Esportes

FIFA define 16 cidades que receberão a Copa de 2026 nos EUA, Canadá e México



17/06/2022 08h23

A primeira Copa do Mundo da história com 48 seleções, em 2026, nos Canadá, Estados Unidos e México, já tem as cidades-sede definidas. O Comitê Organizador e a Fifa anunciaram nesta quinta-feira (16/6) a escolha de Atlanta, Boston, Dallas, Guadalajara, Houston, Kansas City, Los Angeles, Cidade do México, Miami, Monterrey, Nova York/New Jersey, Philadelphia, San Francisco, Seattle, Toronto e Vancouver como palcos dos jogos da nova versão do torneio.

A próxima edição posterior à do Qatar será a primeira com três países-sede. O recorde eram duas em 2022, quando Coreia do Sul e Japão organizaram a festa. Palco da final de 1994 entre Brasil e Itália, o Rose Bowl deve figurar novamente na lista dos estádios, mas está aberta a possibilidade de o SoFi Stadium ser mais uma arena no cardápio de Los Angeles.

No fim das contas, os Estados Unidos ficaram com 11 das 16 cidades. Anfitrião da Copa em 1970 e 1986, o México emplacou a Cidade do México, cujo templo sagrado é o Estádio Azteca, além de Guadalajara e Monterrey. O Canadá aprovou duas, Toronto e Vancouver.

No total, 22 cidades se inscreveram para receber o torneio em 2026. Cincinatti, Denver, Nashville, Orlando, Washington e Edmonton ficaram fora. “As cidades-sede serão absolutamente essenciais para garantir o sucesso da competição. Estamos ansiosos para trabalhar com ele a fim de entregar o que será, sem dúvida, a maior Copa do Mundo na história”, afirmou Colin Smith, diretor de competições e eventos da Fifa.

Há uma disputa aberta, também, para receber a Copa do Mundo de 2030, quando o evento completará 100 anos. Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai pretendem receber a competição em parceria, mas há concorrentes fortes na Europa. Portugal e Espanha almejam o torneio. A Ásia pode ser representada pela China, que só participou do torneio em 2002.

“O nosso objetivo é voltar a lançar a intenção dos quatro governos de levar adiante o Mundial de 2030”, afirmou o vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, em Assunção, no Paraguai. O Uruguai recebeu a primeira Copa do Mundo, em 1930, e foi campeão contra a vizinha Argentina. Inicialmente, os dois países pretendiam receber o torneio, mas Chile e Paraguai decidiram entrar no combo.

Fonte: Correio Braziliense



Compartilhe