Política

Prefeitura de Feira Grande e Sebrae realizam 3º Seminário da Batata


Fonte: Redação

05/10/2018 10h40

 

A Prefeitura de Feira Grande, com o apoio do prefeito Flavio do Chico da Granja, em parceria com a secretaria de Agricultura, através do secretário Dorgival Arestides realizou no dia 27, no centro cultural, de Feira Grande o 3º Seminário Alagoano de Horticultura, quando foi  debatido o tema ‘A cultura da batata-doce: Novos caminhos’.

No dia 28, aconteceu o lançamento do 1º festival da batata no calçadão, onde teve apresentação vários pratos como:  Biscoitos, bolos, pasteis, beijinhos, preparados com a batata doce. Resultado da capacitação de mulheres agricultoras ligadas às associações comunicaria da região.  Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 59% da batata doce comercializada em Alagoas vem do município de Feira Grande.

O objetivo do evento foi contribuir com o fortalecimento dessa cultura nos polos produtores do estado, capacitando os agricultores para que o cultivo seja cada vez mais produtivo e eles possam ser inseridos no mercado de forma competitiva.

Foram abordados os aspectos sobre o processamento e manejo da batata doce, entre outros temas, cerca de 200 produtores e grupos dos municípios de Feira Grande, Arapiraca, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Palmeira dos Índios, Junqueiro, Feliz Deserto, Viçosa, Capela, Batalha, Girau do Ponciano, Traipu e Lagoa da Canoa, que acompanharam a programação de palestras, oficinas e mesa redonda.

As palestras foram ministradas por Alonso Pereira de Farias, professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), mestre em Agronomia e doutor em Ciências da Educação. O seminário também contou com uma palestra sobre associativismo Empresarial, apresentada por Cléa Carvalho, consultora do Sebrae em Alagoas especialista em encadeamento produtivo, e a ‘Cultura da Batata Doce’, por Valdelane Tenório, agrônoma e consultora do Sebrae em Alagoas, mestre em produção vegetal.

Além de produtores de pequenas propriedades, o evento também contou com a participação de diversos grupos de associações e cooperativas. Cerca de 50 associados e fornece batata doce e outros produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

 

Participou do evento através do Projeto Cultural Valores da Nossa Terra, o Mestre Afrisio Acácio e convidados. 

No mesmo dia, foi lançado no coreto cultural, pela secretaria de educação secretária Marinalva, o projeto Leiturarte que contou com a participação de 150 alunos, que se apresentaram com peças teatrais e representaram grandes escritores declamando cordel. 

“O foco da minha administração é a educação, saúde,  agricultores e produtores da região podem sempre contar com meu apoio. O ano está sendo bem produtivo, pois foi   disponibilizado sementes, tratores, carros-pipas para a destruição de agua, perfuração de inúmeros poços artesiano e recuperação de barragens.   Quero parabenizar o secretário Dogival Arestides, pelo trabalho que vem executando na secretaria de agricultura. O agricultor é o futuro da nação”, disse o prefeito Flavio do Chico da Granja.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria


Compartilhe