Política

Câmara Municipal homenageia Celso Vitório, hexa campeão de vaquejada


Fonte: Redação com Assessoria

30/11/2018 12h32

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quinta-feira (29), sessão solene no auditório do CRIA, no bairro de Santa Edwiges, para homenagear com a Comenda Manoel André, o maior vaqueiro do Brasil, Hexa Campeão Brasileiro de Vaquejada, o arapiraquense Celso Vitório, de autoria da presidente da Casa, a vereadora Professora Graça. 

Depois de muita polêmica, onde artistas fizeram campanhas para proibir a prática do esporte chamado vaquejada, em 2017, a Mesa do Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 96, que libera práticas como as vaquejadas e os rodeios em todo o território brasileiro. 

De acordo com a Emenda, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o parágrafo 1º do artigo 215 da Constituição, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Essas atividades devem ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

Durante a solenidade, o primeiro a falar foi o vereador Fabiano Leão, que ressaltando o profissionalismo de Celso Vitório, que tantos prêmios tem conseguido para Arapiraca, representando a cidade nos mais importantes eventos de vaquejada no país.

A vereadora Aurélia Fernandes também parabenizou o mais novo Comendador de Arapiraca, falando sobre a sua luta em trazer para a cidade os maiores prêmios nas competições.

Outro a usar a palavra foi o presidente da Câmara Municipal de Mata Grande, Rodolfo Izidoro, filho da presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, que também é vaqueiro. Ele lembrou que o esporte gera milhares de empregos e traz recursos milionários para as cidades que o realizam. Em seu pronunciamento, ele fez um agradecimento aos vereadores de Arapiraca, por terem votado o projeto a pedido da vereadora Graça.

Rodolfo Izidoro aproveitou a oportunidade para fazer um pedido especial para os vereadores, para que eles peçam ao prefeito Rogério Teófilo que transforme Arapiraca na Terra de Celso Vitório, lembrando que em Dois Diachos, a cidade é conhecida como a Terra da Marta e Atalaia, Cidade de Aluísio Chulapa e nada mais justo do que Arapiraca também ser a Terra de Celso Vitório. 

Dr. Fábio também falou sobre o homenageado, afirmando que Arapiraca não faz nenhum favor ao prestar esta homenagem, mais faz justiça a um profissional que tanto tem dignificado o nome da cidade através do esporte vaquejada.

Falaram a irmã do homenageado, a Professora Maria José e o filho, Celso Vitório Junior, que bastante emocionados, manifestaram o sentimento de orgulho do mais novo comendador de Arapiraca.

Em poucas palavras, Celso Vitório agradeceu a homenagem e a dividiu com toda a família vaqueirama e com a própria família. Ele afirmou que estava bastante honrado.

Por fim, a presidente autora da homenagem, Professora Graça, fez uma ampla leitura da vida profissional do homenageado, fazendo questão de dizer que mesmo sem ser uma adepta da vaquejada, através dos seus filhos, que são todos vaqueiros também, gostava do esporte e que o homenageado ao representar a cidade, merecia ser lembrado.

Professora Graça convidou os demais vereadores para se fazerem presentes amanhã, sábado, às 18h00, no Parque Divina Luz, para entregar simbolicamente a Comenda Manoel André ao homenageado e, com isso, consagrar a homenagem ao esporte vaquejada.

Estiveram presentes os vereadores Melquisedec de Oliveira, Aurélia Fernandes, Dr. Fábio, Fabiano Leão e Pablo Fênix. Também participou da mesa dos trabalhos o ex-deputado estadual Luciano Amaral, um dos maiores amantes de vaquejada de Alagoas.



Compartilhe