Duplicação em ritmo intenso


Roberto Baia

06/11/2017 09h56

O superintendente de operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL), Iran Menezes, avisa que a duplicação Maceió-Arapiraca ganhou ritmo intenso nos últimos meses com a redução das chuvas no Estado. O primeiro trecho da obra, que vai da Barra de São Miguel até a BR-101 em São Miguel dos Campos, teve a drenagem concluída e avança com o serviço de terraplanagem.

 

18 km da AL 220

Os serviços acontecem simultaneamente nos 18 quilômetros da Rodovia AL-220 que estão sendo duplicados nesta etapa. Nessa extensão, 25% da terraplanagem foram concluídos e, assim que os seis primeiros quilômetros do serviço forem terminados, a equipe inicia a pavimentação, o que deve acontecer já no início deste mês.

 

Nova pavimentação

Além de contemplar a extensão duplicada, o asfalto da pista antiga também será retirado para dar lugar a uma nova cobertura de pavimento. Ainda nesta fase, serão instaladas as barreiras New Jersey, que dividem o centro da pista, e vão garantir mais segurança aos usuários ao evitar que os veículos possam invadir o lado oposto do fluxo.

 

Coqueiro Seco

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, assinaram, ontem, sexta-feira, 3, a ordem de serviço para execução das obras do Programa Pró-Estrada em Coqueiro Seco, Região Metropolitana de Maceió. Serão pavimentados em asfalto 4,6 km de vias urbanas, além do acesso à cidade. A inauguração dos serviços está prevista para o dia 15 de novembro.

 

Hospitais regionais

O Governo publicou, na edição desta sexta-feira, 3, do Diário Oficial do Estado, os avisos de licitação para elaboração dos projetos executivos para construção dos hospitais regionais de União dos Palmares, na Zona da Mata, e Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

 

Governador otimista

“Esses dois hospitais se somam aos outros dois que já estão em construção em Maceió: o Metropolitano e o da Mulher, além do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo. Vai ficar faltando, apenas, a publicação do edital de licitação para a construção do Hospital do Câncer de Arapiraca”, ressaltou o governador Renan Filho 

 

Na mira da Justiça

Na edição de sexta-feira, dia 3, do Diário da Justiça, foram publicadas sete sentenças condenatórias por ato de improbidade administrativa contra os ex-prefeitos de Rio Largo, Vânia Oiticica Guedes de Paiva e Antônio Lins de Souza Filho. Os ex-gestores além de pagar multas tiveram a suspensão dos direitos políticos e ficaram proibidos de contratação com o Poder Público.

 

Rombo de R$ 6 milhões

Segundo o juiz Alexandre Machado de Oliveira, titular da 2ª Vara de Rio Largo, nas irregularidades foi identificada a participação de servidores públicos e de empresas. Em um dos processos, Vânia Paiva foi condenada por contratar irregularmente empresas para a execução dos serviços de limpeza e coleta de lixo da cidade, nos anos de 2005 e 2006. As contratações somaram, segundo o Ministério Público de Alagoas, R$ 6.047.013,80.

 

Usina Guaxuma

A usina Guaxuma é considerada um verdadeiro “filé” no setor sucroalcooleiro de Alagoas. Tem um parque industrial de ponta e cerca de 12 mil hectares terras de excelente qualidade. A indústria parou de moer em 2013, em função da falência da Laginha Agroindustrial S/A. Desde então já foram realizadas diversas tentativas para reabrir a indústria, num esforço que envolveu o governador Renan Filho, o desembargador Tutmés Airan, credores, massa falida, cooperativas e empresas.

 

Homenagem a Frei Damião

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e a Associação Frei Damião iniciaram na sexta-feira (3), um mutirão com os preparativos para recepcionar os fiéis de todo o Nordeste que irão visitar Canafístula, no domingo (5), durante a missa festiva em homenagem ao Frei Damião. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas participem do evento religioso. Pio Giannotti , o Frei Damião, nasceu em Bozzano, na Itália, no dia 5 de novembro de 1898  e faleceu quase um século depois em Recife,  no dia 31 de maio de 1997.

 

Apoio total

O prefeito Júlio Cezar disponibilizou homens da Secretaria de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU) para fazer a limpeza e pintura na comunidade, poda de árvores, reforço na iluminação pública e nas estradas que dão acesso ao Povoado. Para o dia da festa religiosa, servidores da Smtt, Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu e dos serviços de saúde estarão reforçando a segurança, o trânsito, além de assistência médica, se houver necessidade.

 

... O ex-deputado estadual e presidente da Associação, Antônio Ferreira, disse que esta foi a primeira vez que a Prefeitura de Palmeira desloca uma grande equipe de trabalho para ajudar na realização da festa.

 

... “Estou muito feliz porque a prefeitura veio aqui nos ajudar como nunca mais tínhamos visto. É uma data importante para todos nós e merece ser lembrada com muita festa por tudo que o Frei Damião representa para cada um de nós”, explicou.

 

... Com Jânio Barbosa – 7segundos.com.br - Moradores de Arapiraca e outros municípios da região Agreste de Alagoas sentem, no dia a dia, as consequências da redução da vazão no Rio São Francisco.

 

... Com o nível cada vez mais baixo, a captação de água tem sido interrompida, com maior frequência, por conta da quebra de equipamentos nas estações de São Brás e de Traipu, conforme informa a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).



Compartilhe
comentários