Entretenimento

Bonecos gigantes e orquestras de frevo agitam prévias em Penedo


Fernando Vinicius
Fonte: Redação

19/01/2018 11h59

A festa mais popular do Brasil começa mais cedo em Penedo, onde o carnaval já tem bloco na rua a partir deste final de semana. A folia será aberta justamente por quem faz o folião cair no passou ou ir atrás do trio: os músicos.

Reunidos no bloco Nata dos Músicos Penedenses, os responsáveis por manter o ritmo e a harmonia fazem a sua confraternização encontram-se na Praça São Judas do Tadeu – próxima do Colégio Diocesano - no domingo, 21, saindo por volta das 11horas.

Lançado há três anos, o bloco foi criado para que os músicos aproveitassem a festa, antes de começar a trabalhar e faturar uma renda extra. Além disso, o bloco virou motivo para o reencontro entre profissionais da música nascidos em Penedo que residem em outras cidades.

Depois da festa da nata, as prévias carnavalescas tomam conta da cidade histórica, começando com O Molinho. Em seu nono ano de fundação, o bloco nascido no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia, sai às ruas na noite da próxima quinta-feira, 25 de janeiro, puxado por orquestra de frevo e paredões de som.

A concentração do Molinho acontece nas imediações da Escola Rotary, ponto de partida do percurso que passeia por comunidades próximas (Oiteiro e Santa Cruz) para voltar ao bairro de origem.

Na sexta-feira, 26, o mais antigo bloco de carnaval de Penedo faz a festa. A Boneca Raquel e os bonecos do bloco Vassourinhas irão completar 58 carnavais, puxados apenas por orquestra de frevo e muito animação. Os herdeiros da troça que nasceu ‘Boneca do Vá’ fazem da praça situada ao lado da capela de Santa Cruz a concentração do bloco que circula entre as ruas estreitas da parte baixa de Penedo, arrastando uma multidão de foliões.

No dia seguinte, o bloco que deu novo ânimo às prévias carnavalescas em Penedo vai comemorar dez anos de fundação. A primeira década de atividade do Ovo da Madrugada mantém o padrão de ser puxado apenas por orquestras de frevo, aberto ao público e percurso durante o dia, especificamente no sábado anterior ao bloco Pinto da Madrugada, em Maceió.

O aniversário de dez anos do Ovo da Madrugada terá ainnicida mais bonecos gigantes, novo carro alegórico e carros-pipa para quem quiser se refrescar do calor durante o cortejo que percorre o Centro Histórico de Penedo no sábado, 27.

Na manhã do domingo, 28, acontece a Lavagem da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, festa que valoriza a origem comunidade remanescente quilombola do bairro conhecido como Coréia. Com suas vestes, cantos e ritmos afros, moradores e visitantes resgatam tradições e costumes da cultura afro.

As prévias carnavalescas já confirmadas em Penedo voltam a acontecer no sábado, 03 de fevereiro, quando o carnavalesco Tadeu dos Bonecos bota o Galeante da Noite, um boneco com mais de três metros de altura, nas ruas de Penedo. De forma irônica, o Galeante mostra seu charme  sob a luz do dia, acompanhado por orquestra de frevo.

No dia 09, acontece então a abertura oficial do carnaval, com a tradicional Lavagem do Beco e das escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos, corredor da folia onde blocos, batucadas e foliões curtem a melhor da data da folia momesca na cidade ribeirinha.

Foto: Assessoria


Compartilhe