Nacional

Primeiro edital do programa Médicos pelo Brasil de 2022 contempla 26 municípios


Fonte: Redação com Gazetaweb

02/01/2022 17h48

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, publicou o primeiro edital de 2022 para o concurso que garante vaga para o programa Médicos pelo Brasil. o estado de Alagoas, no primeiro momento, será contemplado com 26 municípios. A maioria do Sertão de Alagoas. A publicação foi realizada no dia 31 de dezembro. As inscrições começam às 10h do dia 10 de janeiro, e vão até às 23h de 6 de fevereiro, no horário de Brasília.

O programa Médicos pelo Brasil irá substituir, gradativamente, o Mais Médicos no País. Em todo o país, até 4.057 médicos bolsistas, além de 595 tutores médicos, poderão trabalhar nas regiões que mais precisam de profissionais. A banca examinadora da prova será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Dentre os principais objetivos do programa está o de levar assistência médica às regiões mais vulneráveis socialmente e aquelas de difícil acesso. Os médicos aprovados no processo seletivo terão especialização em medicina da família e comunidade.

Em Alagoas, as vagas abertas para o processo seletivo estão disponíveis para os seguintes municípios:

Joaquim Gomes
Porto Real do Colégio
Junqueiro
Santana do Mundaú
São José da Laje
Colônia Leopoldina
União dos Palmares
Mata Grande
Belo Monte
Olho D'Água do Casado
Canapi
Água Branca
Estrela de Alagoas
Inhapi
Pão de Açúcar
Girau do Ponciano
São José da Tapera
Olivença
Maravilha
Lagoa da Canoa
Palestina
Dois Riachos
Craíbas
Limoeiro de Anadia
São Sebastião
Piranhas
Santana do Ipanema

Além desses municípios, uma vaga para o Distrito Sanitário Especial Indígena Alagoas e Sergipe.

A maioria das vagas estão disponíveis para atender localidades remotas, de difícil acesso. No total, Alagoas será contemplada com 77 vagas, conforme divulgado pelo Governo Federal no dia 5 de dezembro de 2021.

O Ministério da Saúde havia realizado o chamamento público dos municípios e DSEIs elegíveis (5.233 no total) no dia 15 de dezembro, e os gestores tiveram até o dia 21 para manifestar interesse, por meio da plataforma e-Gestor. Posteriormente, até o dia 27, os gestores confirmaram a adesão e também puderam indicar a quantidade de vagas que gostariam de ocupar em 2022, observando o quantitativo máximo para cada um deles. No total, o Médicos pelo Brasil disponibilizou até 5 mil vagas para todo Brasil.

Podem participar médicos que estejam devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). No caso dos candidatos a tutores médicos, também deverá ser apresentado um certificado de conclusão de residência em medicina de família e comunidade ou clínica médica ou título de especialista em medicina de família e comunidade ou em clínica médica, emitidos pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Passo a passo

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo, UF/macrorregião e até três municípios de lotação (por ordem de preferência) integrantes da macrorregião a que vai concorrer. O valor da inscrição será de R$ 53, e o boleto deverá estar pago até o dia 7 de fevereiro. Os candidatos que precisarem de isenção, deverão solicitá-la entre os dias 10 e 12 de janeiro às 23h. Para pessoas com deficiência, é destinado 5% das vagas.

As provas objetivas serão realizadas em todas as capitais do País no dia 6 de março, com duração de 4 horas (as provas para tutores serão pela manhã, e para os médicos, à tarde). A consulta do local de prova poderá ser feita no site do IBFC a partir de 28 de fevereiro. Serão avaliados conhecimentos de Língua Portuguesa, conhecimentos do SUS e conhecimentos específicos, em 50 questões que valem 100 pontos.

Para o cargo de tutor, além da prova objetiva, é necessária a prova de títulos. Os documentos deverão ser encaminhados on-line, via link específico a ser divulgado pelo IBFC, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, de 7 de fevereiro até as 17h do dia 9. A experiência profissional vale até 5 pontos, e a de títulos acadêmicos, também até 5 pontos.



Compartilhe