Saúde

Município de Feira Grande investe no resgate da Saúde


CARLOS ALBERTO JR.

21/07/2017 17h29

A saúde é um dos focos de atenção no município de Feira Grande, no Agreste alagoano. Desde janeiro, após a posse do feiragrandense Flávio Rangel Apóstolo Lira, o "Flávio do Chico da Granja" (PSDB), várias ações e iniciativas voltadas à população foram iniciadas ou retomadas. Hoje, sete unidades básicas prestam atendimento nas áreas urbana e rural e outras iniciativas estão em fase de implementação.

A secretária municipal de Saúde de Feira Grande, Soraya Medeiros Silva, destaca os avanços já conquistados nos sete primeiros meses da atual gestão, apesar da situação caótica na qual encontrou uma das principais secretarias de qualquer município. “Encontramos um município apático”, falou.

“Tivemos avanços. Foram sete meses de muitas dificuldades. Recebemos todos incentivos, em sua maioria, a partir do Ministério da Saúde. Como tivemos algumas retenções em nível federal, tivemos utilizar de contrapartidas para alcançar alguns objetivos planejados pela gestão”, frisou.

Os primeiros frutos do trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Saúde já começaram a ser colhidos. Há poucos dias, durante um congresso nacional de secretários, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que o município foi contemplado com mais uma unidade básica de saúde, três unidades de Saúde Bucal, totalizando sete, e foi criada mais uma equipe de Saúde da Família. "É um início que já vem com uma expansão natural do serviço e isso só fortalece", comemorou a secretária.

Para ela, a avaliação, além de positiva, é satisfatória. Entre os programas que já se encontram em funcionamento, a secretária destacou a Academia de Saúde, um programa federal que deveria estar funcionando em Feira Grande desde 2015. A iniciativa é voltada para usuários de todas as idades, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população em geral.

“O prefeito assumiu todo o custeio, a manutenção do programa que será levado a todo o município de forma itinerante. Já temos grupos de idosos, de gestantes e teremos também de servidores”, salilentou.

Os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde têm por finalidade cuidar do bem estar da população. “Não queremos tratar de doenças e, sim, cuidar da saúde, com o objetivo de reduzir todos os índices”, destacou.

A secretária avalia que a resposta da população é positiva às mudanças já implementadas na saúde municipal, assim como também entre os servidores. “É uma relação de confiança que começa pelo prefeito. Em pouco tempo, eles estão vendo que a situação mudou. Queremos a satisfação popular, pois todos os serviços estão em pleno funcionamento”, finalizou Soraya Medeiros.

Secretária Soraya Medeiros destaca avanços na Saúde municipal. Foto: Roberto Baía


Compartilhe