Política

Como não ser grato a esse povo que me recebeu de braços e corações abertos, diz Ismael Pereira


Carlo Bandeira
Fonte: Redação

07/11/2019 10h22

Ismael Pereira, mestre nas artes plásticas, artífice das letras, homem público que sempre sonhou com um futuro com dignidade para todos.

O então cidadão de Arapiraca, nesse dia quatro de novembro, foi homenageado, agora, com o título de Cidadão de Alagoas.
Muito orgulhoso com o acontecimento, agradeceu ao seu amigo deputado Inácio Loyola, pela indicação do projeto de lei, aprovado por unanimidade, que o tornou o mais novo filho de Alagoas.
“Quando cheguei à Arapiraca, e me instalei, e aqui constitui família, vislumbrei um futuro com mais desenvolvimento econômico e mais equidade social. Elegi-me vereador por uma década, nesta terra de Manoel André, e iniciei a minha peregrinação por mais cidadania para uma população que sempre me fez sentir em casa”, destacou Ismael Pereira.
Como vereador, esse homem público, vendo a grandiosidade de Arapiraca, capital do Agreste, e da cultura fumageira, pôs-se a trabalhar pela modernização da Cidade.
“Àquela época, Arapiraca dispunha de um serviço de alto-falantes, que não condizia com a grandeza econômica e sua população. Debrucei-me na conquista de uma emissora de rádio. Foi quando nasceu a rádio Novo Nordeste, com a colaboração de empresários locais, e com a ajuda do Divaldo Suruagy, político que atendeu ao nosso pleito e nos ajudou a realizar esse sonho, dentre outros colaboradores”, confirmou Ismael.
Ismael Pereira, grande orador, com sentenças afirmativas, sempre voltadas na direção do desenvolvimento e engrandecimento da região, elegeu-se deputado estadual, e por três legislaturas, entre 1982 a 1992, entregou-se às causas do povo alagoano.
Os seus feitos foram pioneiros. Ismael já se preocupava com a capacidade energética e com o abastecimento de água, para a região.
Foi o responsável pela instalação da Algás,  que iniciou o processamento do gás alagoano, que antes se dava em Sergipe, e que passou a ser produzido em Alagoas.  A subestação elétrica de Arapiraca, e a adutora do Agreste, são duas ações de muitas, que capitaneou junto aos seus colaboradores, que foram vários.
Ted Pereira, seu filho, seguiu os passos do pai, e foi eleito vereador, por dois mandatos, chegando também à presidência da Casa Legislativa do município arapiraquense, em uma época onde Arapiraca vivia bons tempos de continuo desenvolvimento.
“Meu pai sempre nos encaminhou para lado do bem e sei que ele está com o coração nas alturas de tanto orgulho, nesse momento. Sou testemunha do grande amor e respeitos que ele tem por esse povo arapiraquense e alagoano”, comentou Ted Pereira.
Gilvânia Barros, esposa de Ted, sua nora, sempre acompanhou o sogro e seu marido nas incursões pelas comunidades por onde passava, levando mensagens esclarecedoras e colhendo reivindicações da população, que permeavam as suas ações.
“Ismael pereira, sempre me foi um exemplo de homem público. Seus feitos me servem, até hoje, de exemplo. Fui eleita vereadora e presidente da Câmara de vereadores, seguindo os passos dessa referência ética na política. Sou, também testemunha do amor que esse homem tem por nosso povo, e sempre preservarei o senso ético-político que absorvi deste grande homem público”, disse Gilvânia Barros.
Mesmo assim, ainda me sinto devedor desse povo que me acolheu tão bem.

Por mais que eu tenha feito, ainda assim, não pagarei nunca esse gesto de gratidão e reconhecimento desse povo que aprendi a amar e defender, nas primeiras horas que aqui pus os pés e minha alma, finalizou Ismael Pereira.

Com seus filhos; Ted Pereira, Gilvania Barros, Ismael Pereira, Prefeita de Capela (Se)
Família Pereira, e autoridades de Sergipe - Foto: Arquivo
Gilvania Barros, Deputados Inácio Loiola(Al), e Garibaldi Mendonça (SE), Ted Pereira - Foto: Arquivo


Compartilhe