Política

Feira Grande inaugura primeiro Centro Integrado de Segurança Pública


Rafaela Tenório
Fonte: Jornal de Arapiraca

22/09/2022 06h17

A Prefeitura de Feira Grande juntamente com o Governo de Alagoas, inauguraram na última quarta-feira, 21, um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Flávio do Chico da Granja, secretária de Educação e primeira dama, Patrícia Medeiros, pelo vice-prefeito Doutor Cristhian, e do Secretário adjunto José Carlos, representante do Secretário de Estado de Segurança Pública, Flávio Saraiva.

A solenidade contou com a presença da secretária do gabinete civil Luíza Barreiros, da delegada de políticas para mulher, Ana Nogueira, do gerente de polícia da 3ª Região, do delegado Alexandre Leite, da delegada da cidade, Fernanda Porto, do coronel Luciano, e do promotor de justiça do município, Dr. Guilherme. Além do presidente da Câmara Municipal de vereadores, Alexandre do Dr, Tadeu; e de secretários municipais.

Para o prefeito Flávio, a implantação do Cisp no município irá fortalecer a atuação policial. O prefeito ressaltou que as diversas atividades policiais na região, desde de 2017, representam uma diminuição significativa da violência. De acordo com Flávio, houve um tempo que as pessoas eram impedidas de sair às ruas, pois temiam a violência. O gestor municipal relembrou que no ano de 2016, Feira Grande era uma cidade triste. “Era perceptível o terror no rosto de cada pessoa, hoje o cenário mudou e vai melhorar bem mais com o CISP. Feira Grande se transformou em cidade mais tranquila, onde todos se sentem seguros”, disse.

“Quando assumimos o nosso município vimos a necessidade de colocar ordem na “casa” de ter respeito em Feira Grande, de ter uma segurança pública que realmente a população conseguisse ter paz na sua família se sentirem seguros a andar pelas praças, calçadão do comércio. Porque antes da gente passaram pessoas que infelizmente deixaram nossa cidade triste. E eu, naquele momento quando assumimos em 2017, a gente precisava de uma cara nova. Tanto é que o nosso lema é: Viver aqui me faz feliz. Eu sou filho de Feira Grande e a gente sempre brincou pelas praças, sempre jogávamos futebol com os amigos e eu vi naquele momento de 2016, uma cidade triste, um município que a gente via o terror das pessoas. Então a gente não aceitava aquele momento. E graças a Deus o 3º Batalhão foi um parceiro nessa mudança de rumo que a gente deu em Feira Grande com muito respeito às mulheres, famílias e hoje graças a Deus é Cisp vai ser a “cereja do bolo “vai abrilhantar cada vez mais esse trabalho que a gente vem desenvolvendo com todas as nossas secretarias”, discursou o prefeito. 

O Cisp tipo I é composto por uma sala liais, dois alojamentos, um vestiário, uma sala de reuniões, uma sala reserva, recepção, copa, dois solares, três salas para polícia civil,  duas salas para polícia militar, duas celas duas vagas para cada, três banheiros sendo um feminino e um masculino e um outro com chuveiro. A construção do Centro Integrado de Segurança Pública tem o propósito de alocar polícias militares e civis para atuarem de forma conjunta, além de promover a integração das instituições de segurança pública e também a democratização e a participação da sociedade no combate a violência.

Já foram construídas e entregues em Alagoas 39 Cisps do tipo 1 e oito do tipo 2.  Além da inauguração também foi entregue ao município pela representante do governador Paulo Dantas, secretária de gabinete Luíza Barreiros, três viaturas sendo duas para Cisp e uma viatura para polícia civil. 

 

A delegada de políticas para mulher, Ana Nogueira, relatou a importância do Centro Integrado de Segurança Pública para o município. “ Hoje é um dia muito importante para os feira-grandenses, um dia de extrema relevância, primeiro pela inauguração do Cisp que é um local que vai dar um atendimento diferenciado tanto para os policiais militares e civis que vão trabalhar melhor para população. Nessa Cisp está sendo inaugurada a sala Lilás, onde haverá atendimento psicológico para as mulheres vítimas de violência doméstica”, destacou.    

Para finalizar o prefeito Flávio do Chico da Granja, parabenizou a primeira dama e secretária da Educação Patrícia Medeiros que tem sido de extrema importância para sua administração que está sempre ao seu lado e agradeceu também ao ex-governador Renan Filho, que assinou a ordem de serviço no ano passado ao seu pedido. “Hoje é um grande dia, tudo isso que vem acontecendo é fruto de muito trabalho”, finalizou o prefeito.


 



Compartilhe