Política

Sessões itinerantes e novo prédio, marcam gestão da Professora Graça


Carlo Bandeira
Fonte: Redação

29/06/2018 10h04

Com novo prédio, Câmara de Vereadores democratiza as Sessões e dá voz ao povo de Arapiraca

Graça Lisboa trabalha dia e noite, e conquistou a quarta melhor nota, em todo o Brasil, dentre os mais de cinco mil Câmaras de vereadores, em portal de transparência.

Com isso, a Câmara de Vereadores de Arapiraca encerrou nessa terça feira(26), mais um semestre da décima oitava Legislatura, no biênio 2017/2018, sob a presidência da Mesa Diretora da Professora Graça Lisboa, vereadora com 100% de presença às sessões do legislativo.

Em um breve levantamento dos três semestres sob a sua presidência, Graça Lisboa ressalta o bom entendimento e compromisso dos seus pares, quando o assunto é o desenvolvimento de Arapiraca e sua população; “situação e oposição se unem em favor da comunidade arapiraquense”, afirma Graça Lisboa.

Em um cenário não muito positivo para a gestão de Rogério Teófilo, que teve problemas com a Educação, com a maior e mais demorada greve dos profissionais da rede pública municipal de ensino; na saúde, com falta de medicamentos, de exames e demora no atendimento à população; na infraestrutura, com a falta de iluminação pública; no MPE, com denúncias de calotes e licitações suspeitas, eventos que se transformaram em desavenças e desligamentos de lideranças políticas, apoiadoras da atual gestão, e ainda, o descontentamento geral da população, a mesa diretora optou pela governabilidade e apoio ao prefeito Rogério Teófilo; “Temos responsabilidades com o povo de Arapiraca, quem nos concedeu a oportunidade de os representar. Por isso, deixamos para o Ministério Público Estadual, as investigações das denúncias e o encaminhamento de possíveis processos contra a atual Administração Municipal. Não podemos deixar que os reflexos de disputas políticas afetem o dia a dia do Arapiraquense”, revelou Graça Lisboa.

Neste 1 ano e meio de presidência, a vereadora Graça ressaltou algumas das ações promovidas pela atual Mesa Diretora.

Cita o Portal da Transparência como uma das grandes realizações de sua gestão à frente  da Câmara.

“Ainda estamos nos adequando aos modelos sugeridos pelo Tribunal de Contas e Ministérios Públicos, mas não podemos deixar de ressaltar o quarto lugar em todo o Brasil, em transparência pública”, lembrou Graça Lisboa.

A presidente também lembrou questões que há anos não eram enfrentadas: servidores públicos emprestados à Casa Herbene de Melo, hoje, estão cobertos por convênios realizados com seus órgãos de origem, garantindo seus vencimentos e tempo de serviços para as respectivas aposentadorias; reposição e aumento salarial na ordem 16%, no biênio 2017/2018, aos servidores da Câmara; negociação do FGTS, atrasado há vários anos, e que está sendo enfrentado com o compromisso de resolução definitiva do débito, o mais breve possível; a votação, em regime de urgência urgentíssima, foi votada a preposição de adesão ao Cone Sul, consórcio que facilitou a compra de medicamentos e insumos para a secretaria de saúde do município, na gestão Rogério Teófilo, aprovada por unanimidade. Outro ponto em destaque são as Audiências Públicas, que na gestão de Graça Lisboa, tornou-se o fórum de discussões dos graves problemas de Arapiraca.

Porém, as Sessões Itinerantes, ou seja, as sessões da Câmara de vereadores que se realizam diretamente nas comunidades de Arapiraca, é uma das grandes realizações da nossa gestão.

“Orgulho-me de ter implantado as Audiências Públicas, e ter o maior números desses encontros na nossa gestão, como também, as realizações das Sessões itinerantes, que é a melhor maneira de aproximar a população das decisões do legislativo, e mais ainda, nós vereadores e vereadoras, recebermos, diretamente da população, as reivindicações e cobranças de suas verdadeiras necessidades e carências das Políticas Públicas do município. Nesse contato direto e no ambiente da população, num constante trabalho por toda Arapiraca, é que exercitamos a verdadeira democracia em benefício de todos, pois é quando me sinto vereadora de fato, porquanto, como presidente da Câmara de Vereadores, ocupo-me com a burocracia dessa Casa Legislativa, e nas sessões itinerantes, posso gozar do privilégio em dirigir a minha força de trabalho para o bem estar da nossa população. Conseguimos também, com o apoio do prefeito Rogério Teófilo, um novo prédio para a instalação da Câmara de Vereadores, que já funcionava havia mais de oitenta anos no mesmo recinto, o que já se tornara pequena e inviável para receber as demandas da comunidade arapiraquense”, conclui Graça Lisboa.

sessão Itinerante comunidade Arnon de Melo - Foto: Carlo Bandeira
Tribuna Livre Educação estudual - Foto: Carlo Bandeira
Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Arapiraca - Foto: Carlo Bandeira
sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca - Foto: Carlo Bandeira
Mapa portal da trans parência da Câmara de Vereadores de Arapiraca
Tribuna Livre Segurança Pública - Foto: Carlo Bandeira
Entrega das chaves do novo prédio da Câmara de Vereadores de Arapiraca
Presidente da Câmara de vereadores de Arapiraca - Foto: Carlo Bandeira
Presidente da Câmara de vereadores de Arapiraca - Foto: Carlo Bandeira


Compartilhe