Nova liderança


Roberto Baia

25/07/2017 09h32

O vereador Agenor Leôncio aparece como nova liderança na Câmara de Palmeira dos índios. Partidário e defensor do prefeito Júlio Cezar, de primeira hora, ele conta hoje com o apoio de pelo menos 10, dos 15 vereadores da casa. O grupo está fechado em acordo e também declara apoio total ao prefeito e à administração municipal.

 

Nunca negou

Agenor, que é conhecido pela sua fidelidade de grupo e transparência, nunca negou seu sentimento e vontade de ser presidente da Câmara Municipal e desde o início do mandato ele vem buscando apoio dos vereadores que têm posicionamento igual ao seu.

 

Vereadores

Os vereadores que hoje o apoiam e fazem parte do seu grupo são: Madson Monteiro, Cristiano Ramos, Ronaldo Raimundo, Pedrinho Gaia, Joelma Toledo, Val Enfermeiro, Maxwell Feitosa, Fábio Targino e Abraão do BMG.

Segundo Leôncio, estes vereadores irão trabalhar juntos para terem uma mesma comunicação para a comunidade.

 

Renovação

“Nosso grupo é composto por 10, dos 15 vereadores e vamos trabalhar juntos, porque afinal fomos eleitos para servir a vontade da comunidade de Palmeira, com competência e renovação. O trabalho, a união, a transparência e apoio ao prefeito Júlio, todos sabem que é o que eu defendo, e o grupo também tem esse mesmo pensamento. Já pedi uma audiência ao prefeito para conversar com o grupo. Ele já sabe que estamos fechado e nada irá nos dividir”, enfatizou o Vereador.

 

Chamou a polícia

Com o jornalista Carlos Alberto Jr: Trabalhadores da rede municipal de ensino de Arapiraca, em greve há mais de 70 dias, realizam na manhã de ontem mais uma manifestação no Centro Administrativo do município, localizado no bairro Santa Edwiges. Por conta do ato, a Polícia Militar foi acionada pela Prefeitura.

 

Foram impedidos

Os grevistas chegaram ao local por volta das 7h30 e tentaram entrar no prédio, sendo impedidos pelos guardas municipais que chegaram, inclusive, a fechar com cadeados os portões de acesso. Por causa da medida, até a entrada de servidores e populares foi impedida.

 

Ocupação

A pretensão dos grevistas era ocupar as salas das secretarias de Educação e da Fazenda, segundo informou o presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), professor André Luiz.

Os trabalhadores reivindicam 7,64% de reajuste que deveria ter sido concedido no mês de abril passado. Após rodadas de negociações, a Prefeitura, que alega não ter condições financeiras, sinalizou com 2,64%, índice rejeitado pela categoria.

A greve mais longa da história de Arapiraca já é analisada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas que, deverá, ainda nesta semana, se manifestar sobre a legalidade, ou não, do movimento grevista.

 

Apoio aos idosos

O Complexo de Equoterapia Tarcizo Freire promoveu durante todo o dia deste sábado (22) uma ação de saúde direcionada aos idosos. Nessa atividade pioneira geriátrica realizada pela instituição, será repetida periodicamente atendendo pessoas idosas de Arapiraca e região Agreste do Estado.

 

Foram atendidos

Após o procedimento de triagem, os idosos foram atendidos por clinico geral, ortopedista e geriatras. De acordo com o idealizador e fundador do complexo, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP) essa ação foi motivada em razão da grande demanda do público idoso nas unidades básicas de saúde de Arapiraca e a dificuldade e morosidade no atendimento. O problema é agravado nessa fase de inverno rigoroso aumentando os casos de alergias, infecções pulmonares e problemas respiratórios, explicou o parlamentar.

 

 

 

... No ano passado, o Complexo Multidiciplinar realizou uma ação de saúde e cidadania ocorrendo bastante procura de pessoas carentes para atendimentos em diversas especialidades na área de saúde.

 

... Este ano, a instituição decidiu pela ação direcionada especificamente ao público idoso. Todo o trabalho foi coordenado pela médica Ana Cristina de Azevedo e a equipe de enfermagem da instituição.

 

... Além do atendimento médico, foram realizados aferição de pressão teste de glicemia  dança, exercício físico e apresentação do Grupo de Chorinho composto por integrantes da Associação de Aposentados e Pensionistas de Arapiraca.  O deputado estadual Tarcizo Freire, idealizador da instituição assegurou que  vem envidando todos os esforços para ampliar o atendimento a população carente de Arapiraca e região Agreste com mais ações de saúde.



Compartilhe
comentários

Improbidade em Girau


Roberto Baia

24/07/2017 09h32

Com arapiracanews: O atual prefeito do município de Girau do Ponciano, Davi Ramos de Barros(PTB), volta a ser alvo de polêmica envolvendo prováveis desvios de recursos públicos. Desta vez, o suposto ato de improbidade envolve um contrato milionário, por meio de pregão presencial em segunda chamada, com um posto de combustíveis da cidade, o qual, por coincidência, ou não, pertence a um tio do gestor, identificado como Sebastião Barros, ou seja parente em primeiro grau.

 

Família

O contrato com o Autoposto Progresso LTDA, com nome de fantasia Autopel, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 13 deste mês, revela que o valor total é de R$ 3.595.210,30 para abastecimento de veículos da Prefeitura de Girau do Ponciano. A vigência do contrato, assinado em 12 de julho passado, vai até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

Desmandos

A publicação do Extrato de Contrato provocou diversas reações na população da pequena Girau do Ponciano. Entre elas, a de um morador, que pediu para não ser identificado. Ele denunciou os desmandos de David Barros unto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Polícia Feral. No documento, ele pede investigações com relação, por exemplo, a emissões de notas fiscais de abastecimentos de combustíveis e quais veículos foram abastecidos.

 

Procurador safado

Um procurador do ex-prefeito Cristiano Matheus, de Marechal Deodoro, é reconhecidamente o maior bandido que atua na área de jurídica do interior alagoano. O safado caiu de paraquedas na terra de Marechal Deodoro depois que descobriram suas canalhices em uma importante cidade alagoana, da qual foi defenestrado por suas pilantragens.

 

Alma podre

Ladrão de carteirinha, esse canalha retornou a terra natal, onde lambe as botas de quem está no poder com a finalidade de garantir espaço. Difícil, é conseguir espaço. Muito difícil. Sua alma pobre é conhecida por todos.

 

Moderno ginásio

A juventude e a comunidade estudantil de Arapiraca receberam, na quinta-feira (20), o mais belo e moderno ginásio de esportes de Alagoas.

Construído com recursos próprios do estado, o novo ginásio da Escola Estadual Professor José Quintela Cavalcanti foi reinaugurado em solenidade que contou com a presença do governador Renan Filho (PMDB),  vice-governador  e secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa (PMDB),  e senador Renan Calheiros (PMDB), além de prefeitos, vereadores, professores, estudantes e centenas de personalidades do meio político e social do município e de toda a Região Agreste.

 

Escolas inauguradas

Localizado no bairro Baixão, o templo esportivo foi entregue durante uma maratona de inaugurações, que incluiu a recuperação total e ampliação da Escola Estadual Moacir Teófilo, no bairro Canafístula, reforma geral e ampliação da Escola Estadual Manoel Lúcio, no bairro Cacimbas, e entrega do ginásio de esportes da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, o Premem, no bairro Eldorado.

 

Alunos beneficiados

A conclusão das obras de reforma e manutenção beneficiam mais de 3.500 alunos que estudam nestas escolas, além dos servidores da Educação.

 

Melhorias

Foram realizados serviços de substituição de toda a rede hidráulica, elétrica, uma nova fachada, pintura, novo telhado, colocação de cadeiras em todos os lances de arquibancada em volta do ginásio, novos banheiros e vestiários.

Também foi colocado um novo e moderno piso, com a mesma qualidade do ginásio do Geraldão, que recebeu os Jogos Olímpicos no Recife.

 

Luciano Barbosa

O vice-governador e secretário Luciano Barbosa agradeceu o apoio que o governador Renan Filho tem dado à Educação em Alagoas, juntamente com o senador Renan Calheiros.

“Estamos entregando esse moderno ginásio, para que Arapiraca possa receber grandes competições, além de servir de espaço de cultura e lazer aos estudantes e à comunidade”, declarou Barbosa, anunciando que o templo esportivo faz parte do projeto de construção do primeiro Centro de Educação Integral (CEI) de Alagoas.

 

Em dezembro

As obras começaram faz dois meses e deverão ser concluídas até o mês de dezembro.

As escolas estaduais Quintela Cavalcante, Isaura Lisboa (Epial) e Pedro Reis se transformarão em um grande centro educacional, com a presença do Ginásio do Quintela, dois ginásios de esportes cobertos, pistas de atletismo, um campo de futebol soçaite, uma piscina semiolímpica, uma concha acústica e um amplo auditório para os eventos educacionais.

... Além disso, todas as escolas serão integradas em uma única e ampla área de convivência com praças, jardins e anfiteatro.

 

 

... As obras começaram faz dois meses e deverão ser concluídas até o mês de dezembro.

 

... “Eu joguei aqui antes da reforma e agora é outro lugar, está demais, muito colorido, bem jovem. Não vejo a hora de jogar novamente nesse novo ginásio”, diz Matheus Marques, estudante do 2º ano.

 

... Em pronunciamento, o governador Renan Filho adiantou que outros cinco Centros de Educação Integral (CEIs) serão construídos nas cidade de Maceió, Santana do Ipanema e Penedo.

 

 



Compartilhe
comentários

Criticou aumento


Roberto Baia

21/07/2017 10h34

A vereadora Graça Lisboa (PDT), em seu pronunciamento na Tribuna da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira, 18, apresentou, em tom de reprovação, o carnê do seu IPTU, onde criticou o aumento de 100% no valor do imposto. Para ela, mesmo com o desconto de 50% que foi aprovado pela Câmara, as taxas ainda estão muito altas.

Ela lembrou que o aumento foi aprovado no final de 2013, tirando a responsabilidade da atual gestão.

 

Vai favorecer

Professora Graça revelou que a Câmara, também, está debruçada no estudo do novo REFIZ (Programa Especial da Regularização Tributária), para facilitar a vida do contribuinte, com descontos e maior flexibilidade nos prazos para os pagamentos permitindo, assim, que os arapiraquenses, que estão inadimplentes com seus impostos, possam quitar suas dívidas com o município.

 

Crise penaliza

A vereadora afirmou, ainda, durante pronunciamento, que os vereadores continuam discutindo fórmulas, para aliviar e facilitar o pagamento dos impostos por parte da população, reconhecendo que a crise, além de afetar os órgãos públicos, penalizam, principalmente, os cidadãos e cidadãs do município de Arapiraca.

A vez de Matheus

“Lugar de político corrupto é na cadeia”. Essa frase está mais em voga do nunca em Alagoas. Vejamos: Na quinta-feira, pela manhã, o Gecoc comandou uma operação que botou atrás das grades o ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fabinho Aurélio. O ex-gestor girauense foi preso em sua casa, levado para depor e, logo após, levado para o presídio Baldomero Cavalcante, onde está a disposição da justiça.

 

Bola da vez

Agora, a bola da vez é Cristiano Matheus, ex-prefeito da cidade de Marechal Deodoro. No início da manhã de quinta-feira, 20, a Polícia Federal realizou uma operação contra desvios de recursos públicos na prefeitura. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens em Maceió, Santana do Ipanema, Marechal e Pão de Açúcar.

De acordo com investigações, o “rombo” provocado pela quadrilha liderada por Matheus ultrapassa R$ 6 milhões.

 

Crise na Educação

O vereador Sérgio do Sindicato, em pronunciamento na tribuna da Câmara, afirmou que está bastante preocupado com o andamento da grave crise na Educação de Arapiraca. A situação está realmente muito séria que já estamos perdendo os nossos alunos para outros municípios. Os pais dos alunos para não prejudicarem o ano letivo, já matriculam seus filhos em municípios vizinhos como São Sebastião, Junqueiro, Campo Alegre e Teotônio Vilela.

 

Ama nos municípios

O prefeito Eduardo Tavares, recebeu, na quarta-feira, 19, representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Traipu, para a estreia do projeto: AMA em seu município. Traipu foi escolhido graças à inovação implementada pela gestão Eduardo Tavares nos primeiros seis meses de administração, que tem chamado atenção de outros municípios de Alagoas.

Por esse motivo, o presidente da AMA, Hugo Wanderley - prefeito do município de Cacimbinha - decidiu iniciar o projeto pela cidade.

 

Prefeitos

“Traipu já é conhecida em todo o Estado como uma experiência administrativa que está dando certo”, destacou o presidente, que estava acompanhado dos prefeitos Oliveiro Torres, de Igaci e Ediel Leite, de Craíbas; do superintendente da AMA, Wladimir Wanderley; do assessor da presidência da AMA, José Lessa; da gerente de Articulação Municipal da AMA, Larissa Ferro; da gerente de Comunicação da AMA, Zélia Cavalcanti e do gerente Administrativo da AMA, César Júnior.

 

Recursos públicos

Durante o evento, que ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o prefeito Eduardo Tavares destacou sua preocupação com a correta aplicação dos recursos públicos.

Para ele, o segredo de uma boa gestão, está nos sacrifícios iniciais que um administrador público precisa realizar para garantir os investimentos necessários para o desenvolvimento de seu município.

“Os recursos públicos precisam ser aplicados com planejamento, evitando desperdício”, Enfatizou.

 

Respeito

O prefeito Eduardo Tavares deixou claro que o respeito com o dinheiro público é uma obrigação que precisa ser observada por todos os gestores. Em Traipu, atualmente, existem órgãos, como a Controladoria Municipal, implantada na gestão atual, cuja função é fiscalizar antecipadamente, por exemplo, as compras que serão realizadas, evitando que ocorra alguma fraude. “Isso evita prejuízos para a população”, destacou o prefeito.

 

 

... Após revelar os pontos principais de sua gestão, Eduardo Tavares apresentou aos demais prefeitos às obras em andamento no município, com destaque para a substituição da rede de abastecimento de água da cidade.

 

... A Força Tarefa tão propagada pelo Governo de Alagoas está com duas viaturas paradas em Palmeira, aguardando que o governador faça a entrega oficial. Enquanto isso, uma onda de assaltos amedronta toda a população.

 

... O governador Renan Filho disse que aguarda apenas a formalização da expansão para que a Força Tarefa seja implantada no município. Até lá, a população vai sofrer muito com a violência.



Compartilhe
comentários

Prefeitos no PSC


Roberto Baia

20/07/2017 11h12

Em solenidade registrada na noite da última terça-feira,18, dois prefeitos tucanos assinaram a ficha de filiação ao Partido Social Cristão (PSC), em solenidade ocorrida em Maceió. Com isso, o grupo político do governador Renan Filho fica ainda mais fortalecido.

Flávio Apóstolo, de Feira Grande, e Manuilson Andrade, de Colônia Leopoldina, deixaram o ninho tucano e oficializaram seus ingressos no grupo de Renan Filho, que esteve presente no ato.

O deputado estadual Sérgio Toledo, presidente de honra do PSC em Alagoas, também estava no evento, que reuniu dezenas de lideranças políticas da legenda.

Novo partido

Agora, seis meses depois da eleição, o PSDB já contabiliza a saída de sete prefeitos: Joãozinho Pereira, de Teotonio Vilela , Aldo Popular, de Porto Real do Colégio, Pauline Pereira, de Campo Alegre, Renato Filho, do Pilar, Flávio Apóstolo, de Feira Grande, e Manuilson Andrade, de Colônia Leopoldina.

Prefeito preso

Uma operação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e que contou com o apoio das Polícias Militar e Civil, cumpriu um mandado de prisão contra o ex-prefeito de Girau do Ponciano, Fábio Rangel Nunes de Oliveira.

Também foram presos a ex-secretária de Saúde daquele município, Aruska Magalhães, que é servidora efetiva da Prefeitura de Arapiraca, além de um empresário de Arapiraca e outro ex-secretário municipal, também de Girau do Ponciano. Os nomes não foram divulgados.

Busca e apreensão

De acordo com a Ascom, o Gecoc continua nas ruas para tentar localizar José Jacob Gomes Brandão e Márcia Coutinho Nogueira de Albuquerque, ex-gestores dos municípios de Mata Grande e Passo de Camaragibe, respectivamente. Eles não foram localizados em suas residências, que também foram alvo de busca e apreensão.

Sem resistência

A prisão contra Fábio Rangel Nunes de Oliveira foi feita na casa dele, em Arapiraca. O cumprimento do mandado foi acompanhado pelos promotores de Justiça Luiz Tenório e Kléber Valadares. Este último, atual promotor natural de Girau do Ponciano. Fábio não apresentou resistência e foi encaminhado à sede do Ministério Público, em Maceió, onde deverá ser interrogado.

Gestão pública

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) do campi de Arapiraca, tiveram, na terça (18), uma aula diferente. Atendendo ao pedido da professora Nadja Peixoto - mestra em Gestão Pública - eles se deslocaram até o município de Traipu, Agreste alagoano, para participar de um bate-papo sobre gestão pública. Durante parte da manhã, o prefeito Eduardo Tavares detalhou para eles como é possível construir uma gestão pública, sob a ótica do Planejamento e da Finanças, com resultados tão positivos, mesmo quando o País está mergulhando numa grave crise.

Transparência

“Temos recebido reconhecimento em Alagoas pelo nível de profissionalismo, transparência e respeito ao dinheiro público que temos implementado no município de Traipu. E isso nos deixa muito felizes”, declarou o prefeito Eduardo Tavares.

Prefeito e secretários

Os alunos do 5º período de Contabilidade, da disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, foram recepcionados pelo prefeito Eduardo Tavares e por todo o seu secretariado. Durante o encontro, que ocorreu no Clube AABB, os alunos e a professora puderam assistir a um vídeo, onde foram apresentadas algumas das ações em andamento no município.

Qualidade de vida

Durante a visita, os estudantes também puderam verificar pessoalmente algumas ações implementadas durante esses primeiros meses de administração. Eles encontraram uma cidade com ruas abertas, onde toda a tubulação da rede de abastecimento de água está sendo substituída. Uma ação voltada para garantir mais qualidade de vida para os moradores.

Famílias carentes

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está realizando a distribuição de sopa para famílias carentes do bairro Nova Esperança. O projeto “Sopão Social” cadastrou e beneficiou mais de 100 famílias, num total de 400 pessoas, a entrega é realizada na própria entidade.

Sopão social

Um projeto de grande alcance social, a fim de amenizar a situação de vulnerabilidade de muitas pessoas carentes, o Sopão está sendo executado pelo serviço social e coordenação clínica do Complexo de

Equoterapia, passa por avaliação nutricional e distribuído todas as sextas-feiras, a partir das 16horas.

 

... “Um alimento de qualidade, preparado com carne, variedade de legumes e verduras, ingredientes que auxiliam na melhoria nutricional das pessoas. E o Complexo Tarcizo Freire é uma instituição que se preocupa com a qualidade de vida das famílias mais carentes,” ressaltou Michel Pereira, psicólogo e gerente da entidade.

... Antes da entrega é feita uma palestra por uma assistente social, destacando a importância do alimento. Em seguida uma fila é formada para todos serem servidos com sopa e pães.

... O Sopão Social, que será expandido para outros bairros do município, é um dos projetos mais importantes do Complexo, pois, representa para muitas dessas famílias pelo menos uma vez na semana, uma refeição decente.

 



Compartilhe
comentários

Ação Pet nos bairros


Roberto Baia

19/07/2017 08h43

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, em parceria com o médico veterinário Dr. Daniel Tenório, promoveu no sábado (15), no horário de 08h às 17h, no bairro Canafístula, mais uma Ação Social Pet. A ação vem sendo realizada periodicamente em bairros periféricos de Arapiraca sendo direcionada a cães e gatos.

 

Consultas e orientações

Durante a ação, onde houve muita procura por parte das pessoas donas dos animais, onde foram realizados cadastros, consultas, avaliações clínicas, encaminhamentos, além de orientações aos donos dos animais.

A ação, que será realizada duas vezes por mês nos bairros da cidade, tem por objetivo levar atendimento a animais de pequeno porte como cães e gatos, de famílias carentes que não podem pagar uma consulta em clínicas veterinárias além de informar e conscientizar as pessoas sobre os cuidados e castração. Com quatro veterinários, o serviço conta também com o apoio dos alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Cesmac.

 

Deputado

Nas duas primeiras edições realizadas nos bairros Primavera e Zélia Barbosa Rocha, foram mais de 300 atendimentos, no bairro de Canafístula, cerca de 170 animais foram atendimentos pela ação pet. A ação contou com a presença do deputado estadual Tarcizo Freire e funcionários do Complexo de Equoterapia.

 

Festival de Inverno 1

A prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida já está distribuindo convites para “o mais esperado Festival de Inverno de Alagoas”. O Festival de Inverno de Mar Vermelho está programado para os dias 11 e 12 de agosto. Aviso aos visitantes e turistas: “O friozinho aconchegante será acompanhado de boa música para desfrutar com a família e amigos”.

 

Festival de Inverno 2

Em  Água Branca no alto Sertão, a prefeitura divulgou  a programação completa do Festival de Inverno, o evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto e contará com várias novidades. O evento será promovido pela Prefeitura e terá a organização da Bizzu Produções, do empresário aguabranquense Cristovão Lopes Dias com o apoio da Barrera Produções.

 

Bandas locais

A programação em Água Branca será iniciada na sexta-feira com Guilherme Arantes, Zezinho da Ema e Saia Rodada; sábado - Gil Mendes, Orquestra Nostalgia e Pedrinho Pegação; domingo - Vibrações, Igor Ativado e Solange Almeida.

No intervalo das atrações, as bandas da cidade irão se apresentar no palco alternativo, serão elas: Fabinho Pressão, Mara Souza, Suzi Mariana, Templo de Vidro e Som Love.

 

Penedo

Somado ao terceiro mandato, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), já beneficiou mais de 2 mil famílias com o sonho de possuir uma casa própria. Cumprindo mais uma etapa, o gestor entregou nesta sexta-feira (14), 245 casas do Conjunto Velho Chico II. O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), também acompanhou a solenidade.

 

Casa própria

A entrega ocorreu no próprio residencial, localizado no bairro Raimundo Marinho, área adquirida pelo prefeito no seu primeiro governo (2005-2009). O bairro abriga todos os conjuntos populares da cidade.  Os beneficiados do – Minha Casa, Minha Vida -, já assinaram os contratos de suas casas.

 

Agradecimento

Emocionada, a dona de casa e mãe de cinco filhos, Marizalda Oiticica de Jesus, agradeceu a Deus sua conquista. “Tenho muito para agradecer a Deus. Quando queremos algo, basta se apegar ao Pai e com muita, fé tudo é possível. Também desejo que o prefeito Marcius continue sendo feliz e olhando sempre por nós. E que com a sua infinita bondade, continue a construir casas para tonar a vida das pessoas mais feliz”, disse a beneficiada, ao pedir para ser registrada na frente de sua casa, ao lado do gestor.

 

Implosão do PSC

O Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC), em Arapiraca, deverá implodir nos próximos dias. Isso porque, 14 dos seus principais integrantes, todos suplentes de vereadores, estão assinando as respectivas fichas de desfiliação.

 

Implosão do PSC

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do PSC em Arapiraca, Genildo Joaquim dos Santos, mais conhecido como “Genildo das Chaves”, com exclusividade ao Jornal de Arapiraca. “Foi uma decisão unânime. Todos estão assinando as fichas de desfiliação. Vamos procurar uma nova sigla e nos filiar em bloco”, explicou.

 

 

... A ideia dos insatisfeitos é escolher uma sigla partidária que pertença ao bloco de apoio ao prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB). Os insatisfeitos não pretendem sair do bloco de apoio ao prefeito tucano, segundo informou o atual vice-presidente do PSC no município.

 

... O PSC apoiou o então candidato Rogério Teófilo nas últimas eleições e figurou durante a campanha no “pelotão de frente” da coligação “Unidos por uma nova Arapiraca”.

 

... Graças à presença do deputado estadual, Severino Pessoa, a figura de maior representação do partido em Arapiraca e também na região Agreste alagoana.

 



Compartilhe
comentários

Confusão em Maribondo


Roberto Baia

15/07/2017 10h49

Com arapiracanews.com: Os cerca de 14 mil habitantes de Maribondo, município do Agreste alagoano, estão há cerca de 19 dias oficialmente sem prefeito, após o afastamento de Leopoldo Cesar Amorim Pedrosa (PRB), preso no dia 28 de junho, em cumprimento um mandado de prisão expedido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, por agressões físicas contra a esposa e a sogra, de identidades não divulgadas.

 

Vandalismo

Na segunda e na quarta-feira passadas, alguns funcionários públicos, familiares, amigos e populares, liderados pela mãe do prefeito afastado, Leopoldina Amorim, realizaram atos pela liberdade do acusado de agredir mulheres. Na tarde do dia 12, mesmo em menor número, cerca de 150, eles chegaram a bloquear com pneus em chamas um trecho da Rodovia BR-316.

 

Redes sociais

Desde o início da semana circulam em aplicativo de troca de mensagens, vários arquivos, em áudio e vídeo, nos quais fica evidente a participação ativa de Leopoldina Amorim. Num áudio atribuído a ela, a população para a prática de vandalismos, até que o filho seja solto. “A vida pessoal dele não interessa a ninguém. Ninguém deve estar criticando. Tem que protestar mesmo. Tem que ir pra rua, fazer vandalismo, mesmo”, incentivou.

 

“Tirando onda”

Num vídeo obtido pela reportagem é possível a mãe do gestor na última quarta-feira (12), à frente dos manifestantes dançando o jingle da campanha na rodovia enquanto pneus queimavam e um popular incitava a população ressaltando a honestidade do prefeito. Um dos fatos que mais chamou a atenção foi a presença de muitas mulheres entre os manifestantes. Algumas exibiam cartazes pedindo a liberdade de Leopoldo Pedrosa e elogiando sua conduta política e até mesmo pessoal.

 

Santana do Ipanema

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/ALl) conseguiu manter a condenação, dessa vez por órgão colegiado, da ex-prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões. A ex-gestora responde a uma ação civil de improbidade administrativa por ter contratado pessoas para exercer cargo naquele município sem concurso público.

 

Unanimidade

Na última segunda-feira (10), a 1º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas negou, por unanimidade de votos, provimento ao recurso impetrado pela defesa de Renilde, que pedia a anulação da sentença que suspendeu seus direitos políticos por três anos e a condenou ao pagamento de multa.

O procurador de justiça Walber Valente de Lima atuou diante daquela câmara e convenceu os desembargadores a rejeitarem os argumentos apresentados pelo advogado dela.

 

Improbidade

 

A ação movida pelo MPE/AL em 2012, de autoria do promotor de justiça Jorge Bezerra, teve como objetivo a responsabilização da ré pela prática de ato de improbidade administrativa quando estava à frente do pode executivo de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. O órgão ministerial denunciou o fato da prefeitura daquele município contratar, à época, servidores sem a realização de concurso, mesmo após ter recebido orientações da promotoria de justiça de que a prática ia de encontro com a legislação.

 

Novo hospital

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinam nesta segunda-feira (17) a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Norte, que ficará localizado no município de Porto Calvo. O evento ocorre às 10h, na AL- 105, no bairro Mangazala, em frente à Igreja São José, próximo ao centro administrativo da cidade.

 

Usuários do SUS

O hospital irá atender casos de urgência e emergência para traumato-ortopedia, sendo referência em atendimentos clínicos, materno-infantil e cirurgias de pequena e média complexidade. Com isso, serão beneficiados os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que residem em nove municípios da região Norte do Estado.

 

... Quando a unidade estiver pronta, irá beneficiar cerca de 160 mil alagoanos que residem em nove municípios, integrantes da II Região de Saúde. Além de Porto Calvo, serão beneficiados os moradores de Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

 

... O Hospital Regional do Norte irá contar com 110 leitos, distribuídos para maternidade, pediatria, cirurgia e clínica médica. Também serão destinados leitos para UTI adulto, UCI neonatal e enfermaria canguru, além de serviços de nefrologia.

 

... A unidade terá 8.729,63 m² de área construída, com o valor final da obra tendo sido licitado em R$ 29.865.062,07. Os recursos serão provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e, após serem iniciadas, as obras devem ser concluídas em 18 meses.



Compartilhe
comentários

Peixamento em Palmeira


Roberto Baia

15/07/2017 10h48

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Agricultura de Palmeira dos Índios Manuella Barbosa, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) realizaram ontem (11) o repovoamento de peixes em açudes e barragens da cidade e da zona rural do município. Cerca de 24 mil peixinhos, a maioria tilápias, foram distribuídos no Lago do Goiti, Centro de Palmeira, e nos Povoados de Poço da Onça, Sementeira, Luciana, Craíbas Tortas e Lagoa Funda. A ação foi feita com moradores das comunidades, que comemoraram a iniciativa dos governos municipal e federal.

 

 Piscicultura

De acordo com Manuella Barbosa, o repovoamento vai fazer com que as comunidades possam desenvolver atividades de piscicultura, como a criação e aumento da produção de peixes, com a possibilidade de geração de emprego e renda. “Ainda receberemos outras demandas de alevinos para serem entregues em outros povoados. Desta forma, estaremos, também, incentivando a pesca e a geração de emprego e renda. Sem falar que o peixe é um alimento saboroso e que praticamente todos apreciam”, disse a secretária.

 

Parceria

O prefeito Júlio Cezar destacou a parceria do governo municipal com o Dnocs, que fez a doação dos alevinos para o repovoamento de peixes na região. “Este repovoamento vai garantir que a gente possa difundir a piscicultura na região. Agora, a gente vai esperar a chegada do verão para verificar as condições dos tanques para a criação de peixes. No final do mês, teremos um segundo momento de distribuição dos alevinos, que será feito pela Secretaria de Agricultura do estado, que também vai fazer uma doação”, destacou o prefeito.

 

 

Implosão do PSC

Com jornalista Carlos Alberto - O Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC), em Arapiraca, deverá implodir nos próximos dias. Isso porque, 14 dos seus principais integrantes, todos suplentes de vereadores, estão assinando as respectivas fichas de desfiliação.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do PSC em Arapiraca, Genildo Joaquim dos Santos, mais conhecido como “Genildo das Chaves”, com exclusividade ao Jornal de Arapiraca. “Foi uma decisão unânime. Todos estão assinando as fichas de desfiliação. Vamos procurar uma nova sigla e nos filiar em bloco”, explicou.

 

Continuam com Teófilo

A ideia dos insatisfeitos é escolher uma sigla partidária que pertença ao bloco de apoio ao prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB). Os insatisfeitos não pretendem sair do bloco de apoio ao prefeito tucano, segundo informou o atual vice-presidente do PSC no município.

 

“Pelotão de frente”

O PSC apoiou o então candidato Rogério Teófilo nas últimas eleições e figurou durante a campanha no “pelotão de frente” da coligação “Unidos por uma nova Arapiraca”, graças à presença do deputado estadual, Severino Pessoa, a figura de maior representação do partido em Arapiraca e também na região Agreste alagoana.

 

 

Indicou nomes

Severino Pessoa foi um dos maiores incentivadores e também patrocinadores da campanha de Teófilo. Por conta disso, na composição da equipe de governo, vários nomes em todos os escalões da estrutura administrativa, incluindo as secretárias, foram indicados pelo deputado estadual, que continua influenciando diretamente nas decisões tomadas pela Prefeitura Municipal, de acordo com informações obtidas por fontes do Jornal de Arapiraca no Centro Administrativo.

 

Deputado

O vice-presidente do PSC em Arapiraca não especificou os reais motivos para a debandada dos 14 suplentes, responsáveis juntos por pouco mais de 6.200 votos nas últimas eleições. No entanto, assegurou que o próprio Severino Pessoa também estaria se desfiliando do partido. “Eles já sabe da nossa saída pelas redes sociais”, revelou Genildo das Chaves.

Mesmo sem profundar os motivos, seriam vários, o vice presidente disse que um dos principais é “falta de diálogo interno”, a começar pelo deputado estadual que teria se afastado da base do PSC no município já de algum tempo.

 

Biu de Lira

Ao encaminhar voto favorável, na condição de líder do Partido Progressista, o senador Benedito de Lira (PP-AL) disse que é uma inconsequência da oposição afirmar que a reforma trabalhista revoga direitos previstos em dispositivo constitucional. Benedito disse que o artigo 7º da Constituição Federal preserva todos os direitos do trabalhador.

 

Apresentou estudo

Em plenário, o senador apresentou um estudo mostrando que os trabalhadores brasileiros há muitos anos estão na informalidade. Em 22 de novembro de 2012, quando a economia estava em crescimento, 44% da população brasileira não tinham carteira assinada. Cinco anos depois, a situação não melhorou. Uma pesquisa feita concluída pelo IPEA em 22 de fevereiro de 2017, mais da metade de todos os brasileiros em atividade continuam trabalhando sem carteira assinada.

 

 

... Em números absolutos, os dados do IPEA indicam que 90 milhões de brasileiros estão na informalidade.

 

... O senador Benedito de Lira mencionou o professor José Pastore, apontado como um dos maiores analistas do País. O professor participou de audiência pública sobre a matéria realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e informou  que dos 60% mais pobres, apenas 15% estão no mercado formal; ou seja 85% não estão protegidos pelas leis trabalhistas.

 

... Na opinião do senador Benedito de Lira, está claro que a que a nova lei não retira nenhum direito e que é preciso pensar nos milhões de brasileiros que estão fora da proteção da Lei do trabalho. “Flexibilidade é melhor que o desemprego”, disse.



Compartilhe
comentários

Peixamento em Palmeira


Roberto Baia

15/07/2017 10h48

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Agricultura de Palmeira dos Índios Manuella Barbosa, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) realizaram ontem (11) o repovoamento de peixes em açudes e barragens da cidade e da zona rural do município. Cerca de 24 mil peixinhos, a maioria tilápias, foram distribuídos no Lago do Goiti, Centro de Palmeira, e nos Povoados de Poço da Onça, Sementeira, Luciana, Craíbas Tortas e Lagoa Funda. A ação foi feita com moradores das comunidades, que comemoraram a iniciativa dos governos municipal e federal.

 

 Piscicultura

De acordo com Manuella Barbosa, o repovoamento vai fazer com que as comunidades possam desenvolver atividades de piscicultura, como a criação e aumento da produção de peixes, com a possibilidade de geração de emprego e renda. “Ainda receberemos outras demandas de alevinos para serem entregues em outros povoados. Desta forma, estaremos, também, incentivando a pesca e a geração de emprego e renda. Sem falar que o peixe é um alimento saboroso e que praticamente todos apreciam”, disse a secretária.

 

Parceria

O prefeito Júlio Cezar destacou a parceria do governo municipal com o Dnocs, que fez a doação dos alevinos para o repovoamento de peixes na região. “Este repovoamento vai garantir que a gente possa difundir a piscicultura na região. Agora, a gente vai esperar a chegada do verão para verificar as condições dos tanques para a criação de peixes. No final do mês, teremos um segundo momento de distribuição dos alevinos, que será feito pela Secretaria de Agricultura do estado, que também vai fazer uma doação”, destacou o prefeito.

 

 

Implosão do PSC

Com jornalista Carlos Alberto - O Diretório Municipal do Partido Social Cristão (PSC), em Arapiraca, deverá implodir nos próximos dias. Isso porque, 14 dos seus principais integrantes, todos suplentes de vereadores, estão assinando as respectivas fichas de desfiliação.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do PSC em Arapiraca, Genildo Joaquim dos Santos, mais conhecido como “Genildo das Chaves”, com exclusividade ao Jornal de Arapiraca. “Foi uma decisão unânime. Todos estão assinando as fichas de desfiliação. Vamos procurar uma nova sigla e nos filiar em bloco”, explicou.

 

Continuam com Teófilo

A ideia dos insatisfeitos é escolher uma sigla partidária que pertença ao bloco de apoio ao prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB). Os insatisfeitos não pretendem sair do bloco de apoio ao prefeito tucano, segundo informou o atual vice-presidente do PSC no município.

 

“Pelotão de frente”

O PSC apoiou o então candidato Rogério Teófilo nas últimas eleições e figurou durante a campanha no “pelotão de frente” da coligação “Unidos por uma nova Arapiraca”, graças à presença do deputado estadual, Severino Pessoa, a figura de maior representação do partido em Arapiraca e também na região Agreste alagoana.

 

 

Indicou nomes

Severino Pessoa foi um dos maiores incentivadores e também patrocinadores da campanha de Teófilo. Por conta disso, na composição da equipe de governo, vários nomes em todos os escalões da estrutura administrativa, incluindo as secretárias, foram indicados pelo deputado estadual, que continua influenciando diretamente nas decisões tomadas pela Prefeitura Municipal, de acordo com informações obtidas por fontes do Jornal de Arapiraca no Centro Administrativo.

 

Deputado

O vice-presidente do PSC em Arapiraca não especificou os reais motivos para a debandada dos 14 suplentes, responsáveis juntos por pouco mais de 6.200 votos nas últimas eleições. No entanto, assegurou que o próprio Severino Pessoa também estaria se desfiliando do partido. “Eles já sabe da nossa saída pelas redes sociais”, revelou Genildo das Chaves.

Mesmo sem profundar os motivos, seriam vários, o vice presidente disse que um dos principais é “falta de diálogo interno”, a começar pelo deputado estadual que teria se afastado da base do PSC no município já de algum tempo.

 

Biu de Lira

Ao encaminhar voto favorável, na condição de líder do Partido Progressista, o senador Benedito de Lira (PP-AL) disse que é uma inconsequência da oposição afirmar que a reforma trabalhista revoga direitos previstos em dispositivo constitucional. Benedito disse que o artigo 7º da Constituição Federal preserva todos os direitos do trabalhador.

 

Apresentou estudo

Em plenário, o senador apresentou um estudo mostrando que os trabalhadores brasileiros há muitos anos estão na informalidade. Em 22 de novembro de 2012, quando a economia estava em crescimento, 44% da população brasileira não tinham carteira assinada. Cinco anos depois, a situação não melhorou. Uma pesquisa feita concluída pelo IPEA em 22 de fevereiro de 2017, mais da metade de todos os brasileiros em atividade continuam trabalhando sem carteira assinada.

 

 

... Em números absolutos, os dados do IPEA indicam que 90 milhões de brasileiros estão na informalidade.

 

... O senador Benedito de Lira mencionou o professor José Pastore, apontado como um dos maiores analistas do País. O professor participou de audiência pública sobre a matéria realizada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e informou  que dos 60% mais pobres, apenas 15% estão no mercado formal; ou seja 85% não estão protegidos pelas leis trabalhistas.

 

... Na opinião do senador Benedito de Lira, está claro que a que a nova lei não retira nenhum direito e que é preciso pensar nos milhões de brasileiros que estão fora da proteção da Lei do trabalho. “Flexibilidade é melhor que o desemprego”, disse.



Compartilhe
comentários

Prefeitos com o Governador


Roberto Baia

15/07/2017 10h47

Um encontro realizado, ontem, no Palácio República dos Palmares, reuniu o governador Renan Filho, a primeira-dama Renata Calheiros e os prefeitos dos cinco municípios que se unem a Murici na execução da nova fase do projeto-piloto do Programa Primeira Infância.

 

Estavam presentes

Os secretários de Estado da Saúde, Christian Teixeira; da Educação, Luciano Barbosa; e da Assistência Social, Fernando Pereira, também participaram do encontro, apresentando as ações que serão desenvolvidas nessas áreas, com foco em gestantes e nas crianças de 0 a 6 anos.

 

Primeira infância

A Secretaria de Saúde fixou cinco áreas de atuação no âmbito da primeira infância: atenção ao pré-natal, criação de um software de monitoramento de gestantes e crianças, aumento de partos humanizados, triagem neonatal e nutrição.

A Secretaria de Assistência Social definiu um incremento no programa de distribuição de cestas básicas e nutricionais, orientação dos profissionais de saúde no controle de gestantes e crianças com deficiência e capacitação de supervisores e visitadores dos municípios.

 

Apoio pedagógico

Já a Secretaria de Educação se comprometeu em dar apoio para a conclusão de creches e apoio pedagógico na formação de pessoas.

De acordo com um levantamento feito pelo comitê gestor do programa, Alagoas tem 386 mil crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos) e quase 60% delas vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Além disso, a taxa de mortalidade infantil no Estado é de 14,3%. Por isso, a primeira-dama reforçou a necessidade de uma política pública específica para a reversão desses números. (com assessoria).

 

Pé Leve

A Lagoa do Pé Leve, fonte de alimento e de renda para milhares de famílias na zona rural do município de Limoeiro do Anadia, em Alagoas, teve o estoque pesqueiro recuperado. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento que inseriu cerca de 50 mil alevinos e peixes juvenis na lagoa, que recuperou parcialmente o volume de água após as últimas chuvas na região.

 

Peixamento

O peixamento inseriu na lagoa – sem ligação com o leito do rio São Francisco – espécies nativas da bacia hidrográfica, como curimatã pacu e piau, e espécies de grande valor comercial, como tambaqui e tilápia.

Segundo Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade científica e tecnológica da Codevasf, o peixamento dá continuidade a um trabalho de repovoamento que tem o objetivo de manter o estoque pesqueiro para que a população possa ter segurança alimentar com a facilidade de acesso ao pescado e também uma oportunidade de geração de renda.

 

Estado de seca

“A Codevasf já vem realizando esse trabalho de peixamento na lagoa do Pé Leve há décadas. Nos últimos anos, com a estiagem prolongada, a lagoa chegou a um estado de seca. Com isso, as espécies que já haviam sido inseridas pela Codevasf na lagoa em outras oportunidades praticamente desapareceram do local”, relatou o chefe do centro integrado.

 

Pescadores

O peixamento foi acompanhado por diversas famílias do povoado que dependem da pesca na lagoa para alimentação própria e para geração de renda por meio da comercialização do pescado. A família de Adilson Malaquias é uma delas. Morador do povoado Pé Leve há 29 anos, ele defendeu que a comunidade deve respeitar o período de crescimento dos peixes para que se possa pescá-los no tamanho correto.

 

 

Obras em Alagoas

Com Davi Salsa - No ano em que o estado de Alagoas comemora o seu bicentenário de emancipação política, o governo de Renan Filho (PMDB) e Luciano Barbosa (PMDB) está entregando a maior quantidade de obras nos 93 anos de história do município de Arapiraca.

Os investimentos estão por toda parte. São obras nas áreas de educação, saúde, segurança, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento econômico e social.

 

Esteve em Arapiraca

Em mais uma visita ao município, no início desta semana, o vice-governador Luciano Barbosa teve um encontro, na sede da Superintendência de Interiorização do Governo de Alagoas, com o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e vereadores de Arapiraca e Porto Real do Colégio.

 

... Na ocasião, Barbosa tratou de várias questões para manter o ritmo de desenvolvimento econômico e social que o município vivencia há mais de 20 anos.

 

... Evidenciando o compromisso do governador Renan Filho, ele citou que, em dois anos e seis meses de gestão, Arapiraca já recebe 17 importantes obras, além de dezenas de programas e projetos sociais, que marcam positivamente a vida dos moradores da maior cidade do interior de Alagoas.

 

... Luciano Barbosa citou como exemplo as obras de triplicação e modernização da Unidade de Emergência do Agreste (agora denominada Hospital de Emergência do Agreste. O Hemocentro passa por total reforma e ampliação, e o mesmo acontece no prédio do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros.



Compartilhe
comentários

Desfiliações no PSC


Roberto Baia

13/07/2017 09h07

Membros do Diretório Municipal de Arapiraca do PSC deixam o partido, que tem como principal estrela o deputado estadual Severino Pessoa, que ficou praticamente sozinho na legenda.

O motivo da saída em massa dos filiados ainda não foi bem esclarecida, mas sabe-se que a falta de diálogo entre o deputado e os membros do PSC provocou descontentamentos.

O PSC foi um dos partidos engajados nas eleições de Rogério Teófilo para a Prefeitura de Arapiraca.

 

Palmeira dos Índios

Com assessoria - Vários deslizamentos de pedras aconteceram ontem na Serra do Muro, zona rural de Palmeira dos Índios, na AL-210, rodovia estadual que dá acesso às cidades de Quebrangulo, Paulo Jacinto e Capela. O coordenador municipal de Defesa Civil Flavio Emílio interditou uma parte da Serra. O acesso estava bastante perigoso e com riscos de acidentes.

 

Secretário

O secretário municipal de Serviços Públicos e Convívio Urbano Marcos Beserra Parreco orienta à população para ter o máximo de cuidado, pois este é o único local que dá acesso aos outros três municípios.

 A secretária municipal de Educação, Alcineide Nascimento, atendendo às orientações da Defesa Civil, adiou o início das aulas do 2º semestre que seria ontem (10) para a próxima segunda-feira, 17 de julho.

 

Desobstrução

Apesar da AL-210 ser uma rodovia de jurisdição estadual, equipes da prefeitura de Palmeira dos Índios estiveram no local e realizaram a desobstrução da via, pois o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) ainda não apareceu e nem se pronunciou sobre a gravidade do problema. “O trabalho foi difícil porque houve riscos de novos desabamentos de árvores e pedras, o que colocou em perigo a vida dos trabalhadores.

 

Maribondo 1

 

Está cada vez mais complicada a situação do prefeito de Maribondo, Leopoldo César Amorim Pedrosa. É que o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, ajuizou ação penal, na segunda-feira (10), contra o gestor por agressões físicas contra a esposa e a sogra, crimes ocorridos em junho deste ano.

O chefe do MPE/AL também pediu a manutenção da sua prisão preventiva, assim como requereu a perda do mandato.  

 

Maribondo 2

Mediante a gravidade e a comprovação das atitudes ilícitas cometidas por Leopoldo César Amorim Pedrosa, além de defender que ele permaneça custodiado no sistema penitenciário alagoano, o Ministério Público pede a manutenção das medidas protetivas concedidas em favor das vítimas, assegurando-lhes a integridade física, já que existem registros de ameaças de morte. Além disso, entende o procurador-geral de Justiça, ser a liberdade de Leopoldo Amorim um risco também para a instrução processual.

 

Descarga elétrica

Um mototaxista identificado como Edvânio dos Santos Silva, 26 anos, foi morto após sofrer uma descarga elétrica na noite de segunda feira (10), no sítio Poço Dantas, na zona rural de São Sebastião, no Agreste do Estado. Um poste caído na pista provocou a descarga elétrica que matou o profisssional que também exercia a função de segurança.

 

Acidente

De acordo com informações, a vítima trabalhava na função de segurança no hospital da cidade de São Sebastião e nas horas vagas fazia corrida de mototáxi. O acidente foi causado justamente quando ele retornava de uma corrida para o hospital.

De acordo com informações, ele passou perto do poste caído, e teria tocado no fio e recebeu a descarga elétrica, indo a óbito antes mesmo da chegada do socorro médico.

 

Lista de espera

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) convocou a lista de espera para o curso superior em Gestão Ambiental no Campus Marechal Deodoro. São 38 vagas abertas e a chamada oral dos candidatos será nesta quarta-feira (12), pontualmente às 10h.

A convocação foi feita via edital para preenchimento das vagas remanescentes dos cursos superiores presenciais de graduação, por meio do Sistema Integrado de Seleção Unificada 2017.2 (SiSU).

 

Reuniões no Camp

Os candidatos inscritos na lista de espera deverão participar das reuniões nos campi em datas distintas. Também há vagas em vários cursos nos campi Maceió e Palmeira dos Índios.

O edital também informa a lista de documentos a serem entregues para a matrícula, que acontece no mesmo dia da chamada oral. Para ter acesso ao local, é necessário estar com um documento oficial com foto.

Para mais informações, acesse o edital no site www.marechal.ifal.edu.br.

 

... Com informações do site arapiraquense jaenoticia: Uma senhora de 70 anos morreu afogada em uma barragem de uma chácara do sítio Gaspar, zona rural de Arapiraca, no fim da tarde de segunda-feira (10). De acordo com familiares, Vera Lúcia Lopes da Silva saiu de casa às 16 horas e, como demorou muito a voltar, amigos e parentes saíram para procurá-la.

 

... Quando a vítima foi encontrada, já estava sem vida, de acordo com testemunhas. O esposo de Vera Lúcia afirmou que ela estava com sintomas de depressão.

 

... O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo da barragem. A Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) também estiveram no local para os procedimentos necessários.



Compartilhe
comentários

Oposição em Batalha


Roberto Baia

11/07/2017 09h24

Líder da oposição em Batalha, o vereador e fazendeiro Adelmo Rodrigues de Melo – Neguinho Boiadeiro, fez duras críticas à gestão da prefeita Marina Dantas, esposa do ex-prefeito Paulo Dantas.

Neguinho, que foi o vereador mais bem votado da Capital da Bacia Leiteira, não esconde a sua preocupação com as denúncias de improbidade administrativa, além da crise em setores cruciais do município como saúde e educação.

 

Oposição unida

“Para se ter ideia da situação em Batalha, o setor educacional está um verdadeiro caos e os trabalhadores insatisfeitos com atraso de salários fizeram uma manifestação em frente a Secretaria de Educação”, disse o vereador para ressaltar que a oposição está atenta aos desmandos da atual gestora. “Estamos unidos ao lado dos vereadores Lucinho Douca e Bruno Batalha”, completou Neguinho Boiadeiro.

 

Luciano em Arapiraca

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, esteve reunido na manhã de ontem, na Superintendência de Interiorização do Governo de Alagoas, em Arapiraca, com o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) e vereadores dos municípios de Arapiraca e Porto Real do Colégio.

 

Obras no interior

Na pauta, as ações, obras e programas educacionais e a triplicação do Hospital de Emergência do Agreste, reforma e ampliação do IML de Arapiraca, Samu, implantação do Instituto de Criminalística, obras de duplicação da Rodovia AL 110, entre outros investimentos do governo estadual no interior de Alagoas.

 

Mais ações

Em um breve relato, Luciano, enumerou algumas obras que estão sendo implementadas em Arapiraca e em todo o Estado de Alagoas, na área da Educação. São 38 ginásios, dos quais, 10 só em Arapiraca; mais 30 ginásio estão em construção, em todo o estado.

Mais de 120 obras, entre reformas e ampliações das escolas; mais de 2000 (dois mil) computadores para os laboratórios de informáticas das escolas. Perguntado sobre a greve dos trabalhadores da Educação do município de Arapiraca, Luciano Barbosa defendeu o diálogo.

 

Defendeu o diálogo

“Só o diálogo pode construir um entendimento aceitável entre as partes envolvidas, porém, deve-se  levar em consideração, principalmente, a parte mais desprotegida, que são os alunos”, declarou o vice-governador e secretário de Educação do Estado, Luciano Barbosa.

 

 

Educação

Com 25 anos de atividades na educação em Arapiraca, a Escola Alternativa comemora mais uma conquista para os alunos. Trata-se da instalação do elevador nas dependências da unidade.

A ação irá beneficiar diretamente os estudantes com deficiência. A iniciativa partiu da Faculdade Fera, instalada no mesmo prédio, e será extensiva também aos alunos da escola.

 

 

Projeto

Segundo a diretora Antônia Pereira, o projeto faz parte de todas as medidas adotadas pelo Alternativa e a Faculdade Fera para garantir o bem-estar dos estudantes.

"A inclusão é um direito que respeitamos em todos os aspectos: desde a participação dos alunos em todas as atividades, a exemplo das aulas de educação física, e até as pequenas reformas que garantiram a acessibilidade", comentou.

 

Benfeitorias

O coordenador escolar, José Clebson, contou ainda que outras benfeitorias na escola já foram instaladas, como rampas, piso tátil, banheiros adaptados e demarcações em braile nas portas.

"Os investimentos são necessários porque queremos garantir aos nossos alunos seus direitos: o princípio de toda cidadania", falou.

 

Educação Integral

Após a reunião, Luciano, deputado Ricardo Nezinho e vereadores foram visitar as obras de construção do primeiro Centro de Educação Integral do Estado de Alagoas, no bairro Baixão em Arapiraca.

O projeto integra as escolas Quintela Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa  (Epial).

 

 

... A Cozinha Comunitária do município de Traipu estará reinaugurada e com portas abertas ainda neste mês para o atendimento às pessoas em situação de insegurança alimentar grave. Os assistidos são indicados preferencialmente pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

 

... A nova cozinha, que tem como coordenadora Antônia Farias, iniciará suas atividades com o acompanhamento de nutricionista que cuidará da saúde da população assistida e da coletividade, atendendo, desse modo, aos princípios da ciência da nutrição.

 

... Na manhã de sábado (8), o prefeito Eduardo Tavares e seu vice, Silvino Cavalcante, acompanhados dos secretários Genivaldo Rosa, de Obras e Viação, e José Afonso Freitas, de Articulação, foram acompanhar de perto as mudanças implementadas no recinto.

 



Compartilhe
comentários

Geração de empregos


Roberto Baia

10/07/2017 12h55

A rede supermercados Unicompra continua seu projeto de expansão. Para breve, Palmeira dos Índios, receberá a 20ª unidade da rede, uma iniciativa que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, pelo fato de atrair novos investimentos e gerar empregos e renda para a população. Genuinamente alagoana, está no mercado há 36 anos. Dispõe de 19 lojas distribuídas nas cidades de Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel e Caruaru, em Pernambuco.

 

Arraiá dos Pocas

Em sua 11ª edição, a ressaca junina Arraiá dos Pocas acontece hoje em Arapiraca. Com foco na tradição do forró no Nordeste, a festa promete atrair milhares de forrozeiros à casa de eventos Ilha do Pirá, a partir das 21 horas. A recomendação é de trajes típicos, para homens e mulheres. Entre as atrações estão a “Rainha do Forró”, Eliane, Toca do Vale Carlinhos Baby, além das atrações locais Igor Santana, o Galãzinho, e a dupla sertaneja Alex & Myriel. Vale lembrar que a festa é open bar até o dia “raiá”.

 

Mais chuva

O final de semana será de chuva em praticamente todo o Estado, de acordo com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Para hoje e amanhã, Agreste e Sertão poderão ter chuva leve e passageira, além de períodos de sol entre nuvens. Para quem não sabe, a previsão do tempo é atualizada diariamente no site www.semarh.al.gov.br e também no aplicativo Semarh Tempo Alagoas, disponível de forma gratuita nas plataformas Android e iOS.

 

Chuvas em Arapiraca

Por falar em chuva, na cidade de Arapiraca choveu, até o último dia quatro de julho, 678 milímetros. Em 2016, choveu 540 milímetros. Essa é a primeira vez em quatro anos que a média de chuvas esperada para o período é superior ao previsto pelos órgãos de monitoramento.

 

Chuvas em Palmeira dos Índios

Em Palmeira dos Índios, o índice pluviométrico é de 740 milímetros até o dia cinco passado. Em 2016, o município teve 400 milímetros durante todo o ano. Com as chuvas que caem na região, Palmeira dos Índios voltou a ser abastecida pela barragem Carangueja, suspendendo assim o rodízio de abastecimento. As informações são do pluviômetro da indústria de laticínios Bona Sorte.

 

Estoque de sangue

O estoque de sangue O+, o mais comum entre os brasileiros, está zerado no Hemocentro de Arapiraca. A informação foi passada pela assistente social do Hemoar, Ruth Neide Barbosa. De acordo com ela, o tipo sanguíneo representa 36% da população, o que gera uma demanda elevada. No mês de junho, por exemplo, Hospital Chama, um dos 14 abastecidos pelo Hemoar, necessitou de 459 bolsas de O+, – o que corresponde a 50% do que foi coletado. A frequência de doadores neste período de chuva, diminui.

 

Veículo disponível

Com a finalidade de aumentar o estoque, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou um carro, com capacidade para 15 pessoas, para atender doadores de empresas, instituições escolares e religiosas. O veículo está à disposição nas tardes de segunda, quarta e sexta-feira. Para agendar, basta manter contato com os números 3521-4934 ou 3539-8285 e pedir para falar com o setor de serviço social.

 

Onde doar

A quem interessar, o órgão, que fica localizado na rua Geral Barbosa Lima, número 49, no Centro. O Hemoar está aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30. Apesar da situação crítica ser a do 0+, no quadro geral é importante a doação de todos os tipos sanguíneos, visto que a atitude de doação de sangue precisa ser contínua.

 

Quem não pode

Vale lembrar que estão impedidos definitivamente de doar quem teve câncer, hepatite após os 11 anos, quem tem arritmia cardíaca, malária ou asma. Agora, quem está impossibilitado apenas temporariamente, são as mulheres que estão amamentando ou grávidas, ou quem estiver gripado, com febre e passado por alguma cirurgia, como procedimento dentário.

 

Nem bem abriu...

Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores de Coruripe. Após uma rede nacional de eletrodomésticos, o Magazine Luiza, apostar na cidade, conhecida nacionalmente pelos atributos turísticos, com a abertura de mais uma unidade, um grupo criminoso invadiu a loja localizada no Centro. A loja foi arrombada e furtada na madrugada de ontem. O empreendimento tem menos de 10 dias de inaugurado. A rede não se manifestou sobre o caso e nem divulgou o que foi levado.

 

Estágio em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios Júlio Cezar assinou na última quinta-feira (6), na sede do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus local, um convênio com a instituição para a abertura de estágios para os alunos dos cursos de edificações e engenharia. Júlio Cezar, o prefeito, informou que esta é a primeira vez que a prefeitura aplica a Lei de Estágio no município.

 

...O Novo Sistema Adutor do Agreste voltou a operar na região. É que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste concluíram uma paralisação de 72 horas.

 

...Segundo a Casal, a suspensão das atividades foi para que as empresas efetuassem serviços de manutenção e melhorias operacionais.

 

...Com a retomada das atividades, o abastecimento de Craíbas, Igaci, Coite do Nóia e da parte alta de Arapiraca - que ficou deficiente durante a paralisação – ainda se encontra em vias de normalização até o final da manhã deste sábado. 



Compartilhe
comentários

Desabafo de Ismael Pereira


Roberto Baia

10/07/2017 12h54

Do artista plástico e ex-deputado arapiraquense Ismael Pereira, em mensagem enviada a este colunista:

“Acabo de ouvir na íntegra o "desabafo de um professor de Arapiraca".

Confesso que eu jamais poderia imaginar que a administração do Rogério chegasse a esse ponto de causar indignação a uma classe da qual ele faz parte e deve reconhecer o que ela representa no seio da sociedade, o valor e o respeito que essa operosa classe deve merecer da sociedade como um todo!

Lamento profundamente tal situação. Não só lamento como me sinto corresponsável, pois no afã de ver Arapiraca avançar no terreno da prosperidade, fiz campanha aberta em prol da eleição do atual prefeito.

Reconhecendo a legitimidade da insurgência dos professores de  Arapiraca que clamam pelos seus legítimos direitos, pretendo ir até a presença do senhor prefeito para me assenhorar da gravidade da situação vigente, que em hipótese alguma pode continuar.

Sei que não tenho nenhuma autoridade para tomar essa ou aquela decisão, até porque não ocupo nenhum cargo na administração do prefeito Rogério Teófilo, mas enquanto cidadão cumpre-me o dever de pugnar em prol da defesa dos interesses e legítimos direitos dessa honrosa categoria que ora sente-se prejudicada e que contará com a minha irrestrita colaboração objetivando encontrar uma solução para por fim esse tão angustiante impasse.

Espero e até confio que o senhor prefeito me receba e me ouça na busca de um caminho que nos conduza ao diálogo franco e conjugação de esforços objetivando um entendimento pacífico que culmine com um "modus operandi" satisfatório para ambos lados.

Expresso desde já os meus agradecimentos pela habitual boa atenção dispensada por este gentil comunicador que tanto esforço tem feito para contribuir com o engrandecimento desta nossa abençoada Arapiraca.

Um forte e fraternal abraço do amigo Ismael Pereira.

Resposta deste colunista: Bom dia mestre. A sua conduta quando deputado serve de exemplo para políticos que trabalham com seriedade. Com certeza, o prefeito vai lhe receber e ouvir atentamente as suas recomendações. Infelizmente, ele está mal assessorado nessa área e precisa de orientações. A sua intenção é a melhor possível. O povo de Arapiraca lhe agradece desde já.

 

Animais nas ruas

O aumento gradativo de animais soltos nas ruas, sobretudo cães e gatos, representam uma ameaça à segurança e à saúde da população de Arapiraca.

Mesmo com a existência de organizações não-governamentais que cuidam dos animais largados nas calçadas, o problema toma uma dimensão ainda maior, nessa época do ano, com as chuvas que vêm caindo na segunda maior cidade de Alagoas há aproximadamente dois meses.

 

Riscos constantes

Abandonados nas ruas da cidade, cães e gatos correm risco constantes de atropelamento, como também podem provocar acidentes e transmitir doenças, como micoses, raiva, Doença de Lyme (transmitida pela mordida do carrapato), leptospirose e  ancilostomose, que é um tipo de verminose presente nas fezes de cães e gatos.

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) revelou que vai intensificar as ações de recolhimento de animais na área central da cidade, bem como uma ação específica, para a castração de cães e gatos que perambulam pelas  ruas de Arapiraca.

 

Portal da Transparência

Na última quarta-feira (05), o presidente Júnior Miranda assinou o contrato com a empresa responsável pela criação e manutenção do site da Câmara de Palmeira, onde será inserido o Portal da Transparência, que dará publicidade aos atos da Casa, como contratos, licitações, receitas, despesas, etc.

 

Querem mais

A contraproposta dos trabalhadores da rede municipal de Educação ao percentual anunciado pelo Prefeito Március Beltrão apenas para professores (7,64% em parcelas e sem pagamento retroativo) foi apresentada na quarta-feira (05) por diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM).

 

Salário

O índice não equipara o salário da categoria ao piso nacional. Para professores efetivos com 25 horas no município, o salário inicial deveria ser de R$ 1.436,00. Com os 7,64%, quando totalmente aplicado na folha – o que deve ocorrer em setembro, segundo Beltrão – o salário inicial será de R$ 1.221,00. Atualmente, o valor pago é R$ 1.135,00.

 

Assembleia

Estes números e outros dados foram expostos pelo sindicato aos trabalhadores da Educação durante a assembleia realizada horas antes da reunião na prefeitura. Por decisão da maioria, o índice do governo foi aceito, com ressalva de haver a correção da tabela do PCC da categoria, conforme a qualificação de cada professor, profissionais que, em sua maioria, têm nível superior.

 

... O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) ganhou um aliado importante no combate aos crimes contra crianças, adolescentes e idosos.

 

... Após o pedido das promotoras de Justiça Dalva Tenório e Alexandra Beurlen, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), incluirá ícones específicos para esses tipos de ilícitos na versão mobile do Disque-Denúncia.

 

... O aplicativo é a variação on-line do número 181, mantido pela SSP/AL. A ferramenta foi criada com o objetivo de agilizar o processo de recebimento de notificações e garantir um resultado mais rápido nas investigações de diversos tipos de atos criminosos.



Compartilhe
comentários

Apoio aos professores


Roberto Baia

10/07/2017 12h52

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Graça Lisboa, informou  que a Casa suspendeu o recesso parlamentar em apoio aos servidores da Educação que paralisaram as atividades para reivindicarem reajuste salarial.

“Em respeito aos profissionais, não vamos paralisar as nossas atividades, nos colocando a inteira disposição dos trabalhadores”, assegurou a vereadora, que é filiada ao PDT.

 

Abastecida

Com informações do blogueiro Berg Moraes -  A barragem da Carangueja, que abastece o município de Palmeira dos Índios, está praticamente transbordando em decorrência das fortes chuvas que caem em toda região. Vídeos circulam na internet com moradores do município comemorando a “benção divina”.

 

Sem água

Mas os moradores comemoraram por pouco tempo. Ao contrário de nota divulgada pela Casal afirmando que “eliminou o rodízio de abastecimento”, a maioria dos bairros de Palmeira continuam com as torneiras vazias. A nota mentirosa revoltou muita gente. O povo quer água em suas casas e não divulgação de inverdades.

 

Biu de Lira

O senador Benedito de Lira ocupou a tribuna nesta quarta-feira, 5, para criticar a forma como as empresas aéreas estão operando nas cidades do norte e do nordeste do País. Citou o caso de Maceió, onde antes haviam embarque e desembarque pela manhã, tarde e noite, agora está ocorrendo o inverso: os voos de ida para Maceió acontecem pela manhã e os voos de retorno sempre ocorrem no fim do dia.

 

Sem opção

Empresários, advogados e agentes públicos e privados são os mais prejudicados porque perderam a opção de se deslocar pela manhã e retornar a Maceió no mesmo dia. Com isso, as viagens se tornaram mais onerosas, já que, além das passagens aéreas que estão entre as mais caras o mundo, essas pessoas são obrigadas a gastar com hospedagens e alimentação.

 

Reunião em Palmeira

Dirigentes da Agremiação Sportiva Arapiraquence (ASA), se reuniram na quarta-feira (5), em Palmeira dos Índios, com o prefeito Júlio Cezar. Eles foram pedir o apoio da Prefeitura Municipal para que o clube realize os treinamentos preparatórios para a Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol no Estádio Municipal Juca Sampaio.

 

Gramado

O presidente do ASA Nelson Filho disse que o ASA realizam seus jogos de mando e treinamentos no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Segundo ele, o ideal seria que os jogadores treinassem em local diferente de onde acontecem as partidas para não prejudicar  o gramado.

 

Disponibilizou

Júlio Cezar que é torcedor fervoroso do CSE, disponibilizou o Estádio Municipal Juca Sampaio, toda a sua estrutura e logística de treinamento para o ASA de Arapiraca, além de um clube social na cidade.

 

Rivalidade

"A rivalidade fica apenas nas quatro linhas do campo. E como o Juca Sampaio está ocioso não vejo problema em poder ajudar um time da nossa região, nessa dura jornada que é a Série C do Campeonato Brasileiro. Tenho certeza de que se fosse o CSE que precisasse desse apoio eles também nos ajudariam. As portas do nosso estádio estarão sempre abertas para os nossos irmãos arapiraquenses", enfatizou o prefeito de Palmeira dos Índios.

 

Santana do Ipanema

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, firmou, na terça-feira (04), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com autoridades da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas e representantes do Poder Executivo daquele município. O objetivo é garantir a segurança e a organização da 55ª Festa da Juventude – edição 2017, que será realizada na cidade entre os dias 09 e 16 de julho.

 

Cuidados

O TAC estabelece quais cuidados o poder público e os organizadores do evento devem tomar nos oito dias de evento. Uma das cláusulas previstas determina o horário de início e término dos festejos, que deve acontecer sempre das 20h às 4h do dia subsequente. Já os paredões de som só poderão funcionar no campo do Complexo Educacional Mileno Ferreira, das 12h às 18h, apenas no dia 15 de julho.

 

 

 

... Além disso, o acordo proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidros pelos ambulantes, bem como qualquer tipo de espeto de churrasco.

... A fiscalização desse tipo de comércio ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Santana do Ipanema. A administração pública também se comprometeu a fornecer toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da festa, que deve ser fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros.

 

... Já as Polícias Militar e Rodoviária Federal deverão trabalhar em parceria com o objetivo de realizar a segurança pública e o disciplinamento do trânsito na área destinada ao evento, cada uma delas, em suas competências territoriais.



Compartilhe
comentários

Um mês de angústia


Roberto Baia

05/07/2017 11h01

Ontem, dia 4, completou um mês do desaparecimento da menina Cleciane Pereira da Silva, de apenas 10 anos, em Arapiraca. Para a mãe da garotinha, Cledja Pereira, o clima é de angústia e aflição, para a polícia as buscas pela garotinha continuam, mas a esperança de encontra-la viva é mínima.

 

Mantém esperança

De acordo com a mãe de Cleciane, dona de casa Cledja Pereira da Silva, a família mantém acesa a esperança de que ela seja localizada com vida. “Não penso em outra coisa, já não durmo e como direito, hoje a minha vida é de sofrimento e dor. Não sei mais o que fazer. Quero a minha filha de volta”, apelou à dona de casa.

 

Dia do sumiço

De acordo com a família, a menina saiu de casa, no dia 4 de junho, no Conjunto Residencial Agreste, no Povoado Fazenda Velha, na cidade de Arapiraca. Segundo Cledja Pereira, no dia do seu desaparecimento entrou no quarto e não  encontrou a filha. Momentos antes, a menina havia insistido para ir à casa da avó, localizada na zona rural do município de Igaci.

 

Não encontrou

Depois de procurar Cleciane Pereira por toda a vizinhança, a mãe acreditou que a filha poderia ter saído, escondida, para a casa da avó.

Contudo, ao entrar em contato com a família, a dona de casa foi informada que a sua filha não teria chegado à casa da avó.

Desesperada, a mãe foi no dia seguinte até a Central de Polícia de Arapiraca registrar o sumiço da filha.

 

OAB no caso

Por conta da origem pobre da menina, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Arapiraca, entrou no caso para apoiar o Conselho Tutelar de Arapiraca e a Polícia Civil na procura por pistas do paradeiro da garota.

As buscas continuam e, quem puder ajudar com alguma informação relevante, pode ligar para a Polícia Civil de Arapiraca, pelo Disque 181, pelo WhatsApp da 4ª Delegacia Regional, pelo 9.8234-6127, e pelo telefone do Conselho Tutelar de Arapiraca (82) 99620-0125.

 

Greve dos professores

Cresce o movimento dos professores de Arapiraca, que estão com os braços cruzados há 55, reivindicando reajuste salarial na ordem 7.64%.

Na manhã de ontem (4), enquanto participavam de uma reunião para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os vereadores de Arapiraca, suspenderam a reunião com os consultores jurídicos da Casa, para receber os trabalhadores da área educacional do município que recusaram a proposta do Poder Executivo de 2,33%, a partir de setembro.

 

Corte dos salários

A reunião, que foi coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Núcleo Regional de Arapiraca-Agreste, teve a participação do presidente da entidade, André Luiz, que falou para vereadores e mais de 200 professores que superlotaram a galeria da Câmara Municipal, lamentando a posição do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), que cortou o salário dos dias parados, mesmo estando eles amparados por lei, justamente, porque segundo o sindicalista, a justiça não considerou a greve ilegal.

 

Protesto nas ruas

O protesto dos professores teve início pelas principais ruas de Arapiraca e terminou na Câmara Municipal, quando a presidente, a Professora Graça, com os demais vereadores que fazem parte da Mesa Diretora, convidaram os professores para ocuparem o plenário, para que os parlamentares pudessem ouvir quais suas reivindicações.

 

Vereadores

Estiverem presentes, os vereadores, Moisés Machado, Professora Graça, Rogério Nezinho, Willomaks da Saúde, Melquisedeque de Oliveira, Léo Saturnino, Gilvania Barros, Fabiano Leão, Pastor Marcos Caetano, Thiago ML, Fábio Henrique e Sérgio do Sindicato.

Cobrados pela presidente do Sinteal em Alagoas, Consuelo Correia, se os vereadores estariam em recesso, o próprio vereador e vice-presidente Moisés Machado, disse que por sugestão sua, foi acatada a decisão de todos os vereadores só entrarem de recesso, que deveria iniciar este semana, só retornando a partir de primeiro de agosto, quando os professores retornassem as aulas, em apoio à categoria.

 

Penedo

Com Fernando Vinicius: O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM) realiza assembleia geral extraordinária com os trabalhadores da Educação nesta quarta-feira, 5 de julho. O ato acontece no auditório Joaquim Reis de Santana, na sede do SINDSPEM, com primeira chamada às 9 horas e a segunda às 9h30.

 

Reajuste

O ponto principal da pauta é a definição do posicionamento dos servidores da Educação sobre a proposta de reajuste anunciada pelo governo apenas para professores, lançada de forma unilateral e sem qualquer diálogo prévio com trabalhadores e sindicato.

 

... As demais categorias de trabalhadores da Educação e do funcionalismo municipal amargam 5 anos sem reajuste real de salário, situação agravada pela inflação que diminuiu o poder de compra do servidor efetivo da Prefeitura de Penedo em menos 41,6%, percentual calculado pelo IPCA de maio de 2011 até maio de 2016.

 

... Penalizada em 2017 com o fim do horário corrido, o que implica em mais custos com transporte e a impossibilidade de complementar a renda familiar ou investir em sua qualificação pessoal no período da tarde, a maioria dos servidores municipais sobrevive com apenas um salário mínimo (R$ 937,00) quando deveria receber atualmente R$ 1.321,17.

 

... A assembleia geral desta quarta-feira, 05, debaterá o achatamento salarial e também vai analisar, discutir e votar a proposta de reajuste apresentada pelo governo. Informes gerais e encaminhamentos também constam na pauta do encontro promovido pelo SINDSPEM.



Compartilhe
comentários

Paulão jogou duro


Roberto Baia

04/07/2017 09h17

 Em entrevista na manhã de segunda-feira, 3, para o radialista Nelson Filho, que apresenta o Programa Comando Geral na Rádio Novo Nordeste AM 570 de Arapiraca, o deputado federal Paulão (PT/AL), prestou solidariedade aos servidores da Educação e disse que o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) está escondendo a verdade dos fatos.

Ao contrário do que o prefeito falou, na semana passada, na entrevista na Rádio Imprima de Arapiraca, o deputado Paulão disse que está trabalhando para o povo e garantindo emendas para ajudar a população do município.

 

Está ajudando

Ele citou uma emenda no valor de R$ 800 mil para ajudar os agricultores de Arapiraca, por meio da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar) e para a região do Sítio Fernandes, onde o vereador Sérgio do Sindicato realiza importante trabalho com a comunidade.

“Antes dessa emenda, já havia conseguido um trator para a comunidade. Numa dessas viagens para Brasília, encontrei o prefeito Rogério Teófilo e falei dessa outra emenda. Para minha surpresa e indignação, o prefeito quando assume o mandato começa a ter uma posição diferente, relativa ao trato que foi feito dos tratores, e ao mesmo tempo ele pega a emenda dos 800 mil reais que a gente tinha acordado, e ele faz um desvio de finalidade para outro objeto sem me consultar”, revela.

 

Agricultores

Ainda na entrevista ao radialista Nelson Filho, o deputado Paulão emendou dizendo que  diante da postura negativa e sem diálogo do prefeito Rogério Teófilo, como atualmente acontece com os trabalhadores da Educação, resolveu pegar a emenda e direcionar novamente para o município, só que dessa vez por meio da Codevasf para garantir o benefício para os agricultores de Arapiraca.

 

Mentira

“O que ele falou na semana passada é uma mentira, uma inverdade para tirar o foco da falta de diálogo e da greve dos trabalhadores da Educação”, disparou Paulão.

O deputado disse também que foi autor de outras emendas parlamentares, como a que garantiu a entrega de um veículo e vários equipamentos para o Conselho Tutelar de Arapiraca, outra no valor de R$ 500 mil para a realização dos festejos juninos, e mais duas, sendo uma de R$ 1 milhão e 500 mil para a Saúde e outra de 1 milhão e 800 mil para a construção da Praça da Juventude de Arapiraca.

“O prefeito Rogério Teófilo lançou a pedra fundamental e sequer me chamou para o evento”, lamentou Paulão, convocando o prefeito para um debate ao vivo para que o povo de Arapiraca saiba de toda a verdade dos fatos.

 

Paravôley

A equipe do Complexo de Equoterapia Tarcizo Freire representou a cidade de Arapiraca  na primeira etapa do Campeonato Alagoano de Paravôley, evento realizado  na tarde e noite de domingo (02), no pátio do Garden Shopping,  em evento gratuito, organizado por um grupo de educadores físicos que trabalham com esporte paralímpico no Estado.

O evento reuniu familiares dos atletas paraolimpicos, funcionários do complexo e contou com a presença do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) e do seu chefe de gabinete advogado, Carlos Henrique Lúcio além de um expressivo público que prestigiou aplaudiu e torceu nas competições.  

 

Atletas alagoanos

O campeonato reuniu atletas alagoanos, distribuídos em quatro equipes, representantes dos municípios de Arapiraca, Maceió, Campo Alegre e São Miguel dos Campos. Cada uma dessas cidades sediará uma etapa, que começa  neste mês de julho e continua nos meses subsequentes. A segunda etapa está prevista para agosto, em São Miguel; Terceira etapa, em Setembro, Campo Alegre; Quarta etapa em Outubro, em Maceió.

 

Garantiu aumento

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), anunciou na quarta-feira, 28, durante entrevista a uma rádio local, o reajuste salarial dos professores. Além do aumento, o gestor também garantiu o enquadramento ao piso nacional do magistério, para os professores que estão abaixo, com retroativo de janeiro.

 

A partir de julho

O aumento será pago já a partir de julho, com 3%. “Estamos administrando Penedo com austeridade, diante da crise. Desta forma, os frutos estão surgindo. Além de pagarmos os salários atrasados da gestão passada, vamos reajustar os salários dos professores em 7,64%. A primeira parcela de 3% em julho e o restante até setembro”, explicou.

 

Abaixo do piso

Durante a entrevista, Marcius Beltrão também adiantou que até setembro, vai enquadrar os professores que estão abaixo do piso nacional do magistério. Com retroativo ao mês de janeiro de 2017.

“Gradativamente, vamos evoluir o reajuste salarial para as demais categorias de servidores. Isso já está definido na nova estrutura administrativa, onde todos os servidores efetivos serão beneficiados”, disse o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.

 

Unidade de Acolhimento

A Prefeitura de Campo Alegre inaugurou, nesta quarta-feira, 28, o novo prédio da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Luiz Mariano Neto. A unidade é a primeira e única até então em funcionamento em Alagoas. A unidade fica localizada no Distrito Luziápolis, e foi construída com recursos do governo federal no valor de R$ 500.000,00 e contrapartida do município no valor de R$ 70.266,96.

 

 

... Durante a inauguração a prefeita Pauline Pereira ressaltou seu compromisso em e preocupação em buscar acolher e recuperar jovens dependentes químicos que tiveram seus direitos violados e reinseri-los na sociedade.

 

... A inauguração contou com a participação de vereadores, da deputada Jó Pereira, secretários municipais, representantes da Secretaria de saúde do estado, equipe da UAI, Conselheiros tutelares do município e cidades da região e crianças e adolescentes acolhidos da unidade.

 

... Desde janeiro de 2015 que a unidade já vem desenvolvendo um grande trabalho que busca acolher e recuperar jovens dependentes químicos que tiveram seus direitos violados e reinseri-los na sociedade recuperados de suas dependências. Além do município de Campo Alegre a UAI também acolhe jovens dos demais municípios da 5ª Região de Saúde do estado que corresponde aos municípios de Roteiro, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Boca da Mata, Junqueiro e Anadia



Compartilhe
comentários

Unificação em Palmeira


Roberto Baia

03/07/2017 10h39

Com Ascom - O prefeito Júlio Cezar reuniu representantes de Sindicatos de Palmeira dos Índios, na última terça-feira (27), para anunciar oficialmente a unificação do pagamento salarial de todos os servidores ativos e inativos do município. O pagamento já entrou em vigor desde o último dia 28 e, com isso, todos os funcionários efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas receberam na mesma data, que ocorrerá sempre no final de cada mês trabalhado. A unificação dos pagamentos também beneficiará o comércio e fomentará a circulação de dinheiro no município, com um impacto de R$ 8 milhões na economia local.

 

 

Ação histórica

De acordo com a presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho de Alagoas (Sindprev), Reliete Ramos de Araújo, a unificação do pagamento de todos os servidores é histórica. “Isso que está acontecendo aqui é muito bom. Começamos com a Mesa de Negociação Paritária Permanente da Saúde e Assistência Social de Palmeira, um fato histórico e que nos trouxe muita esperança. Esperamos que as coisas, agora, possam melhorar, pois a área da saúde, por exemplo, está há muitos anos sem reajuste salarial. Não somos inimigos da gestão, pelo contrário. As coisas estão andando e nós seremos parceiros do governo que, de alguma forma, está dando muita esperança ao trabalhador, que anda desmotivado”, destacou.

 

Mesma data

O presidente da Palmeira Prev Adrailton, Bernardo, disse que há 13 anos esperava, com ansiedade, pelo momento em que o pagamento de aposentados, pensionistas e servidores do município pudessem ser feito em uma mesma data. “Como funcionário da Palmeira Prev muito me angustiava ver aposentados e pensionistas recebendo muitos dias depois dos servidores da ativa. Mas, graças à parceria com o prefeito Júlio Cezar e os secretários de Administração Rodrigo Gaia, e de Finanças Onofre Raimundo, pudemos fazer com que este meu sonho fosse realizado. Tenho certeza de que esta unificação vai ser bom para todo mundo”, explicou.

 

 

Impasse continua

Com o jornalista Carlos Alberto: O impasse em torno da greve dos trabalhadores da Educação de Arapiraca continua. Os lados envolvidos na história, a Prefeitura Municipal e o comando da paralisação, emitiram notas nesta quarta-feira (28) dando sinais de que a situação ainda terá vários capítulos.

 

Nova ameaça

A Prefeitura de Arapiraca enviou uma nota à imprensa. No documento, frisa que possui respaldo jurídico para cortar os pontos dos servidores em greve. O corte vai respeitar o percentual de até 70% em cima dos dias de paralisação. Já no início da tarde, os trabalhadores emitiram nota classificando a publicação do Município como ameaças.

 

Perfil falso

Além disso, durante a terça-feira (27), um perfil falso usando o nome e foto de um outro perfil falso que criticava a gestão da ex prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, foi criado para acusar o presidente do Núcleo Arapiraca do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), André Luiz.

 

Ataques

O perfil divulgou várias acusações contra o presidente do núcleo e uma das lideranças do movimento grevista. Informações obtidas com exclusividade pelo Portal Arapiraca News revelam que pessoas ligadas à gestão municipal criaram o perfil, na clara tentativa de desqualificar o movimento grevista e sua principal liderança.

 

MP e Polícia Federal

Desde as primeiras horas de quarta-feira, o perfil e todas as postagens foram apagados da rede social Facebook. Isso ocorreu após trabalhadores grevistas divulgarem que iriam acionar o Ministério Público Estadual e a Polícia Federal para denunciar o citado perfil e seus responsáveis, todos já identificados. Os nomes não serão divulgados pela reportagem, a pedido das lideranças dos trabalhadores.

 

Arapiraca

Cerca de 200 manifestantes realizaram uma passeata pelas principais ruas do Centro de Arapiraca na tarde desta sexta-feira (30). A finalidade foi protestar contra as reformas da Previdência e trabalhistas e também pelo afastamento de Michel Temer (PMDB) da presidência da República.

 

Palavras de ordem

Estudantes, professores, trabalhadores rurais e representantes de sindicatos gritavam palavras de ordem também contra o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB). A professora Rosangela da Silva, disse ao Portal Arapiraca News que o prefeito de Arapiraca está “brincando” com os trabalhadores da Educação.

 

... “Essa brincadeira desse prefeito com a nossa categoria e com as nossas crianças tem que acabar. Já não aguentamos mais que ele nos trate desse jeito. Nunca esperei, nem em pesadelo, que o Rogério se tornasse um prefeito tão medíocre”, esbravejou sendo aplaudida por outros manifestantes.

 

... Já a universitária Samya Lira de Barros afirmou que o Brasil passa por um momento de profundas mudanças. “Precisamos continuar atentos ao que acontece no país. Não podemos assistir a tudo isso e ficar com os braços cruzados. Nosso futuro depende do que fizermos agora”, disse.

 

... Os manifestantes se concentraram na Praça Luiz Pereira Lima e, por volta das 15 horas seguiram em direção à Praça Deputado Marques da Silva, também no Centro da cidade, ponto final 



Compartilhe
comentários

Vítimas de queimaduras


Roberto Baia

03/07/2017 10h38

Vítimas de queimadurasConforme relatório divulgado pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) do Hospital de Emergência do Agreste, os 11 pacientes receberam atendimentos médicos especializados e todos tiveram alta hospitalar.

No mesmo período do ano passado, o hospital internou 24 pessoas com ferimentos provocados com fogos de artifício.

Desse total, todas receberam atendimento médico e 23 tiveram alta hospitalar, e uma pessoa continuou internada.

De acordo com o assessor diretivo da unidade hospitalar, Paulo Roberto Pereira, houve este ano uma diminuição no total de queimados, com uma redução de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Diminuiu

“Desde a semana passada que os números já apontavam para uma diminuição nos atendimentos a pessoas vítimas de queimaduras com fogos de artifício. É muito bom a gente atestar que a campanha educativa realizada pelo governo, mais precisamente pela Secretaria de Estado da Saúde, está obtendo resultados satisfatórios, e população cada vez mais cuidadosa na prevenção de acidentes, sobretudo com o manuseio de bombinhas e outros de materiais explosivos e que produzem chamas nesta época do ano”, enfatiza o diretor.

Facebook



Compartilhe
comentários

Improbidade em Girau


Roberto Baia

29/06/2017 11h36

Em apenas seis meses de gestão, o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, volta a se envolver em uma nova polêmica. No dia 25 de maio último, autorizou a publicação no Diário Oficial dos Municípios o Termo de Ratificação de Dispensa de Licitação para a contratação de empresas que fornecerão gêneros alimentícios destinados à merenda escolar. Os valores vão de R$ 1.078,00 a R$ 1.465.760,05.

Improbidade

O que levantou suspeitas da prática de improbidade é que do valor total do montante ultrapassa a soma de R$ 1,5 milhão e a maior parte desses valores serão pagos a dois empresários bem conhecidos na cidade por atuarem como importantes cabos eleitorais nas campanhas do prefeito David Barros (PTB), são eles: Edilson Militão e Willian da Farmácia.

Entre amigos

De acordo com reportagem do Portal Cadaminuto, Edilson Militão foi presidente do Instituto Municipal da Previdência Social (IMPS) e homem de confiança do sobrinho do ex-deputado Gilvan Barros nas gestões 2004-2008 e 2008-2012, atualmente sua família possui inúmeros empreendimentos no município. O outro empresário mais conhecido na cidade como Willian da Farmácia é amigo do atual gestor do município possui grande experiência e habilidade nos negócios.

Existe limite

Ainda na reportagem do Cadaminuto, a dispensa de licitação com base no artigo 24, incisos I e II, tem seu limite vinculado a 10% do valor do convite, ou seja, R$ 8 mil para compras e R$ 15 mil para obras. Toda contratação por dispensa de licitação, sobretudo aquelas consignadas nos incisos I e II, são de caráter excepcional e de pequeno valor. Se a compra revelar-se de maior monta e, ainda, previsível, o procedimento adequado seria o da realização de licitação.

Crime de dispensa

Quanto à periodicidade das aquisições por dispensa de licitação (art. 24, II), presume-se a aplicação do princípio da razoabilidade e do bom senso: admitir a dispensa inúmeras vezes no mesmo exercício, seria o mesmo que fugir do procedimento licitatório (obrigatório por lei) por meio do subterfúgio da dispensa.

Vale ressaltar que a Lei de Licitações, em seu artigo 89, enquadrou como "crime" a dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei, logo, abusar da dispensa de licitação, configura a utilização indevida do art. 24.

Fake do fake 1

Dirigentes do Sinteal e do comando de greve de Arapiraca vão a Polícia Federal para denuncia ataques que consideram violentos e covardes que estão sendo perpetrados contra a entidade e professores ligados ao movimento por parte de um Fake criado no Facebook com o nome de Liendja Calina Oliveira. A entidade já sabe que um Fake com esse nome teria sido “desativado” depois que descobriram que por trás do nome falso estava uma pessoa ligada à justiça arapiraquense e que usava o perfil para detonar a gestão da ex-prefeita Célia Rocha.

Fake do Fake 2

“Eles criaram, agora, o Fake do Fake com a participação com a participação de uma professora, um advogado e pessoas ligadas a atual gestão municipal. Serão desmascarados e responderão pelo crime”, disse um dos diretores do Sinteal.

Continua fechado

O restaurante popular “Jerimum” continua fechado desde o inicio da gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB). O não funcionamento do restaurante provoca revolta na maioria dos comerciários de Arapiraca. Implantado no centro comercial da cidade na gestão do então prefeito e atual vice-governador Luciano Barbosa (PMDB), o restaurante servia mil refeições diárias a preço simbólico de R$ 3,00 para comerciários, mototaxistas, vendedores informais e pessoas da região Agreste que se deslocavam para Arapiraca. O fechamento deixa milhares de pessoas de baixa renda sem a prestação do serviço.

Reabertura seria em março

No inicio do ano, a coordenação de comunicação da Prefeitura de Arapiraca informou que o fechamento do restaurante seria para a realização de serviços de manutenção e que seria reaberto em março deste ano, o que não aconteceu.

Seis meses parado

Outra informação é que o fechamento tinha como objetivo de realizar reparos para melhor comodidade do cidadão arapiraquense que frequenta o local diariamente e reabriria no prazo de um mês. Mas, de acordo com funcionários do comércio, quase seis meses depois, nenhuma movimentação de reforma ou reparos foi percebida no interior do restaurante.

 

 

... O Cômite das Bacias Hodrográficas de Alagoas tem novo comando para atuar na preservação dos recursos hídricos, no biênio 2017-2019. A solenidade de posse ocorreu no auditório da Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), localizada no bairro de Jaraguá.

... Os trabalhos foram presididos pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, e contou com a participação da deputada estadual Jó Pereira; do presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Lopes; e do representante da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Vladmir Caramori.

.. Foram empossados os presidentes Mateus Gonzalez, da Região Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba (CBH CELMM); Caio Rodrigo Moura Santos, do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Pratagy (CBH Pratagy); Flávio Oliveira, da região Hidrográfica do Coruripe (CBH Coruripe); Leonardo de Paulo Monteiro, da Região Hidrográfica do São Miguel (CBH São Miguel).

... Para titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, mais um passo foi dado para o fortalecimento dos comitês de bacia no estado.

... A falta de quórum nas sessões ordinárias de Igaci no primeiro semestre deste ano, está chamando a atenção dos moradores do município, que é considerado um dos mais importantes do Agreste.



Compartilhe
comentários

Hospital padrão


Roberto Baia

28/06/2017 09h30

Com assessoria - O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, quem tem como prioridade o atendimento humanizado em saúde, vem utilizando, desde 2014, a Classificação de Risco Modelo Manchester para os setores de urgência e emergência.

Nele, segundo o Diretor Médico Ulisses Pereira, a conhecida "triagem", que antes selecionava os atendimentos por ordem de chegada, passou a avaliar o grau de risco dos pacientes, que a partir de um protocolo internacional, seleciona os casos conforme a gravidade.

 

Mais celeridade

"Todos merecem atendimento digno e humanizado, mas é preciso entender que há casos de risco de morte, mais graves e que precisam de mais celeridade", avaliou o médico.

Para a Enfermeira Chefe do Hospital Regional, Andreia Costa, a tabela de Manchester é uma ferramenta muito importante e, até certo ponto, vital para salvar vidas.

 

Demais intensa

"Como atendemos mais de 50 municípios a demanda é intensa e imensa. Ter um padrão que nos oriente facilita as coisas e deixa os pacientes mais seguros, mesmo que alguns ainda queiram o atendimento de imediato. É preciso respeitar essa regra que é internacional e regularmente monitorada pelo Ministério da Saúde", alertou a profissional.

 

Atendimentos

No Hospital Regional são realizados mensalmente cerca de 10 mil atendimentos - um número que, nessa época, aumenta em cerca de 50%.

"O inverno é um dos fatores, mas há muita crise no setor da saúde e as pessoas terminam buscando sempre o nosso Hospital", comentou Ulisses.

 

Carteira do Trabalho

Acompanhado do secretário de administração, Sandro Barbosa, o prefeito Celino Rocha esteve em Maceió, onde se reuniu com o Superintendente Regional do Trabalho, Israel Lessa. Na oportunidade, o gestor assinou o termo de cooperação técnica com o Ministério, para que o município passe a emitir a Carteira de Trabalho.

A iniciativa tem como objetivo, facilitar o acesso do cidadão ao mercado de trabalho com muito mais comodidade e rapidez para tirar o documento.

 

Capacitação

Com a inauguração da sede prevista para o dia 18 de julho - data em o município completa 216 anos, o secretário Sandro Luiz, explica, que a administração promoverá capacitações para que os servidores possam executar os serviços dentro das regulamentações exigidas pelo órgão.

 

Importante

Para o prefeito, a Carteira de Trabalho é um documento muito importante e garante que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, 13° salário, repouso remunerado e aposentadoria.

 

Emissão do documento

"Com a assinatura do convênio, o município visa garantir agilidade na emissão do documento, pois o número de pessoas que precisam deste atendimento hoje é muito grande, seja para emitir a primeira ou segunda via, visto que a Carteira é fundamental para ingressar no mercado de trabalho. Os anadienses poderão contar com a praticidade no atendimento, sem precisar se ausentar da cidade", destacou, Celino.

 

Feira Grande 1

O Grupo de Jovem Unidos em Cristo, da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada no município de Feira Grande, no Agreste alagoano, promoveu, pela primeira vez, um concurso de quadrilhas matutas. A iniciativa aconteceu no último domingo (25).

 

Feira Grande 2

O concurso teve as participações de cinco quadrilhas, dos povoados Massapê, Varzinha, Taboquinha  e da Escola de Ensino Fundamental Veridiano Soares da Silva e com uma bela e emocionante apresentação do Rancho Alegre, da cidade de São Sebastião.

 

... O grupo vencedor do concurso foi o do Povoado Varzinha. Além de troféu e medalhas, a quadrilha levou uma premiação de R$ 500. Os dançarinos demostraram muita animação na apresentação.

 

... O segundo lugar ficou com a quadrilha do Povoado Massapê. A quadrilha do Povoado taboquinha ficou com a terceira colocação. Os grupos receberam medalhas.

 

... O Grupo de Jovem Unidos em Cristo é coordenado por Elinaldo, Karine e Leine. A iniciativa teve apoio do padre José Adeilton Prefeitura de Feira Grande, do prefeito Flávio Rangel Lira, da primeira-dama, Patrícia Medeiros Lira, e também do vice prefeito, Capitão Hilt



Compartilhe
comentários