Entretenimento

Com apenas 16 anos, piloto alagoano vira garoto superação no automobilismo brasileiro


Carlo Bandeira
Fonte: Redação

12/01/2018 13h47

A corrida é desleal, veloz e pesada para um “Pai-trocinador”, diz  Francisco Elisberto Pinheiro Moraes, o pai que banca a carreira de Elísio Netto, 16 anos, alagoano de Arapiraca, que se tornou o piloto superação, como é conhecido pelas pistas onde disputa a sua chance de vencer e ingressar na Formula 1 , num futuro bem próximo.

“Faço de tudo pra não ver esse talento alagoano do automobilismo parar e não correr mais, e ainda levar para as suas vitorias, o nome de Arapiraca, o nome de Alagoas”, revela Francisco Elisberto.

Uma grata surpresa no automobilismo brasileiro corre por pódios e patrocínio.

Piloto alagoano de kart  há quatro anos, Elísio Netto, quando pilota um bom equipamento, é pódio na certa.

Após vários resultados positivos em campeonatos estaduais, mesmo com equipamentos não tão bons quanto os seus concorrentes, mesmo assim, o piloto Elísio Netto coleciona vários pódios entre primeiros, segundos e terceiros lugares. No campeonato paraibano de 2016 foi o quinto colocado e no campeonato sergipano, mesmo com um kart inferior aos demais, conquistou o quarto lugar, na pontuação geral. “Se tivéssemos participado apenas de um campeonato, o sergipano, com certeza teríamos saídos campeões”, afirma o srº Francisco.

O maior problema encontrado pelo jovem talento é justamente a falta de patrocínio e desinteresse de órgãos governamentais e da iniciativa privada.

Segundo Francisco Elisberto, o maior incentivador e patrocinador do piloto alagoano, falou que consegue algum patrocínio; “temos alguns colaboradores como a OPPS Telecom, Grupo Coringa, Araforro e Unimed”, que nos ajuda muito.

Continua o Srº Elisberto; “temos certeza de que o investimento feito tem seu retorno garantido. Contudo, mesmo com os patrocínios, ainda assim, coloco do meu bolso 80% dos investimentos para as corridas”.

O piloto alagoano, o arapiraquense Elísio Netto, tem se destacado muito na sua carreira, e onde quer que esteja, leva, sempre consigo, o nome e a bandeira do nosso Estado das Alagoas.

“Várias corridas, por não termos um carro competitivo em alguma delas, o nosso piloto sai nos últimos lugares na largada, porém, na chegada, ele sempre vai ao pódio em terceiro ou em segundo, e até mesmo em primeiro lugar”.

Esses resultados têm chamado a atenção dos donos de equipes de categorias mais velozes, como é o caso da F1600 e Formula Inter, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

 Os testes já foram realizados. E foi na Formula Inter que o nosso piloto deu provas de sua capacidade técnica. Esta categoria está a um passo da F2 inglesa, passagem para formula 1 mundial (F1)”.

Foi a primeira vez que um piloto nordestino realizou um teste em um monoposto da Formula Inter, e não decepcionou, tanto que foi convidado para participar do campeonato da categoria, e ainda, de outro teste que lhe dará o brevê, carteira que dá permissão definitiva para pilotar monoposto até da Formula 1.

“Essa será a nossa meta. Estamos conversando com alguns possíveis patrocinadores para levarmos esse sonho para São Paulo e depois para Europa, passando pela F2 inglesa e posteriormente ingressando na F1.

“Primeiro vamos participar da F Inter. Para isso precisamos fechar os patrocinadores. Pra se ter uma ideia, o campeonato de Kart custa cerca de R$ 35.000,00, por temporada.

Já a Formula Inter, que dará passagem para a F2 inglesa, precisaremos aproximadamente de R$ 140.000,00 reais, para conseguirmos manter uma boa equipe, e manter os bons resultados, pois qualidade o nosso piloto superação, o Elísio Netto, tem de sobra”, fala confiante o Srº Francisco Elisberto.

“Vamos continuar com o projeto do primeiro alagoano na Formula Inter e categorias seguintes até a formula1, para levar para o mundo, o nome da nossa Arapiraca, de Belém, onde o piloto mora atualmente, e de Alagoas”, finalizou o SrºFrancisco.

Que o Estado e  a iniciativa privada invistam em novos valores para representarem a nossa Alagoas.

Precisamos muito destes valores que engrandecem a nossa gente!

Partiu!!!   



Compartilhe