Política

Hemocentros iniciam hoje campanha de doação de sangue para as festas juninas


Fonte: Gazetaweb

10/06/2019 09h45

Os dois hemocentros de Alagoas (Hemoal e Hemoar) iniciam, nesta segunda-feira (10), uma campanha de doação de sangue para reforçar o estoque nas festas programadas para junho. O objetivo é atender as possíveis vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes de trânsito e os feridos por arma branca e de fogo. Este mês, há os feriados de Corpus Christi, São João e São Pedro.

Em Maceió, os doadores ganharão uma camisa personalizada e, por meio da conscientização, são esperadas cerca de 100 doações de sangue por dia. A campanha vai durar o mês inteiro no Hemocentro de Alagoas, que fica no bairro do Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).

Já em Arapiraca, a campanha "Forró e Milho e Fogueira e Hemoar" tenta suprir o estoque de sangue durante os festejos juninos. Por mês, o centro fornece aproximadamente 700 bolsas de sangue para atender os hospitais das regiões Agreste e Sertão de Alagoas, entre os quais está o Hospital de Emergência do Agreste

Pela política de doação no Brasil, todo o candidato à doação de sangue passará por uma triagem hematológica, para realização de exame hematócrito, quando são avaliadas as hemácias e hemoglobina. Após esse procedimento é realizada uma triagem clínica, quando é identificado se o doador está apto ou não para realizar a doação e se a inaptidão é temporária ou definitiva. 

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde. No caso dos menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado dos pais. Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. Ainda é indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. 

Endereços para doação - o Hemoal Maceió Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 17h. Se preferir, os voluntários podem se deslocar até o Hemoal Maceió Farol, localizado no Hospital Veredas, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.  



Compartilhe