Fim de uma era


Roberto Baia

27/11/2017 08h23

 

Difícil à situação do prefeito de Campo Grande, Arnaldo Higino, do PRB. Ele simplesmente foi preso em flagrante ontem, sexta-feira (24), suspeito de receber propina.

De acordo com o MP, a prisão foi em flagrante, quando Lessa estava recebendo em casa dinheiro de uma empresa que vende mercadoria para a prefeitura da cidade. O prejuízo aos cofres públicos chega a R$ 500 mil, mas MP ainda não sabe o total dos recursos desviados até o momento.

A prisão

“Fizemos a filmagem e no momento da recepção do dinheiro foi efetivado o flagrante em sua residência. Ele estava adquirindo nota fria em troca de um percentual a empresários. Um colaborador filmou toda a ação”, disse Alfredo Gaspar, procurador-geral de Justiça.

A prova

Nas imagens divulgadas pelo MP, um interlocutor chega com comprovantes bancários e R$ 1.871. Ele explica que ainda falta uma parte do dinheiro, e entrega as cédulas para o prefeito conferir. O pagamento seria referente ao percentual da propina acertada anteriormente.

Corrupção

Arnaldo Higino deve responder por corrupção passiva e por outras denúncias de fatos paralelos, segundo o procurador. Ele foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito antes de ser encaminhado ao presídio.

Justiça 1

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS) do Fórum da Capital realizou 1.668 audiências de mediação e conciliação nos meses de setembro e outubro deste ano. Na Semana Nacional da Conciliação, que tem início na próxima segunda-feira (27), os trabalhos em Alagoas continuam, com cerca de 320 audiências marcadas

Justiça 2

Entre os diversos tipos de processos que podem ser conciliados estão aqueles referentes à pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, por exemplo. Os casos de crimes contra a vida e situações que envolvem a Lei Maria da Penha não podem ser resolvidos com conciliação.

 

Improbidade 1

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas anulou, em sessão na quarta-feira (22), a sentença que extinguia processo de improbidade administrativa contra Márcio José da Fonseca Lyra, ex-prefeito de São José da Laje. O Tribunal determinou o prosseguimento da ação e a inclusão do Ministério Público Estadual (MP) como parte no feito.

Improbidade 2

O juízo de primeiro grau extinguiu o processo após pedido de desistência formulado pelo Município de São José da Laje, que havia ingressado com a ação. No entanto, não foi dada oportunidade de pronunciamento ao Ministério Público.

Para o desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, relator, quando o Ministério Público não figura como o autor da ação de improbidade, deve atuar como fiscal da lei.

 

Prematuridade

O Mês da Prematuridade – comemorado em novembro – está com intensa programação no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. As atividades estão sendo coordenadas pela equipe do Complexo que inclui a UTI Neonatal e Maternidade.

Bebês prematuros

Bebês prematuros, segundo o Coordenador Médico da UTI Neonatal, o pediatra Cleildo Torres, são aqueles que nascem com idade gestacional inferior a 37 semanas. “Sem completar os nove meses as crianças precisam de cuidados especiais”, comentou.

Entre os cuidados relacionados pelo especialista estão, desde a assistência na sala de parto (como a manutenção da temperatura adequada), até o atendimento feito nas horas que se seguem ao nascimento.

…  “Nossa equipe está preparada para casos muito complexos até aos mais simples. Sem dúvidas, o Regional está em um grau de atendimento excelente, pois além dos equipamentos, contamos com recursos humanos e total apoio da Direção”, acrescentou Cleildo Torres.

… Para o provedor do HR, Geraldo Magela Pirauá, dentre as prioridades do hospital, a vida dos bebês prematuros é uma das maiores.

… “Temos casos de crianças que não sobreviveriam sem o atendimento humanizado e qualificado da nossa equipe. Cada vida salva é motivo de muita alegria”, falou.



Compartilhe
comentários