Política

Câmara Municipal de Arapiraca abre as portas para estudantes do Ensino Médio


Carlo Bandeira
Fonte: Redação/Assessoria

08/09/2019 16h22

A convite do Drº Fábio, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca, uma turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Professora Izaura Antônia De Lisboa (Epial), visitou as dependências da Casa Legislativa Herbene Melo.

Dr Fábio recebeu os alunos e alunas, e forneceu todas as informações sobre o trabalho administrativo, como explicou também, as funções e obrigações do vereador. Mônica Xavier, diretora de Apoio Administrativo, que também acompanhou o grupo de estudantes, mostrou como funciona a parte institucional da Câmara,  desde a entrada do pedido de Audiências Pública e Tribunas Livres, até a elaboração dos projetos, indicações, requerimentos e moções dos vereadores.

No plenário, os estudantes conversaram com o vereador Dr. Fábio, que explicou em detalhes como  se realiza uma sessão, passando  pelos trâmites dos projetos dos vereadores e das vereadoras, como também, os projetos enviados pelo Poder Executivo Municipal à Casa Legislativa Arapiraquense.

Dr Fábio tem vários serviços prestados, que servem como exemplo da atuação e obrigações de um parlamentar.

“A própria comunidade nos diz o que precisa ser feito. Todas as ações começam com uma indicação, e principalmente, a ação política junto aos gestores que administram os recursos, os equipamentos e as políticas públicas”, e ainda, o vereador ou vereadora devem acompanhar todo o processo das ações que foram reivindicadas pela população, disse Dr Fábio.

Com vários serviços prestados nas comunidades de Arapiraca, como perfurações de poços artesianos, urbanização de ruas com calçamentos,  dentre outras ações, o vereador Dr Fábio enfatizou as obrigações do parlamentar do município.

Os alunos confessaram que deveriam ter essas informações na escola. Pois eles se surpreenderam com o que viram na Câmara de Vereadores. “Ficamos contentes em podermos conhecer o funcionamento de uma Câmara Municipal, onde só acompanhávamos através da televisão ou da internet”, afirmou um dos alunos integrantes do grupo.

O Professor Adelson Honorato dos Santos explicou que o grupo integra o Projeto Iniciação Juvenil Apolítico (PJA), coordenado pelo Professor, Pedro Miguel Alves Dulles, Rafael Ferreira Nunes, Bruno Vitor Marques, Professoras  Letícia da Silva Marques, Rosiely Maria de Lima, e por ele, Professor Adelson.

“É muito importante que cada um de vocês saibam o que estamos fazendo aqui. Infelizmente, ainda há muito desconhecimento do que um vereador faz pela comunidade. Plantamos uma semente para colher os resultados positivos no futuro. Nós precisamos do envolvimento da sociedade neste processo para a construção de um ambiente político que, de fato, represente a sociedade”, concluiu o vereador Dr. Fábio.

 

Dr Fábio e alunos do EPIAL - Foto Claudio Roberto
Dr Fábio e alunos do EPIAL - Foto Claudio Roberto
Vereador Dr Fábio nas comunidades - Foto: Carlo Bandeira
Dr Fábio com benefiados de Poço Artesiano - Foto: Assessoria


Compartilhe