Arapiraca

Projeto Raízes: mostra contará histórias do povo arapiraquense


Fonte: Lysanne Ferro

13/10/2021 19h51

Arapiraca completa 97 anos de emancipação no próximo dia 30 de outubro e para comemorar a data, diversas atividades irão acontecer até o dia 30. Uma delas é a exposição Raízes de Arapiraca com mais de 60 fotografias com personagens fundamentais para a construção da cidade. Além da exposição fotográfica haverá uma mostra do documentário produzido pelo projeto. O Raízes de Arapiraca é um projeto idealizado pelo deputado estadual arapiraquense Ricardo Nezinho que vem ao longo dos anos contribuindo na construção da memória da cidade.

A mostra fotográfica inicia nesta quarta-feira (13) na Casa da Cultura e fica aberta ao público até o dia 16. Através das fotografias, os visitantes poderão passear pela história da cidade de Manoel André e tantos outros que fazem parte da Capital do Agreste Alagoano. Em entrevista para o Jornal de Arapiraca, o Deputado e idealizador Ricardo Nezinho falou sobre a importância de relembrar a história da cidade e garantir que as novas gerações a conheça. “O projeto Raízes de Arapiraca pretende mostrar, através de vídeos e fotografias, a história de pessoas conhecidas e, também, de pessoas simples cuja vida deve servir de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que queiram saber mais sobre Arapiraca e os seus filhos nativos e moradores da cidade”, revelou.

A exposição marca também o pré-lançamento dos documentários com os depoimentos dos que viveram e presenciaram as histórias da cidade. Os documentários serão exibidos a partir do dia 17, no Cinesystem do Arapiraca Garden Shopping. Mais de 90 documentários já foram lançados para o público, a meta da equipe do Projeto é atingir a marca de 1000 documentários.

A programação faz parte dos festejos pelos 97 anos de emancipação política de Arapiraca e reforça a necessidade de ampliar a divulgação da memória da cidade para que não se perca com o tempo. “Fico muito feliz que o projeto Raízes de Arapiraca faça parte desta programação tão maravilhosa para um povo tão ordeiro, trabalhador e acolhedor. O projeto é feito com muito amor e tem informações que valorizam ainda mais a história do município que é muito importante no cenário nacional. A gente precisa documentar todos estes relatos para colaborar com o futuro de Arapiraca”, finalizou o deputado.



Compartilhe