Eventos

A alagoana ASA Indústria e Fiepe promovem evento sobre Economia Colaborativa


Fonte: Assessoria

01/12/2017 13h51

Sempre atuando de acordo com a perspectiva da responsabilidade socioambiental, A ASA Indústria e Comércio - em parceira com a Fiepe (federação da Indústria de Pernambuco) - promove o evento gratuito “Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero” na noite da próxima quinta-feira (30), no auditório do térreo da Fiepe. Profissionais e estudantes interessados no desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade são o público-alvo.

Na ocasião será apresentado um case de sucesso na reintegração e reaproveitamento de resíduos em novos processos produtivos. Logo na abertura do evento, a gerente de responsabilidade socioambiental da ASA Flávia Moura vai apresentar o Programa Mundo Limpo Vida Melhor Mundo (de coleta e reaproveitamento de óleo de fritura) e abordar o tema da economia colaborativa.

“A coleta de óleo traz muitos benefícios tais como a limpeza das galerias e proteção aos recursos hídricos, mas quando trazemos esse óleo para a ASA, trazemos também vários resíduos. Então estamos desenvolvendo um projeto para reduzir os impactos da coleta do óleo, isso já é um exemplo para o mundo”, explica Flávia Moura. De acordo com ela, o grande desafio do programa neste ano foi encontrar novos processos produtivos para cada resíduo gerado. “Como tínhamos resíduos com características distintas, precisávamos de competências múltiplas. Então tivemos o apoio de pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também fizemos parcerias com a Companhia Brasileira de Materiais de Construção (CBMC), a Associação de Catadores Pró-Recife, a FROMPET, a empresa Cerâmica Bom Jesus e o Instituto de Tecnologia e Inovação (IATI). Por causa dessa experiência, vamos tratar do tema da economia colaborativa no evento”, complementa ela.

Entre os resíduos gerados estão o pó de serra, as garrafas pet, a terra de clarificação e o efluente gerado da lavagem dos coletores onde o óleo é transportado. Flávia Moura vai detalhar para os participantes do evento o que tem sido feito com cada resíduo, como e qual é o papel de cada parceiro no processo. Informações e inscrições gratuitas pelo email [email protected] ou telefone (81) 3412-8477.

O Mundo Limpo tem como foco a coleta e reaproveitamento de óleo de fritura e já reciclou 6,5 milhões de litros do resíduo em Pernambuco, ajudando a preservar cerca de 130 bilhões de litros de água ao longo dos últimos 10 anos. Todo óleo coletado é reciclado e utilizado no processo de fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi. Uma grande parceira é a Compesa que disponibiliza suas lojas de atendimento para a coleta do óleo de fritura; outro grande parceiro o IMIP, através da Fundação Alice Figueira, recebe uma contribuição financeira a cada litro de óleo coletado.

No estado de Alagoas, a empresa é líder no setor de alimentos e material de limpeza, e mantém um excelente relacionamento com todo Trade. O departamento de Marketing, tem um trabalho incessante de busca de uma relação assertiva junto aos atacadistas e supermercadistas, mantendo à todos próximos as marcas ASA. 

Serviço:

Evento - “Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero”

Quando: quarta-feira – 29/11/2017

Horário: 18h30 às 20h30

Onde: Auditório do térreo da Fiepe – Avenida Cruz Cabugá, 767. Santo Amaro, Recife-PE.

Inscrições: [email protected] ou (81) 3412-8477



Compartilhe