Saúde

Pesquisa sobre vítimas de violência é realizada no HGE e HE do Agreste


Fonte: Assessoria

01/09/2017 16h24

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta sexta-feira (1º), a coleta de dados para a pesquisa Viva Inquérito. O estudo é promovido pelo Ministério da Saúde (MS), a cada três anos, com o propósito de conhecer o perfil de vítimas de violência e acidentes.
 
Em Alagoas o estudo está sendo executado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. De acordo com a gerente de Vigilância e Controle das Doenças não Transmissíveis da Sesau, Rita Murta, a pesquisa será realizada ao longo de 30 dias, com duas mil entrevistas realizadas na capital e 1.500 em Arapiraca.
 
“A pesquisa acontece em todas as capitais do País, além de municípios selecionados, a exemplo de Arapiraca. O estudo fornece informações importantes sobre a violência no Brasil e auxilia na construção de políticas públicas mais resolutivas e amparadas na realidade”, explicou Rita Murta.
 
As entrevistas são realizadas por acadêmicos da área de saúde, selecionados pela gestão municipal. A pesquisa é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, com apoio da Sesau, ainda de acordo com a gerente de Vigilância e Controle das Doenças não Transmissíveis da Sesau.
 
Entre as causas que serão analisadas, estão acidentes de transporte, quedas, queimaduras, lesões por objetos cortantes, afogamento entre outros. Nos eventos violentos, enquadram-se lesões autoprovocadas, a exemplo de tentativas de suicídio, agressões e maus tratos.



Compartilhe