Política

Ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, será secretário do governo Renan Filho pela terceira vez


Paulo Marcello
Fonte: Redação

23/04/2021 05h00

O governador de Alagoas deve promover, na próxima semana, o retorno ao primeiro escalão do ex-secretário (por duas vezes) e ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira (Progressistas), que não teve êxito nas eleições do ano passado, quando foi candidato a prefeito pela cidade de São Miguel dos Campos. Essa será a terceira passagem dele nas gestões de Renan Filho (2015-2018; 2019-2022).  
 
A nomeação de Fernando Pereira faz parte da nova reforma administrativa do Palácio República dos Palmares. No início deste mês, Renan Filho (MDB) promoveu as nomeações dos secretários de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Maykon Beltrão, e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabiana Pessoa. 
Será o retorno de Pereira à secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), pasta que comandou desde o início de 2019, mas que pediu afastamento (exoneração), em junho do ano passado, em virtude de sua candidatura a prefeito de São Miguel dos Campos. Fernando ficou em terceiro atrás de Pedoca Jatobá (DEM) e George Clemente (MDB) que foi eleito com 38,45% dos votos válidos. 
Segundo uma fonte palaciana, o convite já foi aceito e falta apenas definir a data de nomeação e posse. Durante o afastamento de Fernando Pereira, a pasta foi comandada interinamente por João Paulo Tavares Pacheco. A volta ao comando da Semarh era esperada desde o início deste ano e o próprio ex-secretário chegou a informar que aguardava apenas o convite do governador que manteve João Tavares no cargo interinamente. 
A primeira participação de Fernando Pereira no governo Renan Filho foi no primeiro mandato do emedebista, em 2017. Pereira assumiu, em janeiro daquele ano, a secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), então gerida por Antônio Pinaud. Politicamente, a posse de Fernando significava o fim dos possíveis arranhões deixados na campanha para governador de 2014, quando sua família apoiou o então senador Benedito de Lira. 
 
No início de 2019, já reeleito para o governo, Renan Filho promoveu mudanças e remanejamentos em suas pastas e Fernando Pereira passou a ocupar a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos até meados de junho de 2020. A Semarh tem a finalidade de implantar e coordenar as políticas de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, além de ser responsável por executar diretamente as ações de gestão, exercendo sua fiscalização, articulando e integrando as ações com as respectivas políticas de âmbito regional e nacional.
Vale destacar que outras duas pastas de Estado ainda permanecem sob o comando de secretários interinos, à espera de definição do governador Renan Filho. Charles Hebert Cavalcante Ferreira é o interino da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e Rodrigo Sampaio de Rossiter Corrêa comanda interinamente a secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti).



Compartilhe