Polícia

Maceió cria serviço de Call center para casos de dengue, chikungunya e Zica


Fonte: G1

21/06/2022 15h07

Com surto de dengue e chikungunya, o Município de Maceió criou uma central de atendimento por telefone para pessoas com sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O serviço começa a funcionar nesta quarta-feira (22).

Por meio de ligação para o número 156 (opção 5), qualquer morador de Maceió que estiver com sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus vai poder ter atendimento por médicos e enfermeiros do Município, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Durante o atendimento, o usuário responderá uma série de perguntas para que os profissionais identifiquem o atual estágio da doença e possam encaminhá-lo para os serviços disponíveis no município.

“Com esse serviço, analisaremos de forma individual cada caso e, só depois disso, daremos orientações e informaremos para onde o usuário deverá se direcionar. Isso permitirá que os pacientes tomem as providências de acordo com sua própria necessidade e se recuperem mais rápido da doença”, disse a coordenadora da Atenção Especializada da Saúde, Sandra Torres.

A coordenadora ressaltou que o serviço, além de ofertar atendimento aos maceioenses acometidos pelas enfermidades, também funcionará como banco de dados para aperfeiçoar as ações de combate à proliferação do mosquito.

“À medida em que formos prestando assistência aos maceioenses, também estaremos catalogando os dados do atendimento, que servirão como base para que possamos entender melhor o cenário de nossa cidade e, dessa forma, criar ações ainda mais eficazes de combate ao vetor”, explicou.

Até o dia 20 de junho, foram confirmados 2.174 casos de dengue e 1 óbito pela doença em Maceió. No mesmo período de 2021, foram notificados 371 casos, o que corresponde a um aumento de 556,33%. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A capital registrou 465 casos de chikungunya até 20 de junho, um aumento de 1.471%, na comparação com o mesmo período no ano anterior, quando foram notificados 34 casos. Nenhuma morte pela doença foi confirmada no município neste ano.

Bairros com mais notificação de dengue
Os três bairros de Maceió com mais notificação de casos de dengue são Chã da Jaqueira, Cruz das Almas e Pontal da Barra, segundo o mais recente boletim da SMS.

Bairros com mais notificação de chikungunya
Os três bairros com mais notificação de casos de chikungunya são Chã da Jaqueira, Centro e Pajuçara.



Compartilhe