Política

Estudantes podem ter até 60 horas extracurriculares com atividades nas Eleições


Fonte: Redação com Assessoria

22/06/2022 19h05

Mais de 26 mil alagoanos deverão atuar como mesários nas eleições de outubro de 2022, nas mais de 6829 seções espalhadas por todo o Estado. Entre voluntários e convocados, estes cidadãos são os grandes responsáveis pelo bom funcionamento dos locais de votação no dia da eleição. Para os universitários, as vantagens são ainda maiores, pois a atuação pode garantir até 60 horas extracurriculares.

Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), através da Escola Judiciária Eleitoral, firmou convênio com diversas instituições de ensino superior garantindo a concessão de 30 horas extracurriculares – por turno – para os acadêmicos que atuarem como mesários voluntários. Em Alagoas, desde 2021, os mesários também estão isentos do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.

Para se inscrever como mesário voluntário, basta acessar o site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br) e preencher o formulário de inscrição. O documento irá para o cadastro de reserva do cartório eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade. As convocações começam em julho e terminam em agosto.

“Se inscrever como mesário voluntário já demonstra interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã. Este cidadão passa a ser o representante da Justiça Eleitoral perante a sua comunidade, nos dias das Eleições”, destacou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes.



Compartilhe