Prevenção do Câncer de Mama


Valdenice Guimarães

02/10/2018 12h45

Durante séculos, a prática da medicina teve como objetivo principal a identificação e a cura das doenças. Pouco se falava sobre prevenção. Hoje, a situação mudou completamente, a saúde é um bem precioso e precisa ser conservada.

O movimento chamado OUTUBRO ROSA, teve início na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, neste mês, acontece uma campanha para divulgar informações sobre o câncer de mama, promover mais conhecimento sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Desse modo, pretende-se contribuir para a redução da mortalidade.

O que aumenta o risco?

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única.

São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

Alguns fatores que aumentam o risco da doença: endócrinos, a história reprodutiva e hormonal; comportamentais e ambientais; além de fatores genéticos e hereditários.

Entre os fatores da história reprodutiva e hormonal estão: primeira menstruação antes de 12 anos; não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. Entre os fatores comportamentais ambientais estão: obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo (não fazer exercícios); consumo de bebida alcoólica; exposição frequente à radiações ionizantes (Raios-X). Por fim, em relação aos fatores genéticos e hereditários, destaca-se a história familiar de câncer de ovário; casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama em homens e alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Importância do autoexame.

O autoexame deve ser praticado mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. As mulheres que não menstruarem, devem escolher um dia do mês.

Como fazer o autoexame?

É necessário observar a mama, o mamilo e as axilas.

Para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda. Já os mamilos, é preciso pressionar suavemente para verificar se há alguma secreção. Ao verificar as axilas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

O autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procure rapidamente um médico. Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biopsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Mamografia, é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de 4 em cada 5 casos ocorrem após os 50 anos).

Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário, corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

Como podemos discriminar sinais e sintomas?

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço e saída espontânea de líquido dos mamilos.

Ao observar qualquer alteração nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, fazendo o autoexame.

É muito importante que as mulheres observem suas mamas sempre. Não é necessária uma técnica específica, mas estar atenta a qualquer tipo de alteração é imprescindível.

Podemos prevenir o aparecimento de qualquer doença?

Infelizmente não. A medicina ainda não evolui a este ponto. Mas, para muitas patologias já existem diversos exames que podem ser feitos de modo preventivo, entre eles está o câncer de mama.

O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. Portanto, prevenir é sempre melhor que remediar.



Compartilhe
comentários

Medo de dirigir


Valdenice Guimarães

17/09/2018 21h12

No decorrer da evolução da espécie humana, a resposta de medo foi sendo selecionada naturalmente, por aumentar a probabilidade da sobrevivência dos indivíduos e perpetuação da espécie. Isto implica dizer que o medo é um comportamento filogenético, pois é uma aquisição evolutiva. O medo, trata-se de uma resposta a um sinal de perigo que ameaça a vida.

Portanto, é possível afirmar que o medo é necessário para todo organismo, desde que sua emissão ocorra em níveis considerados normais, que não afete as atividades da vida do sujeito.

Em relação à ação de dirigir, é algo necessário dentro das condições de vida das pessoas na atualidade. Dirigir, trás um conforto considerável, facilitando a locomoção dos indivíduos ao trabalho, ao lazer e à todas as atividades diárias.

Dirigir, requer o treinamento de habilidades com o carro, trânsito, semáforos e conhecimentos das leis de trânsito.

No início do aprendizado, o sujeito fica receoso, com medo que algo ruim aconteça, mas à medida que o treinamento se intensifica, esse medo vai diminuindo gradativamente. Em termos neurológicos, um novo circuito neural vai sendo formado para essa atividade de aprender a dirigir e que, com a continuação do treino, esse circuito vai se fortalecendo, até ficar automatizado.

Em alguns casos, o medo de dirigir, se torna excessivo, causando prejuízos ao sujeito, impossibilitando-o de realizar atividades que necessitem de dirigir.

Nesse momento, alguns indivíduos relatam que sentem um grande desconforto, limitação e/ou incapacidade em executar a tarefa de dirigir.

O medo de dirigir, por si só não explica as dificuldades de dirigir. Em uma visão comportamental, o medo de dirigir, é analisado como um comportamento resultante de consequências passadas na história de vida do sujeito e da sua relação com o ambiente no qual ele está inserido.

Vejamos um exemplo.

Antônio, ao dirigir na chuva sofre um acidente de carro. A partir desse momento, nos dias chuvosos ele relata que seu medo aumenta e, em alguns momentos, prefere não sair com seu carro e pega carona com um amigo para ir ao trabalho.

O que está acontecendo com Antônio?

Quais as variáveis envolvidas nesse processo?

Percebemos que nesse processo, ocorre um emparelhamento de estímulos. A visão da chuva durante o ato de dirigir é um estímulo neutro, que elicia uma resposta de medo. No momento do acidente, o estímulo chuva é emparelhado com estímulos como o barulho do acidente, dor e desconforto – o que chamamos de estímulos incondicionados.

Em outros momentos, só o fato do Antônio dirigir na chuva, poderá eliciar respostas emocionais de medo e ele ter sensações desagradáveis, como dor de barriga, taquicardia, sudorese, tremores, tontura.

Assim, à medida que o indivíduo se esquiva, como Antônio fez, a dificuldade de dirigir aumenta pela relação comportamental existente na história de vida do sujeito, e as consequências do ato de dirigir passam a ser aversivas. O simples ato de pensar em dirigir, desencadeia um processo ansioso e reações fisiológicas, relata Antônio.

Quais as contingências que produzem e mantêm o medo de dirigir?

Para responder essa pergunta é necessário fazer uma análise funcional da vida do sujeito, para discriminar as variáveis envolvidas. Em alguns casos, é possível observar o seguinte: pessoas que têm um alto nível de exigência consigo e que têm medo de errar; pessoas que têm grande necessidade de ter controle sore os eventos ambientais e no trânsito, isso não é possível; pessoas que não desenvolveram habilidades de enfrentamento e pessoas que têm dificuldades em resolução de problemas, no caso de acontecer um acidente, por exemplo.

Certamente, existem possibilidades de intervenção psicoterápica para desenvolver habilidades no comportamento de dirigir.

No processo interventivo, é fundamental desenvolver no indivíduo, a capacidade de enfrentamento do medo e dos aversivos na ação de dirigir. Desse modo, novas respostas mais adaptativas surgem e são ampliadas, o que possibilitará a sobrevivência do sujeito, com uma melhor qualidade de vida



Compartilhe
comentários

Sorriso como Expressão Corporal


Valdenice Guimarães

12/04/2018 10h32

Sorriso e expressão corporal são como uma linguagem, como uma maneira de falar. Nos comunicamos com o corpo, e quando prestamos atenção nos gestos emitidos pelas pessoas, temos um melhor entendimento dos outros e do mundo ao nosso redor.

À medida que reagimos, a postura do nosso corpo muda em relação às situações ao nosso redor. Pela linguagem do corpo, falamos muitas coisas às outras pessoas e também interpretamos o que os outros querem dizer para nós. Seja a maneira que gesticulamos com as mãos, a maneira que expressamos com o nosso rosto, que posicionamos nosso corpo, tudo isso faz parte da linguagem corporal.

O sorriso é um elemento bastante interessante de ser analisado nesse processo de comunicação.

Ele desempenha a função de comunicação e tem como função informar ou sinalizar prováveis comportamentos que exibe, servindo como informação de modo antecipado de comportamentos e reações permitindo a aproximação de alguém.

Os seres humanos apresentam um sorriso para demonstrar ao outro que não somos ameaçadores. Desse modo, nos comportamos para sinalizar que estamos disponíveis e interessados, especialmente nas relações de conquistas amorosas.

O sorriso utilizado como ferramenta de conquistas abre espaços, sinalizando um excelente perfil para outros indivíduos.

O sorrir, tanto em bebês como em adultos, é uma forma de expressão facial amplamente associada na literatura científica como manifestação de emoção, afeto, prazer, alegria e felicidade.

O comportamento tem função adaptativa, ou seja, fatores filogenéticos e ambientais interagem e exercem efeitos sobre aspectos comportamentais dos sujeitos.

Muitos estudos buscam compreender a origem do sorriso; se é uma habilidade inata ou adquirida, ou seja, se é genética ou se é possível afirmar que é um processo de aprendizagem.

O que parece, a partir de estudos científicos é que em parte parece ser filogenético, pois bebês recém-nascidos parecem prestar atenção em estímulos complexos, como as expressões faciais dos pais, em detrimento da face de pessoas mais distantes. Mais que isso, os recém-nascidos reconhecem a face da mãe e do pai, diferenciando de uma pessoa estranha.

Veja, ao discriminar as expressões faciais dos pais, esse comportamento tem valor de sobrevivência.

Por outro lado, as pessoas podem aprimorar o comportamento de sorrir, pois ele, quando bem treinado trás muitos benefícios às pessoas, auxiliando-as em vários momentos da sua vida, como na aquisição e manutenção de um trabalho, de um relacionamento amoroso e no aumento do círculo de amigos.

Todo comportamento, incluindo as expressões faciais e dentre elas o sorriso, é resultado de uma interação complexa entre o organismo e o ambiente. Essa dinâmica torna as variáveis envolvidas indissociáveis, pois estão postas para facilitar a sobrevivência dos indivíduos, já que fazem parte da comunicação entre as pessoas. Tudo isso exprime a maneira como estamos nos sentindo, a maneira como estamos passando por um determinado momento da vida; se feliz, triste, harmonioso ou conflituoso. Essa mensagem, tanto passamos como recebemos através de gestos, expressões e sorrisos, por isso, somos propensos a nos aproximar de pessoas sorridentes.

 



Compartilhe
comentários

Na MIRA da FAMA com o confrade Jailthon Sillva!


Valdenice Guimarães

18/12/2017 12h18

MODA | Dicas para o NATAL

A época natalina é especial, seja por motivos religiosos, seja porque o clima muda, as pessoas ficam mais fraternas. As comemorações para o Natal começam desde o início de dezembro. Pois é... Como o Natal está chegando e as dicas de looks para o Natal também! É o momento de pensar o que vestir nas festas de final do ano e, claro, ir se preparando para esses momentos tão especiais que você vai passar com as pessoas que você ama. Se você é do tipo que gosta de ir toda produzida ou é de um estilo mais despojado, não tem problema. Ir vestida para qualquer um evento requer uma preparação especial, por isso, tá sem ideia do que vestir? Separei três looks bem legais para você não errar e escolher um look bem interessante para você arrasar!!!

De OLHO no novo ANO! 

 

2018 está chegando, e você já sabe o que vai fazer para celebrar esse novo ano? Onde, como e com quem irá passar é muito importante. Existe uma superstição que diz que o modo que se passa a virada é como será o todo o ano. Por isso sempre escolhemos cores que podem atrair coisas boas. É importante também focar nas peças que serão usadas. Afinal, se escolhermos algo que nos deixa desconfortável, pode estragar todo o nosso ano. Para que isso não aconteça, o ideal é encontrar as roupas para réveillon 2018 que te façam se sentir bem e com confiança. 

 

PISANTE | A modelo Gabryelle Tavares, além de poderosa, ostenta os títulos de Miss Teen Global Beauty Alagoas e a faixa da belza máxima da 2ª Princesa Teen do Brasil 2017. #umluxosó

 

IN DESTAQUE | A blogueira Juliana Albuquerque, posa com luxo para esta coluna ao lado deste confrade. #puroluxo


SOM & FLASHS | Sempre agitando as melhores festas e baladas de Alagoas, o produtor e Top DJ Anderson Andrade, vulgo DJ Canela é sucesso total. #aplausos

 

O MELHOR | O destaque especial dessa semana, vai para o talentoso cake designer Lucas Freitas. #luxototal

 

TODO ELE | Só no estilo, como sempre, o empresário e advogado Lucas Almeida, é destaque em nosso Estado! #sútotal

 

CELEBRANDO | Um brinde especial ao empresário de sucesso Emerson Colibrir. #parabéns




Compartilhe
comentários

Sociedade in Destaque com o cronista Jailthon Sillva


Valdenice Guimarães

31/10/2017 06h49

Padrão em SOBRANCELHAS! 

O metro quadrado mais lindo da City de Manoel André, já está sendo concretizado pelas fashionistas e empresárias Kely PaesCecília Coelho e Matha Porto, que estão armando um coquetel pra lá de fashion no próximo dia 01 de novembro, a partir das 19hs para o lançamento do mais novo espaço de belezaSobrancelhas Design no Arapiraca Garden Shopping. As poderosas estão sempre visando novidades e novos serviços com produtos exclusivos no maior padrão em design de sobrancelhas. +INFO? 99999-7167 #puroluxo

 

IBL FANTASY CIRCUS

Preparem suas fantasias porque esse ano o IBL Fantasy terá edição especial "Circus", e quem  comanda esse festerê de sucesso é o empresário Darlington Lima que preparou um cardápio musical bem recheado ao som dos bons, leiam: Dé Boy Nascimento, Banda L100 e um arsenal de equipamentos do DJ Touro que prometem agitar o panorama de festas que a Escola de Línguas IBL de Arapiraca está armando para vocês. Pois é... Dia 01 de novembro, véspera de feriado, será realizado uma festa à fantasia para a galera antenada, fashion e descolada de Arapiraca, a partir das 21hs nas instalações do Levino's Hall. #todosconvidados

 

Classe A 

O colunista social e fotografo André Fon, realizou na luxuosa noite de ontém (26), no requinte e luxuoso Espaço Pierre Chalita in Maceió, a glamourosa festa de premiação, onde homenageou empresários, políticos e personalidades in destaque em nosso Esado, com o Prêmio Top Alagoas 2017. #sútotal


Gêmeos em ritmo de FESTA! 

Os gêmeos David Denison Nunes, foram os aniversariantes mais festejados do último (23), onde festejou esta data especial rodeado de amigos e famíliares. Eu #jailthonsillva desejo que a felicidade acompanhe os passos de cada um a vida toda, e a amizade entre vocês apenas aumente com o tempo. #parabéns

 

Alô, Alô, Alô!!! 

O esportista e web-designer Miguel Sanches pousa para esta coluna ao lado da bela modelo Aline Riscadoapós a corrida permanente que acontenceu no último final de semana na praça Multieventos in Maceió. #aplausos

 

MADE IN BRASIL

Sempre antenada e bem informada quando o assunto se refere a palavra MODA, a empresária de sucesso, modelo e expert da moda Cláudia Métne é destaque +QVIP em vestir e fotografar para as principais griffes do Brasil. #luxototal

 



Compartilhe
comentários

SOCIAL | Jailthon Sillva na REDE!


Valdenice Guimarães

11/10/2017 18h33

OUTUBRO ROSA

Foto Div

Ser mulher não é apenas ser bonita, sensual e sentir- se realizada, ser mulher é conhecer suas limitações. Acima de tudo conhecer seu corpo já desde a infância, é conhecer suas mudanças passo à passo, é saber sair de seus ciclos tomando todos os cuidados e fazer todas as prevenções necessárias para uma vida saudável. Então mulherada, levantem a Bandeira do outubro Rosa, conscientizando à todas da importância de fazer a prevenção do câncer de mama, se tocando e indo aos seus médicos, para os exames de rotina. Você mulher tem obrigação de se conhecer e saber cuidar da sua saúde! #vistaessacamisa

FIQUE ATENTO! 

As inscrições o CURSO GERAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL À DISTÂNCIA - DL 101P BR, oferecido pelo INPI em parceria com a OMPI (Organização Mundial de Propriedade Intelectual). Já estão abertas e é totalmente GRATUITO, possui carga horária de 75 horas e apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual (com enfoque na legislação brasileira). Inscreva-se em: https://goo.gl/5dHw96 

TODO ELE! 


Sempre in destaque em nossa querida Arapiraca, o vereador Fábio Henrique recebe os aplausos desse cronista pelo seu aniversário no último (03/10), onde festejou com luxo rodeados de amigos e familiares.

RADAR MACEIÓ 

Linda e elegante, a poderosa Luciana Fon foi destaque +QVIP no festerê do estilista Luiz Lula Filho in Maceió.

APLAUSOS! 


Elegância é a palavra-chave para socialite Rose Carrel.

IN DESTAQUE 

O bom humor e o carisma são as características que definem a jornalista de sucesso Mônica Nunes. #luxototal




Compartilhe
comentários

RADAR ARAPIRACA | Colunista social Jailthon Sillva chega chegando no Portal Arapiraca News!


Valdenice Guimarães

15/09/2017 13h53

Oi meus amigos!!! Sabe aquela sensação de quando você está apaixonado? Pronto, assim eu estou: A-P-A-I-X-O-N-A-D-O pela vida, pelos meus amigos verdadeiros, pelo meu trabalho, e por todas as pessoas que chegam e tocam a margem do meu caminho e contribuem para minha evolução.

A partir de hoje, estou assinando meu blog "Jailthon Sillva" aqui no portal arapiracanews.com e quero deixar vocês antenados com todos os bafóns que estão rolando aqui nesse estado maravilhoso que é Alagoas!

Eu encontro à cada dia o poder de ser realmente feliz. Um poder que aumenta quando posso ser útil, um poder que supera qualquer coisa quando me dedico, seja um sorriso ou um abraço sincero a outro ser humano. Não preciso de forma alguma frases como: "confie em mim", para ser confiável, ou "acredite em mim", para saber que eu estou falando a verdade... Eu sou JailthonJailthon Sillva, eu sou mutável, sou concêntrico. Eu sou uma magnífica expressão da vida, como você também é. Eu vivo e não somente existo. Eu sou autêntico, sincero e amigo. EU SOU FELIZ! E o resto é só detalhe.

Quero agradeçer de coração a todos que fazem o Jornal de Arapiraca e o Portal Arapiraca News, em especial ao empresário Roberto Baía pela oportunidade e a todos os amigos e internautas pelo o apoio, carinho e respeito. #luxototal



Compartilhe
comentários