Política

Secretária de Agricultura, Priscilla Palmeira, anuncia início das inscrições do Garantia-Safra, em Traipu


Fonte: Expesso e Assessoria

17/11/2017 13h21

A secretária de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Priscilla Palmeira, anunciou o início do período de inscrições para os agricultura de Traipu no Garantia-Safra (GS), explicando que isso só foi possível graças ao aval do prefeito Eduardo Tavares, que tem conhecimento da importância desse instituto para o pequeno agricultor do município.

“O prefeito Eduardo Tavares pagou uma dívida de R$ 120.000,00, relativo ao Seguro-Safra deixada por outra gestão, o que impedia os agricultores de Traipu de receberam o Garantia-Safra (SG)”, disse a secretária, explicando que para a Safra 2018, os agricultores de Traipu poderão ser beneficiados com o Seguro-Safra.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. A região é a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

De acordo com Priscilla Palmeira, com adesão de Traipu ao programa, os agricultores passam a receber o benefício quando o município em que moram comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto de sua produção agrícola, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.

A secretária explicou ainda que o Garantia-Safra tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão.



Compartilhe