Turismo

Complexo Tarcizo Freire promove Dia “D” na campanha Outubro Rosa


Assessoria

24/11/2017 12h22

Na quinta-feira 26 de outubro, aconteceu o Dia “D” da campanha do Outubro Rosa no Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire, localizado no bairro Nova Esperança, em Arapiraca. A partir das 9h, foi realizada uma série de ações de prevenção ao câncer de mama, e de promoção da saúde da mulher.

Pela manhã, a instituição realizou palestras, orientações, solicitação de mamografia, além de limpeza de pele e distribuição de brindes.

No segundo horário, a ação aconteceu no Anexo -1 do Complexo, no bairro Brasília.

Na programação: Acolhimento do pessoal; Abertura das ações com a participação do idealizador do projeto, o deputado estadual Tarcizo Freire; Palestras com a psicóloga Tatiane Rodrigues e Patrícia Pereira, assistente social; Atividades físicas e dinâmicas com o educador Clebson Santos; Palestra e atendimento com o clínico geral, Dr. Rodrigo; Dicas e orientações de como realizar o autoexame com a enfermeira Adrunyelli; Coffee break; Distribuição de folhetos informativos e sorteio de brindes.

Além de chamar a atenção da população, a ação objetivou conscientizar e orientar o maior número de mulheres da importância da prevenção.

 

Sobre o Outubro Rosa

 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar sobre a importância da prevenção. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 

O Câncer de mama

 

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A importância do diagnóstico precoce

 

O câncer de mama inicialmente é assintomático. As formas mais fáceis de descobrir logo no início são por exames como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. É muito importante que as mulheres, uma vez por mês, façam o autoexame da mama.

O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.



Compartilhe