Saúde

Hospital Regional de Arapiraca vai implantar leitos de retaguarda


Davi Salsa
Fonte: Redação

29/06/2018 09h36

Com mais de 50 anos de atividades, o Hospital Regional de Arapiraca está pleiteando junto ao município e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a implantação de leitos de retaguarda.  

Mantido pela Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho, o hospital quer assegurar a oferta de novos leitos na área da clínica médica e na assistência materno-infantil, para continuar garantindo atendimento humanizado na 2ª Macrorregião de Saúde, que é formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco em Alagoas.  

De janeiro a junho deste ano, o Regional de Arapiraca contabiliza 62.665 atendimentos, sendo a grande maioria do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Mesmo com os investimentos que estão sendo realizados pela direção, na área da estrutura física e setor técnico e administrativo, o estabelecimento está com sobrecarga no atendimento, sobretudo nos leitos para gestantes de alto risco e na UTI Neonatal.  

Marca  

Pioneiro na realização de cirurgia buco-maxilo--facial em Alagoas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional de Arapiraca foi o que mais realizou esse tipo de procedimento no Brasil, no ano passado. 

De acordo com o Departamento de Informática (Datasus) do Ministério da Saúde, a unidade hospitalar realizou 538 cirurgias em 2017.

O Regional de Arapiraca foi o primeiro de Alagoas a habilitar o programa do Prohosp para a especialidade cirurgia buco-maxilo-facial.

Além disso, o hospital está com o Programa de Residência Médica para duas especialidades: cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia.

O provedor Geraldo Magela Pirauá diz que a Residência Médica será supervisionada por profissionais altamente qualificados e que já atuam em suas áreas no próprio hospital.

Esta semana, o provedor esteve reunido com o governador Renan Filho e com o vice-governador Luciano Barbosa, durante evento ocorrido na Vila São Francisco, na área rural de Arapiraca.

Ficou definido que, na próxima quarta-feira (4), o governador retornará ao município para entregar 80 novos leitos no HE do Agreste, além de uma ambulância para o Regional de Arapiraca, entre outros investimentos na saúde pública.


 

Foto: Divulgação
Provedor Geraldo Magela disse que a residência médica será supervisionada por profissionais altamente qualificados. Foto: Divulgação


Compartilhe