Nacional

Aeroporto de Alagoas está sem combustível para abastecer


Fonte: Tribuna Independente

24/05/2018 09h06

 Um relatório da Infraero apontou que o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, Alagoas, Congonhas, em São Paulo, e os de Palmas (Tocantins), Recife (Pernambuco), e Aracaju (Sergipe) teriam combustível suficiente para abastecer as aeronaves apenas até a tarde desta quarta-feira (23), em razão da greve de caminhoneiros e do bloqueio às distribuidoras.

No caso do Zumbi dos Palmares, foi solicitado apoio da Polícia Rodoviária Federal para liberar um caminhão preso em barreira provocada pelos protestos nas estradas de Alagoas.

Em nota, a Infraero disse que está monitorando o abastecimento de querosene de aviação por parte dos fornecedores que atuam nos terminais e já alertou aos operadores de aeronaves que avaliem seus planejamentos de voos para que cada um possa definir sua melhor estratégia de abastecimento de acordo com o estoque disponível na origem e destino do voo.

“Ao mesmo tempo, a Infraero está em contato com órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos aeroportos administrados pela empresa”, diz a nota.

Sobre o relatório citado, a empresa disse tratar-se de um levantamento diário da Infraero e que ajuda a empresa a monitorar a situação do fornecimento de querosene de aviação pelas fornecedoras, além de auxiliar na proposta de ação por parte do Poder Público no sentido de garantir o abastecimento das aeronaves.

Aos passageiros, recomenda que procurem suas companhias para consultar a situação de seus voos. Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que façam a consulta sobre a disponibilidade de combustível na origem e no destino do voo programado.

“A Infraero compreende o direito de manifestação, mas entende que os protestos devem ocorrer sem afetar o direito de ir e vir das pessoas, bem como a segurança das operações aeroportuárias”, conclui a nota.

Outros sete aeroportos têm combustível para um ou no máximo dois dias (Santos Dumont-RJ, Goiânia-GO, Teresina-PI, Campo Grande-MS, Ilhéus-BA, Foz do Iguaçu-PR e Londrina-PR).

 



Compartilhe