Nacional

Famílias monoparentais ganham duas cotas do auxílio emergencial


Fonte: Jornal Contabil

20/06/2021 15h47

A família monoparental é um conceito de família onde apenas um dos responsáveis, sendo ou o pai, ou a mãe, assumem toda a responsabilidade de suprir as necessidades de sua família.

Em prol desse grupo de famílias que tem um papel ainda mais difícil frente a pandemia, o presidente da república, Jair Bolsonaro, promulgou a Lei 14.171/21, que garante as famílias monoparentais o direito de receber duas cotas por parcela do auxílio emergencial.

Valores

O governo federal paga o auxílio emergencial para as famílias monoparentais no valor de R$ 250. Entretanto, caso a família seja chefiada por uma mãe, o benefício é pago no valor de R$ 375. No ano passado as famílias nessa condição já tinham direito de receber duas cotas por parcela, assim como ficou definida pela nova lei promulgada.

A partir da nova lei é que os pais na condição de chefes de famílias monoparentais também terão acesso a duas cotas do benefício, no entanto, caso o pai e a mãe não constituíram uma família, mas que indicarem o mesmo dependente no cadastro, o registro considerado será o que for realizado pela mulher.

Vale lembrar ainda que o critério não dependerá do período do cadastro para ter acesso ao benefício, ou seja, mesmo que o homem tenha feito o cadastro antes, em caso de divergência a mulher é quem deve ser contemplada.



Compartilhe