Entretenimento

Feira Grande realiza o mais animado carnaval do interior


Rafaela Tenório
Fonte: Sergio Tenório

28/02/2019 09h01

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Pensando nesse período festivo, a Coluna Valores da Nossa Terra, destaca as prévias carnavalescas de Alagoas que começaram dar o tom de folia do carnaval 2019.  Na coluna desta semana, iremos destaca as festividades das cidades do agreste Alagoano.


Vou começar por umas das cidades que mais se destaca em Alagoas, Feira Grande, que fica localizada a 20 quilômetros de Arapiraca. Na tarde de ontem, 27, os feira-grandenses puderam brincar na prévia carnavalesca, com sua família e em segurança na cidade. Centenas de pessoas se concentraram, para saída do bloco “o Batatão” ,às 15h30 em frente ao centro cultural do município. Os foliões demostraram  satisfação com o evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.


Administração municipal garantiu segurança; lazer; muita alegria para os servidores públicos e a população, que optam por ficar na cidade durante os festejos momescos.
No segundo ano consecutivo, o secretário Denivaldo Salustiano dos Santos, destaca que este ano o bloco “ o Batatão” trouxe  muitas novidades. Uma delas, é que este ano houve  concurso de rei e rainha do carnaval e premiação para a melhor fantasia. De acordo com o secretário de Cultura, responsável pela organização do evento, o bloco “O Batatão” com o tema ‘unidos com alegria vamos lutar por melhores dias e vivenciar um novo amanhã ‘. Além de proporcionar alegria para os foliões, reforça a tradição e coloca o município no calendário de festas carnavalescas interland  alagoano.

Como nasceu o bloco
 O bloco ‘O Batatão’, nasceu entre um diálogo entre o secretário de cultura  e o incentivador cultural e radialista Sergio Tenório,  que juntos denominaram o bloco ‘O Batatão”em homenagem à cidade que é a maior produtora de batata doce do Estado, e por lembrarem da história do  garçom “Batata”, da cidade de Olinda .
Batata, que era conhecido por fazer o melhor bacalhau de Olinda,   não podia brincar o carnaval, por causa da movimentação do restaurante.  Então ele   saía depois do carnaval  com um bacalhau e verduras penduradas como se fosse um estandarte  em uma vara. Desde então, ficou conhecido na cidade,  e em sua homenagem  foi criando o Bloco do “Bacalhau do   Batata”, onde arrasta multidões na cidade de Olinda PE. 

Em Arapiraca
Depois de 15 anos de saudade, a Micaraca voltou. O evento, que era  promovido em Arapiraca na década de 90 e início dos anos 2000, retornou como uma prévia carnavalesca, em conjunto com o Folia de Rua, promovido pela prefeitura de Arapiraca.

 A Micaraca trouxe de volta os trios elétricos, puxando os blocos delimitados por cordas e abadás, a pipoca e os camarotes.



Maceió
Milhares de foliões lotaram a orla de Maceió no último sábado (23), para mais uma edição do Pinto da Madrugada, o maior bloco de pré-carnaval do estado, e que comemora 20 anos de folia. O sol estava forte na capital, mas o calor virou

 

Foto por: Sergio Tenório
Foto por: Sergio Tenório


Compartilhe