Política

Aravantu: Deivinho Novaes e Peruano animam o São João de Arapiraca


Fonte: Assessoria

10/06/2019 10h40

A Prefeitura de Arapiraca está sintonizando gerações com o “Aravantu” este ano. Nesta segunda- feira (10), foi realizada oficialmente a abertura do São João 2019 e divulgada a sua programação no hall da Casa da Cultura, com direito a arrasta-pé e café regional.

Além das tradicionais bandas locais, a festa vai contar com artistas de nomes nacionais como o cantor Deivinho Novaes e Peruano, ex-vocalista da banda Cavaleiros do Forró. O Aravantu será também animado pelo mestre Afrísio Acácio e sua orquestra, Forró do Tchê, Flor do Mandacaru, Forró do Cabrunco. Os shows acontecem no Lago da Perucaba, nos dias 28 e 29 deste mês.

A programação conta com o tradicional concurso de quadrilhas estilizadas nas comunidades, forró no Mercado do Artesanato e outros.

ARAVANTU

O nome escolhido para a festa mais importante do ano é o mesmo do ano passado e brinca com a alcunha do nosso município e a palavra abrasileirada “Alavantu”.

Esta última deriva de uma expressão dos folguedos franceses – de onde vem boa parte dos passos de quadrilha – chamada “en avant tout [monde]”, que em livre tradução para o português quer dizer “todos à frente”, “todo mundo vai para a frente”.

Este, então, é o sentido para onde Arapiraca está sendo conduzida, em seu único sentido possível: o do desenvolvimento, o do avanço. Seja ele em quais forem as áreas.

A junção de “Arapiraca” com “Alavantu” originou, assim, o Aravantu. 



Compartilhe