, explicou Tania.

Penedo 1

Uma missão chinesa formada por empresários está visitando Alagoas, conhecendo suas potencialidades e discutindo possíveis parcerias público-privadas (PPPs). Os investidores estiveram nesta quarta-feira (06), em Penedo. Na ocasião, foram recebidos pelo prefeito Marcius Beltrão (PDT), secretários e vereadores.

Penedo 2

“Hoje foi um dia muito importante para Penedo. Mostramos aos empresários o Centro Histórico, o Centro de Convenções, o Theatro Sete de Setembro e a infraestrutura urbana. Além de apresentarmos um projeto inovador, para tornar Penedo uma cidade voltada ao segmento turístico e de entretenimento. Também discutimos a possibilidade da implantação de indústrias no Distrito Industrial”, explicou o chefe do Executivo o motivo da visita por parte dos investidores.

… Em uma solenidade prestigiada por secretários, servidores municipais e representantes da população, o prefeito Zé Adelson, acompanhado do deputado estadual, Antônio Albuquerque, entregou, na manhã de quarta-feira (06) à Secretaria de Saúde, duas novas ambulâncias.

… Fruto de uma emenda do parlamentar, os veículos contribuirão para a agilidade e eficácia nos atendimentos à população. “Nossos usuários precisam ser conduzidos com segurança e agilidade, e a entrega destes veículos possibilitará a melhoria na prestação dos serviços”, defendeu o prefeito, que na oportunidade, agradeceu o empenho das autoridades em ajudar o povo de Olho D´água Grande.

… “Foram meses de ajustes e de muita luta, mas estamos chegando ao fim do ano com a sensação de que estamos no caminho certo para que o nosso município se desenvolva e

garanta melhorias nas mais diversas aéreas. Agradeço a parceria de sempre do deputado estadual, Antônio Albuquerque, do deputado federal, Nivaldo Albuquerque e do governador, Renan Filho. Também preciso agradecer em especial, a secretária Maria Vieira e a todos que compõem a secretaria de saúde pela garra, determinação e profissionalismo com o qual conduzem os serviços prestados à nossa população”, destacou.



Compartilhe
comentários

Posse do novo bispo


Roberto Baia

05/12/2017 11h10

Com assessoria: O prefeito Júlio Cezar levou uma caravana, no sábado (2), para o estado da Paraíba. Eles foram prestigiar a posse do novo bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A solenidade de posse contou com mais de 150 padres e 21 bispos da Região Nordeste 2, formada pelos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A posse aconteceu durante uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Dom Dulcênio chegou à cidade por volta das 15h30 e participou de uma carreata até a Praça da Bandeira, no Centro, de onde seguiu caminhando até a Catedral.

Foi aplaudido

Em um discurso bastante aplaudido, Júlio Cezar deixou uma mensagem de agradecimento e fé ao povo paraibano. “Alagoanos e paraibanos estão unidos pela fé e pelos valores da nossa igreja, que nos conduziram até aqui. Por onze anos da vida de Dom Dulcênio, Palmeira dos Índios, pode conhecer o sacerdote de fato e de direito, um conselheiro, um pai. Andamos desde às 5h da manhã e chegamos felizes, porque sabíamos que vocês iriam promover uma recepção calorosa a este grande Bispo. Hoje viemos aqui, com homens, mulheres e crianças, católicos, para dizer muito obrigado Campina Grande. A gente está deixando entre vocês o escolhido por Deus para ser o Bispo desta cidade. Iremos agora regressar às nossas casas sabendo que aquele que por onze anos foi o nosso pai, agora também será o pai de vocês, irmãos paraibanos”, finalizou o prefeito, meio a aplausos de todos presentes.

A primeira celebração religiosa a ser presidida pelo Bispo Dom Dulcênio aconteceu no domingo (3), às 10h também na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Irregularidades na Barra

Com Ascom - A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas negou o recurso interposto por Reginaldo José de Andrade, ex-prefeito da Barra de São Miguel, contra o recebimento de uma ação de improbidade administrativa.

Com o acórdão, proferido em sessão no dia 23 de novembro, o processo seguirá com a apuração de supostas irregularidades em licitações realizadas pela Prefeitura, na época em que Reginaldo estava à frente do Município.

“Não há dúvida”

A defesa pediu a anulação do recebimento da ação pela 1ª Vara Cível de São Miguel dos Campos, alegando que a citação do réu não foi feita pessoalmente ao ex-prefeito. A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, relatora do recurso, considerou que não há dúvidas de que o réu tomou ciência da demanda.

Lei de improbidade

“A Lei de Improbidade Administrativa (regramento especial) estabeleceu que a primeira comunicação processual chamada de notificação, e posteriormente a citação, e aquivale a pena observar que apesar de nomear o ato de citação, o réu já tinha sido cientificado desde a notificação acerca da demanda”, afirmou a desembargadora, na decisão.

Liberou salários

A Prefeitura de Olho D´água Grande, através da secretaria de finanças, anunciou, na manhã desta sexta-feira (01), a liberação da folha salarial dos servidores municipais, referente ao mês de novembro.

O prefeito Zé Adelson destaca que, mesmo em meio à crise que assola os municípios, sua gestão se mantém focada em iniciativas que garantam o equilíbrio econômico e financeiro, sempre priorizando o pagamento em dia do funcionalismo público. “Mesmo num momento de intensa crise nacional, onde diversas prefeituras estão com folha de pagamento atrasadas ou até mesmo demitindo, mais uma vez, cumprimos com nossas obrigações junto aos servidores. O salário em dia, além de aquecer a economia local, é uma demonstração de valorização, onde os funcionários podem usufruir da compensação de seu trabalho com tranquilidade, sabendo que tem dia certo pra receber", disse.

Prioridade

O secretário de Finanças, Geraldo Melo, explica que não existe fórmula mágica para que a administração atue na contramão da crise, mas através de ajustes e um severo planejamento, tem sido possível manter o município equilibrado. "O prefeito Zé Adelson não tem poupado esforços para honrar com todos os compromissos, sendo o pagamento dos proventos dos colaboradores municipais, uma das prioridades”, afirmou.

Eterna agonia

Moradores das cidades de Craíbas, Igaci, Coité do Nóia e de dezenas de bairros de Arapiraca, a ‘capital’ do Agreste alagoano, precisam se preparar para 72 horas de falta de água em suas casas.

O prazo de suspensão do serviço começa na manhã desta terça-feira (05) e deverá ser concluído na noite quinta-feira (07), véspera de feriado que celebra Nossa Senhora da Conceição.

Nova adutora

A interrupção do abastecimento foi informada pela assessoria de imprensa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

De acordo com informações, a suspensão será necessária para a realização de obras de engenharia na anova adutora do Agreste, serviços que devem melhorar o abastecimento, principalmente para os municípios de Craíbas e Igaci.

... A suspensão de 72 horas afetará bairros situados na parte alta de Arapiraca, divisão feita pela Casal que compreende Planalto, Arnon de Melo, Santa Esmeralda, Santa Edwirges, Senador Nilo Coelho, Baixa Grande, Jardim Esperança, Bom Sucesso, Capiatã, Caititus e Eldorado.

... Por erro da redação, informamos anteriormente que as comunidades afetadas pela parsalisação seriam os que ficam na parte baixa de Arapiraca, entre elas centro da cidade, Boa Vista, Baixão, Brasília, Cacimbas, Canafístula, Guaribas, Itapuã, Jardim Tropical, Manoel Teles, Nova Esperança, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Ouro Preto, Primavera, São Luiz 1 e 2, Verdes Campos, Brisa do Lago e Zélia Barbosa.

... Sobre a falta de água em parte dos bairros de Arapiraca e também nos municípios de São Brás, Olho d’Água Grande, Campo Grande, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Feira Grande, a Casal divulgou que o problema foi causado por “defeito mecânico na estação de captação do Morro do Gaia”, estrutura do chamado Sistema Antigo do Agreste

 



Compartilhe
comentários