Política

Collor e Cunha duelam por uma vaga no segundo turno; Paulo Dantas já tem vaga garantida


Lysanne Ferro
Fonte: Jornal de Arapiraca

22/09/2022 06h09

Faltam um pouco mais de dez dias para o primeiro turno das eleições e o cenário em Alagoas começa a se definir. A última pesquisa de intenção de votos, divulgada pelo Ipec (ex-Ibope) nesta terça-feira (20), confirma o nome do governador Paulo Dantas garantido para o segundo turno. Quem irá para o confronto com o emedebista permanece incerto, uma vez que os senadores Fernando Collor (PTB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) revezaram o segundo lugar em todas as pesquisas divulgadas, nesta última, ambos aparecem empatados com 20% dos votos.

Na pesquisa estimulada, comparada com a anterior do início do mês de setembro, Dantas e Collor aumentaram suas porcentagens, enquanto Cunha e Rui caíram no comparativo. Confira o resultado para o primeiro turno da pesquisa que ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro em 35 municípios alagoanos. Paulo Dantas (MDB) chegou a marca de 30%, na pesquisa anterior estava com 24%; Rodrigo Cunha (União Brasil) e Fernando Collor empataram com 20%, sendo que o arapiraquense tinha 1% a mais na consulta do início do mês, enquanto o ex-presidente cresceu 3% nesta. O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) caiu para 11%, ele registrou 15% das intenções de votos na pesquisa anterior. Já os candidatos Professor Cícero Albuquerque (PSOL), com 1%;  Luciano Almeida (PRTB) 1% e Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): 0% mantiveram as mesmas porcentagens nas duas pesquisas.

Os entrevistados que afirmaram votar em brancos ou nulos representam 7%, enquanto os que não souberam responder, 10%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-01435/2022


RENANS NO SENADO

A cada pesquisa que é divulgada, o nome do ex-governador Renan Filho se mantém como o escolhido por 59% dos alagoanos entrevistados para ocupar a vaga no Senado ao lado de seu pai, Renan Calheiros. O segundo lugar, Davi Davino (PP), aparece com 21% nesta pesquisa estimulada do Ipec. 

O Coronel Do Valle (PROS) tem 3% das intenções de votos, Bombeiro Militar Suzana Souza (PMB) 2%, Mário Agra (PSOL) 1%. Em branco ou nulo representam 6% dos entrevistados, e os que não sabem ou não responderam, 9%.


GESTÃO APROVADA

O Ipec, além das intenções de voto, questionou como os alagoanos avaliam a gestão de Paulo Dantas, que ocupou o Palácio República dos Palmares em maio. Para  47% dos entrevistados, a gestão de Dantas está aprovada, 28% a avaliam como regular e apenas 9% reprovam.

Em Maceió, o governador tem aprovação de 36%, frente a uma reprovação de 12%. Os eleitores da capital que consideram a atual gestão regular são 30%. No interior, 52% aprovam a gestão de Paulo Dantas, 7% reprovam e 27% consideram regular.




Compartilhe