Cultura

Jornalista grava música que mistura Forró com o Coco de Embolada e resgata tradição cultural


Lysanne Ferro
Fonte: Jornal de Arapiraca

22/09/2022 06h02

O jornalista e editor-chefe do Jornal de Arapiraca, Roberto Baía, lança ainda em outubro o clipe da música “Choro choromingado”, que faz parte do projeto pessoal “Minha música, meus amigos”. A letra, que é de sua autoria, ganhou forma nas vozes do forrozeiro Geraldo Cardoso, do cantor Laércio Moreno e do cantador Sérgio Tenório. A música se ambienta em Arapiraca, Piaçabuçu e Caruaru que estarão presentes no clipe que será lançado.

A música surgiu após uma conversa com a neta mais velha, Júlia, que perguntou o que seria um espantalho. A resposta veio através de coco, que fez parte da infância do jornalista,ao lado do folclorista Pedro Teixeira em grupos de dança de Coco e outros folguedos.

Roberto Baía apresentou a música ao amigo e incentivador cultural, Sérgio Tenório, que gostou de cara e pediu para gravar.

“É uma música que já foi aprovada pelo alto escalão, que entende bem de música e nós estamos aguardando agora o lançamento do clipe, que será também uma homenagem aos 100 anos de Arapiraca”, revela o também locutor Sérgio Tenório. 

Conhecido como matuto de luxo, Geraldo Cardoso também se soma ao projeto de Roberto Baía. “Participar dessa canção maravilhosa do Roberto Baía tem uma importância muito grande. Primeiro porque a música tem essa importância, muito linda, uma mistura de várias vertentes da nossa música regional,e eu fiquei muito honrado em participar com outros artistas, como o Sérgio e o Laércio. Então o clipe vem aí, com uma força maravilhosa, estou muito feliz”, revelou o cantor que é conhecido em todo Nordeste pela tradição. A participação do matuto de luxo foi gravada no Estúdio G, em Maceió, e fará parte do clipe.

As filmagens foram encerradas na última segunda-feira (19), em Arapiraca. O grupo filmou na tradicional feira de Arapiraca e no Cultura na Praça, evento que ocorre todas as segundas-feiras, na Tenda Cultural na Praça Luiz Pereira Lima. Imagens aéreas de Arapiraca, Piaçabuçu e Caruaru também integrarão o clipe.

Choro Choramingado é uma das 16 músicas do Projeto Minha Música, Meus Amigos, que além das participações de Sérgio Tenório, Geraldo Cardoso e Laércio Moreno, conta com a participação de seu filho, João Felipe, e os cantores Di Barbosa, Tiago Nagô e Cláudia.

Roberto Baía, além de ser um jornalista com quase 40 anos de profissão, sempre apreciou a música popular brasileira. Está se preparando para lançar  Minha Música, Meus Amigos em um show com os músicos que fazem parte do projeto em Arapiraca e Maceió. O projeto conta com a produção musical dos produtores Will, Sandro Bass e divulgação de Mickael Bandeira e edição de imagens Maxwell Madeiro.





Compartilhe