Interior

Crianças e idosos recebem assistência em Coité do Nóia


Carlos Alberto Jr.

26/08/2017 08h36

Uma iniciativa do vereador Bueno Higino de Souza Silva, o Bueninho (PSDB), da cidade de Coité do Nóia, está beneficiando centenas de moradores do município localizado no Agreste alagoano. O projeto estava entre as propostas de campanha e foi implantado no início deste ano e está com diversas atividades em funcionamento.

A cada dia da semana uma atividade diferente é desenvolvida. Entre elas estão aulas funcionais, aulas de dança, natação para crianças e hidroginástica para idosos, atendimentos médicos, com clínico geral, forró também para a melhor idade. A partir da próxima quarta-feira (30), sessões do chamado cineminha para crianças acontecerão uma vez por mês.

O imóvel onde funciona a casa de assistência foi reformado por um comerciante local e doado ao projeto, já no início do ano. Para o vereador, algumas iniciativas ainda serão implementadas em breve. “Mesmo com todas as dificuldades, já conseguimos atender cerca de 800 pessoas desde março, quando começamos, de fato”, frisou.

Para ele, que já foi secretário municipal de assistência social, as atividades são positivas para todos. “Quis reativar algumas ações que já fazia na secretaria. Ao vereador também cabe esse tipo de serviço que vale para benefício de todos”, explicou.

SATISFAÇÃO

No caso das crianças, segundo ele destacou, com o mundo pelo avesso, as atividades desenvolvidas no centro ajudam, por exemplo, no combate às drogas. “Focamos na qualidade de vida dessas pessoas. Ver a alegria que as pessoas têm, em especial os idosos, é recompensador”, salientou.

A aposentada Vandete Pinheiro Barros, de 72 anos, sentia muitas dores. “Agora estou bem melhor fazendo meus exercícios. É o que mais os médicos pedem para a gente fazer. Nós estamos muito felizes”, afirmou entre risos.

Já Antonia Liberato de Souza Oliveira, de 64 anos e também aposentada, também exibe a boa forma, física e mental, conquistada no pouco tempo em que faz as atividades. “Depois que vim para cá fazer meus exercícios, eu melhorei muito. Estou muito melhor. Corro, ando. Eu não andava muito. Estou muito feliz”, destacou.

Outra moradora que já sente os efeitos positivos das atividades é Iracilda Miguel da Costa, de 63 anos. “Quando eu cheguei aqui tinha dores nos braços. Muita gente duvida da minha idade porque eu faço todas as atividades. Sou muito agradecida”, disse.

Para breve, o espaço de esportes, lazer e terapias terá mais atividades para a população, de acordo com o vereador Bueninho. “Em outubro faremos a festa das crianças, em novembro promoveremos uma feijoada beneficente e implantaremos o sopão para os mais carentes. Por fim, em dezembro pretendemos realizar uma grande ceia de Natal”, finalizou.



Compartilhe