Cultura

Uma Justa Homenagem ao maestro Marinho


Rafaela Tenório
Fonte: Sergio Tenório

14/03/2019 09h04

Esta semana a coluna Valores da Nossa Terra, faz uma homenagem à José Barbosa dos Santos, (Maestro Marinho) acordeonista, maestro arranjador e produtor. Consagrado artisticamente após gravar com o rei Roberto Carlos, um dos grandes sucesso do rei ( Lady Laura).   Marinho, ficou conhecido nacionalmente.

 
José Barbosa dos Santos nasceu em 16 de maio de 1956. Na cidade de Girau do Ponciano agreste alagoano, vizinho dos municípios de Lagoa da Canoa, Feira Grande e Traipu. Ao ver o interesse de Marinho pela música, seu irmão mais velho Ademirmo presenteou com seu primeiro acordeom 24 baixos, com esse incentivo ele foi estudar música com Sr. Francisco Mendonça, e começou a se apresentar em programas de calouros na Rádio Arapongas/PR.


 Marinho viajou para São Paulo em 1977, e conheceu o Trio Rio Pardense, e posteriormente começou a tocar com as duplas: Joaquim e Manoel, Jacó e Jacozinho, Delmonte e Amaraí e Léo Canhoto e Robertinho. E mesmo já trabalhando no meio musical, não parou de estudar e entrou para ULM (Universidade Livre de Música).
Começou a gravar e fazer shows há 32 anos, com grandes artistas do meio sertanejo, entre eles: Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Leonardo e tantos outros.


Sendo assim a coluna Valores da Nossa Terra, presta essa justa homenagem a José Barbosa dos Santos, conhecido artisticamente como maestro Marinho. A missão deste projeto é valorizar os artistas em especial do estado de Alagoas, Nordeste e Brasil

 

Marinho é Valores da Nossa Terra

 

Marinho, foi homenageado pelo o projeto, através do incentivador Cultural e idealizador deste projeto. A homenagem foi feita na cidade de Jaramataia , no auto  do sertão alagoano.  O evento ocorreu na praça da cidade.

 

Foto: Divulgação


Compartilhe