Cidade digital


Roberto Baia

25/09/2017 12h28

O deputado federal Ronaldo Lessa anunciou ontem (22) que Palmeira dos Índios será a primeira cidade alagoana, e a segunda do Nordeste, a ser implantado o projeto Cidade Digital. O Cidade Digital é a interconexão de órgãos públicos e diversas entidades, modernizando e solucionando problemas de comunicação. Ampliar e investir nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é visto, hoje, como uma tarefa primordial do setor público, para que haja aumento de eficiência na prestação de serviços aos cidadãos.

 

Perdeu a chance

De acordo com Ronaldo Lessa, o sistema já era para ter sido implantado em Palmeira, mas não houve interesse da gestão passada. "Não sei o que houve, mas a verdade é que Palmeira perdeu a chance. Pode ter sido por falta de interesse sim. Mas hoje, graças ao interesse do prefeito Júlio Cezar, apareceu novamente à oportunidade e já estou anunciando, agora, que Palmeira será a primeira Cidade Digital do Estado de Alagoas, e segunda no N a Nordeste onde será implantado o projeto ", informou Ronaldo.

 

Diminui casos de dengue

Número de pacientes diagnosticados com dengue no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, tem caído mensalmente. A informação partiu do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, que divulgou o relatório dos oito meses do ano.

De acordo com os números, no mês de agosto foram 132 pacientes internados no HR e comprovados com o diagnóstico da doença. Os casos são notificados à Secretaria Municipal de Saúde e, consequentemente,  ao Ministério da Saúde.

 

Monitoramento

Os dados mostram que, comparado ao mês de julho, foram 20 casos a menos. Já em relação ao mês de junho, a diferença é ainda maior - 285 diagnósticos a menos.

A diminuição tem sido monitorada pela equipe do Hospital Regional e pelo Núcleo de Epidemiologia, que tem realizado visitas diárias às clínicas médica e pediátrica, à maternidade e às UTI´s Neonatal e Geral para identificação das Doenças de Notificação Compulsória – DNC.

 

Doença difícil

Para o diretor médico do HR, Ulisses Pereira, apesar do período de chuvas constantes que caem em Alagoas, as pessoas têm se conscientizado um pouco mais.

“A dengue é uma doença difícil e é importante que tomemos os devidos cuidados. Esperamos que essa redução seja constante, pois quem sai ganhando é o próprio usuário”, comentou.

 

Prevenção e cuidados

O médico alertou ainda que, apesar dos números, a população precisa se manter vigilante com relação aos cuidados. A prevenção, segundo ele, continua sendo a melhor estratégia de combate, e a forma de se evitar a dengue é eliminando os focos de acúmulo de água - locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

 

Serão aclamados

O vereador arapiraquense Fabiano Leão (PMDB) e o vereador por Igreja Nova Alando Lima (PROS) serão aclamados, neste sábado (23), como presidente e vice na nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal).

Os dois edis encabeçam a chapa "Unidos pela Uveal", que foi formada após um consenso entre as lideranças partidárias que disputavam a eleição para comandar a entidade.

 

Chapa única

A chapa é formada por 69 edis de todas as regiões de Alagoas. O prazo para inscrição de chapas foi encerrado no dia 6 deste mês de setembro, e os vereadores alagoanos mantiveram a eleição em chapa única.

Os dois jovens e experientes legisladores representam mais de mil vereadores alagoano.

 

Penedo 1

A terceira tentativa do Prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), de mudar o regime de previdência dos servidores municipais foi abortada na Câmara de Vereadores na tarde de terça-feira, 19 de setembro. Colocada em pauta na semana anterior, durante sessão extraordinária que votou e aprovou pedido de urgência solicitado para o andamento da matéria pelo chefe do Poder Executivo, a proposta do gestor municipal sequer foi lida no plenário.

 

Penedo 2

Sob forte pressão da opinião pública, do funcionalismo municipal, do sindicato que representa cerca de 1.500 trabalhadores e parte da mídia local, o prefeito autorizou o líder da bancada de situação, vereador Derivan Thomaz (SD), a encaminhar pedido de retirada do projeto da casa legislativa.

De acordo com Derivan Thomaz, a decisão foi tomada horas antes da sessão de terça (18), durante encontro entre Március Beltrão e os 10 membros do bloco governista. Os argumentos do grupo de situação fizeram o prefeito de Penedo entender que o projeto deveria ser abortado.

 

... Em poucas palavras, Derivan tratou logo de explicar aos servidores públicos o que se passou na reunião com o prefeito de Penedo, poucos minutos antes do início da reunião parlamentar.

 

... O líder da situação ressaltou que, em comum acordo com os vereadores de situação, juntamente com a Prefeitura de Penedo, decidirem pôr fim ao projeto de lei, retirando da pauta, já que não era da vontade da maioria dos servidores que foi à assembleia realizada pelo sindicato tratar sobre este assunto.

 

... O anúncio, feito logo na abertura dos trabalhos no plenário, fez a Sala das Sessões Sabino Romariz explodir de alegria. Tomada por servidores que fizeram fila na porta da Câmara – sob sol e chuva – para conseguir um lugar na assistência, a plateia ignorou as normas da casa e manifestou sua emoção a plenos pulmões.

 



Compartilhe
comentários

Arapiraca e a Fesuper


Roberto Baia

22/09/2017 10h23

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça (PDT), participou quarta-feira, 20, ao lado dos vereadores Melquisedec de Oliveira e Fabiano Leão, da 17ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper), que reuniu empresários do setor alimentício e de limpeza do Nordeste, Paraná e São Paulo.

 

Professora Graça destacou a importância do evento, lembrando que Arapiraca foi escolhida para realizar a Fesuper, por estar localizada no coração do Estado e ser a responsável por atrair grandes investimentos. 

 

Prefeito na Fesuper

Também prestigiaram o evento o prefeito Rogério Teófilo; o ministro do Turismo; Marx Beltrão, o deputado estadual, Rodrigo Cunha; o empresário José Alexandre dos Santos, e o diretor da Rádio 96 FM Arapiraca, Marcelino Alexandre, que foram homenageados pelos organizadores por contribuírem tanto pelo desenvolvimento da cidade e pelo sucesso da festa.

 

Ponto facultativo

O possível acesso do CSA à Série B do Campeonato em 2018 fez com que o  vereador por Maceió, Sílvio Camelo (PV), solicitasse decretação de ponto facultativo na próxima segunda-feira. O parlamentar fez o pedido ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e ao governador Renan Filho (PMDB), para que a torcida azulina possa comparecer em massa para ajudar o time azulino contra o Tombense para carimbar o acesso de divisão.

 

A torcida do CSA esgotou já nesta quarta-feira, os ingressos disponíveis para as arquibancadas alta e baixa do Trapichão. Mais de 13 mil ingressos foram colocados à venda. No primeiro dia, foram vendidos 12.500 bilhetes. Segundo a assessoria do clube, restam 500 ingressos para o setor de cadeiras especiais, no valor de R$ 100,00.

 

 

Água no Sertão

Cerca de 700 famílias que vivem na zona rural de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, beneficiados pelo Canal do Sertão, estão mais próximas de efetivar seu direito fundamental de acesso à água.

Segundo a Codevasf, será realizado um processo licitatório para contratação de empresa para implantação de sistemas adutores para fornecimento de água tratada a essas comunidades, um investimento de cerca de R$ 20 milhões.

 

Subsistemas no Canal

Nessa primeira etapa do projeto, serão implantados quatro subsistemas ao longo do Canal do Sertão. O projeto prevê a construção de adutoras, extensão de redes de distribuição de água tratada e da rede elétrica, estação de tratamento de água e de reservatórios.

 

Entrega de CNH na greve

A Superintendência dos Correios em Alagoas emitiu nota, informando que, no período de greve, será implantada uma alternativa de entrega interna para os documentos de porte obrigatório Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Greve dos Correios

De acordo com os Correios, os usuários devem entrar em contato com o Detran e solicitar o número de postagem do documento. Em seguida, irão acessar o site dos Correios para o rastreamento e identificação da unidade de atendimento onde poderão receber os objetos.

 

Vítima identificada

A quarta vítima da chacina em Jacaré dos Homens, identificada como Juliano Ferreira, de 14 anos, segundo o Instituto Médico Legal (IML). De acordo com o órgão, a mãe do adolescente o identificou nesta quarta. As outras vítimas são os irmãos Samuel de Souza Alexandre, 22; José de Souza Alexandre, 15, e José Juliano de Souza Alexandre, 14, identificados pela Polícia Civil.

 

CPI dos supersalários

Citado em, ao menos, quatro inquéritos da Operação Lava Jato, o senador alagoano Renan Calheiros (PMDB) pediu, esta semana, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que irá investigar os supersalários nos três Poderes. O pedido foi encaminhado pelo senador à Mesa Diretora do Senado. O documento contém 50 assinaturas de parlamentares que apoiam a criação da CPI.

 

--

 

-- Para comemorar o Dia da Árvore, a Prefeitura de Palmeira dos Índios realizou uma atividade de plantio simbólico de árvores nativas da região.

 

-- O objetivo da ação, que aconteceu no entorno da Lagoa Juca Sampaio, também foi de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de preservar a natureza e da árvore na vida de cada um.

 

-- Uma ação conjunta entre Prefeitura de Arapiraca, Detran, 5ª GERE e Ceproal reuniu mais de 200 alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Educação Básica Manoel Lúcio da Silva, no Bairro Primavera.

 

-- Coordenada pelo setor de Promoção da Saúde da Prefeitura, a programação contou com a participação do Centro de Controle de Zoonoses, Unidade Básica de Saúde Cacimbas e Programa Nacional de Imunização. 

 

 



Compartilhe
comentários

Uma decepção


Roberto Baia

21/09/2017 09h22

A cidade de Olho D´água Grande, uma das pobres do interior alagoano, não teve muito o que comemorar nos seus 55 anos de Emancipação Política, festados na semana passada. Com uma gestão pífia e apagada, o prefeito Zé Adelson recebeu autoridades de expressão política, mas em momento algum mostrou um trabalho convincente em prol de sua população.

Zé assumiu com a promessa de tirar o município do ostracismo e alavancar o seu progresso, que nos últimos anos ficou mergulhado em uma crise sem precedentes por conta de administrações pífias.

Hoje, Zé Adelson está sendo visto como uma decepção política, mas promete mudar os rumos do município que sofre por falta de ações voltadas para a comunidade.

 

Droga apreendida

O passageiro de um ônibus que levava na mala 25 kg de maconha foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta terça-feira (19). O coletivo fazia a linha Rio de Janeiro com destino a Guarabira (PB) e foi abordado em trecho da BR-101, na cidade de São Sebastião.

Passava de 1h30 da madrugada quando equipes de policiais rodoviários federais faziam o trabalho ostensivo na rodovia e abordaram um ônibus da empresa Itapemirim, no intuito de combater o tráfico de drogas e armas nas rodovias.

 

Feira de supermercados

Marcada para acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, em Arapiraca, a 17ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados contará com stand da Câmara de Dirigentes Lojistas. O evento, promovido pela Associação dos Supermercados de Alagoas e Sebrae, acontecerá no Levinos.Hall, de 17 às 23 horas.

 

Palestras

"Conquistando Novos Mercados" será o tema central do evento que terá Palestra Magna conduzida pelo juiz Hamilton Malheiros, sob o título "A Profunda Reforma do Direito Trabalhista". Durante a programação haverá palestras e rodas de conversa com outros temas relativos ao setor.

 

Será em Arapiraca

No local haverá também exposição de supermercadistas e atacadistas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca irá compartilhar stand com a Associação Comercial de Arapiraca e Análise Contábil.

"Esse evento, que acontece em Arapiraca, é muito importante, demonstrando a força propulsora de nossa cidade em um segmento tão forte", comentou a presidenta Tania N

 

 

Crimes no Sertão 1

Quatro corpos de jovens do sexo masculino foram encontrados por populares na manhã desta terça-feira (19) no Sítio Baixão, na Zona Rural de Jacaré dos Homens, Sertão alagoano.

O 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), confirmou as mortes. Até o fechamento desta reportagem, as vítimas não haviam sido identificadas. Os quatro estão crivados por balas, algumas já encontradas nas imediações.

 

Crimes no Sertão 2

Os jovens aparentam ter entre 14 e 20 anos. Os corpos foram lançados às margens de uma estrada vicinal e não foram reconhecidos por nenhum dos moradores da localidade.

A Polícia Militar também não sabe precisar se os homens foram mortos onde foram encontrados ou se as vítimas foram assassinadas em outro local e desovadas no povoado.

 

Foram afastados

Na tarde de segunda-feira (18), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), manteve a sentença do juiz da 41ª Zona Eleitoral, que cassou os mandatos eletivos de Edson Mateus da Silva e José Ailton do Nascimento, prefeito e vice do município de Santa Luzia do Norte. Com a decisão unânime do colegiado alagoano, ambos devem ser afastados imediatamente do exercício de suas funções e o juiz eleitoral promoverá a posse do Presidente da Câmara Municipal, até que ocorram novas eleições.

 

Investigação

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi julgada pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral, cassando o registro de Edson Mateus e José Ailton, decretando-lhes inelegíveis pelo período de oito anos e aplicou-lhes multa individual no valor de R$ 53.205.

 

Transporte gratuito

A AIJE baseou-se em três fatos: realização de contratação irregular de servidores públicos, oferecimento de transporte gratuito de empresa de turismo de um dos políticos para viagens de eleitores e custeio de curso de formação de condutores na Auto Escola do Agreste a diversos eleitores.

 

 

 

... Para comemorar os quatro anos de funcionamento, o Arapiraca Garden Shopping preparou uma programação especial para clientes, lojistas e visitantes.

 

... Na próxima segunda-feira, 25, as atividades incluem um stand up com o apresentador Sikeira Júnior, shows com os cantores Dona Flô e Filipe Silva, cabine de fotos, apresentação da banda da Polícia Militar, balões premiados e o tradicional parabéns com corte e distribuição do bolo.

 

... De acordo com o superintendente do shopping, Rafael Sena, a programação foi feita para que a celebração fosse feita junto com o público. “Teremos uma série de atrações, onde vamos comemorar os nossos quatro anos. Será um dia especial e cheio de alegria”, explicou.

 



Compartilhe
comentários

Arapiraca e o Conagreste


Roberto Baia

19/09/2017 10h25

Sem a participação de Arapiraca, que se afastou das reuniões do Consórcio de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Conagreste), os prefeitos do Agreste e Sertão de Alagoas buscam o fortalecimento no trabalho conjunto em debates para discutir o desenvolvimento local e regional. Em entrevista concedida na manhã de segunda-feira (18), ao radialista Isve Cavalcante, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) disse que está acompanhando os fóruns em nível estadual e elogiou o protagonismo do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSB).

 

Elogiou Palmeira              

Nezinho argumentou que o prefeito está levando para o seu município as reuniões do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) e tentando implantar uma sede do Instituto de Criminalística (IC).”É louvável que o prefeito Júlio Cezar está fazendo a sua parte, mas Arapiraca tem a sua importância e precisa mostrar sua força também nos fóruns regionais de desenvolvimento”, frisou o deputado.

 

Elogiou Craíbas

Ainda durante a entrevista, Ricardo Nezinho pontuou que a destinação e tratamento do lixo é um assunto que interessa muito a todos os arapiraquenses.

Ele parabenizou o prefeito de Craíbas, Ediel Leite, pelo trabalho á frente do consórcio regional, e lembrou que mais de 150 mil toneladas de lixo são jogadas nas ruas da cidade. “É também uma questão de meio ambiente e saúde pública que precisa ser olhada e tratada com muita responsabilidade”, acrescentou.

 

Ainda Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), iniciou ontem (18) as programações da Semana Nacional de Trânsito com o tema “Minha Escolha faz a Diferença”.

 

Conscientização

Durante toda a semana, a SMTT realizará diversas atividades de conscientização para ciclistas, motociclistas, motoristas, pedestres, e também, nas escolas da cidade, além de blitz educativa para a promoção de um trânsito seguro e prevenção de acidentes.

 Segundo dados da SMTT, a cada mês são registrados 90 acidentes envolvendo motos, em Palmeira. A ideia da campanha é criar uma política de educação no trânsito para reduzir este índice.

 

Ato difícil

O agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas Klugman César disse que a conscientização é sempre um ato difícil, mas que pequenas mobilizações podem transformar a educação no trânsito e salvar vidas. “Com as ações voltadas para educação no trânsito os números de acidente caem, mas também modifica a maneira como o motorista ou o piloto se comporta no trânsito. Esses hábitos podem ajudar muito a salvar vidas. A Polícia Rodoviária Federal está aqui para ajudar o município de Palmeira nessas ações e no que for possível”, garantiu o agente da PRF.

 

Peixamento

O senador Benedito de Lira arregaçou as calças literalmente e fez, ele mesmo, o peixamento de um açude em Major Izidoro. A prefeita Santana Mariano também entrou na água e fez o mesmo. A atitude do senador foi aplaudida pelos moradores. A prefeita agradeceu a presença do senador e disse que na Semana Santa de 2018, os 30 mil alevinos já estarão com peso e tamanho ideais para o consumo das famílias do município do sertão alagoano.

 

Biu no Sertão 1

O senador Benedito de Lira passou todo o dia de sábado em Major Izidoro. Fez entrega das chaves do trator e do caminhão térmico que vão ser empregados na agricultura familiar. Foram entregues também kits de apicultura para a Associação dos Quilombolas do Poxinanã.

O senador fez discurso na cerimônia. Disse que vai continuar trabalhando em Brasília para levar esses benefícios àqueles que mais necessitam das políticas públicas.

 

Biu no Sertão 2

Os eventos em Major Izidoro foram coordenados pela prefeita, que teve a seu lado o marido dela, Cézar, o superintendente da Codevasf, Antônio Nelson, e o secretário nacional de Irrigação, Napoleão Casado, além dos vereadores, lideranças políticas e comunitárias.

 

Polícia Federal

Com assessoria: A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (18), em Alagoas, 2ª fase da Operação Afronta. A finalidade da ação é alcançar outros membros de uma organização criminosa que fraudava concursos públicos pelo país, com o uso de pontos eletrônicos.

Em outubro de 2015, a PF deflagrou em Sorocaba (SP), a 1ª fase da operação, que apurou a fraude ao concurso público do Tribunal Regional Federal da 3ª Região para os cargos de técnico e analista judiciário.

... Nove membros da organização foram indiciados na primeira ação: o líder do grupo, o técnico responsável pelos equipamentos eletrônicos usados na fraude, quatro pessoas responsáveis pelos desvios das provas, e três pessoas responsáveis por corrigir as questões desviadas.

 

... Além disso, foram indiciados doze candidatos que receberam as questões por meio de equipamentos de ‘ponto eletrônico’, e duas pessoas que também tiveram participação na fraude, embora não fossem membros da organização.

 

... A segunda fase da operação surgiu após informações dando conta de que outros concursos também haviam sido fraudados.

 

... Com base nas informações, a PF solicitou à Fundação Carlos Chagas informações acerca de quais outros certames aqueles indivíduos responsáveis por desviar as provas (chamados de ‘pilotos’) haviam se inscrito e que fornecesse os gabaritos de respostas de todos os candidatos destes concursos suspeitos, num total de 43.

 



Compartilhe
comentários

Júlio Cezar apresentará experiências da gestão municipal


Roberto Baia

19/09/2017 10h24

O município de Palmeira dos Índios sediará na sexta-feira (22) o Projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, com o tema “Controle na Gestão”, promovido pelo Tribunal de Conta do Estado de Alagoas (TCE/AL). 11 prefeituras alagoanas já confirmaram presença no evento que acontecerá no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Palmeira, a partir das 8h. O prefeito do município Júlio Cezar foi convidado para apresentar as experiências dos primeiros oito meses de gestão à frente do governo municipal e participará da mesa de debates como facilitador. 

 

Arapiraca sedia abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Alagoas

Com ações da Prefeitura de Arapiraca e do Departamento Estadual do Trânsito de Alagoas (Detran/AL), o início oficial da Semana Nacional do Trânsito aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, e prosseguirá com outras ações em lugares diferentes até o próximo dia 25 com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. As ações educativas para diminuir os altos índices de acidentes de trânsito e, principalmente, com motociclistas e conscientizar a população sobre o trânsito foram realizadas em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde, Sest-Senat, Sesc e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Inspeção de saúde

O Tiro de Guerra 07-007 de Palmeira dos Índios, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, hoje (18), a realização de inspeção de saúde nos conscritos durante a seleção complementar para o ano de 2018. A equipe de inspeção é composta por integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), enfermeiras e médicos da rede básica de saúde. Além da inspeção, estão sendo realizados testes rápidos de HIV, hepatite B e C, sífilis, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica e glicemia capilar.  A inspeção será realizada de 18 a 21 de setembro, das 8h às 12h, na sede do TG.

 

 



Compartilhe
comentários

1º Desfile de Moda da Adfima


Roberto Baia

18/09/2017 11h32

Superando as barreiras estipuladas pelos caminhos da vida e diminuindo as diferenças impostas pela ignorância e preconceito, a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima) encerra mais uma edição da Semana do Deficiente com um grande desfile de moda no Arapiraca Garden Shopping. O evento está em sua 1ª edição e acontecerá a partir das 16h deste domingo (17) na Praça de Alimentação do mall, levando toda a leveza e elegância de seus modelos em um grande espetáculo de encerramento.

Inclusão

Segundo o presidente da Adfima, Adriano Targino, todos os participantes são modelos com deficiência. “É um importante momento de culminância que insere essas pessoas na sociedade, instigando um novo olhando dos outros e delas consigo mesmas”, diz ele.

Imunização

Começou o período de imunização nos municípios, e a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá dispor de 38 pontos de vacinação para essa campanha nacional, que teve início na última segunda-feira (11) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A campanha seguirá acontecendo até o dia 22 de setembro.



Compartilhe
comentários

Atitude estranha Roberto Baía /


Roberto Baia

18/09/2017 11h31

O prefeito de União dos Palmares, Areski Damara de Omena Freitas Júnior, o Kil Freitas (PMDB), anunciou, de forma inusitada, na semana passada, a exoneração de todos os comissionados ligados à Prefeitura, quando também comunicou o cancelamento dos contratos firmados pelo Executivo Municipal. Tudo valendo desde a última segunda-feira, 11. A triste notícia foi comunicada em transmissão ao vivo no Facebook pessoal do prefeito (Areski Freitas Kil III). Foram quase 600 as pessoas que saíram dos quadros da administração do município.

 

Foi denunciado

Kil foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas, por fraude em licitação para aquisição de merenda escolar, em ação que aconteceu em 2010. A esposa dele, Gabriela Yasmine Lins de Albuquerque Pontes também foi representada. As ações criminosas envolvem recursos públicos federais repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculados aos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Brasil Alfabetizado (Bralf).

 

Anunciou pelo Facebook

Ao comunicar as demissões, na semana passada, o prefeito alegou que as medidas que ele mesmo definiu como ‘drásticas’ se devem à nova queda e justificou que, como usuário assíduo das redes sociais, achou por bem fazer o comunicado pelo Facebook, “não demitindo ou exonerando os servidores pelas redes sociais; o objetivo foi comunicar à sociedade a grave crise em que se encontra o município”, justificou.

 

Redução do FPM

União vai chegar ao dia 20 com um saldo devedor de R$ 120 mil. Kil ainda define como ‘um sequestro’ a redução do FPM junto ao INSS, no último dia 10. O comunicado aconteceu poucos dias antes de o prefeito assinar os decretos de exoneração e suspensão dos contratos.

 

Educação

Dois alunos da escola Alternativa, de Arapiraca, foram selecionados para a nova fase da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - a OBA.

Os jovens estudantes Fabricio Emanuel da Silva e Mateus Nunes, ambos do Ensino Médio, irão realizar as próximas provas, aplicadas online, a partir do dia 24.

A notícia deixou toda equipe da Escola entusiasmada, pois reflete o resultado do estímulo às aulas e as ciências exatas.

 

Destaque

"Nossos alunos têm conseguido se destacar em muitas provas externas, um indicativo de que o trabalho realizado em sala de aula pelos professores e de toda equipe, tem repercutido positivamente", comentou a diretora Antonia Pereira.

O resultado dessa fase, que selecionou mais cinco alunos de outras instituições de ensino de Arapiraca, culminará na escolha de estudantes para compor as equipes que irão participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia, ano que vem.

 

Empenho da equipe

A participação dos jovens arapiraquenses da escola Alternativa, segundo o coordenador, Clebson dos Santos, se deve a dedicação e empenho de toda equipe, com especial destaque para o Coordenador da OBA na escola, professor de Física Jonatas Ferro.

"Ele é um gênio e entusiasta da matéria, que muitos acham difícil e ele consegue transformar em algo atraente e de fácil compreensão", comentou o coordenador.

 

Setembro amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização voltada à prevenção do suicídio, com foco direto de divulgar e alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O mês também é o oficial voltado à inclusão social das pessoas com deficiência.

 

Atividades educativas

Com isso, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, instalado em Arapiraca, promove na próxima semana ações e atividades educativas em alusão ao mês de setembro.

O objetivo é dar visibilidade ao assunto, chamar a atenção da população para salvar vidas, além de buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

 

Palestras

Dentre as ações adotadas pela instituição, haverá palestras com psicólogos e fisioterapeutas do complexo, debates, orientações, apresentação do coral Mães Unidas e distribuição de folhetos informativos.

... Para o psicólogo e gerente do Complexo, Michel Pereira, a quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil.

 

... Segundo ele, é importante alertar a população sobre a necessidade de se falar a respeito do problema, que é o suicídio.

 

...  “O suicídio é um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas”, alertou o pisicólogo.

 



Compartilhe
comentários

Teófilo no Rio


Roberto Baia

15/09/2017 10h30

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, assinou, no Rio de Janeiro, um convênio de colaboração técnica com a Fundação Getúlio Vargas. Nos últimos dois dias, Teófilo esteve reunido com o ex-ministro da Educação, Henrique Paim, o diretor técnico, Ricardo Simonsen e o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal.

“Com a celebração dessa parceria, damos mais um importante passo para fazer política com gestão pública responsável. É isso que a sociedade moderna quer de seus gestores”, disse o prefeito.

 

Homenagem

A professora  Eliene Aparecida  Holanda Cavalcanti, do Campus da Ufal de Arapiraca, foi homenageada pela Câmara de Vereadores, na sessão de quarta-feira, devido ao importante papel desenvolvido na vida acadêmica. A autora da homenagem foi a vereadora professora Graça.

 

Homenagem 2

Na mesma sessão, o promotor de Justiça, Geraldo Magela Pirauá, usou a palavra destacando as qualidades da homenageada, principalmente pela luta em instalar, em Arapiraca, um curso de medicina na Ufal. Também usou a palavra, o médico cardiovascular, Guilherme Pita. “Se hoje existe um curso de medicina na Ufal em Arapiraca, a principalmente responsável é a professora Eliane Aparecida”.

 

Cisp no Sertão

O governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, assinaram, nesta quinta-feira, 14, a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que deve estar pronto até dezembro.

Durante a gestão Renan Filho, os Cisps já foram implantados em Boca da Mata, Murici, São José da Tapera, São José da Laje, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro e Viçosa. As unidades permitem a integração das policiais Civil e Militar, com a infraestrutura necessária e modernos equipamentos.

 

Festa da Colheita

Arapiraca realiza no próximo dia 30 a 1ª Festa da Colheita, evento que terá entrada franca e acontecerá na Avenida Elvira Barbosa Lopes, no bairro Itapoã. Quatro apresentações culturais marcam a estreia da Festa, com o  Coco dos Gomes, o Afoxé Povo de Exú, a dupla Nego Aboiador e Antônio Sobrinho e o forró de Severo da Mata Lima e Seu Regional.

Dezenas de famílias já estão sendo beneficiadas com o projeto Agricultura Urbana, realizado em parceria com os agricultores familiares e a Festa da Colheita vai ser a ápice dessa iniciativa.

 

Água de qualidade

O prefeito Júlio Cezar e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Palmeira dos Índios, Anna Luísa França, visitaram a Estação de Tratamento de Água do município que, a partir desta quinta-feira, começa a ganhar reforço nas instalações a partir da obra de reforma e ampliação. A  ação também vai aumentar a capacidade de produção e a qualidade da água de água ofertada, seguindo os padrões do Ministério da Saúde.

 

PEC dos Agentes

O Senado aprovou, em primeiro turno, por unanimidade, a criação das polícias penais federal, estaduais e distrital. Com isso, os agentes penitenciários passam a ter os direitos inerentes à carreira policial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2016 ainda terá que passar por três sessões de discussão antes da votação em segundo turno. Depois, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

A intenção da Proposta é igualar os direitos de agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta de presos.

 

Cartão VIP

A partir de agora, os clientes do Arapiraca Garden Shopping já têm acesso ao cartão VIP para estacionar no estabelecimento comercial. Com isso, os clientes não serão cobrados por hora adicional, não enfrentarão filas e poderão entrar e sair do local sempre que quiserem, em qualquer dia da semana.

O Cartão Vip Garden pode ser adquirido por visitantes e lojistas e o pagamento pode ser feito em espécie ou com cartão de débito das bandeiras credenciadas. A novidade assegura mais comodidade e segurança para os clientes.

 

Multivacinação

Será realizado neste sábado, 16, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, quando postos de saúde estarão abertos em todo o País. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para comparecer aos postos e atualizar a caderneta de vacinação.

Com o slogan “Todo mundo unido fica mais protegido”, a campanha começou no dia 11 e segue até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação.

 

Emater em Palmeira

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Eliseu Rego, esteve em Palmeira dos Índios esta semana. Acompanhado do secretário estadual de Agricultura Álvaro Vasconcelos, anunciou a chegada de programas que beneficiarão os produtores rurais do município, além da entrega de 40 mil alevinos, que será feita no próximo dia 21.

 

 

 

-- Em Penedo, teatro mais antigo de Alagoas reabre suas portas ao público nesta sexta-feira.

 

-- Reforma do Theatro Sete de Setembro custou R$ 4,5 milhões, incluindo modernização e climatização.

 

-- Reunidos em Palmeira dos Índios, prefeitos anunciam que vão cumprir até dezembro a lei federal que exige fim dos lixões.

 

-- A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina nas refinarias em 1,3% e do diesel em 1,6% a partir desta sexta-feira.

 



Compartilhe
comentários

Justa homenagem


Roberto Baia

09/09/2017 08h37

Ícone da educação arapiraquense e alagoana, o professor José Moacir Teófilo - pai do prefeito Rogério Teófilo - foi à personalidade mais aplaudida e comemorada durante o desfile cívico que festejou, na quinta-feira, os 195 anos da Independência do Brasil. O advogado e professor Moacir Teófilo é membro da Academia Alagoana de Educação, onde ocupa a cadeira de número 10.

 

Desfile prestigiado

Mais de três mil pessoas prestigiaram, quinta-feira, 07, o desfile cívico que comemorou os 195 anos de independência do Brasil e que, em São José da Laje. O prefeito Rodrigo Valença (PSL), que participou de várias inaugurações no mesmo dia, não descartou a possibilidade de se candidatar a uma das nove vagas à Câmara Federal, nas eleições do próximo ano.

 

Candidato a federal

"O ano de 2018 aida guarda um cenário muito indeciso; não sabemos ao certo quem serão os candidatos; saí do PMDB e me filiei ao PSL, que foi justamente o partido que me fez este convite, para disputar a Câmara Federal. Vamos observar como as cartas serão postas para o próximo ano. Neste momento, meu compromisso é continuar olhando para 2017, para atender às necessidades que a nossa população anseia", informou.

Guerra em Palmeira

Muita água ainda vai rolar até que seja solucionada a 'guerra' imposta por um grupo de 10 vereadores de Palmeira dos Índios. Eles querem afastar o presidente da Casa, Júnior Miranda, e o primeiro secretário, Fabiano Gomes. O problema é que o grupo da minoria - formado por apenas cinco vereadores - conta com o aval do prefeito Júlio Cezar´, que apoia a atual Mesa Diretora.

 

Estratégias na AMA

Em função da grave redução de recursos nas prefeituras, principalmente do FPM, gestores das cidades do Vale da Paraíba se reuniram em Viçosa, para discutir estratégias integradas de ações que amenizem os efeitos da crise.

O prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, que também é secretário da AMA, conta que a ideia é buscar ações de cooperação e integração entre os municípios para não afetar atividades básicas como educação e saúde. O grupo vai se reunir uma vez no mês para trocar experiencias.

 

Operação Menor Preço

O Procon Municipal de Arapiraca deflagrou a “Operação Menor Preço”, tendo como alvo os principais supermercados da cidade, como os atacadistas e grandes redes do setor. O objetivo foi garantir a correta aplicação das leis de proteção ao consumidor.

Fiscais autuaram todos os 13 estabelecimentos visitados, uma vez que todos apresentavam irregularidades, como oferta de produtos impróprios ao consumo (validade vencida ou embalagens danificadas), falta de informação sobre lote, validade, preços, além da ausência do número telefônico do Procon Arapiraca.

 

Mau caráter

Na última quinta-feira (31) o senador foi à tribuna para fazer um discurso. Durou quase uma hora. E sobrou para todo mundo: além de Janot - autor de denúncias contra Renan - ele também criticou o ex-procurador Marcelo Miller. "“O que se vê é um espetáculo de mau caratismo e desonestidade sem precedentes”, reforçou.

Nos últimos dias, este foi o quarto pronunciamento do parlamentar alagoano contra a PGR.

 

Alimentos Saudáveis

Termina neste sábado, na Praça da Faculdade, no Prado, em Maceió, a 18ª Feira da Reforma Agrária, tendo como tema 'Gerando Trabalho e Produzindo Alimentos Saudáveis'. Cerca de 300 toneladas de alimentos estão sendo comercializadas desde quarta-feira, segundo estimativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Alagoas, organizador do evento.

 

Diversidade Sexual

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos realiza o I Encontro sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. O evento acontece na próxima segunda-feira, 11, na quadra poliesportiva Osman Medeiros, em Poço das Trincheiras.

É destinado a gestores municipais da saúde e educação e tem como propósito operacionalizar e efetivar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

 

Vandalismo na UBS

A Unidade Básica de Saúde dr. Edler Lins, no bairro Zélia Barbosa Rocha, em Arapiraca, teve vidros quebrados e janelas quebradas e objetos roubados, na madrugada desta sexta-feira, 08. Segundo um vigilante, os vândalos derramaram no piso da unidade um líquido usado para a

preservação de vacinas. Equipamentos como monitores, teclados não puderam ser levados, porque foram impedidos pelo segurança que chegou ao local logo cedo.

 

 

 

 

-- Detido em prisão domiciliar desde julho, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), foi preso preventivamente nesta sexta, em Salvador.

 

-- A PF apreendeu R$ milhões em um imóvel supostamente utilizado pelo peemedebista, na Bahia.

 

-- A Secretaria da Cultura de AL realiza dias 25 e 26, no Centro de Cultura de Ibateguara, e nos dias 28 e 29, na Casa do Poeta Jorge de Lima, em União dos Palmares, a Oficina de Preparação de Atores.



Compartilhe
comentários

Palmeira e Quebrangulo


Roberto Baia

06/09/2017 08h27

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, esteve reunido, nesta terça-feira, 05, com o senador Benedito de Lira e com o prefeito Marcelo Lima. Na pauta do encontro, que aconteceu em Quebrangulo, a reativação da viagem, por linha férrea, até  Palmeira. A estação de Quebrangulo já foi reformada e a de Palmeira iniciará agora as obras de limpeza e reestruturação.

 

Para 2019

Ao lado do presidente Nacional da CBTU, José Marques, também foi tratada a implantação de um projeto - idealizado pelo ex-prefeito e ex-deputado federal de Palmeira dos Índios, Albérico Cordeiro - chamado 'Trem Cultural'.

Tanto a reativação da linha Palmeira - Quebrangulo, como a implantação do Trem Cultural estão previstos para começarem a funcionar, no máximo, em 2019.

 

Foram adiadas

O juiz José Miranda Junior, da 1ª Vara de Palmeira dos Índios, pôs fim à expectativa das sessões ordinária e extraordinária, que se realizariam nesta quarta-feira, 06.

Uma das sessões pedia o afastamento do presidente Junior Miranda (PSL) e primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Fabiano Gomes (PSC). requerimento formulado pelo chamado Grupo dos 10, que alegam ausência de prestações de contas e a falta de um portal de transparência, como determina o Regimento Interno da Casa.

A reunião, convocada pelo juiz José Miranda com os 15 vereadores, começa às 08 horas, no Fórum de Palmeira.

 

Salário mínimo

Na sessão ordinária, estava prevista a leitura do projeto de autoria do vereador Toninho Garrote (PP), que fixa o subsídio  dos vereadores palmeirenses em um salário mínimo, ou seja: R$ 937,00., Ainda segundo o texto da proposta, os valores percebidos pelos integrantes da Mesa Diretora estão incluídos nesse novo valor O texto também veta o acréscimo de qualquer gratificação, adicional ou outra espécie remuneratória que os diferencie dos demais parlamentares.

 

Sem justificativa

Garrote sugere um desconto de 20 por cento no salário dos vereadores faltosos. Aqueles que se ausentarem das sessões sem uma justificativa plausível e devidamente comprovada.

 

Marcelo Vilar foi demitido, nesta segunda Demorou

-feira, 04, do comando técnico do ASA. A equipe - lanterna do Grupo A da Série C - foi rebaixada para a Série D, após o empate do último sábado, diante do Botafogo-PB. O auxiliar técnico Alexandre Queiroga também deixa o clube.

 

Novo comando

A diretoria do Fantasma deverá anunciar, nas próximas horas, quem irá comandar a equipe quem irá dirigir a equipe, na última rodada da Série C, sábado, contra o Confiança, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

Foi preso

Foi preso em São Paulo, por agentes da Polícia Civil de Alagoas, o criminoso Thiago Feitosa Santos, de 25 anos, conhecido como “Thiago Noia”.

Thiago é apontado como o autor do crime de latrocínio que vitimou duas pessoas, no dia 02 de agosto, no município de Dois Riachos.

 

Operação Romarias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, nesta quarta-feira, 06, a 'Operação Romarias 2017', que tem como foco o transporte de romeiros que saem de todos os estados do Nordeste com destino às cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará. As ações prosseguem até 03 de novembro, quando as cinco principais romarias da região já tiverem sido concluídas.

Equipes da PRF vão trabalhar nos trechos que ligam todos os estados do Nordeste. Segundo estatísticas, mais de 20% dos romeiros que vão para o Ceará nesta época do ano têm como origem cidades de Alagoas.

 

São José da leje

O prefeito Rodrigo Valença, de São José da Laje, se utilizou das redes sociais para informar que, depois de muitos obstáculos vencidos, recomeçou a obra da 5ª unidade de Creche Escola. Esta será no Conjunto Armando Lyra, onde serão investidos  mais de R$1 milhão de reais, "para melhorar educação e atender mais crianças nas creches escolas da rede pública municipal"

 

Arapiraca

Em Arapiraca, a programação do 7 de Setembro terá início às  7h30min, com a celebração eucarística na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. Às 8h30min, o prefeito Rogério Teófilo (PSDB) e demais autoridades farão o hasteamento dos pavilhões em frente à sede do Legislativo Municipal, na Avenida Rio Branco, onde às 9 horas, o prefeito fará revista às tropas, que totalizarão 753 integrantes.

 

 

... O senador alagoano Renan Calheiros (PMDB) usou a tribuna da Casa, para criticar a postura do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Renan falou sobre a atuação do ex-procurador Marcelo Miller e que integrava a Lavo Jato antes de sair do  Ministério Público.

 

...  Renan diz não entender porque Miller foi trabalhar no escritório de advocacia que defende os irmãos Joesley e Wesley.

 

... O senador lembrou que, menos de uma semana após ser exonerado, Miller já estava atuando na defesa dos irmãos.

 

... O Garden Shopping de Arapiraca será opção da lazer durante o feriado do Dia da Independência, nesta quinta-feira, 07.

 



Compartilhe
comentários

Palmeira dos Índios


Roberto Baia

01/09/2017 10h47

Sobre a informação que este colunista recebeu de um vereador de Palmeira dos Índio, que não quis se identificar, de que as obras de revitalização da Praça da Independência estavam paralisadas, o prefeito Júlio Cezar fez questão de nos enviar fotos recentes da obra e provou que está a todo vapor.

Júlio já havia nos informado que o ritmo das obras depende das condições do tempo. “As fortes chuvas que estão caindo no município são responsáveis por quaisquer atrasos no andamento das obras. Nenhuma obra anda debaixo de chuva”, explicou o prefeito.

Fato pode ser confirmado nas ruas do centro da cidade, pela maioria dos palmeirenses.

 

Tocador de obras

Em apenas 8 meses de gestão o Governo de Júlio Cezar vem transformando Palmeira dos Índios num verdadeiro canteiro de obras. Júlio recebeu do governo anterior 23 obras  abandonadas, entre escola e diversos postos de Saúde.

Com uma gestão inovadora, o prefeito Júlio Cezar tem sido um “tocador de obras” e uma delas é a revitalização do Centro da cidade, que pelo visto está avançando mesmo com as chuvas.

E sobre esta obra o prefeito disse:  “Vai ficar um brinco".

 

Mal na fita

Com 99 por cento de possibilidades de cair para a Série C, o ASA, que tem como técnico Marcelo Vilar,  amarga uma das piores campanhas dos últimos anos. Com o time em baixa – são apenas 12 pontos conquistados -, o ASA é o lanterna da competição, com apenas 25 por cento de aproveitamento.

Lembrando que o líder, o Sampaio Correia (MA), está com 69 pontos e um aproveitamento de 60 por cento. Em virtude dos maus resultados, torcedores protestaram esta semana soltando um rojão no gramado do Coaracy da Mata Fonseca.

 

Fora de ordem

Contratado em junho, para tentar reverter o quadro caótico do clube no Grupo A, soube-se, nos, bastidores, que o técnico Marcelo Vilar pediu para deixar o comando técnico do ASA, no último final de semana, o que não teria sido aceito pela diretoria do clube. Ainda segundo os torcedores, falta pulso para a direção fazer com que o treinador faça valer as atribuições da sua função. Mesmo perdendo em casa, o elenco continua sendo imexível, mesmo tendo boas opções no banco. Imperdoável.

 

Comeram pipoca

A equipe depende de combinação de resultados dos outros times para não ser rebaixada, pelo menos a partir da próxima rodada.

Já na campanha de 2016, mesmo atravessando uma série de dificuldades financeiras – em alguns dias os jogadores chegaram a comer pipoca como refeição – o ASA reformulou o elenco, com a contratação de jogadores baratos, mas que se identificaram com o clube e a torcida e superaram as expectativas.

 

No sufoco

O clube chegou até as quartas-de-final, na última rodada da fase classificatória em um confronto cheio de emoção contra o ABC de Natal. Lá, na Arena das Dunas, o ASA arrancou um empate nos acréscimos, o que garantiu o clube na fase seguinte, quando foi eliminado apenas no jogo de volta, pelo Guarani. Tudo isso com graves problemas financeiros.

Já na atual campanha, com os salários em dia, o corpo mole está sendo evidente. E incomodando muita gente.

 

 

Lago da Perucaba 1

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), já ordenou licitação, para revitalizar o Lago da Perucaba. O processo licitatório encontra-se em andamento junto à Caixa Econômica Federal. “São 10 milhões e 300 mil reais que se encontram na Caixa para licitação, para podermos desenvolver um projeto e devolvermos aquele local totalmente em condições, como estava em sua inauguração”, assegura Teófilo, lembrando que os recursos foram assegurados através do Ministério das Cidades.

 

Lago da Perucaba 2

O Lago da Perucaba teve a primeira parte inaugurada em 2009, durante a gestão de Luciano Barbosa e com recursos assegurados através de emendas parlamentares do senador Renan Calheiros. Teve sua decadência marcante durante a administração da ex-prefeita Célia Rocha, que prometeu sequenciar as obras, o que não aconteceu. Tampouco proporcionou a manutenção daquele local, que, à época, se tornou o cartão postal de Arapiraca.

 

“Supersalários”

O senador alagoano Renan Calheiros (PMDB) pediu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os “supersalários” do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Para Renan, “é preciso obrigar quem ganha mais do que o teto a devolver o que recebeu a mais, mas há uma dificuldade em levantar os supersalários; por isso defendo a CPI”.

 

Ministro

O ministro dos Transportes, o deputado federal por Alagoas, Maurício Quintella Lessa, usou as redes sociais, para informar a abertura das inscrições para a quarta turma do Curso Básico de Gestor Aeroportuário de 2017.

“Serão oferecidas 30 vagas pela Secretaria Nacional de Aviação, para as aulas realizadas no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro em Belém, no Pará”, informou. Os interessados podem se inscrever até o dia 11 de setembro, no site do Programa de Treinamento para Profissionais de Aeroportos Regionais (TREINAR).

O curso será presencial, com 40 horas-aula, de 6 a 10 de novembro.

 

 

 

... Já outro ministro alagoano, o candidato ao Senado Federal no próximo ano, Marx Beltrão, comemorou o fato de a pauta de cruzeiros marítimos do Estado ter sido destaque na imprensa nacional.

 

... “Estamos trabalhando para avançar e enfrentar os obstáculos que dificultam o crescimento do setor. Gerar mais emprego e tornar o nosso mercado mais competitivo diante de outros destinos do mundo”, concluiu.

 

... Levantamento recente do IBGE aponta que Arapiraca já passou dos 230 mil habitantes. Cidade registrou crescimento de  quase duas mil pessoas em comparação com a apuração anterior, realizada em 2016..



Compartilhe
comentários

Combate ao crime


Roberto Baia

29/08/2017 07h58

“Traipu dá total apoio a “Operação Saturação”. Combater o crime é uma promessa de campanha que virou realidade na nossa gestão”, disse o prefeito Eduardo Tavares.  “Esta é a verdadeira essência do gestor público; promover política comprometida com a resolução dos problemas de uma comunidade”, completou o prefeito traipuense.

 

Ações no município

A operação contou com a participação da  Secretaria de Segurança Pública de Traipu, Guarda Municipal e Polícia Militar, que intensificaram as ações em todo município, realizando inúmeras  abordagens em veículos e pessoas. “O objetivo foi fiscalizar, orientar e garantir a ordem pública na cidade e nos povoados do nosso município”, disse o gestor.

 

Apoio à Saúde

Por falar em Traipu, a cidade acaba de receber mais uma remessa de remédios para as farmácias dos postos de saúde da cidade e dos povoados. Resultado do convênio firmado com o CONE SUL, Consórcio que reúne quase cinquenta municípios, que passam a licitar, juntos, as mesmas necessidades, tornando a compra muito mais barata e com garantia do cumprimento do contrato entre  Prefeitura e as empresas fornecedoras. Outra vantagem desse convênio, segundo o prefeito Eduardo Tavares, é a dificuldade de existir fraudes nos processos licitatórios.

 

Violência em Igaci

Com todosegundo.com.br -Três bandidos fortemente armados assaltaram um posto de combustíveis na madrugada desta segunda-feira (28), por volta de 00h40, em Igaci, no Agreste de Alagoas. Durante ação criminosa os suspeitos levaram também dois veículos que estavam no pátio do posto. 

 

Encapuzados

De acordo com a Polícia Militar, um frentista do estabelecimento disse que a ação foi praticada por três homens, sendo dois encapuzados e armados que o renderam e levaram para parte dos fundos do posto, juntamente com um caminhoneiro que descansava na boleia do veículo.

 

Amarradas

As vítimas foram amarradas e os criminosos tomaram a farda do frentista para um deles se passar por funcionário. Os suspeitos roubaram pertences da loja de conveniência e arrombaram um cofre que continha dinheiro em quantidade não divulgada.

Os criminosos fugiram sentido a Palmeira dos Índios em dois veículos roubados no local. Um dos veículos, uma caminhonete modelo L-200 de cor branca e placa ORJ-4890, foi encontrada abandonada num matagal na manhã desta segunda.

 

Mais médicos

O prefeito Júlio Cezar se reuniu na última sexta-feira (25) com a secretária de Saúde de Palmeira dos Índios Kátia Born e a direção do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL) para firmar a adesão do município ao Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. Com isso, Palmeira passa a ser o primeiro município alagoano a integrar o PMM, que tem como objetivo a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Emergencial

O intuito do programa é resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também criar condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e a comunidade.

 

 Usuários do SUS

Nos últimos meses, a direção do Sindicato recebeu inúmeras ligações telefônicas de usuários dos SUS, que reclamaram da atuação dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo as denúncias, a maioria só trabalha um dia na semana e outros sequer aparecem para dar um único dia de serviço. A tesoureira do Sinmed Edilma de Albuquerque e o presidente da entidade Wellington Galvão elogiaram a postura do flexível do governo de Palmeira dos Índios e destacaram que o ato da gestão é pioneiro em Alagoas.

 

Com informações da jornalista Euza Amaral: O Conselho Estadual de Saúde,  solicitou ontem uma audiência com o Govenador Renan Filho, para discutir a situação da saúde pública em Alagoas, que vem sendo  destaque nacional diante das denúncias de desabastecimentos nas  unidades de saúde, compras sem licitação e fraudadas, conforme matérias veiculadas na imprensa local e nacional. Quadro é muito grave,  destacou o presidente do CES, Jesonias da Silva, e já vem sendo denunciada pelo Conselho há vários anos ao Ministério Público Estadual.

 

... Nos últimos meses, os problemas do HGE e na Maternidade Santa Mônica,  o CES vem discutindo com a Defensoria Pública, por meio do Defensor  Público, Djalma Magalhães. Algumas providências já foram tomadas na maternidade Santa Mônica, como a contratação de concursados e abertura de leitos na UCI neo natal.  

 

... As ações da entidade, levaram o secretário Cristian Teixeira a transferir seu gabinete de trabalho para o HGE e anunciar a compra em quantidade de medicamento, equipamentos e insumos,  necessários ao funcionamento do HGE.

 

 

  “ A SESAU realizou semana passada, um evento sobre humanização na saúde, como podemos discutir o tema se o profissional que vai trabalhar leva a angústia de não ter o medicamento, o material para trabalhar e o população por sua vez também sofre a angústia de não saber se será medicado, se será atendido? É uma situação calamitosa”, reagiu o presidente ao ser informado hoje, da falta de tubos para hemograma,  no Hospital Hélvio Auto. 

 



Compartilhe
comentários

Despedida ao ex-prefeito


Roberto Baia

28/08/2017 09h55

 ex-prefeito e ex-vereador por Taquarana, no Agreste alagoano, José Rodrigues da Costa, conhecido como “Zé Dentista”, faleceu na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, aos 76 anos de idade. “Zé Dentista” era portador de um câncer e estava internado no Hospital Memorial Arthur Ramos.

 

Trajetória de vida

Ele era muito querido na cidade e foi eleito vereador duas vezes, chegando à presidência da Mesa Diretora, e ocupou o cargo de prefeito por três mandatos, 1983, 1997 e 2001. José Rodrigues da Costa nasceu em Mata Verde, no município de Maribondo, em três de maio de 1941. Era filho de Lourival Rodrigues da Costa e Alice de Oliveira Costa. Veio para Taquarana ainda solteiro, onde se casou e constituiu família. 

 

Incentivo ao esporte

Na próxima quarta-feira (30), a partir das 15 horas, a educadora e empreendedora da Educação, Lucineide Afonso de Almeida, fará o lançamento do mais novo espaço do Colégio Santa Esmeralda, localizado no bairro Brasília, em Arapiraca. Após 26 anos de atuação no município e pouco mais de mil alunos matriculados, a instituição terá o seu próprio ginásio esportivo próprio, cuja inauguração deverá ocorrer ainda ano.

 

Estrutura moderna

O ginásio de esportes do Santa Esmeralda trata-se de mais uma etapa realizada no que antes era um sonho de Lucineide de Almeida. A unidade esportiva, cujas obras já iniciaram, será dotada com uma estrutura ampla e moderna. Na mesma tarde, terão início os Jogos Internos do colégio que acontecerão na quadra do Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama), também no bairro Brasília.

 

Sem água (de novo)

Quatro cidades do Sertão alagoano ficarão em fornecimento de água hoje e em parte de amanhã. Isso porque, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fará a limpeza de seis reservatórios de água tratada naquela região do Estado. Para que o serviço seja realizado, os reservatórios serão esvaziados. Por isso, o abastecimento ficará suspenso temporariamente para Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi.

 

Rotina

O trabalho, coordenado pela Unidade de Negócio Sertão, da companhia, é rotineiro e tem como finalidade melhorar a qualidade da água distribuída aos moradores. A suspensão do abastecimento começa por volta das 6 horas. A previsão é de que o serviço se estenda até o final do dia.

 

Reabastecimento

De acordo com a nota enviada pela assessoria de Comunicação da Casal, durante a noite de sábado, os reservatórios serão reabastecidos e, em seguida, o fornecimento de água será retomado para os quatro municípios afetados, devendo voltar ao normal, gradativamente, no domingo (27).

 

Por mencionar a água...

O governador Renan Filho e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, assinaram, ontem pela manhã, no povoado Serrote dos Bois, zona rural de Santana do Ipanema, a ordem de serviço para a construção de 31 pequenas barragens em seis municípios do médio Sertão alagoano. Na ocasião, foi inaugurado, ainda, o sistema de dessalinização do Programa Água Doce, que beneficia 50 famílias daquela comunidade rural.

 

Programa de parcerias

O Programa Água Doce é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Cada unidade conta com investimento de R$ 200 mil. Quarenta por cento da água extraída do poço artesiano perfurado torna-se potável. O restante, 60%, vai para tanques de contenção e pode ser utilizado para a criação de peixes.

 

Cadeiras de rodas

O governador Renan Filho entregou, na manhã de ontem, 80 cadeiras de rodas da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio do Banco de Doações de Órtese e Prótese. Os equipamentos foram entregues a pessoas portadoras de deficiência de oito municípios alagoanos: Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Água Branca, Maravilha, Olivença, Senador Rui Palmeira e Dois Riachos.

 

... A população do município de Batalha, no Sertão de Alagoas, foi sensibilizada nesta semana sobre a lei que proíbe a venda, a entrega e a permissão do consumo de álcool por crianças e adolescentes.

 

... A ação, articulada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), visa prevenir a dependência química e a entrada para outras drogas.

 

... As equipes distribuíram panfletos e cartazes em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais, a fim de informar sobre a proibição de venda de bebida alcoólica para menores de 18 



Compartilhe
comentários

Nota de esclarecimento


Roberto Baia

25/08/2017 12h38

O Ministério Público de Contas de Alagoas é um importante órgão de controle externo, que tem a função de promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das Leis, no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado de Alagoas e de seus municípios, bem como a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Diferente do que disse o ex-prefeito de Limoeiro de Anadia, James Marlan Ferreira Barbosa, na coluna Cidades Em Foco, assinada pelo jornalista Roberto Baía, publicada na edição do dia 23 de agosto, do Jornal Tribuna Independente, o MP de Contas nunca atendeu a qualquer tipo de pressão política e sempre atuou de forma técnica e independente.

 O Parquet de Contas cumpriu o seu papel constitucional quando emitiu pareceres pedindo a rejeição das prestações de contas do ex-gestor de Limoeiro de Anadia, referente aos anos de 2010, 2011 e 2012, após identificar diversas irregularidades nos três exercícios financeiros.

O MPC/AL reafirma o seu compromisso com a sociedade de zelar pelo cumprimento das leis.

Enio Andrade Pimenta

Procurador-Geral do MPC/AL 

 

Traipu

A Prefeitura Municipal de Traipu adquiriu medicamentos no consórcio de Prefeituras - CONISUL. Segundo o prefeito Eduardo Tavares, essa foi uma fórmula encontrada para comprar medicamentos e correlatos pelo preço correto, evitando-se, dessa forma, as fraudes que, no município de Traipu, era comuns.

“Já recebemos o primeiro e substancial lote de medicamentos. Dia cinco de setembro realizaremos o primeiro grande encontro de trabalho com os servidores da Saúde. Tudo está mudando para melhor, é claro”, disse com otimismo o prefeito Tavares.

 

O áudio não mente

A Audiência Pública realizada na semana passada na Câmara Municipal de Arapiraca acabou se transformando em um espetáculo, no mínimo, sinistro. Vejamos: o tema foi a Saúde Pública Municipal de Arapiraca e teve como protagonista a secretária Aurélia Fernandes. Após falar por mais de duas horas para os vereadores e um público em sua maioria formado por assessores, sem a participação da sociedade civil organizada, ela falou (sim!!!) da Makri Construções, que teria recebido  80% e executado, apenas, 50% das obras, fato que estranhamente negou, através de postagens em grupos de wathSapp de seus assessores.

 

Muito estranho

E o mais estranho ainda foi o fato de ter negado que encontrou R$ 8 milhões de débitos com prestadores de serviços, dentre eles hospitais conveniados, que teria sido “herança” do ex-gestor da pasta, Ubiratan Pedrosa. Este colunista solicitou e foi prontamente atendido pela Mesa Diretora da Câmara, que liberou o áudio completo do pronunciamento da Secretária Aurélia Fernandes.

 

Não cheira bem

Agora, é preciso saber qual foi à intenção da secretária em negar o que falou. Que tem algo que não cheira bem nessa história, não há o que negar.

E, como perguntar não ofende, quem realmente está à frente da Makri Construções? Será  que esse é o motivo da preocupação da secretária?

 

Incentivo ao esporte

Na próxima quarta-feira (30), a partir das 15 horas, a educadora e empreendedora da Educação, Lucineide Afonso de Almeida, fará o lançamento do seu mais novo espaço do Colégio Santa Esmeralda, localizado no bairro Brasília, em Arapiraca. Após 26 anos de atuação no município e pouco mais de mil alunos matriculados, a instituição terá o seu próprio ginásio esportivo próprio, cuja inauguração deverá ocorrer ainda ano.

 

Estrutura moderna

O ginásio de esportes do Santa Esmeralda trata-se de mais uma etapa realizada no que antes era um sonho de Lucineide de Almeida. A unidade esportiva, cujas obras já iniciaram, será dotada com uma estrutura ampla e moderna. Na mesma tarde, terão início os Jogos Internos do colégio que acontecerão na quadra do Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca (Cesama), também no bairro Brasília.

 

Corrida presidencial

Mesmo antes da visita de Lula, que reuniu centenas de arapiraquenses no Ginásio João Paulo II, o ex-presidente já disparava como preferido do eleitorado, na corrida presidencial de 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião Pública.

No levantamento, Lula aparece com 45% das intenções de votos; Jair Bolsonaro tem 11%, Marina Silva 9%, Geraldo Alkmin 3%, Ciro Gomes 2% e João Dória 1%. Os votos brancos e nulos somam 17% e os indecisos, 10%.

 

Elogiou Renan

Mesmo sendo vaiado em alguns momentos, o que o povo alagoano não pode- nem deve – esquecer é que o senador Renan Calheiros (PMDB) é o principal responsável pela vinda do ex-presidente Lula não só ao Estado, mas a outras regiões do Nordeste.

O ex-presidente elogiou a integridade do senador alagoano na presidência do Senado e seu decidido apoio aos projetos de interesse do povo brasileiro’.

Lula levantou a multidão ao dizer que poderá voltar a disputar a presidência da República.

 

... O prefeito de Palmeira, Júlio Cezar, além de outros gestores alagoanos, visitaram o aterro sanitário de São Luís, no Maranhão, que é administrado pela empresa Usina de Reciclagem de Construção e Demolição. O aterro, um dos pioneiros no Nordeste, é considerado modelo no País e funciona dentro das normas determinadas pelas leis ambientais.

 

... Júlio Cezar é diretor administrativo do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano, responsável pela gestão dos resíduos em 20 municípios do agreste do Estado.

 

... Júlio Cezar disse, ainda, que no dia 12 de setembro haverá uma reunião entre os municípios das regiões Agreste, Sertão e Vale do Paraíba, quando será relatada a experiência que os gestores tiveram em São Luís. Os gestores também irão discutir com os diretores das Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs) de Alagoas sobre os custos operacionais de uma estação de transbordo.



Compartilhe
comentários

Lula em Arapiraca


Roberto Baia

25/08/2017 12h36

Com o jornalista Davi Salsa: O ex-presidente Lula segue em sua caravana pelo Nordeste do Brasil. Nesta quarta-feira (23), ele chegou em Arapiraca e se dirigiu ao Ginásio João Paulo II, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Em seu discurso, ele afirmou que o seu verdadeiro título Doutor Honoris Causa será recebido “quando o filho de um pobre virar doutor em cada canto do Brasil”.

 

Perseguição

O Luis Inácio da Silva também criticou a Justiça do país por interferir na autonomia universitária. Ele relatou a perseguição sofrida pelo reitor da Uneal, Jairo Campos, e destacou que a universidade foi a primeira a formar índios no Brasil.

Um de seus orgulhos, de acordo com o ex-presidente, é ter interiorizado as universidades federais. Lula disse que o povo nordestino não era inferior, apenas faltava oportunidade.

 

Investimento

“Em 12 anos foram feitas mais de 400 escolas técnicas, só em Alagoas foram quatro”, ressaltou o petista. Para Lula, tudo isso foi possível porque ele entende que investimento em educação não é gasto, e sim a criação de oportunidades de Justiça social com desenvolvimento.

Acompanham a comitiva do ex-presidente o governador de Alagoas, Renan Filho; o senador Renan Calheiros; o deputado federal Paulão; o vice-governador e secretário de Educação do Estado, Luciano Barbosa; a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia; entre outros.

 

Lula em Penedo

A cidade de Penedo recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou de barco pelas águas do rio São Francisco, após a passagem de três dias em Sergipe. Ao desembarcar na cidade, Lula fez duras críticas ao atual governo e afirmou que Temer "parece marido que não trabalha e sai vendendo as coisas da casa", ao comentar a intenção do governo federal de privatizar a Eletrobras.

 

 

Novo presidente

Com Zélia Cavalcante - O advogado Carlos Sampaio toma posse nesta quinta feira como presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas. A intenção da nova diretoria é interiorizar as ações na defesa de melhores condições de trabalho e ampliação dos cursos de capacitação em parceria com a Amatra e a OAB

 

Paulo Jacinto

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Carlos Dias, se reuniu com o prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, na quarta-feira (23) para discutir a formulação de termo de cooperação entre Estado e município para o desenvolvimento de ações conjuntas de fortalecimento da agricultura familiar local.

 

Agricultura

Como explicou o gestor municipal, o município tem a pecuária de corte como atividade econômica predominante, mas, por possuir solo bastante fértil, tem grande potencial para alavancar a agricultura com a produção de inhame, batata doce, macaxeira.

 

Produtividade

“Já fomos o maior produtor de inhame do país e temos potencial para recuperar essa produção. A Emater pode nos ajudar muito, tanto tecnicamente como abrindo portas para trazer novos incentivos para a agricultura e, com a assistência técnica, iremos viabilizar ao agricultor mais produtividade por meio da preparação do solo, insumos e implementos agrícolas que ajudem a gerar emprego e renda no campo”, ressaltou o prefeito Marcos Lisboa.

 

Parcerias

O diretor-presidente Carlos Dias explicou, durante a reunião, os procedimentos necessários para que o termo de cooperação seja oficializado e destacou a importância de parcerias como essa para melhorar a prestação de serviço ao agricultor familiar.

 

Políticas públicas

“Com mais uma parceria em andamento, esperamos que possamos atingir a melhoria efetiva da produção familiar, maior acesso ao crédito e agricultores sendo inseridas em políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar e demais ações para fortalecimento do homem do campo”, ressaltou.

 

 

... Após o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) ajuizar uma ação civil pública de obrigação de fazer contra a Secretaria de Estado da Educação e a Escola Estadual Lucilo José Ribeiro, localizada em São José da Tapera, o juiz Carlos Henrique Pita Duarte determinou que a direção da unidade de ensino disponibilize, conforme direito garantido pela Lei Federal nº 9.870/1999, os históricos escolares a um grupo de alunos evitando que os mesmos sejam prejudicados na ascensão ao ensino superior.

 

... O promotor de Justiça Max Martins, autor da ação, considerou a postura dos diretores do estabelecimento de ensino como uma afronta aos direitos e à cidadania.

 

... “A conduta praticada pela direção da Escola Estadual Lucilo José Ribeiro, além de abusiva, atinge não apenas as reclamantes desta ação, mas toda uma gama de alunos que está sendo prejudicada ou que se encontra na iminência de ter direitos cerceados por conta da recalcitrância da diretora em expedir os históricos escolares aos ex-alunos”, explicou ele.



Compartilhe
comentários

Limoeiro de Anadia


Roberto Baia

23/08/2017 09h24

Com o site 7segundos - O ex - prefeito de Limoeiro de Anadia, município da região Metropolitana do Agreste, James Marlan Ferreira Barbosa, enviou nota esclarecendo o julgamento feito pelo Ministério Público de Contas (MPC), sobre as contas da prefeitura da cidade no ano de 2010, nas quais o Ministério Público de Contas informa que encontrou diversas irregularidades.

 

Julgamento

Marlan Ferreira atribuiu o resultado desse julgamento a influencia de seu adversário politico no qual possui relevante articulação política e há anos tenta denegrir a sua imagem pública. O ex-gestor ainda deixa claro na sua nota que “confio nos órgãos de fiscalização do Estado e tenho plena convicção de que não cometeu nenhuma irregularidade na Prefeitura”.

 

Exposição

O Arapiraca Garden Shopping recebe a partir desta terça-feira (22) e até 03 de setembro a exposição fotográfica “Naturalmente Natural”, que destaca a natureza de várias cidades do Nordeste brasileiro.

As imagens fazem parte do acervo da fotógrafa Lúcia Veras, que mora em Arapiraca e trabalha com fotos há mais de 15 anos.

 

Agradeceu

“É um prazer enorme poder mostrar um pouco do meu trabalho e também dessas belas paisagens. Nossa região é lindíssima e cheia de lugares extraordinários”, falou.

A coordenadora de marketing do shopping, Vanessa Souto, comentou que eventos exaltando a beleza do Nordeste sempre serão abraçados pelo empreendimento.

"O trabalho da Lúcia demonstra grande sensibilidade e uma estética muita grande. Sem duvida um convite à apreciação de nosso público", disse.

 

Campo Alegre

Na manhã de segunda-feira (21), aconteceu no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, a abertura oficial da 3ª edição da Semana do Bebê em Campo Alegre, que seguirá até sexta-feira 25 de agosto e a programação conta com diversas ações como palestras, orientações, roda de conversa, entrega de cestas nutricionais para gestantes, entre outras ações.  A Semana do Bebê é um movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeira infância no âmbito do município.

 

Primeira Infância

"A semana do bebê é um momento de fundamental importância, pois é uma estratégia que evidencia a preocupação do município com a garantia de direitos para a primeira infância, que também enaltece os sentimentos das mães e seus bebês", destacou  a secretária de assistência Social Isys Roberta.

 

Palestra

O evento de abertura contou com uma importante palestra com o tema “Desenvolvimento da Primeira Infância” ministrada pelo pediatra Dr. Cláudio Soriano.

Ainda no evento a secretária de educação Graciene Alencar assinou o termo de adesão do município a Rede Estadual pela Primeira Infância e o Professor Lucas Rinaldo apresentou aos presentes o andamento do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campo Alegre.

 

Estratégia

A campanha é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF que tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

As atividades da Semana do Bebê em Campo Alegre são desenvolvidas em uma parceria entre Secretarias de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e esse ano também com a Secretaria da Mulher.

 

Agressão

Com jaenoticia - Está preso o policial militar do Batalhão Escolar (BPesc), que agrediu um adolescente dentro da Escola Estadual Campos Teixeira, que fica localizada no bairro Ponta da Terra, em Maceió. A agressão ocorreu em maio deste ano e causou repercussão nacional. A prisão foi determinada pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar, nessa segunda-feira (21).

 

Está preso

O sargento Rivelino Alexandre de Oliveira cumpre pena a partir de ontem, terça terça-feira (22), e está recluso no quartel da Polícia Militar. Ele cumprirá oito dias de reclusão. A prisão faz parte de uma punição em âmbito administrativo. Logo após o cumprimento, o PM poderá voltar ao posto de trabalho.

 

... Segundo o comandante da Polícia Escolar, tenente-coronel Silvestre, o batalhão recebeu a notificação por meio do Boletim da PM/AL e todas as providências para a detenção foram tomadas. Ainda de acordo com o tenente-coronel, a atitude do policial em agredir um estudante dentro de uma escola configurou em violação grave ao código de ética disciplinar da Polícia Militar.

 

 

... Relembre o caso - Um vídeo foi divulgado nas redes sociais em que o Policial Militar agredia um estudante da Escola Estadual Campos Teixeira, em Maceió. A confusão ocorreu durante uma abordagem policial, após uma denúncia de um suposto tráfico de drogas.

 

... A Corregedoria da Polícia Militar de Alagoas instaurou um procedimento administrativo para investigar a conduta do PM, que chegou a apertar o pescoço do aluno dentro da sala de aula.

 



Compartilhe
comentários

Obras em Traipu


Roberto Baia

22/08/2017 09h22

Na última sexta-feira, 18, o prefeito Eduardo Tavares, o vice-prefeito Cavalcante, o secretário de Obras, Genivaldo Rosa, o secretário de Articulação Política, José Afonso e assessores, visitaram as obras em andamento na cidade. Nas visitas, o gestor Eduardo Tavares reafirmou seu compromisso com a execução de um trabalho de qualidade nas obras em Traipu.

 

Calçamento

As ruas de Traipu já apresentam um novo calçamento em alguns trechos. Em breve, será iniciada a construção da Casa de Cultura, que entre outras coisas, vai guardar a memória de gerações de traipuenses. No Mercado Público, os banheiros estão em reforma para garantir um maior conforto para os usuários.

Em tempo: além dos avanços em áreas prioritárias como Saúde e Educação, o prefeito Eduardo Tavares vem realizando importantes obras estruturantes.

 

Novo Lino

Com Ascom - O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Colônia Leopoldina, ajuizou ação civil de responsabilidade por atos de improbidade administrativa em desfavor do ex-prefeito de Novo Lino Aldemir Rufino da Silva.

 

Denúncias

A ação movida pelo promotor de Justiça Ivan Viegas Renaux de Andrade teve como base denúncias feitas contra o ex-gestor que, após apuração, foram comprovadas. O MPE/AL constatou uma série de irregularidades detectadas nos repasses previdenciários ao Fundo de Aposentadorias e Pensões (Fapen), no período de fevereiro a dezembro de 2016, no valor de R$ 1.153.584,63, e que com a junção de um parcelamento de débito gerado em anos anteriores, deu o prejuízo de R$ 2.257.102,94  aos cofres públicos.

 

Procedimento

O déficit e outras ilegalidades foram apurados após instauração do procedimento preparatório nº 03/2017, pelo qual foram colhidos depoimentos e juntados documentos que comprovam a ausência dos repasses que causaram dano ao erário municipal.

 

Deveres legais

“Ficou devidamente constatado que o ex-prefeito Aldemir Rufino, enquanto esteve no cargo de chefe do Executivo municipal, deixou de forma compulsiva e temerária, de cumprir com seus deveres legais de zelar pelo Fundo Previdenciário dos servidores municipais de Novo Lino, praticando reiterada mente essa conduta ímproba”, afirmou Ivan Viegas.

 

Não foi cumprido

Na petição, o promotor de Justiça destacou que tal ilícito também havia sido cometido nos anos anteriores à gestão de Aldemir Rufino, tanto que a prefeitura firmou seis contratos de parcelamento, de números  058, 059, 060, 066, 078 e 082, todos eles em 2015, com o Fapen, o que não foi cumprido.

 

Palmeira 1

O prefeito Júlio Cezar, acompanhado da primeira-dama Alexandra Ludugero, vereadores e secretários municipais, entregou no sábado, 19, as Comendas Graciliano Ramos e Ordem dos Xucurus, que foram dedicadas a importantes personalidades de Palmeira dos Índios. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Palmeira e foi prestigiado por familiares dos homenageados e outras autoridades locais.

 

Palmeira 2

A escritora, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Educação Básica de Alagoas, Josefa Adriana Cavalcante Ferro de Souza, que recebeu a honraria Ordem dos Xucurus, falou em nome de todos os agraciados com as Comendas.  “Já recebi outras premiações, mas ser homenageada no nosso chão, na nossa terra, tem um sabor diferente. Ser reconhecida pela minha trajetória é bom, mas se não tivermos dentro de nós a pureza e Deus em nossos corações e, fazermos o bem sem olhar a quem, sem querer recompensas, de nada adianta. Não viemos aqui sem um plano pronto do nosso criador”, completou a escritora.

 

“Maracanã das vaquejadas”

Em plena pista de um do Parque São José, considerado do “maracanã das vaquejadas”, o senador Renan Calheiros recebeu uma homenagem dos vaqueiros de Alagoas e outros 18 estados que participaram do evento. O parque foi reaberto após vários anos fechado.

 

 

... O troféu entregue ao senador, na noite desse domingo, 20,segundo Junior Miranda, organizador da vaquejada e presidente da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, ‘Renan lutou pela regularização e pelo reconhecimento da vaquejada como patrimônio cultura brasileiro’.

 

... “O senador lutou para pudéssemos realizar um evento como esse que está gerando 120 empregos diretos e vai movimentar mais de R$ 12 milhões na economia de Palmeira dos Índios e região”, disse Junior Miranda.

 

... A entrega do troféu a Renan Calheiros contou ainda com a participação do governador Renan Filho (PMDB), deputado estadual Isnaldo Bulhões (PMDB), do prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP) e do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar (PSB), entre outros.              

 



Compartilhe
comentários

Na mira da PF


Roberto Baia

21/08/2017 12h40

Com Ascom - A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem (17) mandados nos municípios de Campo Alegre e Teotônio Vilela, cidades que são administradas pelos irmãos Pauline Pereira e Joãozinho Pereira, respectivamente.

 A “Operação Marueiros” buscou investigar o uso de certificados falsos para obter vínculos empregatícios temporários junto às prefeituras destes municípios.

 

Nota de Teotônio

Por meio de nota, a prefeitura de Teotônio informou que apoia as investigações e se coloca à disposição da PF. Diz ainda que, em caso de confirmação das denúncias, irá acionar os órgãos competentes para "reestabelecer a devida meritocracia na inclusão ao serviço público municipal" (leia a nota na íntegra ao final do texto).

 

 

A operação

Segundo a superintendência regional da PF, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir prestar esclarecimentos) expedidos pela 17ª Vara Criminal.

A PF explicou que os certificados foram supostamente emitidos pela Escola Municipal de Ensino Médio Felizardo Lima, localizada no povoado de Luziápolis, em Campo Alegre.

 

Nove mandados

“A informação chegou ao conhecimento da Polícia federal, que exatamente há um mês instaurou um inquérito policial e solicitou informações aos órgãos públicos sobre a existência de algumas pessoas citadas nesses documentos, e constatou-se que essas pessoas que teriam subscrito esses documentos sequer existiram, ou tinham vínculo com a instituição de ensino”, explicou o delegado regional de combate ao crime organizado, Daniel Silvestre.

Ao todo, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva. 35 policiais federais participam da operação.

Veja abaixo na íntegra a nota da prefeitura de Teotônio Vilela:

 

Nota Campo Alegre

Por meio de Nota Oficial, a Prefeitura de Campo Alegre informou que sempre esteve a favor das investigações policiais sobre o lamentável fato da existência de certificados falsos emitidos em nome de uma unidade escolar do sistema municipal, localizada no distrito Luziápolis.

“Temos que defender o maior patrimônio de nosso desenvolvimento que entendemos ser o nosso sistema educacional, que vem nos últimos anos, com o esforço de muitos, avançando e contribuindo fortemente com todos os munícipes que nele buscam seu crescimento educacional e formação como cidadão”, diz um trecho da nota.

 

Esclarecimento

Ainda de acordo com a Nota Oficial, a Prefeitura esclareceu que “desde a primeira evidencia de certificados suspeitos, abrimos uma sindicância administrativa, e de imediato fomos a fundo no assunto verificando que se tratava de certificados emitidos durante e antes do ano de 2012, e que essa escola de ensino municipal teve a sua última turma formal de ensino médio no ano de 2008”.

 

Denúncia

“Informamos ainda, que até aquele ano o ensino médio ofertado na escola era de responsabilidade do município, mas ao verificar que existiam certificados com assinaturas de pessoas não do sistema, como também além do período em que funcionou ofertando ensino médio, essa atual administração da prefeitura que teve início em 2013, prontamente encaminhou denúncia a Polícia Federal para solicitar investigações, e está colaborando desde essa solicitação com os responsáveis pela investigação, com o intuito de reparar damos a imagem de nosso sistema educacional”.

 

Lenha na fogueira

A secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, botou lenha na fogueira durante seu pronunciamento na audiência pública, realizada na terça-feira, 15, na Câmara Municipal arapiraquense.

Ex-secretária da pasta nas gestões de Luciano Barbosa e Célia Rocha, Fernandes fez uma revelação um tanto preocupante. Segundo ela, ao assumir o cargo se deparou com problemas de toda ordem, a exemplo de serviços executados pela Macri Construtora, que “recebeu 80% dos recursos, porém, só entregou 50% dessas obras”.

Daí, fica no ar a pergunta: Quem surrupiou o dinheiro público? Uma boa pergunta que carece atenção do Ministério Público. Ou não?

 

Audiência pública

A denúncia de Aurélia acabou gerando um desconforto e indignação por parte dos vereadores durante a audiência pública.

Ainda em seu pronunciamento, Aurélia Fernandes fez questão de revelar dados nada abonadores na gestão do ex-secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa. Ela deixou claro que o número 1 da Saúde deixou um “rombo” de nada mais nada menos do que R$ 8 milhões, sendo R$ 3 milhões com fornecedores e R$ 5 milhões com prestadores de serviços.

 

Sem sal

Mas as “denúncias” de Aurélia Fernandes deixaram um sabor insosso para os vereadores de oposição, que aguardavam verdadeiras “bombas” na gestão conturbada do polêmico Pedrosa, que assumiu o cargo a pedido do senador Fernando Collor de Melo, aliado da ex-prefeita Célia Rocha.

Ao que parece, o “traque” de Aurélia não surtiu efeitos esperados. A expectativa, agora, é que as suas “ações” como secretária em governos passados venham à tona.

Pelo menos é o que se comenta nos bastidores.

 

 

 

... Estiveram participando da audiência pública na Câmara de Vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato (PPS), Rogério Nezinho (PMDB), Leo Saturnino (PMDB), Fabio Henrique (PC do B), Fabiano Leão (PMDB), Edvanio do Zé Baixinho (PSL), Gilvânia Barros (PMDB), Professora Graça (PDT), Moisés Machado (PDT), Dr. Fábio (PR), Thiago Ml (PMN), Pablo Fenix (PRB), Willomaks da Saúde (PRP), Melquisedec de Oliveira (PRB), Jário Barros (PRP), Pastor Marcos Caetano ( PTC) e Sinielza Pessoa (PSD).

 

 

... O prefeito Júlio Cezar, ao lado do ministro Marx Beltrão e do senador Benedito de Lira irão realizar a inauguração de várias obras da Prefeitura, nesta sexta-feira (18).

 

... Entre elas está a entrega da Casa Azul, que é uma parceria do município com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ela atende especialmente as crianças com autismo.

 



Compartilhe
comentários

Foi apenas uma reunião


Roberto Baia

21/08/2017 12h36

Na noite de terça feira (15), na tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, o vereador Moisés Machado, afirmou que a presença da secretária de Saúde de Arapiraca, à Câmara, não passou de uma reunião, pois na plateia não tinha nenhum representante da sociedade civil organizada, tampouco, o Ministério Público.

 

“Rombo” na Saúde

“Só os funcionários da Secretaria de Saúde fizeram parte desse encontro, que deveria ser uma Audiência Pública, porém, pareceu uma simples reunião”, disse Moisés Machado. Segundo ele, a secretária colocou uma questão preocupante que é a do “rombo” de R$ 8 milhões.

“Ela disse que a Makri Construtora recebeu recursos públicos e só realizou metade dos serviços. É preciso que as autoridades, principalmente o Ministério Público tome providências, já que se houve improbidade por parte do ex-secretário Ubiratan Pedrosa precisa ser levado a sério e totalmente investigado”, completou Moisés.

 

Palmeira dos Índios

Depois de muita espera, agora, os moradores do prolongamento da Travessa Antônio Ribeiro e da Rua Luíza Tereza da Conceição, no bairro de São Cristóvão, têm um motivo para comemorar.

Ontem (16), o prefeito Júlio Cezar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, assinou a Ordem de Serviço (OS) que dará início às obras de drenagem e pavimentação das duas ruas, além da calçada do cemitério São Gonçalo. A obra, que faz parte do programa Prefeitura em Ação, já contemplou outros bairros e ainda continuará em muitas ruas da cidade.

  

Compromisso com a Lei

“O Ministério Público não é apenas órgão de acusação. Ele tem o dever de promover justiça. Meu compromisso é com a lei. Estudei o processo inteiro e entendo que faltam elementos de condenação. Por isso, peço a este Conselho de Sentença que decida em favor do réu, para que ele seja absolvido”. Foi dessa forma que o promotor de Justiça Wesley Fernandes, da 3ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, conseguiu convencer os jurados a não condenarem Rosiel da Silva Santos, acusado de assassinar Edson Amâncio da Silva, em setembro de 2009.

 

 

Julgamento

O julgamento ocorreu na manhã de quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Rio Largo, local onde normalmente acontecem os júris. Lá, Rosiel da Silva Santos estava sentado no banco dos réus, sob a acusação de ter matado Edson Amâncio da Silva, com vários tiros, no loteamento Maranata, naquele município, no dia 5 de setembro de 2009.

 

Foi condenado

“O acusado já se encontra preso porque foi condenado em outro homicídio. E foi justamente durante a fase do inquérito policial desse crime pelo qual ele já estava condenado, que Rosiel teria dito que matara Edson. Porém, em juízo, já na acusação do homicídio de Rosiel, ele negou. Afirmou que só admitiu o assassinato porque tinha sido coagido. E, por incrível que pareça, a única suposta prova que existe contra o réu é essa confissão, dada quando da apuração de um outro crime que nem sequer fazia parte do contexto. Nada mais há”, detalhou Wesley Fernandes.

 

Albergue público

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite de terça-feira (15), mais uma sessão ordinária, quando foi aprovada a implantação de albergue público destinado à população em situação de rua. A indicação foi da vereadora Graça Lisboa (PDT), presidente da Mesa Diretora. Nos próximos dias a solicitação deverá ser encaminhada ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB) e à Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas para a Mulher.

 

Justificativa

Em sua justificativa, a vereadora disse que o município não dispõe de serviços específicos para atender à demanda cada vez maior de pessoas em situação de rua, o que muitas vezes obriga famílias inteiras a dormirem em calçadas e praças, tornando-as vulneráveis a todo tipo de risco.

 

Cidadania

A vereadora solicitou providências para que o Poder Público proceda com a implantação de um albergue que também contemple a Assistência Social Municipal no atendimento desta parcela da população que vive às margens de cidadania plena.

 

Falta de água

 

 

Na sessão, o Pastor Marcos Caetano voltou a cobrar da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), uma maior atenção aos usuários, onde existem comunidades que há mais de dois meses sofrem com a falta d’água. Ele questionou os investimentos da empresa para Arapiraca anunciados pelo governador Renan Filho, no valor de R$ 25 milhões, porém, até o momento, a deficiência no abastecimento de água continua constante.

 

 

... O prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, participou de uma reunião com a pauta “concurso público”, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a presença de 14 gestores de várias regiões do Estado, todos interessados em realizar certames para preenchimento de vagas nos municípios.

 

... Através de um consórcio – ainda em fase de estudo - com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), os prefeitos poderão realizar os concursos, de forma rápida e mais econômica, uma vez que a contratação desta modalidade – consórcio – barateia os custos para a realização das provas, aluguel de espaço físico e toda logística do certame.

 

... “Sem medir esforços, estamos trabalhando ao máximo para a realização do concurso em nossa cidade para o preenchimento de vagas na Educação. Hoje, nossa maior demanda é a contratação de professores. Queremos de uma vez por todas, sanar este problema que persiste há 8 anos. Iremos dar oportunidade para que todos possam participar do processo”, disse Flavinho.



Compartilhe
comentários

Edição número 74 do Jornal de Arapiraca


Roberto Baia

18/08/2017 12h05

Com Ascom - A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem (17) mandados nos municípios de Campo Alegre e Teotônio Vilela, cidades que são administradas pelos irmãos Pauline Pereira e Joãozinho Pereira, respectivamente.

 A “Operação Marueiros” buscou investigar o uso de certificados falsos para obter vínculos empregatícios temporários junto às prefeituras destes municípios.

 

Nota de Teotônio

Por meio de nota, a prefeitura de Teotônio informou que apoia as investigações e se coloca à disposição da PF. Diz ainda que, em caso de confirmação das denúncias, irá acionar os órgãos competentes para "reestabelecer a devida meritocracia na inclusão ao serviço público municipal" (leia a nota na íntegra ao final do texto).

 

 

A operação

Segundo a superintendência regional da PF, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir prestar esclarecimentos) expedidos pela 17ª Vara Criminal.

A PF explicou que os certificados foram supostamente emitidos pela Escola Municipal de Ensino Médio Felizardo Lima, localizada no povoado de Luziápolis, em Campo Alegre.

 

Nove mandados

“A informação chegou ao conhecimento da Polícia federal, que exatamente há um mês instaurou um inquérito policial e solicitou informações aos órgãos públicos sobre a existência de algumas pessoas citadas nesses documentos, e constatou-se que essas pessoas que teriam subscrito esses documentos sequer existiram, ou tinham vínculo com a instituição de ensino”, explicou o delegado regional de combate ao crime organizado, Daniel Silvestre.

Ao todo, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva. 35 policiais federais participam da operação.

Veja abaixo na íntegra a nota da prefeitura de Teotônio Vilela:

 

Nota Campo Alegre

Por meio de Nota Oficial, a Prefeitura de Campo Alegre informou que sempre esteve a favor das investigações policiais sobre o lamentável fato da existência de certificados falsos emitidos em nome de uma unidade escolar do sistema municipal, localizada no distrito Luziápolis.

“Temos que defender o maior patrimônio de nosso desenvolvimento que entendemos ser o nosso sistema educacional, que vem nos últimos anos, com o esforço de muitos, avançando e contribuindo fortemente com todos os munícipes que nele buscam seu crescimento educacional e formação como cidadão”, diz um trecho da nota.

 

Esclarecimento

Ainda de acordo com a Nota Oficial, a Prefeitura esclareceu que “desde a primeira evidencia de certificados suspeitos, abrimos uma sindicância administrativa, e de imediato fomos a fundo no assunto verificando que se tratava de certificados emitidos durante e antes do ano de 2012, e que essa escola de ensino municipal teve a sua última turma formal de ensino médio no ano de 2008”.

 

Denúncia

“Informamos ainda, que até aquele ano o ensino médio ofertado na escola era de responsabilidade do município, mas ao verificar que existiam certificados com assinaturas de pessoas não do sistema, como também além do período em que funcionou ofertando ensino médio, essa atual administração da prefeitura que teve início em 2013, prontamente encaminhou denúncia a Polícia Federal para solicitar investigações, e está colaborando desde essa solicitação com os responsáveis pela investigação, com o intuito de reparar damos a imagem de nosso sistema educacional”.

 

Lenha na fogueira

A secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, botou lenha na fogueira durante seu pronunciamento na audiência pública, realizada na terça-feira, 15, na Câmara Municipal arapiraquense.

Ex-secretária da pasta nas gestões de Luciano Barbosa e Célia Rocha, Fernandes fez uma revelação um tanto preocupante. Segundo ela, ao assumir o cargo se deparou com problemas de toda ordem, a exemplo de serviços executados pela Macri Construtora, que “recebeu 80% dos recursos, porém, só entregou 50% dessas obras”.

Daí, fica no ar a pergunta: Quem surrupiou o dinheiro público? Uma boa pergunta que carece atenção do Ministério Público. Ou não?

 

Audiência pública

A denúncia de Aurélia acabou gerando um desconforto e indignação por parte dos vereadores durante a audiência pública.

Ainda em seu pronunciamento, Aurélia Fernandes fez questão de revelar dados nada abonadores na gestão do ex-secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa. Ela deixou claro que o número 1 da Saúde deixou um “rombo” de nada mais nada menos do que R$ 8 milhões, sendo R$ 3 milhões com fornecedores e R$ 5 milhões com prestadores de serviços.

 

Sem sal

Mas as “denúncias” de Aurélia Fernandes deixaram um sabor insosso para os vereadores de oposição, que aguardavam verdadeiras “bombas” na gestão conturbada do polêmico Pedrosa, que assumiu o cargo a pedido do senador Fernando Collor de Melo, aliado da ex-prefeita Célia Rocha.

Ao que parece, o “traque” de Aurélia não surtiu efeitos esperados. A expectativa, agora, é que as suas “ações” como secretária em governos passados venham à tona.

Pelo menos é o que se comenta nos bastidores.

 

 

 

... Estiveram participando da audiência pública na Câmara de Vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato (PPS), Rogério Nezinho (PMDB), Leo Saturnino (PMDB), Fabio Henrique (PC do B), Fabiano Leão (PMDB), Edvanio do Zé Baixinho (PSL), Gilvânia Barros (PMDB), Professora Graça (PDT), Moisés Machado (PDT), Dr. Fábio (PR), Thiago Ml (PMN), Pablo Fenix (PRB), Willomaks da Saúde (PRP), Melquisedec de Oliveira (PRB), Jário Barros (PRP), Pastor Marcos Caetano ( PTC) e Sinielza Pessoa (PSD).

 

 

... O prefeito Júlio Cezar, ao lado do ministro Marx Beltrão e do senador Benedito de Lira irão realizar a inauguração de várias obras da Prefeitura, nesta sexta-feira (18).

 

... Entre elas está a entrega da Casa Azul, que é uma parceria do município com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Ela atende especialmente as crianças com autismo.

 



Compartilhe
comentários