Entretenimento

Tribuna inaugura marco da construção de parque gráfico no Distrito Industrial


Fonte: Tribuna Hoje / Ana Paula Omena

15/01/2018 13h29

Após 10 anos de criação da Jorgraf – Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas, o grupo abre 2018 com novas realidades e indo de encontro com o fechamento de outros parques gráficos impressos pelo país. A partir desta segunda-feira, dia 15, o Jornal Tribuna Independente, portal Tribuna Hoje e TV Web passam a funcionar num moderno espaço localizado no Empresarial Humberto Lobo, na Avenida Menino Marcelo, número 9350, nas salas 26 e 28, no bairro da Serraria, em Maceió.

Hoje também foi inaugurado o marco estrutural do futuro Parque Gráfico da Jorgraf com a construção da obra, coma previsão de entrega para ainda este ano no Distrito Industrial Luiz Cavalcante, na parte alta da capital. São 25 por 33 metros de área industrial com um pavimento no primeiro andar, onde funcionará a redação e o administrativo.

 

Para o diretor financeiro da Jograf, Flávio Peixoto, está é uma nova fase para o Jornal Tribuna Independente como periódico diário, e suas plataformas de mídia. “A TV Web inicia a programação com uma entrevista semanal; e paralelo a isso, a construção do Parque Gráfico em uma área que é nossa, representa um momento importante, um avanço e um divisor de águas, trazendo uma maior visibilidade”. “Estamos investindo no setor de comunicação gerando emprego e renda, movimentando a economia do Estado”, mencionou.

Segundo Flávio Peixoto, a chegada do Parque Gráfico vai ajudar a compor uma série de ações da Cooperativa. “O sentimento é marcante e nos enche de entusiasmo e alegria, não foi fácil, quando olhamos para trás diante de tantas lutas ao longo desses 10 anos, não imaginaríamos que um dia teríamos instalações próprias e condições de construir. Agora temos essa realidade concreta a partir desta construção que se inicia com todo um planejamento. Não é fácil manter um jornal impresso diário porque o custo é alto, mas estamos conseguindo vencer esta batalha”, declarou.

O desejo, para o diretor da jorgraf, é avançar ainda mais, sobretudo no que diz respeito à mídia virtual com a plataforma de internet com o portal. “As mudanças de paradigma na área de comunicação estão chegando rapidamente e a gente precisa acompanhar, estudar e avançar nas diversas plataformas de mídia”, avaliou.

O presidente da Cooperativa, Paulo Gabriel, está muito feliz com o novo momento, e frisou que nada disso seria possível sem o empenho de todos os cooperados, celetistas e colaboradores que compõe o grupo. “Sem esquecer do apoio de parceiros fundamentais, com destaque para a Prefeitura Municipal de Maceió, Governo do Estado e os mais variados clientes”.

 

“É um sonho se concretizando. O impresso não está morto, e somos prova real desse fato”, afirmou. “Formar um jornal não é fácil porque há uma dependência de terceiros, e nós com o Parque Gráfico fazemos a diferença”, salientou.

Para ele a construção do Parque Gráfico trará maior liberdade e empoderamento econômico. “Temos a confiança de dizer que teremos num futuro breve o nosso Parque Gráfico. E dentro de no máximo 75 dias, 50% da obra pronta”, avisou.

Paulo Gabriel fez questão de relembrar, que o sonho antigo da Cooperativa de ter um Parque Gráfico ficou mais evidente a partir de 2012. “Estávamos à procura de uma área para termos nossa liberdade, fizemos algumas tentativas, porém que não deram certo”, contou.

De acordo com o presidente da Jorgraf, a Cooperativa segue na contramão de outros parques gráficos impressos que fecharam ao longo dos últimos anos no Brasil. Atualmente seis jornais (Semeador, Tribuna do Sertão, Jornal de Arapiraca, A Hora, Diário Oficial do Municipal, O Debate, além de outros) rodam na gráfica da Tribuna e a intenção é ampliar para uma gama de produtos.

NOVOS PRODUTOS

A intenção do Parque Gráfico é acoplar outros produtos com a chegada de novas máquinas tendo uma linha de impressão de ponta, com máquinas, por exemplo, como guilhotina e plana de cinco cores. “Essa linha de impressão nos possibilitará novos projetos comportando impressões também de embalagens, livros, revistas, entre outros diversos impressos”, ressaltou.

A diretora comercial da Tribuna, Marilene Canuto, enfatizou que o ano começa com o pé direito e promete. “Estamos satisfeitos partindo para esta nova realidade, partindo para o que é nosso. São novos horizontes que se abrem, bem como novos projetos sempre com a aceitação dos clientes. Ficamos felizes com a mudança que será boa para o empresariado e a Cooperativa, já recebemos muitas congratulações”, reforçou.

Foto: Sandro LimaFoto: Sandro Lima
Foto: Sandro Lima


Compartilhe